Gandu

Gandu-BA

Bem-vindo a Gandu!

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Gandu, fotos, informações, os principais hotéis de Gandu, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Gandu, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 164m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 32.958 habitantes. A área total de Gandu é de 230,0km², e sua densidade demográfica é de 143,30hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Gandu-BA é 45450-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Gandu

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Oficialmente, em 1903, quem primeiro visitou essas matas foi o Coronel Barachisio Lisboa acompanhado do engenheiro Horácio Lafer e Mesquita, reivindicando-as para o município de Santarém (Ituberá). No dia 6 de maio daquele mesmo ano, tal reivindicação era afinal reconhecida pelo governo do estado da Bahia. E quando o pequeno veleiro aportava no cais de Santarém (Ituberá), levando notícia tão importante e esperada, o lar do velho Barachísio Lisbôa era enriquecido com o nascimento que tomou, em razão das alegrias do evento, o nome de Vitória Libânio, tal personagem era a esposa de Manoel Libânio Da Silva Filho " Maneca Libânio", a quem muito devem o comércio, a política e toda a sociedade ganduense.
Logo depois, Joaquim Monteiro da Costa se fixou na Fazenda Paó. Na mesma, época migravam para esse território Manoel Cirilo de Carvalho e D. Rosalina Moura de Carvalho, formando a Fazenda Gavião na vila nova de Nova Ibiá e Salustiano Borges, donatário da fazenda Bom Jardim.
Em abril de 1904, um negro cortês e de jeito nobre - Fulgêncio Alves da Palma iniciava na zona do Braço do Norte, o plantio da fazenda Jenipapo.
Ainda no começo do século, precisamente no primeiro trimestre de 1907, visando investir na produção cacaueira, vindo da cidade de Areia, hoje Ubaíra, chegavam nestas matas José Amado Costa e Gregório Monteiro da Costa, mais conhecido este como Góes Monteiro, ambos lavradores em busca de solo fértil para a cultura do cacau. José Amado Costa se fixou nesta área, comprando uma fazenda e levantando casa em frente de um pé de pequí, onde nas noites frias da terra chuvosa e úmida, dormia um corujão onde construída a igreja matriz São José, sugerindo ao migrante o nome "Corujão" para a fazenda adquirida.
Esta é a origem histórica desta cidade, que nasceu sob a sombra daquele majestoso pequí existente onde é hoje a praça São José.
Quanto ao Gregório Monteiro da Costa irmão do principal desbravador, plantou mais adiante suas primeiras roças de cacau no lugar que tomou o nome de Paiol para ser convertido posteriormente, acreditamos que por corruptela de assalariados agrícolas, no designativo simples e atual de "Paó". Outra versão é a de que o nome decorreria dos trinos de um pássaro com semelhante som, ou da existência de muitos pássaros com essa nome sempre em revoada no local.
Em 1919, Corujão já era um arraial de 37 palhoças e 15 casas de taipa. A construção de casas de taipas e palhoças para abrigar a população local, contribuiu para a formação do arraial "Corujão". O desenvolvimento desse arraial proporcionou o surgimento da vila nomeada de "Gandu", tomando o mesmo nome do rio Gandu que o banha e tem nascente na serra da "pedra-chata". Habitavam muitos jacarés guandus nesse rio e nas lagoas da época, por isso a inspiração do nome atual da nossa cidade. Pois os dois rios que banham essa cidade eram "habitat" natural desses jacarés. E é por isso também que a bandeira ganduense tem como símbolo um jacaré.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

28 de Julho 

Gentílico:

ganduense

População:

30.329 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade pacata e acolhedora. É a principal característica desse roteiro singular.

Clima:

Quente e úmido 

Temperatura Média:

32º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Sul Baiano 

Limites:

Wenceslau Guimarães, Teolândia, Itamari, Nova Ibiá. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

295 habitantes 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

A paisagem natural de Gandu é formada por morros, montes, serras, planície, campos, rios, lagos e riachos. Na cidade, há presença reduzida da Mata Atlântica e vegetação de pastagem. A área desenvolvida para o cultivo do cacau forma uma paisagem artificial. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GANDU

E-mail:

Telefones: (73) 3254-0386     

Sites: http://www.gandu.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (73) 3254-1622 / 1611

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Gandu

Conheço sim....amo esse lugar..moro em Recife-pe gostria muito de voltar ai novamente..pois tem muita gente q amo ai..
Por: iracema

Olá, preciso voltar há essa cidade p/viver novamente um sonho. {Obrigado}
Por: izailton damião veiga souza

Os melhores momentos da minha infancia e juventude foram passados em Gandu. Hoje moro em São Paulo e por incrivel que pareça Gandu não sai da minha memoria. Inumeras vezes me pego pensando nessa cidade que tanto amo e que deixei para trás boas recordações e amigos queridos.
Por: Lucia Ramos Lomônaco

Meus pais moram ai.todo mes de junho eu viajo pra passar o sao joao com eles, sao momentos inesqueciveis,mato a saudade e curto um pouco.So precisa mudar as atraçoes da festa este ano mesmo, foi muito fraco.Abraços.....................
Por: ivone

CONHEÇO SIM E SOU DE GANDU COM MUITO ORGULHO E AMO MINHA CIDADE MARAVILHOSA.
Por: sonia maria de jesus

NASCI EN GANDU ,MAS HOJE MORO EN SALVADOR ,AMO ESTA CIDADE SEMPRE Q POSSO VOU PRA AÍ GANDU É TUDO D BOM BJ
Por: celidalva gomes

ha tenho muitas soldades e recordacoes estar linda com ar de nova
Por: sou filha de ganu

TUDO DE BOM! SOU DE GANDU E ESTIVE VISITANDO EM 2008 E ESTAR MUITO LINDA A CIDADE ESTAR DE PARABENS E OS ORGANIZADORES GOSTEI ESTAR MUITO EVOLUIDA
Por: MARIA DAS GRAÇAS XAVIER GOMES

EU SOU FILHA DE GANDU E TENHO MUITO ORGULHO DE MORA NESTA CIDADE E PEQUENA E MUITO GOSTOSO VIVER AQUI O PONTO TURISTICO EO LAGO AZUL COMO O NOVO REST.ESPAÇO GUSMET .A COMIDA E MUITO BÃO
Por: zenilda santos

olha eu amo essa cidade , é tem pessoas que morando ai hoje eu moro em são paulo há12 anos mais boa parte de minha infancia passei ai
Por: adivane lima

A cidade onde eu mora é linda...... Eu amo ella .. Não a troco pra nem uma outra pq amo gangu♥♥
Por: mira

eu nao sei o que tem de melhor em GANDU, so sei que a 'LAGOA' é o lugar mais bonito da cidade. ass.HELENITO de CANPINAS/SP
Por: HELENITO ESTEVAM

eu nasci e mgandu, e hoje tenho 28 anos,mas antes de morrer ainda quero conhecer minha cidade natal, já que eu tinha uns 6 anos quando tive lá!!
Por: anderson

gandu e uma cidade muito bonita mas precisar melhorar mais beijos ass brenda
Por: brenda santos lima

sou filho dessa cidade linda e maravilhosa teu um enorme satisfação de de falar para todos que sou nascido e criado mem gandu. hoje em dia não estou morando ai mas, tenho muito parentes ai valeu gandu.
Por: ganduense de coração

com emerson prazer falar da minha grande cidade natal que só mim traz lembraças lindas e maravilhosa.que pena que não moro mas ai mas tenho muito parentea que min espera. um grande abraço gandu
Por: sinho

minha cidade maravilhosa hoje moro em aracruz mas sou um baiano ate no tutano.abraço!
Por: ronaldo barreto

sou filho desta cidade eu nascir e crescir nesta cidade hoje eu moro em minas gerais mas meu coração está nesta cidade breve eu estou regressando a minhas origens querendo Deus gandu seu filho ti ama
Por: Antonio de Jesus Siriaco

conheci gandu no mês de janeiro de 2010. amei a cidade pois minha avó e minha querida mãe mora na cidade.sai dai quando tinha 5 anos de idade depois de 20 anos e casada e com um filho fui conhecer gandu.predendo volta novamente para conher melhor .um grande beijo
Por: suleide

gandu uma cidade maravilhosa ... sou ganduense moro em sp mais to sempre visitando minha cidade natal ... tenho varios amigos e parentes que mora ai bjusss
Por: anny

Ainda não tiva o prazer de conhecer essa cidade maravilhosa, mas na 1ª oportunidade estarei ai ..... Tem alguma coisa em Gandú que me encanta ..... ainda não sei o que é. Cris !!!!!!!!!!!!!!!!
Por: CRISTIANE DOMICIO RODREGUES SILVA

Infelizmente não conheço ainda, mas tenho mt vontade de ir a GANDÚ. Quero mt conhecer o LAGO de gandú e as praias que ficam ao redor. Conhecer, sentir essa população.
Por: CRISTIANE DOMICIO R. SILVA

eu sou ganduence mais moro em porto seguro adoro bjs
Por: eliete

oi eu sou di gandu mas eu moro em portoseguro mais eu gosto muito de gandu que e minha terra bj para voces
Por: eliete

sou baiana a minha mae mora no citio perto do flecha ai de gandu estou com muita saudade te toda a minha familia. un grande abraço a todos ganduense. o nome da minha mae e maria carvalho da silva.,
Por: Renilda varvalho da silva

gandu e a cidade mais bonita da bahia o que ela tem de mais lindo sau as mulheres elas sao muito cariosas e sabre dar muito amor a quem elas gostam.
Por: valdirene santos nascimento

eu amo aminha cidade maravilhosa quem não conhece tem que conhecer gandu e tudo de bom,o são joão nem si fala não perco um
Por: joelma do lagos santos

eu adoro gandu é uma cidade de ppessoas boas tem um rios maça lindos passagem . lá é td ms lindo. bjs gandu
Por: sidneia

sou natural de gandu, mas agora estou residindo em cruz das almas, mas nunca esquecerei dessa terra amada onde passei toda a minha infancia. amo essas cidade, as pessoas e tudo de bom que nela ha. eu te amo GANDU
Por: daiane santos morais

Cidade maravilhosa, rica na sua história povo humilde e lutador ........ Ainda tive o prazer de conhecer, mas vontade não falta. Bjussssss.
Por: Cristiane Domicio

amor a cidade de gandu pos ja fui ahi gostei muito pretendo breve morra ahi /////////
Por: paula oliveira

o sao joao da hi e uma maraviha estarei ahi? no proxmo?
Por: paula oliveira

Cidade maravilhosa, tu és bela GANDÚ. Meu sonho é te conhecer !!!! Bjussss .
Por: Cristiane Domicio

Gandu,uma linda cidade de um povo maravilhoso de historias criadas no seu interior,terra de mulheres bonitas e homens trabalhadores. Eu sou filho deste lugar.Atualmente moro em Sao Paulo.Saudades Gandu,saudades...
Por: josenildo sousa

sou natural de gandu moro em sao paulo ha 13 ano e sonho todos os dias em voltar para rever meu grande idolo o vovo felix amo essa cidade tenho saudade do lago azul das fazendas de cacau e festas juninas;jandira-sp
Por: geisa gomes andrade

meus parabéns muito legal. ta comercando a melhorar mas quem ti viu quem ti ver
Por: Anailton Moura dos Santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Gandu
Fundação:
1958
Altitude:
164m
População:
32.958 habitantes
Área:
230,0km²
Densidade Demográfica:
143,30hab/km²
CEP:
45450-000

Envie seu comentário sobre Gandu