Apucarana

Apucarana-PR
banner

Bem-vindo a Apucarana!

banner

Comece planejando a sua viagem para Apucarana utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Apucarana e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Apucarana.

A cidade de Apucarana, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1943. A localidade está em uma altitude de 820m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 105.114 habitantes. A área total de Apucarana é de 556,8km², e sua densidade demográfica é de 188,78hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Apucarana-PR é 86800-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Projetado em 1934, o município de Apucarana, no Paraná, foi criado oficialmente somente em 1943. A região foi marcada pela formação de duas importantes colônias de imigrantes, a de ucranianos e a de japoneses. Também conhecida como Cidade Alta, Apucarana tem altitude de 988 metros e fica a 370 quilômetros de Curitiba, capital do estado.

Parques e praças são os principais pontos turísticos da cidade. O parque municipal Lago Jaboti possui infraestrutura de lazer com lanchonete, playground, salão de eventos, academia ao ar livre, ciclovia, pista de caminhada e sanitários. Sua principal atração é o lago que dá nome ao lugar – foi construído em 1983, junto ao vale do Ribeirão Barra Nova, com altura de 23 metros.

O Parque Ecológico da Raposa possui 101 alqueires, com dois lagos, piscina natural, cascata artificial e reserva florestal de quase 45 alqueires. O turista tem quiosques à sua disposição e pode contemplar os peixes tradicionais da região no deck construído em um dos lagos. Já o Bosque Municipal Parque das Aves possui um pequeno zoológico com mais de 200 animais como aves, macacos e jabutis. O visitante ainda pode conhecer a Casa do Pioneiro, reconstruída no parque.

A Unidade de Conservação Colônia Mineira é um espaço de educação ambiental e abriga um espaço que dissemina informações socioambientais de maneira interativa, o Sala Verde. Além do Centro de Educação Ambiental, a unidade possui trilhas para caminhadas ecológicas nas quais os turistas podem conhecer as árvores nativas. O parque Japira também promove a educação ambiental e possui trilhas e a nascente do Córrego Tarumã.

Turismo religioso:

Os parques: Ecológico Santo Expedito, São Francisco de Assis, da Bíblia, da Redenção fazem parte de um projeto turístico que alia a natureza e o turismo religioso e promove o Caminho das Águas: Circuito da Fé, roteiro de diversas nascentes. Todos os parques possuem infraestrutura completa e itens temáticos, como o mirante com a imagem de Jesus Cristo (Santo Expedito), murais com passagens da Bíblia (Parque da Bíblia), estações que contam a história da via sacra e dos pontos mais famosos da história de Jesus (Parque da Redenção).

Informações de Apucarana

ROTEIROS DO BRASIL

Região Norte Paranaense

"Cidade das Cerejeiras"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Apucarana foi projetada em 1934 pela Companhia de Terras Norte do Paraná, que colonizou esta região para ser apenas um dos pólos intermediários da produção agrícola destinados a abastecer núcleos maiores (Londrina e Maringá), distantes 100 quilômetros aproximadamente um do outro, que receberiam toda assistência e benefícios da empresa.
Embora tenha enviado para cá o mineiro de Angostura Benevides Mesquita como seu preposto, a empresa não tinha por objetivo aqui investir seu capital. Em virtude disso, seu trabalho se resumiu na demarcação das áreas urbanas e rural para vendas.
Apucarana ressentiu-se da falta de apoio da empresa colonizadora e, posteriormente também da administração municipal de Londrina, a qual pertencia. Tudo que aqui se fez nos primórdios do patrimônio, visando incrementar o seu desenvolvimento, se deve unicamente a iniciativa particular.
Mas o espírito empreendedor de seus primeiros moradores, oriundos de vários pontos do território nacional e quiçá do mundo inteiro, se aliou ao trabalho fecundo e perseverante. Com garra indescritível, não se deixaram abater pelo estado de abandono em que se encontravam, e confiantes na perspectiva de um futuro promissor, todos se empenhavam com o melhor de seus esforços, formando assim um elo indestrutível que embalou seus primeiros passos.

Significado do Nome:

De origem caingangue, "apó-caarã-nã" - "apó" (a base) + "caarã" (semelhante a floresta) + "anã" (imensa) - significa semelhante a uma floresta imensa. Ou ainda de origem tupi, o nome Apucarana possui inúmeras versões:

“Apó" + "Carã": Em círculo

"Apuc": furo, fenda, buraco + "Carama": círculo, circunferência: Em círculo rachado

"Apuca": gerúndio de furar + "Rarana": parecido, falso, semelhante: Furo rachado, buraco rachado, em círculo mas com interrupções ou rachas

Segundo o historiador paranaense Romário Martins, “a região admirável de recursos e belezas, a Serra de Apucarana (APÓ-CAARÃ-ANÃ) era a atalaia dominadora do Atibagiba, descortinador dos valores florestais do Norte ao Ocidente, até onde corre o Paranapanema, como um fio branco, no horizonte de ocasos deslumbrantes”.

Aniversário da Cidade:

28 de Janeiro 

Gentílico:

apucaranense

População:

128.058 habitantes  - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Chamada Cidade Alta por estar localizada à 1.000 mts de altitude acima do mar oferece um dos melhores climas do Brasil. Cidade maravilhosa, bonita e aconchegante, de um povo carinhoso e receptivo. A região foi marcada pela formação de duas importantes colônias de imigrantes, a de ucranianos e a de japoneses, povo inteligente e de cultura elevada. Apucarana se destaca também por seus parques, rios e cachoeiras, oferecendo muitas atrações turísticas para os moradores e turístas que visitam a cidade. Venha conhecer voce também Apucarana!

Clima:

Subtropical 

Temperatura Média:

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: PR-170 - BR-376 e também pela Rodovia do Café - BR-369

Localização:

Central Paranaense  

Limites:

Arapongas, Cambira, Califórnia, Marilândia do Sul, Rio Bom, Novo Itacolomi,Mandaguari, Londrina e Sabaudia. 

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.146 km

-Londrina/PR - 54,1 km

-Rio de Janeiro/RJ - 1.031 km

-São Paulo/SP - 605 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Estação Ferroviária

  -Estrada de Ferro São Paulo-Paraná (1942-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996)
APUCARANA
Município de Apucarana, PR
Linha Ourinhos-Cianorte-km 569(1960)    PR-2617
Inauguração: 01.11.1942
Uso atual: estação ferroviária   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1942 
 
 -Histórico da Linha: A E. F. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego em 1925 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F.     Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná. Comprada pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná, teve seu nome alterado para E. F. São Paulo-Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado.
 
  -A Estação: A estação de Apucarana foi a última estação a ser aberta ainda pelos ingleses da E. F. São Paulo-Paraná, isto em 1942. Está sendo operada hoje pela ALL e é o ponto de entroncamento com a linha Apucarana-Uvaranas desde os anos 70. A estação de Apucarana é hoje o maior entroncamento ferroviário do norte do Paraná e uma das únicas estações desta linha em atividade e que mantém as características originais no prédio. Em 2000, o seu pátio contava com pelo menos 18 linhas de desvio. Dela sai a antiga E. F. Central do Paraná, hoje linha Apucarana-Uvaranas.  

-Parque Temático

  -Projeto amplo e integrado composto por parques e praças temáticas, que por sua vez compõem um roteiro que visa consolidar o potencial turístico de Apucarana, apoiado no turismo religioso, aliado com seu grande potencial de riquezas naturais, seus parques e praças e especialmente pela abundância de água de suas dezenas de nascentes. O projeto fortalece o roteiro “Caminho das Águas: Circuito da Fé”, em criar um grande anel que conecte pontos de circuito turístico.

-Edificações:

  -Catedral Nossa Senhora de Lourdes

Descrição: Cartão postal e sede da Diocese de Apucarana. É a única catedral do Brasil a ter a imagem de uma santa no topo de sua torre principal.

Histórico: A primeira igreja foi construída em 1939, na Praça Rui Barbosa, e foi destruída depois de um forte vendaval em 1941. A segunda foi erguida em 1944 e mais tarde deu lugar à Catedral Nossa Senhora de Lourdes, cuja construção foi iniciada na década de 50.

Endereço: Praça Rui Barbosa

-Santuário São José

  -Descrição: Apucarana tem o privilégio de ser a sede do primeiro e único Santuário de São José no país. O maior número de devotos é registrado no mês de março - dia 19 - quando ocorre a Festa de São José (padroeiro dos artesãos). O Santuário é o único do Brasil onde todos os anos é realizada a festa em homenagem ao santo.

Histórico: A paróquia São José de Apucarana foi criada em 22 de fevereiro de 1960 e instalada em 03 de março de 1960. Em 18 de março de 2001, a paróquia foi elevada a Santuário Diocesano São José

Endereço: Rua Dom José Marello, 39 - Vila Feliz
Contato: (43)3033-1899

-Monumento do Boné

  -Descrição: Em comemoração ao Dia Municipal do Boné, foi entregue em 31 de Janeiro de 2008 o “Monumento ao Boné”. O monumento ocupa área na Avenida Zilda Seixas Amaral, na altura do viaduto, e tem por objetivo divulgar um dos maiores potenciais do município, que é a produção do acessório. Apucarana é conhecida como a Capital do Boné e o monumento, moldado em concreto por um artista plástico, é, segundo registro, o maior confeccionado até hoje no mundo. O monumento foi construído a partir da estrutura em tecido que, durante a Expo Boné 2006, “vestiu” a cabeça de mais de 340 pessoas.

Localização: Entrada de Apucarana - Contorno Norte

-Parques Municipais:

  -Lago Jaboti

    -Descrição: Possui uma área de 230,8 mil metros quadrados, sendo a área do lago de 150 mil metros quadrados. O volume de água é de cerca de 757 mil metros cúbicos, sendo abastecido palas nascentes dos seguintes rios: Ribeirão Barra Nova, Córrego Jaboti e Córrego Água da Lagoa. O parque conta com arborização e infra-estrutura: playground, academia ao ar livre, salão de eventos, sanitários, lanchonetes, pista de caminhada, ciclovia, telefone público.

Histórico: O parque e lago Jaboti foram inaugurados em 30 de janeiro de 1983. A obra foi executada pela Construtora Malachias Ltda., projeto executivo do engenheiro Vicente Alexandrino de Souza Loiola e engenheiro Wanderlei Roberto Mello. A barragem para formação do lago foi construída junto ao vale do Ribeirão Barra Nova, com altura de 23 metros, comprimento da crista de 16 metros e largura da base de 155 metros. O local de vazão da barragem está situado na porção sul do lago.

Destaque: Um dos mais belos cartões postais naturais da cidade será sede de um dos mais modernos hospitais especializado em cardiologia na América Latina, o Hospital das Cerejeiras (em construção). Há ainda um projeto de revitalização do parque já aprovado junto ao Ministério do Turismo.

Localização: Urbano
Endereço: Avenida Jaboti - próximo à ACEA – Associação Cultural e Esportiva de Apucarana
Acesso: Rodoviário e ônibus urbano sentido Centro/ Jardim Menegazzo (diário)

Horário de funcionamento: Local aberto

-Parque Ecológico da Raposa

  -Descrição: Localizado em área de 101 alqueires, possui dois lagos, uma cascata artificial, piscina natural, quiosques, deck sobre o lago e grande quantidade de peixes típicos da região que podem ser alimentados bem de perto. Possui uma reserva florestal de 44,53 alqueires.

Localização: Gleba do Schimidt / Região Norte
Distância do centro: Aproximadamente 8 km

Acesso: Rodoviário e ônibus urbano sentido Centro/Parque da Raposa (de hora em hora somente aos domingos, nos outros dias da semana há transporte somente até o SESI)
Horário de funcionamento: Local aberto

-Bosque Municipal Parque das Aves

  -Descrição: Atualmente, o espaço abriga 225 animais, a maioria aves, mas também há primatas, répteis e mamíferos. Com área de 24,7 mil metros quadrados possui playground, sanitários, churrasqueiras, minizoológico com diversos animais como araras, tucanos, papagaios, corujas, macacos pregos e jabotis. Sua pavimentação é em forma de paralelepípedos. Tem como atração turística a primeira casa de Apucarana (casa do pioneiro), reconstruída no local.

Localização: Urbano

Endereço: Rua Clóvis da Fonseca, esquina com a Rua João Antônio Braga Cortes (próximo ao Country Club)
Meio de Acesso: Rodoviário e ônibus urbano sentido Centro/João Goulart ou Jardim das Flores
Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas

-Colônia Mineira

  -Descrição: A antiga fazenda Colônia Mineira tornou-se um espaço para educação ambiental gerido pela Sematur. A casa da sede abriga o Centro de Educação Ambiental e Sala Verde - espaço interativo de informações socioambientais. No local, é realizado o projeto de educação ambiental “Defensores do Amanhã” [link para o tópico em Educação Ambiental] junto à rede escolar do município. O parque conta com uma mata rica em árvores nativas, possuindo trilha para caminhadas.

Localização: Contorno Sul, passando cerca de 1 km da entrada da vila rural Nova Ucrânia
Distância do centro: Aproximadamente 4 km

Horário de funcionamento: Agendar visita na Sematur

-Parque Ecológico Santo Expedito

  -Descrição: O primeiro parque ambiental temático religioso da cidade é fruto de uma ação da Prefeitura de Apucarana que recuperou a área antes degradada pelo acúmulo de lixo, entulho e ação da erosão. Hoje o espaço oferece praça, parque infantil, anfiteatro e arquibancadas ao ar livre, capela ecumênica, portal/cenário, palco, gruta com a imagem de Santo Expedito, mirante com a imagem de Jesus Cristo, campo de futebol de areia, estacionamento, banheiros, muros de arrimo, piscinas de águas naturais, bica d’água, bancos, calçamento, iluminação, drenagem e canalização.

Destaque: No dia 19 de cada mês, centenas de fiéis de Apucarana e região participam de missa em homenagem ao santo. E desde a sua inauguração, em 2004, todo o ano acontece a Festa de Santo Expedito, comemorada no dia 19 de abril.

Localização: Urbana
Endereço: Rua Pedro Menegazzo, s/n - próximo ao cemitério Cristo Rei
Distância do centro: Aproximadamente 2 km
Acesso: Rodoviário e ônibus urbano sentido Centro/Parigot de Souza
Horário de funcionamento: Local aberto

-Parque São Francisco de Assis

  -Descrição: Parque ambiental temático religioso, possui arborização urbana e paisagismo, fonte, espelho d´água, bancos, lixeiras, caminhos e passeios.

Localização: Urbano - Parque Biguaçu
Acesso: Rodoviário e ônibus urbano sentido Centro/João Goulart ou Jardim das Flores
Horário de funcionamento: Local aberto

-Parque da Bíblia

  -Descrição: Parque ambiental temático religioso contempla murais com passagens da Sagrada Escritura, o Batistério, fonte, caminhos e passeios, espelhos d água, palco, pista de caminhada, bancos, luminárias, lixeiras e vestiário.

Localização: Urbano - Parque Biguaçu
Acesso: Rodoviário e ônibus urbano sentido Centro/João Goulart ou Jardim das Flores

Horário de funcionamento: Local aberto

-Parque da Redenção

  -Descrição: Parque temático que tem a Via Sacra como principal atrativo. Do nascimento à ressurreição, são 19 estações representadas por 96 personagens moldados em esculturas de três metros de altura, formando cenários ao longo do caminho principal às margens da represa. São 15 cenas estipuladas propriamente na Via Sacra, sendo acompanhadas pelas demais estações que destacam pontos altos da vida pública de Jesus, como o batismo, a oração no Monte das Oliveiras e a Santa Ceia - que antecedem a condenação à morte – e a cena em que zombam do sofrimento do Filho de Deus. Para acolher os visitantes, o parque oferece um posto de atendimento com sanitários, lanchonete e centro de informações. Há ainda com bancos, mesas, placas de comunicação visual, postes, luminárias e estacionamento.

Destaque: O Parque da Redenção, parque temático religioso inserido no projeto “Caminho das águas, circuito da fé”, trata-se da revitalização de área de preservação permanente degradada às margens da Represa do Barreiro pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Pirapó. A implantação do Parque tem como principais objetivos: recuperação de área degradada, marcando o início do processo de revitalização das imediações do antigo “lixão” da cidade de Apucarana, bem como a recuperação do curso superior do Rio Pirapó que abastece 28 municípios do norte do Paraná; transformação em área de uso público mediante dotação de infraestrutura e equipamentos urbanos e complementação do turismo religioso.

Localização: Represa do Barreiro
Acesso: Rodoviário e ônibus urbano aos domingos. Horários da linha - saída do Terminal Urbano: 8h30, 9h30, 11h30, 12h30, 14h30, 16h30 e 17h30; retorno: 9h, 10h, 12h, 13h, 15h, 17h e 18h horas. A linha prevê apenas uma parada, na Vila Regina

Horário de funcionamento: aberto diariamente das 8 às 21 horas

-Parque Japira

  -Descrição: A Lei nº 092/09 autorizou a doação da área do Parque do Japira à Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para que viabilize a construção da “Casa de Passagem” para abrigar indígenas que convergem no intuito de comercializar artesanato.

Localização: Urbano – Jardim América

Unidade de Conservação Parque das Araucárias

Descrição: o parque possui 8,5 hectares onde há pelo menos duas mil araucárias (diversas idades), dezenas de espécies nativas, além da nascente do Córrego Tarumã. Conta com mata nativa e trilha para promoção de aulas de educação ambiental, estufa de mudas, playground, amplo estacionamento e uma casa (onde irá funcionar um museu da temática ambiental).

Localização: BR 369, saída para Arapongas

A entrada nos parques municipais é sempre gratuita

-Praças:

  -Praça Rui Barbosa (Catedral)

    -Descrição: Na época da fundação, a praça Rui Barbosa era chamada de Praça Palmas. A região sempre foi o centro do desenvolvimento comercial e social do município, sendo o lugar escolhido para a primeira igreja e para o primeiro campo de futebol. Ao seu redor, se desenvolveram os primeiros estabelecimentos comerciais. Hoje abriga a igreja matriz – a Catedral Nossa Senhora de Lourdes – e, com o projeto de revitalização executado em 2004, o espaço ganhou chafarizes e espelhos d’ água, piso em paver, jardim elevado com cobertura de flores, platô renovado, novos bancos, luminárias e lixeiras, sendo um local agradável para a circulação e lazer.

Localização: Centro

-Praça Interventor Manoel Ribas (Redondo)

  -Descrição: A Praça Interventor Manoel Ribas, popularmente conhecida como Praça do Redondo, foi revitalizada em 2008, tornando-se um local atrativo à visitação pública e com condições de abrigar eventos artísticos, culturais, feiras e outros eventos, tanto de dia, quanto de noite. O projeto contemplou novas instalações elétricas e luminárias; colocação de pavers, construção de espelho d’água e paisagismo; construção de um pergolado em estrutura metálica e madeira, além dos serviços complementares como banheiros, bancos e lixeiras.

Localização: Centro

Calçadão Valmor Giavarina (Cascata)

Descrição: Ponto central e de ligação entre duas grandes praças - Praça Rui Barbosa e a Praça Semíramis Braga - possui um grande fluxo de pedestres. Popularmente conhecido como Praça da Cascata, exibe uma cascata em pedra tendo ao fundo a pintura destacada pela figura de uma onça. Por existir no seu entorno alguns estabelecimentos gastronômicos a área transformou-se ainda em “praça de alimentação” no período noturno. Revitalizado em ...., o calçadão ganhou um novo padrão de piso: bloco de concreto intertravado (paver), que é permeável, antiderrapante, colorido e modulado, possibilitando um desenho interessante que direciona os eixos de trânsito dos pedestres e torna o centro do espaço um eixo focal. O espaço ganhou lixeiras, postes de iluminação rebaixados padrão Republicano, bancos em concreto e madeira, vasos, pórticos para emoldurar a cascata existente e iluminação para sua valorização, além de paisagismo adequado ao local.

Localização: Centro

 -Alameda Prof. João Cândido

   -Descrição: O antigo calçadão se transformou numa área de convívio e circulação segura da população que ali transita. A Alameda Prof. João Cândido faz a integração entre a Praça Rui Barbosa e a Praça Semíramis Braga, sendo um eixo de ligação entre as mesmas. O projeto previu assim a abertura da antiga rua, mas com um único sentido e largura para apenas um carro, dando acesso aos moradores que possuem abertura para veículos voltados ao local e mantendo em um dos lados uma calçada mais larga, dando continuidade à ideia de calçadão. O uso dos blocos intertravados de concreto (paver) nas cores cinza e vermelho já utilizado na revitalização de outras praças da cidade e padrão para toda área central, veio completar o espaço com a formação de desenhos geométricos e “molduras” próximos ao meio fio e no entorno das árvores. No local foram utilizados bancos em concreto e madeira, mobiliário urbano padrão da Prefeitura, além do poste Republicano com iluminação rebaixada dando mais segurança ao transeunte. Um pórtico em concreto emoldura a rua e liga os dois lados das calçadas finalizando com uma pequena fonte cujo som constante da água e sua delicadeza, chamam a atenção dos que ali passam. Hoje, pedestres e carros convivem em harmonia e segurança num espaço adequado e planejado.

Projeto: Lara Torres (Idepplan)

Execução: Prefeitura Municipal e Betone

Área: 1.800 m²

  -Praça Semínaris Braga (Praça do Clube 28 de Janeiro)

    -Descrição: A Praça Semíramis Braga, popularmente conhecida como Praça do Clube 28, contempla as instalações do Clube 28 de Janeiro - com ginásio esportivo, campo de futebol e salão para eventos - além de parque infantil e fontes de água. O local é muito utilizado para caminhadas, ainda mais por ter instalada uma unidade da academia ao ar livre. No local, também é realizada todas as quintas-feiras, a partir das 17h, a Feira do Entardecer.

Localização: Bairro 28 de Janeiro

 -Praça Mauá

   -Descrição: Significativo marco pioneiro, a praça próxima à Estação Ferroviária é símbolo da época em que Apucarana já sustentava a condição de pólo agrícola, sobretudo por possuir o sistema de transporte ferroviário - veia do escoamento de suas riquezas e da região. Inaugurada em 1958, a Praça Mauá foi revitalizada em 2009 com investimento total de R$141.118,34. As intervenções procuraram manter os elementos arquitetônicos originais; somente o desenho interno recebeu nova configuração, o piso foi trocado por uma composição com ladrilho e paver em concreto. Todos os elementos existentes (muros, postes e monumento central) receberam nova pintura, renovando sua aparência, mas mantendo suas características. O local oferece lixeiras, calçamento e iluminação. Externamente, entre a praça e o canteiro da Estação, surgiu o “corredor das bandeiras”, com símbolos de todos os Estados brasileiros.

Localização: Barra Funda, ao lado da Estação Ferroviária de Apucarana

Projeto: Daniela Pagani Thomal (Idepplan)

Execução: EBENGE Engenharia e Construções Ltda.

Área: 1.566,90 metros quadrados (incluindo calçadas externas)

Quarteirões:

-Quarteirão das Águas

  -Descrição: O projeto Quarteirão das Águas consiste na revitalização da Rua Osório Ribas de Paula. O objetivo de um espaço urbano diferenciado, constituído por elementos focados na água, como chafarizes, espelhos d’água e jatos de diversos tipos, compõe um ambiente de convivência e contemplação. A obra é composta por serviços de: alargamento do passeio, troca do piso por paver, construção de espelhos d’água, seqüência de chafarizes, jatos d’água em arco, jatos de água no chão, construção de totem com esguicho, colocação de bancos, execução de canteiros, troca dos postes por postes republicanos e instalação de lixeiras. Faz parte também do paisagismo um projeto de plantio de plantas ornamentais.

Localização: Rua Osório Ribas de Paula, entre a Rua Dr. Munhoz da Rocha e a Praça Rui Barbosa

Projeto: Daniela Pagani Thomal (Idepplan)

Execução: EBENGE Engenharia e Construções Ltda.

Área: 697,48 metros quadrados (incluindo calçadas externas)

-Quarteirão das Flores

  -Descrição: A intenção do Quarteirão das Flores é revitalizar de forma atrativa a Rua Dr. Oswaldo Cruz, que passa a integrar o parque temático turístico da cidade. A rua foi pensada de uma forma que não precisasse receber canteiros no chão, o que dificultaria o trânsito de pedestres. As floreiras suspensas, uma tendência muito utilizada em algumas cidades da Europa, foi a solução encontrada. A obra é constituída por: alargamento de calçadas; troca do piso por paver; construção de rampas de acesso; colocação de bancos; instalação de pórticos metálicos com floreiras em fibra; colocação de postes republicanos, instalação de lixeiras e plantio de vegetação.

Localização: Rua Oswaldo Cruz, no trecho entre as ruas Munhoz da Rocha e Nagib Daher

Projeto: Daniela Pagani Thomal (Idepplan)

Execução: EBENGE Engenharia e Construções Ltda.

Área: 3.079,89 metros quadrados

-Quarteirão dos Sentidos

  -Descrição: O projeto consiste na revitalização da Praça Paulina Zala, criando o Quarteirão dos Sentidos – um espaço urbano dotado de elementos especiais, capazes de incentivar os cinco sentidos, através de cheiros (olfato), texturas (tato), cores (visão), sons (audição) e gostos (paladar). Visando a inclusão dos portadores de necessidades especiais, o ambiente possui rampas de acesso, corrimãos, identificação com placas em braille, brinquedos e mobiliários específicos, além de piso tátil ao longo de todos os passeios.

A exploração dos sentidos acontece do seguinte modo:

- Olfato - através das plantas aromáticas que compõem o jardim;
- Tato - através da exploração das texturas presentes nos pisos, do contato com as formas geométricas do muro do playground e da diferenciação dos níveis do piso, com rampas e mirante;
- Visão - para os que a possuem, será nítida pela diferenciação de cores nos pisos e elementos; para os que não possuem a visão, será explorada através da possibilidade de leitura das placas em braille e do piso tátil ao longo dos caminhos;
- Audição – perceptível através dos sons presentes no ambiente, como o barulho da água do chafariz, canto dos pássaros, etc.;
- Paladar - será explorado através da possibilidade de degustação das plantas frutíferas e ervas plantadas em vasos.

Localização: Rua Osório Ribas de Paula

Projeto: Daniela Pagani Thomal (Idepplan)

Execução: EBENGE Engenharia e Construções Ltda.

Área: 2.954,51 metros quadrados

-Quarteirão das Personalidades

  -Descrição: O projeto consiste na renovação urbanística da Praça Jorge Andrighetto, criando um espaço público de contribuição cultural dedicado a homenagear personalidades de importância local, nacional e também internacional. Estas homenagens se darão através da instalação de totens ao longo da praça com placas contendo a imagem e descrição da personalidade. É contemplada no projeto a preocupação com a acessibilidade, através da construção de rampas de acesso, colocação de corrimãos, identificação na linguagem braille em todas as placas de homenagens e instalação de piso tátil.

Localização: Rua Talita Bresolin

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  -Dia 28 - Festa de aniversário da cidade

-Fevereiro
 
  Dia 11 - Festa da Padroeira  Nossa Senhora de Lourdes

-Julho

  - Festa da Cerejeira
 
  - Exposição de Gado Chalorês

-Setembro

  - Festa do Chopp

  - Festa da Primavera

  - Feira de Ponta de Estoque

-Novembro

  -- Festa das Nações 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE APUCARANA

E-mail:

Telefones: (43) 3422-4000

Sites: http://www.apucarana.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário

Rua Rio Grande Sul, 1000
PABX : (43) 3422-4311

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (43) 3422-1045

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (43) 3420-1400

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (43) 3422-0525 

OUTROS:

E-mails e telefones:

Créditos:

Sites de Fotos e Informações: 

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.estacoesferroviarias.com.br

-http://distanciacidades.com

-pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Apucarana

ola gosto muito de viver em apucarana parana um lugar bom para se viver e fazer novos e bons amigos
Por: jurema

ola gosto muito de viver em apucarana parana um lugar bom para se viver e fazer novos e bons amigos
Por: jurema

é a cidade com o melhor clima do brasil ,por ser uma cidade localizada uma altitude de quase 1000 m acima do nivél do mar por isso é chamada de CIDADE ALTA
Por: carlos pinhati

Fiquei apaixonada por esta cidade....olha que moro em uma ilha linda, mas trocaria por Apucarana. Parabéns a todos, principalmente a refeitura..quem sabe um dia eu consiga morar aíiii....
Por: Janete Cabral

oi na verdade eu nasci em apucarana adoro demais essa cidade ela é minha paixao!!! mas agora moro em pernambuco , mas ainda sinto muita saudade daii, essa cidade maravilhosa!!!!
Por: aline aparecida borges dos anjos

é a cidade mais maravilhosa pra se viver,o clima é o melhor do brasil
Por: carlos pinhati

nasci nesta cidade maravilhosa, amo, morro de saudades.
Por: valda fernandes

Meu pai mora em apucarana amo essa ciddade ótima ar tirar férias em qualquer estaçao
Por: vanessa alves loureiro

Olha, na verdade o melhor clima do brasil é o de curitiba Mas espero daqui pouco tempo ir morar em apucarana não pelo clima ou então eu ficaria aqui mais pelas oportunidades, dia 01/05/2009 estarei na cidade olhando alguns terrenos e se tudo der certo vou de mudança em alguns meses, e ai sim o clima de apucarana será o melhor do mundo Um abraço a todos os pé vermeio
Por: Edir

Conheço Apucarana e infelizmente não tenho a oportunidade de morar nesta maravilhosa e aconchegante cidade. Apucarana representa a minha história de amor. Uma história que ficou pela metade, mas que têm a raiz em Apucarana. Esta cidade será inesquecível na minha vida. Ela é como um filho que permanesce para sempre. Quando acesso este portal é como se eu fosse reencontrar o meu amor que ficou perdido em Apucarana. Se houvesse um milagre neste caso, gostaria que ele acontecesse. Apucarana te Amo muito! Cidade em que apesar de poucos dias que visitei fui felissíssima. Apucarana Cidade do meu coração. Meu grande sonho! Amor que se perdeu.
Por: Denise

oiee eu me chamo bruna e morro em apucarana deste 5anos de idade e amo essa cidade eh muito maravilhosa e tenho orgulho de ser apucaranese e e isso
Por: bruna

eu sou paranaense,mas agora moro em são paulo sou di apucarana e como esta cidade ta linda e como cresçeu. apucarana esta maravilhosa muito bonita. tenho muita vontadidi morar ai novamenti.
Por: sueli brito

Sou de Apucarana, me marchei quando pequena, hoje vivo em Barcelona-Espanha, nunca me esqueço da minha cidade natal, sempre me acordo dos bons momentos que passei em Apucarana com minha familia... saudades. Que DIOS BENDIGA SIEMPRE APUCARANA
Por: KAYLEEN

EU NASCI NESTA CIDADE E NUNCA ESQUECEREI QUE UM DIA ELA JA FOI PONTO DE ALEGRIA PARA MIM...
Por: camila de oliveira

Estive em Apucarana no ano de 1994. Esta cidade mora no meu coração. Gosto deste lugar maravilhoso como se tivesse nascido. Que cidade gostosa! Que saudade que tenho de Apucarana. Como me senti bem quando visitei! Não pude voltar ainda, porque vai chegar o dia que irei novamente e quem sabe morar em Apucarana. Estou afirmando; cidade do meu coração!
Por: Denise

Nasci em Apucarana, Morei no Estado do Pará e atualmente moro em Uberlândia - MG Tenho ótimas lembranças da minha infância e início da adolência. Lembro da minha 1a. professora no Colégio Santos Dumont, da Igreja Central, das brincadeiras com amigos, frio do inverno... Com certeza irei retornar para matar as saudades da minha Cidade Natal. Um forte abraço para todos de Apucarana Norton
Por: Norton

a cidade é muita linda , é um bom lugar para passar as férias
Por: pedro paulo pereira

Ja fazem 25 anos que me mudei dessa maravilhosa cidade , em meu tempo conhecida como,a cidade mais alta do Parana. Nunca me esqueçi do bosque ,lago do Jaboti, o velho e famoso Pirapó, a Vila Reis ,o Lagoão. Ah Apuca quem ai viveu nunca mais te esqueceu!!!!!
Por: Claudemir

Ano passado eu fiquei 2 meses em Apucarana,fiquei no bairro do João Paulo com minha prima e primo, eles moram aí na cidade, eu sou do Rio de janeiro. Cheguei a ir no parque da Raposa, por sinal, muito bonito e ideal pra descansar, fui em um dia de semana, por isso estava vazio, não cheguei a ir num dia cheio. Como eu não morava na cidade,tinha tempo pra conhecer alguns bairros e de passear no centro. A cidade é acolhedora, as pessoas são super legais, Gostei da cidade e pretendo ainda esse ano voltar de novo.
Por: Rafael Azzurra

E meu sonho morar em apucara ja vi fotos da cidade amu d paixao espero um dia DEUS prepara de eu ir ate essa cidade um dia e quem sabe morar ai rsr, mas pra isso teria que ter um trabalhos serto. eu sou de sao jose dos pinhais abraço pra todos vcs dessa cidades maravilhosa e abençoada por DEUS
Por: Marcos Roberto

Conheci Apucarana através de dois de meus irmãos que mudaram por circunstancias para a cidade e Amei a cidade o clima ótimo, sou do Rio de Janeiro. Sonho um dia na possibilidade de morar nesta cidade também!
Por: vera cristina

Não conheço Apucarana. mas esta cidade ficou na minha memória pelo seguinte fato. Em 1979, durante um Congresso em São Paulo, fiquei hospedado na residência de um casal, que gentilmente nos ofereceu estadia durante cinco dias. Ficamos muito amigos e eles me contaram que eram de Apucarana. Na ocasião disse a eles que gostaria muito de conhecer o Paraná e com a hospitalidade deste casal fiquei imaginando não só as belezas da cidade, mas também o quanto o povo dali deve ser hospitaleiro. Sou de Morrinhos, Goiás e quero deixar um forte abraço a todos os paranaenses, especialmente os residentes em Apucarana.
Por: Ercílio Barros

Nossa nasci e me criei em Apucarana, sai dela com 30 anos, hj faz 8 anos que estou fora, mas tudo fim de ano passo com minha familia que moram no João Paulo, mãe, irmãoe e amigos estão por lá. Sou Apucaranense de coração. Estou no MT mas todas as vezes que tenho tempo visito minha CIDADE ALTA. Que DEUS ilumine sempre os Apucaranense, amém
Por: Duvinha

Sou apucaranense,nascido e criado até 16 anos,quando vim pra jundiai e moro até hoje,mais a melhor fase de minha vida foui qdº morava ai,tenho varios amigos por ai,niltom, zé indio,currila,cidinho,gildoe mts outros,tios no correia de freitas,tambem conheço esse carlos pinhati,meu apelido era dill.parabens apuka,por mais um ano em janeiro.
Por: wilsom

sou saojoanense de nascimento.e apucaranense de coraçao mooro em sao paulo, na grande guarulhos. ainda irei de retornar a morar na minha apucarana!
Por: Evaldo leandro moraes

apucarana é minha cidade natal que amo de paixao mil beijos apucarana saudades
Por: maria claudia de castro rocha

Como 'cigana' que fui morando em Campinas,Maresias,Sumaré,Arapongas...me pergunto o q tinha na cabeça,d deixar minha terra natal,familia,amigos,colegio...quanto tempo perdi!sabem o q descobri longe daq?Que APUCARANA é o meu lugar,a melhor cidade pra c viver,e fazem 6 anos q voltei e vim pra ficar esse sempre foi meu lugar.sou apaixonada por essa cidade.
Por: Aline

se tem cidade boa e gostosa essa cidade é apucarana fas vinte oito anos que não vou ai mas que saudades desta cidade maravilhosa
Por: Valdecir

sou de apucarana mais atualmente moro em sao paulo vim pra qui quando tinha 12 anos mais amo muito apucarana minha familia morra quase td la meu pai que amo de paixao e minha irma e meu sobrinho e minhas tias e primas e primos meu sonho e voltar a morrar la de ves mais td ano vou pra essa linda cidade beijos a tds que lembrar de mim me chamavam de creia morava na vila regina perto do colegio papinha
Por: rosicler

morei muitos anos nesta cidade maravilhosa hoje moro em Jundiai ja ha varios anos mais nao me esqueço nunca deste lugar lindo sinto saudades
Por: neiva da silva rocha

Apucarana é uma cidade maravilhosa para se viver pois, há um clima excelente, fica numa uma ótima localização, é a décima primeira em população do Paraná, há bonitos pontos turísticos.
Por: omerino Rocha Filho

morei nesta cidade maravilhosa por 10 anos conheço tudo ai e quando vi as fotos fiqui emocionada ne mis amo esta cidade de paixao ela e linda me arrependi muito em te voltado pra sp mas tenho em Deus de um dia voltar pra apucarana 1maravilha do mundo TE AMO APUCARANA bjs a todos ai
Por: rita de cassia a lima

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Apucarana
Fundação:
1943
Altitude:
820m
População:
105.114 habitantes
Área:
556,8km²
Densidade Demográfica:
188,78hab/km²
CEP:
86800-000

Envie seu comentário sobre Apucarana