Dias D'Ávila

Dias D'Ávila-BA

Bem-vindo a Dias D'Ávila!

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Dias D'Ávila, fotos, informações, os principais hotéis de Dias D'Ávila, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Dias D'Ávila

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Ao chegar a Bahia em 549, tome de Souza, trouxe em sua caravana o ilustre fidalgo português Garcia D´Ávila, que recebeu do rei D. João III uma grande Sesmaria, onde edificou um tradicional castelo que, até hoje é conhecido como Castelo da Torre. Após sua morte, a região passou ao domínio de seu filho Francisco Dias D´Ávila, que mais tarde teve seu nome dado ao município.
Por iniciativa de Francisco Dias D Ávila, um dos ocupantes do Castelo da Torre, foi criada a Primeira Feira da Bahia, que se chamou “Santo Antonio de Capuame”. O local da feira ficava a cinqüenta quilômetros da Capital do Estado, cujo ponto era considerado o Nordeste do País, passando por Juazeiro, Jacobina, Rio Real e Feira de Santana, chegando, todos, à feira Velha, atual Dias D´Ávila. Reunidos em Capuame, chegavam, todos pela Velha Estrada Real, outra ramificação conhecida como Estrada dos Boiadeiros, onde havia, em determinado ponto, a realização da Feira Velha.
Esta reunião tinha o nome de “Capuame” e se desenrolava próximo à Camaçari, onde mais tarde veio a chamar-se Feira Velha, tornando-se, em 1823, responsável pelo abastecimento das tropas e centro de arsenal para conserto de armas na Guerra da Independência da Bahia, durante todo o período em que a Estrada dos Boiadeiros esteve fechada pelo portugueses, servindo de Quartel General da Legião da Torre.
Mais tarde, por motivos econômicos, Feira Velha, antiga Feira de Capuame, foi transferida para Feira de Santana.
Foi através da Lei 2150 de 26.04.28 que a antiga Feira Velha de Capuame, passou a ser denominada Dias D´Ávila, após uma exposição de motivos, encaminhada à assembléia do Arquivo Público, pelo historiador Dr. Francisco Borges de Barros, no dia 04.06.23. este fato, foi uma homenagem ao seu fundador, um dos sete Francisco Dias D´Ávila.
Segundo o Sr. Pedro Calmom foram sete sucessores da chefia do Castelo da Torre, hoje ruína, situado em um dos distritos de Mata de São João.
Este convênio permaneceu vigente durante doze anos. Em 07.03.75, o Prefeito Humberto Hellery, e o engenheiro José de Freitas Mascarenhas, resolveram, sem nenhum respaldo político, estabelecer um novo acordo, ficando Camaçari a ter o controle total sobre a Estância e toda a arrecadação.
Foi negada, portanto, qualquer verba para a realização de obras em beneficio da comunidade. Um grupo de moradores, resolveu criar a Sociedade Amios de dias d´Ávila, com a finalidade de defender seus direitos e lutar pela sua emancipação.
A Assembléia Legislativa apresentou um Projeto de Lei nº 4936 de maio de 979, criando o Município de Dias D´Ávila e por mais cinco anos a comunidade lutou por este direito.
Posteriormente, foi realizado um plebiscito e o povo demonstrou a vontade de que Dias D´Ávila fosse emancipada, o que ocorreu em 25.02.85.
Com a descoberta das qualidades terapêuticas das águas do Rio Imbassai pelo Padre naturalista Camilo Torrend, Dias D´Ávila passou a ser considerada área de veraneio e localidade apropriada para o tratamento de doenças de pele devido à lama medicinal encontrada no rio. Como estância hidromineral, decorrente dos prodigiosos efeitos de sua água e do acesso mais fácil que a Fonte da Bica, do outro lado da Bahia de Todos os Santos, em Itaparica, a cidade transformou-se em Centro Turístico.
Inúmeras pessoas se dirigiam para Dias D´Ávila pelos efeitos curativos da sua água e pelas características climáticas de sua região.
Os moradores da própria capital, Salvador e cidades vizinhas em busca de conforto e tranqüilidade além de um lugar diferente para ir nos fins de semana, fizeram de Dias D´Ávila um grande ponto d/para lazer, motivando a ampliação da Vida inicial.
Surgiram, então, novas habitações e o centro comercial se desenvolveu e, não somente a Bahia mas pessoas de distantes regiões do país passaram a procurar a Estância em busca de sossego. Sua água passou a ser engarrafada e comercializada no mercado.
Ainda hoje, passar alguns dias em Dias d´Ávila é uma boa opção para quem quer fugir das agitações das grandes cidades.
Francisco Dias D´Ávila, com sua capacidade invejável de trabalho, ampliou o patrimônio da “Casa da Torre”, acumulando riquezas e tesouros transformando em fortaleza o Castelo que Garcia D´Ávila levantara.
Com a chegada do naturalista do distrito, novos horizontes se descortinaram para Dias d´Ávila. Foi ele quem descobriu as qualidades terapêuticas da água do Rio Imbassai, baseando-se nas crônicas de sua ordem, que desde 967, já iam em busca de repouso. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

25 de Fevereiro  

Gentílico:

diasdavilense

População:

66.373 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Dias D'avila é como coração de mãe, sempre a lugar pra mais um.

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Região Metropolitana de Salvador 

Limites:

Camaçari, Candeias, Simões Filho, Mata de São João, São Sebastião do Passé. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

54 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAS D'ÁVILA

E-mail:

Telefones: (71) 3625-7588 / 7585

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

www.diasdavila.ba.gov.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Dias D'Ávila

sim conheço essa cidade dias d´avila velha a nova não tive codiçao de conhece ,morei com a minha familha trappel cidade linda que um dia se deus quizer eu aida voltarei ai bjs a todos com saudades
Por: sonia mara trappel

morava ai mas por força da vida tive que sair,mas tenho muitas saudades esse lugar e lindo,mas sou suspeita,por isso desejo ver fotos mas detalhadas do lugar por ex:e feira,o colegio e estaçao,a pracinha a entrada da nova dias d"vila onde passa a linha do trem sao minhas lembranças tenho muitas saudades desse lugar,nao sei se irei voltar ai um dia,mas pretendo matar um pouco da saudade entrando nesse portal e resgatando um pouco de minha infançia um abraço.licia,conc da barra ,espirito santo
Por: licia de oliveira machado

Dias D Davila é como coração de mae, sempre a lugar pra mais um.
Por: NERIVALDO

Eu morei ai ja faz ums 3 anos e essa cidade é maravilhosa.
Por: claudio rodrigo

OI ! SOU MINEIRO DE BH , CASADO COM UMA GAROTA DE DIAS DAVILA,(BAHIANA ARRETADA VISE) DEPOIS DE 10 ANOS DE CASADO PRETENDO CONHECER DIAS DAVILA SE TUDO CORRER BEM ESTAREI AÍ PESSOAL! CONHECERESTA LINDA CIDADE. UM ABRAÇAO PARA TODOS BAHIANOS DE DIAS DAVILA ! FUIIII
Por: mauro lucio bertuani

é uma cidade muito bonita,alegre e feliz pois euuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu amoooooooooooooooooo diiiiiassss davilllllaaaaaaaaaaaa.
Por: deboramaria

morrei oito anos em dias davíla, adoro essa cidade tenho muitas saudades.eu , meu marido e meus filhos fomos muito felizes aí.
Por: nicinha frança

tou com muita saudades da minha terra tem 15 anos que eu nao vou emas esse ano pretendo ir ver meu la tou em sao paulo a cidade que nao para terra da garoa mas tou com muita saudades de dias davila um abraco pra todosss
Por: josilene sp

eu moro aqui desde de q eu nasci,apesar de ser uma cidade muito simples amo minha cidadizinha.eu tava procurando imagens daqui então achei esse site,ñ poderia deixar de comentar da minha cidade q tanto amo.
Por: gisele

Bom de se morar... Melhor de se viver! Apesar de tudo, ainda sinto orgulho em ser Diasdavilence!!!
Por: uilson

EU JA MOREI TAMBEM POR 8 ANOS POIS NAO TENHO NADA A DISER POIS E UMA CIDADE MARAVILHOSA E A DOIS ANOS A VISITEI PRETENDO VOLTAR COM A PERMISSAO DE DEUS E MINHA FAMILIA FIQUEM COM DEUS .
Por: jean sergio barbosa da silva

EU JA MOREI TAMBEM POR 8 ANOS POIS NAO TENHO NADA A DISER POIS E UMA CIDADE MARAVILHOSA E A DOIS ANOS A VISITEI PRETENDO VOLTAR COM A PERMISSAO DE DEUS E MINHA FAMILIA FIQUEM COM DEUS .
Por: jean sergio barbosa da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Dias D'Ávila

Envie seu comentário sobre Dias D'Ávila