Colombo

Colombo-PR
banner

Bem-vindo a Colombo!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Colombo, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Colombo, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 1.027m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 177.764 habitantes. A área total de Colombo é de 159,1km², e sua densidade demográfica é de 1.117,31hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Colombo-PR é 83400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


O município de Colombo fica no estado do Paraná e faz parte da Região Metropolitana de Curitiba. A cidade, que tem 125 anos, é a maior colônia de italianos no Paraná e muitos dos seus atrativos turísticos se devem a isso.

A população de Colombo é de cerca de 215 mil habitantes e o povoamento começou em 1878, quando colonos da Itália que estavam instalados no município de Morretes se mudaram para lá.

Quem vai até Colombo hoje tem muito o que fazer, como, por exemplo, o Circuito Italiano, um dos passeios mais tradicionais da cidade, que existe desde 1999. O visitante passará por várias construções e locais históricos, que contam sobre a trajetória dos imigrantes italianos.

Além disso, nesse Circuito ainda é possível contemplar a natureza preservada e observar a cultura italiana que influenciou a cidade e boa parte do Paraná, seja nas comidas típicas, estilo arquitetônico ou espiritualidade.

Colombo também tem atrativos naturais, como o Parque Municipal da Uva. Além da beleza da natureza que os visitantes podem aproveitar por lá, também é possível usufruir da infraestrutura, como as churrasqueiras, lanchonete, tanque para pesca, local para trilha e muito mais. Se você for no mês de fevereiro, quem sabe pode prestigiar a Festa da Uva e do Vinho que acontece no local, com shows de artistas nacionais e muita diversão.

O Parque Municipal Gruta do Bacaetava também merece uma vista, por conter uma boa porção da mata nativa da região. Lá também há uma caverna em que os visitantes podem entrar, em grupos de até 30 pessoas, orientadas por um guia. Um passeio diferente e bem proveitoso.

Se você gosta de apreciar arquiteturas incríveis, não deixe de conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário. Além da beleza da construção em si, no interior da igreja você poderá observar obras de arte sacra trazidas diretamente da Itália para o município paranaense.

A cidade de Colombo também tem pontos turísticos para quem gosta de história, como o Museu Municipal Cristóforo Colombo, o Memorial do Imigrante Italiano e a Casa da Cultura.

A riqueza desse destino merece ser muito apreciada!

Informações de Colombo

Roteiros do Brasil

Região Metropolitana de Curitiba

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento de Colombo, que faz parte da Região Metropolitana de Curitiba, teve início no ano de 1878 quando um grupo de colonos italianos, oriundos do Município de Morretes, para ali se mudou, recebendo terras e um pequeno subsídio que o Governo da Província lhes ofereceu para iniciarem suas lavouras. Sua atividade econômica baseia-se nas indústrias extrativas de cal e calcário e na agricultura com a produção de hortifrutigranjeiros. Entre seus aspectos turísticos, encontra-se a festa da Uva e do Vinho e suas Grutas, como a de Bacaetava. Criado através da Lei Estadual nº34 de 13 de janeiro de 1890, e instalado na mesma data, foi desmembrado de Curitiba.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

05 de Fevereiro

Gentílico

colombense

População

215.242 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade tranquila chamada Colombo. Para quem quer fugir do agito da cidade grande, passe suas férias aqui. Serão momentos agradáveis.

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico.

Temperatura Média

- Verões frescos (temperatura média inferior a 22° C).

- Invernos com ocorrências de geadas severas e frequentes (temperatura média inferior a 18° C), não apresentando estação seca.

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Curitiba: PR-092

Localização

Metropolitana de Curitiba

Limites

Rio Branco do Sul (norte), Bocaiúva do Sul (nordeste), Pinhais (sul), Quatro Barras (sudeste), Campina Grande do Sul (leste), Curitiba (sudoeste) e Almirante Tamandaré (oeste).

Acesso Rodoviário

PR-092

Distâncias:

Da Capital:

19 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cascata do Ribeirão das Onças 
 
Morro da Cruz
    
Parque Municipal
     
Casa Colonial Rural-Brasileira 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Festa da Uva

 Julho

- Festa do Vinho

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE COLOMBO

E-mail: (41) 3656 8023 / 8024

Telefones: [email protected]

Sites: http://www.colombo.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111    

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail:

Telefones: (41) 3656-2276

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Colombo

Não. Mais é sonho conhecer, pois meu amigo Sirineu Dandalo, fala tão bem que um dia vou convidar seu irmão Pe. Vicente para tirar umas Férias por lá. Um grande abraço ao povo de Colombo e aos meus amigos da Família Dandalo
Por: Geraldo Rafae de :ira

moro em colombo e adoro muito pois eh um lugar maravilhosoooooo!
Por: janaina silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Colombo
Fundação:
1890
Altitude:
1.027m
População:
177.764 habitantes
Área:
159,1km²
Densidade Demográfica:
1.117,31hab/km²
CEP:
83400-000

Envie seu comentário sobre Colombo