Monsenhor Gil

Monsenhor Gil-PI
banner

Bem-vindo a Monsenhor Gil!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Monsenhor Gil, informações e fotos da maravilhosa Monsenhor Gil. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Monsenhor Gil, recomendadas por internautas.

Informações de Monsenhor Gil

Roteiros do Brasil

Região Pólo Teresina

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A criação do município Monsenhor Gil está diretamente ligado a figura do sacerdote Monsenhor Gil, filho da terra que foi mandado para estudar em Roma afim de se tornar um monsenhor. Aos 25 anos de idade ele retornou ordenado e passou a desenvolver seu papel na fazenda Lages, de propriedade do seu pai. Na posse de sua herança liderou uma campanha para arrecadar fundos afim de construir uma igreja para Menino Jesus. Na época a construção foi considerada um monumento de grande valor. Em seguida Monsenhor Hipólito doa todas as suas terras e demais heranças para a Igreja. 
Logo, logo instala-se na região inúmeras famílias. Quando isso ocorreu, o sacerdote foi a luta para conseguir a elevação do povoadoa categoria de vila, freguesia e paróquia. Somente tempo depois, em 1963 é que o povoado foi elevado a categoria de cidade com o nome atual. 
Os principais cursos dá água da cidade são os riachos Riachão do Natal, Caminho e riacho da Cruz. A vegetação predominante é o campo de cerrado.

Gentílico

 

Significado do Nome 

 

Aniversário da Cidade 

06 de Dezembro

População

10.337 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Monsenhor Gil é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 05º3351 sul e a uma longitude 42º3628 oeste, estando a uma altitude de 116 metros. Situa-se na microrregião de Teresina, mesorregião do Centro-Norte Piauiense. Sua população estimada em 2004 era de 10 696 habitantes. Possui uma área de 559,49 km². Foi criado em 1963.

Clima  


Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro-Norte Piauiense

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR 343 

Distâncias:

Da Capital:

65 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Casa Verde

Centro de Educação Ambiental de Monsenhor Gil. Espaço criado pela prefeitura para ensinar noções de cuidados com o meio-ambiente para as crianças e adolescentes da cidade. Além das aulas de educação ambiental, há uma sala de vídeo e um pequeno laboratório de informática, onde estes jovens podem ter os primeiros contatos com a tecnologia.

Memorial do Vaqueiro

Uma exposição com fotos destes verdadeiros caubóis do sertão do Piauí, tão importantes no desbravamento e início do desenvolvimento de diversas regiões do estado. No espaço ainda é possível visitar um viveiro com diversas espécies da flora nativa. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MONSENHOR GIL

E-mail:

Telefones: (86) 3258-1166

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (86) 3258-1535

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Monsenhor Gil

cidade perfeita!seus festejos no mes de dezembro sao maravilhosos...semana cultural no mesde julho,sem comentarios.amo monsenhor gil
Por: gilmara

Amo essa cidade afinal morei 15anos no municipio de Santa Rita. Atualmente moro en Goiania mais sempre que posso vou visitá-lo. Pra quem não me conhece sou filha do Antero Ricardo de Santa Rita.
Por: samaritana

monsenhor-gil uma cidade onde acontece varios eventos durante todos o ano por isso muito boa pra viver
Por: nazareno

é muito linda esta cidade, maravilhosaaa....tudo de bom!
Por: ramony

Sou do Sitio do Projeto interior próx. de Monsenhor Gil mas atualmente moro em Teresina. Adoro Monsenhor Gil de coração, amo as pessoas da minha cidade. "Alguns viajaram pelo mundo todo, mas nunca tiveram coragem ou habilidade para viajar para detro de si mesmos...."
Por: Laiane Gabrielle Rodrigues da Silva

sou de monsenhor gil adoro a cidade e amo o morro do cruzeiro e o riacho natal onde fica o balneário,as férias sao sempre perfeitas,nesse cantinho do paraiso perto de Teresina..
Por: juliana lima

essa cidade é tudo de bom. já visitou o morro do cruzeiro? já se venturou nos riachos de lá? já passou o carnaval em Mons. Gil? já conheceu a Semna cultural de Mons. Gil, que acontece durante as féria de julho? já participou do festjo, q ocorre em dezembro? não? pois você está perdendo muita coisa, tá? vá lá e aproveite tudas essas maravilhas e muto mais. o nosso pessoal é muito hospitaleiro tmbém. Rosa - filha de Monsenhor Gil.
Por: Rosa Maria

CONHEÇO MONSENHOR-GIL,DESDE DE QUANDO NASCI!POIS MORAVA EM:BURITIZINHO INTERIOR DE MONSENHOR-GIL,QUANDO CRIANÇA.MEUS PAIS MUDARAM PARA ESTA CIDADE ACOLHEDORA E CARISMÁTICA.A 15 ANOS!EU NUNCA MOREI EM MONSENHOR-GIL MAS JÁ PASSEI MUITOS DIAS POR LÁ E AMO ESTA CIDADE!SÓ LAMENTO NÃO TER EMPREGOS SUFICIENTE PARA QUE AS PESSOAS QUE AMAM ESTA CIDADE POSSAM VIVER DEFINITIVAMENTE NELA,SEM TER QUE SAIREM PARA TÃO LONGE!TEM RIACHOS,CHURRASCARIA E UMA LINDA BARRAGEM QUE QUARDAM MUITAS HISTÓRIAS INCLUSIVEL MINHA!BEIJOS PARA TODOS QUE LEREM MEU GIGANTE COMENTÉRIO!
Por: EUZANIR DE OLIVEIRA

se existir cidade menhor que mosenhor-gil eu aindavi. terra de gandes riquesas e de varia belesas terra de tanta variedade exuberantes o que mais emriquese meus olhos minha cidade de origem.....
Por: pedro nascimento sampaio da silva

parabens mons gil pelo desenvolvimento agora sim as pessoas desta cidade sao mais felizesssssss.
Por: antonio torres de araujo

parabens mons gil pelo desenvolvimento agora sim as pessoas desta cidade sao mais felizesssssss.
Por: antonio torres de araujo

O QUE MONSENHOR GIL TEM DE MELHOR,É A BELEZA DAS PESSOAS QUE LÁ RESIDEM,PESSOAS SIMPLES E ACOLHEDORAS.
Por: SOCORRO

visite o poço azul na localidade iracema.proximo a fazenda riacho doce.pare um pouco em cima da serra do cadoz e respire um ar puro...
Por: teofilo frazão

eu morrei em monsenhor gil com meus pais, hoje moro em Brasília, meus pais já faleseram, mais todos os meus irmãos moram em Monsenhor-Gil, eu fui pela última vez aí em 2001, ainda não tive o prazer de de ver as coisas novas da cidade, no tempo de menina lembro muito da feira quando eu ia com meus pais nos sábados, lembro da praça da igreja e quando tomava banho no riacho, hoje tem muita coisa nova por aí já me falaram,espero em breve fazer uma visita na minha cidade para matar a saudade que sinto da cidade e principalmente de meus irmãos, sou conhecida como Benzinha e meu irmão mais velho é João Belo ele é um grande vaqueiro. um grande abraço para todos de Monsenhor Gil.
Por: Benzinha

Que saudades de Monsenhor Gil, um lugar maravilhoso. Morava nessa cidade maravilhosa, atualmente moro no México. Saudade mil!!!!
Por: Dionara Pereira da Silva Sanjuan

monsenhor gil é minha casa fora de casa,amo essea cidade,sinto saudedes das festividades, das corridas de vaqueiro no dia 31 de dezembro.saudades de todos vcs.um abraço a todos os meus conterraneos.
Por: agenor alves de oliveira

ADORO ESSA CIDADE, MOREI POUCO TEMPO SOU DA BOLIVIA TODOS DEVEM SABER LUGAR MARAVILHOSO MEUS PAIS MORAVAM NO BAIRRO GRUTA DE AREIA EM FRENTE O BAR DO SEU CHICO MARCELO, INFELISMENTE MEUS PAIS JÁ FALECERAM MINHA MAE ANGELITA FALECEU FAZ UM ANO AGORA. MAS MESMO ASSIM AMO ESSE LUGAR QUE UM DIA VOLTAREI A MORAR. RESIDO EM SAO PAULO HÁ MAIS DE VINTE ANOS MAIS NUNCA ME ESQUEÇO DESSA CIDADE OS AMIGOS AS "AMIGAS" ENFIM TUDO DE DESSA CIDADE QUE ´E MARAVILHOSA. UM ABRAÇO Á TODOS VLW
Por: valteir pereira abreu

adoro essa cidade minha familia mora ai estou estou cursando turismo e estou fazendo um projeto sobre a via sacra sobre turismo religioso em monsenhor gil e ierei apresentar com muito prazer !
Por: fernanda oliveira fonseca

tenho saudades de monsenhor-gil, nasci e morei lá até os meus 14 anos,a útima veis q fui, (em 2008) gostei de tudo q ví,os festejos então a cada veis melhor, já estou sabendo q tudo mudou,a sidade estar mais bonita.atualmente moro em brasília para quem não me conhese sou filía do Deca e da maezinha,morava perto da banda de musicas .um grande beijo monsenhor-gil.em breve estarei aí com meu esposo e minha filía
Por: mariá marcelia ferreira de oliveira

monsenhor gil tudo de bom apesar de morar em brasilia amo demais minha cidade natal todo ano to de volta ao meu berço natural festejos cara bom demais não perco um se quer!!!...
Por: karlyane

Nossa essa cidade é minha terrinha querida!adoro demais, hoje moro em Tocantins,mais sempre vejo noticias maravilhosas da cidade q está creçendo cada vez mais.
Por: Samara lula

Nossa muitas saudades da minha terrinha querida!adoro demais,hoje moro em Tocantins,mais sempre vejo noticias da cidade q está creçendo cada vez mais.
Por: Samara lula

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Monsenhor Gil

Envie seu comentário sobre Monsenhor Gil