Colônia Castrolânda

Colônia Castrolânda-PR
banner

Bem-vindo a Colônia Castrolânda!

banner

As melhores pousadas em Colônia Castrolânda podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Colônia Castrolânda

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

De Immigrant (O Imigrante), moinho em estilo holandês, em Castrolanda.Castrolanda é uma colônia fundada por imigrantes neerlandeses (holandeses) (1951 à 1954) e que fica situada no município de Castro, no estado do Paraná. A atividade agrícola e pecuária leiteira são predominantes na colônia, sendo uma das mais importantes bacias leiteiras da região e uma considerável produção de grãos, principalmente soja e feijão. Tendo também uma das maiores cooperativas agrícolas do Brasil, que leva o nome da colônia.
O crescimento da Cooperativa Batavo em Carambeí, possibilitou a vinda de novos colonos para o Paraná, sendo que em 1951, desembarcou no Rio de Janeiro um outro grupo de famílias holandesas. Castro foi o município escolhido e em 5000 ha, às margens do rio Iapó, foi fundada a Colônia de Castrolanda, onde os imigrantes construíram estradas, casas além dos estábulos para os reprodutores bovinos de produção leiteira, o que deu início à Cooperativa Castrolanda, que se desenvolveu apesar de todos os problemas de doenças, falta de assistência e dificuldades para adaptação dos imigrantes ao clima.
Para perpetuar as tradições e reviver a história, a comunidade criou em 1953 o Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda, integrado por jovens descendentes, além do Museu dos Imigrantes, criado em novembro de 1991, uma réplica das primeiras residências construídas pelos pioneiros da região, deixada transparecer através dos móveis e objetos doados pelas famílias de Castrolanda, para mostrar este pedaço do Paraná holandês.
No local também são expostos e comercializados artesanato e souvenirs da colônia e da Holanda.
Em Castrolanda situa-se um dos maiores moinhos de vento do mundo: inaugurado em 30 de novembro de 2001, De Immigrant (O Imigrante) é um grande monumento de 26 metros de envergadura, possui duas mós conseguindo produzir até 3.000 kg de farinha de trigo, e mecanismos, engrenagens, pinos e encaixes feitos quase que totalmente em madeira. O projeto é assinado e executado pelo arquiteto holandês Jan Heijdra, especialista em moinhos de vento, como homenagem aos imigrantes holandeses da década de 1950 que colonizaram a região. O moinho é acionado pelo moleiro Rafael Rabbers - único operador de moinho de vento diplomado do Brasil -, que trabalhou na construção e posteriormente foi treinado para operá-lo. De Immigrant funciona perfeitamente e pode ser visitado por dentro até a cúpula. Além do moinho, a construção abriga salão de eventos, museu, restaurante, biblioteca e loja de artesanato.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:


População: 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As belezas naturais do local atraem turistas de todos os lugares.

Clima:

Subtropical  

Temperatura Média:

23º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Ponta Grossa 

Limites:

Piraí do Sul, Doutor Ulysses, Cerro Azul, Rio Branco do Sul, Itaperuçu Campo Largo, Ponta Grossa, Carambeí e Tibagi. 

Acesso Rodoviário:

PR-151, que liga Castro, Carambeí e Ponta Grossa
PR-340, que liga Castro a Tibagi
PR-090 (estrada do Cerne), que liga Curitiba ao Norte Pioneiro 

Distâncias:

Da Capital:

159 km 

Outras: 

20 km de Carambeí
33 km de Piraí do Sul
45km de Ponta Grossa
62 km de Tibagi
159 km de Curitiba
203 km de Guarapuava
210 km de Paranaguá
279 km de Londrina
399 km de Florianópolis
440 km de São Paulo
582 km de Foz do Iguaçu 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Museu do Imigrante

Reconstitui uma casa nos moldes holandeses, datada de 1950. Inaugurado em 29/11/1991, por ocasião da comemoração dos 40 anos da imigração holandesa. Possui objetos e móveis de época. Aberto sextas-feiras, das 14:00 horas às 17:00 horas.

Memorial do Imigrante Holandês

Réplica do moinho de Wolzigt, da província de Drenth, tem 37 metros de altura por 26 de envergadura de uma ponta a outra. Abriga acervo sobre a história e cultura holandesa.

Kolonistenhaus

Não muito distante, a aproximadamente 15 km da sede, se encontra a Colônia Terra Nova, onde se encontra o Museu da Imigração Alemã. Conhecido como Casa do Colono, ou Kolonistenhaus, foi criado em 18/04/1955. Seu acervo é composto de peças doadas pelos imigrantes, como utensílios domésticos e de trabalho da época da imigração, com o objetivo de preservar a cultura alemã. É administrado pela Associação Cultural de Preservação da História e Ecologia de Terra Nova.

Aberto todo 3º domingo do mês, das 14:00 às 18:00 horas. Outros dias e horários podem ser agendados com Alexandre:(42)972-1714, na Colônia Terra Nova.

Comida típica 

O prato típico da cidade, o Castropeiro, é uma homenagem a Castro e aos tropeiros. Criado em 1991, trata-se de uma comida tipicamente caseira a base de carnes de gado e porco, acompanhadas de feijão tropeiro, quibebe, arroz, legumes refogados e uma salada. O toque especial fica por conta das sobremesas caseiras, arroz doce, cocada e delicioso doce de abóbora. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTRO - COLÔNIA CASTROLÂNDA

E-mail:

Telefones: (42) 3906-2000

Sites: http://www.castro.tecnologia.ws/principal

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

TERMINAL RODOVIÁRIO - CASTRO-PR:

Rua Dr Jorge Xavier Silva,
Centro - Castro - Paraná
Telefone: (42) 3232-7280

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO DISTRIBUIDOR E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (42) 3233-7854

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (42) 3233-8000

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (42) 3233-4061

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Castrolanda

http://www.portal25.com/

http://www.castrolanda.coop.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Colônia de Castrolanda

O crescimento da Cooperativa Batavo em Carambeí, possibilitou a vinda de novos colonos para o Paraná, sendo que em 1951, desembarcou no Rio de Janeiro um outro grupo de famílias holandesas. Castro foi o município escolhido e em 5000 ha, às margens do rio Iapó, foi fundada a Colônia de Castrolanda, onde os imigrantes construíram estradas, casas além dos estábulos para os reprodutores bovinos de produção leiteira, o que deu início à Cooperativa Castrolanda, que se desenvolveu apesar de todos os problemas de doenças, falta de assistência e dificuldades para adaptação dos imigrantes ao clima. Para perpetuar as tradições e reviver a história, a comunidade criou em 1953 o Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda, integrado por jovens descendentes, além do Museu dos Imigrantes, criado em novembro de 1991, uma réplica das primeiras residências construídas pelos pioneiros da região, deixada transparecer através dos móveis e objetos doados pelas famílias de Castrolanda, para mostrar este pedaço do Paraná holandês. No local também são expostos e comercializados artesanato e souvenirs da colônia e da Holanda. Em Castrolanda situa-se um dos maiores moinhos de vento do mundo: inaugurado em 30 de novembro de 2001, De Immigrant (O Imigrante) é um grande monumento de 26 metros de envergadura, possui duas mós conseguindo produzir até 3.000 kg de farinha de trigo, e mecanismos, engrenagens, pinos e encaixes feitos quase que totalmente em madeira. O projeto é assinado e executado pelo holandês Jan Heijdra, especialista em de moinhos de vento, como uma homenagem aos imigrantes holandeses da década de 50 que colonizaram a região. O moinho é acionado pelo moleiro Rafael Rabbers - único operador de moinho de vento diplomado do Brasil -, que trabalhou na construção e posteriormente foi treinado para operá-lo. De Immigrant funciona perfeitamente e pode ser visitado por dentro até a cúpula. Além do moinho, a construção abriga salão de eventos, museu, restaurante, biblioteca e loja de artesanato.

 

 

Comentários de Colônia Castrolânda

Colônia Castrolanda não é uma Cidade, e sim um Vila da Cidade de Castro Paraná, é uma colônia holandesa. Nesta Colônia está o maior (Moinho da América Latina) Memorial da Imigração Holandesa e também a Fazenda Capão Alto que por cerca de 100 anos ficou aos cuidados dos escravos a Casa Sede tem cerca de 150 anos.
Por: Gisele

Colônia Castrolanda é uma Vila de Castro Pr, Castro surgiu através do Tropeirismo em 1704. A Colônia foi fundada pelos imigrantes holandes em 1951.
Por: Gisele Luísa Swiech

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Colônia Castrolânda

Envie seu comentário sobre Colônia Castrolânda

banner