Miguel Alves

Miguel Alves-PI
banner

Bem-vindo a Miguel Alves!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Miguel Alves, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Miguel Alves. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Miguel Alves para programar a sua viagem.

A cidade de Miguel Alves, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1911. A localidade está em uma altitude de 50m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 28.161 habitantes. A área total de Miguel Alves é de 1.419,1km², e sua densidade demográfica é de 19,84hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Miguel Alves-PI é 64130-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Miguel Alves

Roteiros do Brasil

Região Pólo das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em conseqüência da maior seca do século XIX, por volta de 1875, vários migrantes nordestinos, principalmente cearenses, fugindo da seca, fixaram residência nas propriedades do Sr. Miguel Alves, tendo em vista a notícia que o lugar era muito fértil e agradável a diversos cultivares. Em lugar previamente determinado pelo proprietário, levantaram suas casas e passaram
a trabalhar na agricultura, aproveitando sempre as áreas ribeirinhas, as vazantes e os baixões. Antes da chegada dos migrantes o lugar possuía seis (06) habitantes e, em 1875, devido à migração, o numero de moradores cresceu bastante e o lugar passou a ser conhecido como Arraial do Seu Miguel. Entre 1880 e 1885 chegaram os senhores Ricardo Antonio Xavier e Lúcio Ferreira da Silva que passaram, além do fumo, cultivar também o algodão. Nessa época chegou Mariano de Sousa Mendes que além das citadas acima criava gado. A partir daí estabeleceram as primeiras lojas comerciais, fundaram as primeiras fazendas e, juntamente com Miguel Alves, levantaram as primeiras casas de telhas, erigiram a capela de São Miguel Arcanjo e construíram o primeiro cemitério. Proclamada a República, o lugarejo sobressaia-se pelo progresso e o crescimento em todos os aspectos.Sabe-se pelos primeiros habitantes da lugar, que chamavam de Porto da Lenha, isto porque, a navegação feita no Rio Parnaíba, tinha lugares para ancorarem vapores e lanchas, com a finalidade, de venderem mercadorias e comprarem abastecimentos, para longas viagens , rio à cima, rio abaixo, também pegavam lenhas para combustão das máquinas à vapor como chamavam.
No começo do século XIX, o cearense Miguel Alves, castigado pelas secas de sua terra, aqui chegou, construindo residência num morro perto do rio Parnaíba. A vista era muito bonita , por este motivo chamaram de Monte Alegre. Desenvolvendo o comércio e o cultivo da terra, produzindo arroz, milho, mandioca, algodão e fumo, o qual foi o principal produto da terra por vários anos. Seus descendentes permaneceram no povoado.
Em 1830, travaram-se renhidas lutas em diversas localidades do povoado; motivadas pelos revoltosos, chamados de Balaios.
A Lei Número 636, de 11 de julho de 1911, deu ao povoado ou vila o Nome de Miguel Alves. Deram o título de Distrito Judiciário, pertencente a comarca de União . Em 24 de maio de 1912, o Juiz de Direito da cidade de União, Dr. Luiz Nogueira, instalou o município de Miguel Alves.

Significado do Nome

Homenagem ao cearense Miguel Alves, que construiu residência no local.

Aniversário da Cidade

24 de Maio

Gentílico

miguel-alvense

População

32.292 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A economia baseia-se principalmente no setor primário, destacando-se as culturas de arroz, milho, feijão e mandioca.
A pecuária tem seu destaque na economia porém sua exploração é feita em regime extensivo com prioridade para animais de corte.
Destaca-se, também, o extrativismo vegetal com a exploração do coco - babaçu seguido pela cera de carnaúba. A indústria apresenta-se como atividade de grande importância econômica absorvendo grande quantidade de mão-de-obra através do setor de produção da cultura do arroz.
Destaca-se a Agro - Industrial Baquit S.A - AGROBASA com parboilização e fabricação de massas com mercado consumidor garantido em diversos estados do país.
O comércio compõe-se principalmente de pequenos negócios com aproximadamente 250 estabelecimentos, grande parte informal, com absorção de mão-de-obra familiar. Na área de Serviços o município é composto de aproximadamente 40(quarenta) estabelecimentos.

Clima 

Tropical semi-árido quente

Temperatura Média

35º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Margens do Rio Parnaíba

Limites

Ao Norte - Porto/PI e Estado do Maranhão
Ao Sul - União, Lagoa Alegre e cabeceiras
Ao leste - Nossa Senhora dos Remédios e Barras
Ao Oeste - Estado do Maranhão

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

103 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Balneário Boca do Furo

Localizado na margem direita do Rio Parnaíba, o balneário rústico conta com alguns bares (todos de pau a pique), todos servem diversos peixes (Bom Preço). Não possui banheiros cobertos e nem água encanada. Durante as ferias de julho a Prefeitrua de Miguel Alves realiza no local durante os domingos a apresentação de banas locais. Neste periodo o policiamento é reforçado e uma ambulância é disponibilizada para prestar atendimento de urgencia.

Belezas Naturais

O município é em geral plano, sem montanhas e tem morros de pequena altura. Seu principal curso dágua é o Rio Parnaíba, perene e próprio para navegação de embarcações de pequeno porte. Suas principais lagoas: Riachão, Salina, Almas, Curtumes, Caraíbas, Conceição e Porta. E os riachos de maior volume d`agua: Tamanduá, Arara, Ameixa, Riachão das Piranhas e Riachão de Fora.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Tambor de Crioula, iniciado entre amigos no ano de 1960, permanece até os dias de hoje. É composto por 13 membros, sendo 04 homens que cantam e tocam e 09 mulheres dancarinas. As cantigas são improvisadas no ritmo afro-baiano, sempre acompanhadas de tambores.

 Julho

- Semana Cultural promovido pela AESMA ( Associação dos Estudantes Secundaristas de Miguel Alves ). Com teatro, danças, oficina de arte e palestras.  

 Junho/Julho

- Festas Juninas, por ocosião dos festejos de São João e São Pedro. Bastante tradicional no município envolvendo tanto a população jovem quanto a adulta.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MIGUEL ALVES

E-mail:

Telefones: (86) 3244-1160

Sites: http://www.miguelalves.pi.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (86) 3244-1823 / 1745

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Miguel Alves

CONHEÇO MIGUEL ALVES E ADORO ESSA CIDADE MARAVILHOSA ADORO DE MONTÃO
Por: L

Olá Galera do Piauí, nascir aí e desde muito cedo vivo em Brasília, quando minha maê era viva eu fui algumas vezes. Que bom que voces estão crescendo e acompanhando a evolução dos tempos. Boa sorte e ótimos progressos. Filha da Terra.
Por: Ceissa

Conheço e acho maravilhosa. É uma cidade amável e inesquecível. Estou confuso: não sei se faço parte de M. Alves ou Ela faz parte de mim. Só sei que é assim.
Por: Amauri de Paiva Leal

E aí galera de Miguel Alves como é que anda os preparativos para a semana santa tá tudo em cima, então me aguarde que eu estou chegando....... Até lá....
Por: Nathânyel

Alguem conhece a Barragem do Lustosa? Pois é lá é point da Semana Santa.Nos vemos por lá!!!!!!!!!!!!!
Por: NATHANYEL

UMA CIDADE MUITO LINDA MARAVILHOSA PARA SE VIVER!TERRA DE GENTE BOA COMO EU Q NASCE EM MIGUEL ALVES!!!BJOS!!!!
Por: Antoniel mendes

Oi gente, sua filho de Miguel Alve, nasci no povoado do Centro do Designio e hoje vivo em Coelho Neto/MA há 14 anosm mais não esqueci de minha terra.
Por: Maurício Lima

moro lá no interior nalocalidade centro do designo um lugar bacana e sosegado.
Por: joao de deus

Nasci em Miguel Alves. Adoro minha terra. É uma cidade pacata. Quem não conhece apareça por ocasião dos festejo de São Miguel(setembro) ou São Pedro (Junho). Vai adorar. A cidade fica animadíssima e aproveite para tomar um refrescante banho as margens do Rio Parnaiba, no periodo seco, formam-se uma "coroas" lindíssimas . Visite. Eu indico, não moro mais em minha terra por motivos profissionais, mas visito sempre.
Por: MARIA NERY

qm bebe da água de lá,nunk squec............amo miguel alves de coração
Por: cintya

olha Miguel Alves é uma cidade acolhedora quem a visita a primeira vez, sempre volta. Digo isso porque morei muitos anos aí, infancia e adolecencia foram passados nesse amor de cidade, ainda lembro cada ponto, apesar de já ter mudado algumas coisas. MAS TENHO BOAS LEMBRANÇAS.
Por: conceicao prado rabelo

OK! a cidade de Miguel Alves´é uma cidade simples, onde vive pessoas humildes, pessoas que ainda preservam a política de forma do antigo coronelismo, eleitores que tomam partidos e se colocam como forma "estou com ele e o outro é meu inimigo político", mais ou menos assim, de qualquer forma ainda preserva a moda antiga, mas penso eu que vai mudar com essa juventude. A! sim! a cidade tem muitas práias naturais nas bordas do rio Parnaíba, uma bõa galinha caipira, festejo do padroeiro da cidade e principalmente uma festa em janeiro coordenada pelo senhor JUNIOR TORRES. não vou perder neste janeiro de 2010. abraço Elpidio Rodrigues Porto Velho/Rondônia Brasil.
Por: ELPIDIO RODRIGUES CALDAS NETO

Que bela cidade povo acolhedo tenho saudades daminha querida miguel alves de PALMAS TO.
Por: ivonete g.abade

Eu queria dizer que é uma cidade onde nasce, vivi minha primeira infância , lembro dela com olhos de criança é LINDA , porém já tem mas de 23 anos que não a vejo.que saudade.
Por: Antonia

Olá,meus amigos admiro muito Miguel Alves,por ser uma cidade pacata,e boa para se morar. Terra de gente bonita! Um abraço á todos os artistas do mundo inteiro que admiram a nossa terra querida. Um abraço deste poeta sonhador e batalhador. Autor; Richarle tuira
Por: Richarle tuira

ja visitei Miguel Alves éh um lugar maravilhosO gosteei muiito e pretendo sempree visita-la amo essa cidadee!!!
Por: betania

fui nacido e criado em miguel alves pra min e melhor lugar para se diverte eu amo esse lugar aqui vai um abraco etoda a minha familia
Por: alcides /dindin filho sezorte

eu ja fui passa minhas ferias em miguel alves em miguel alves adorei
Por: maria benilde da silva

sou miguelauvense com muito orgulho,já morei em várias cidades,grandes centros,hoje resido em fortalesa ce,mas miguel alves ta no meu coração e um dia voltarei para minha origem...
Por: toinho oliveira

miguel alves, minha cidade, onde lar nasci, cresci, descobrir a felicidade, e o motivo de viver, sinto muita saudades, onde deixei minha familia meus amigos para ir em busca de realizações, sempre volto pra aprecia-la, mas os sonho agente não se planta, por isso temos que busca encontra onde ele estiverem adoro miguel alves!!!!!!!!!!!!!
Por: maria do carmo

nasci na localidadebarro vermelho e ha miutos anos não ando na minha querida miguel alves no entanto continuo amando-a muito em breve estaarei por ai para tomar um banho nas agues do riachão.
Por: RADINHA

Olá deixo meu carisma pela minha pequena cidade,onde desenvolvi a minha adolecência e os meus estudos, apesar de estar sobrevivendo em outro estado, mas fica o meu abraço a todos os miguealvenses.
Por: antonio jose

sou filha de Miguel Alves! amo essa cidade de montão! hoje moro no Rio Grande do Sul! mais o meu coração é dai ! meus pais moram ai ! e visito sempre que posso!
Por: d

ja morei nessa cidade maravilhosa que eu amo muito alem de tudo e uma cidade muito paata
Por: flavia do nascimento macedofl

eu sou de miguel alves,adoro esta cidade,orio parnaiba e um dos pontos legal e outos.
Por: domingo sp

cidade linda e maravilhosa q amuu sou filho de miguel alves tenho muito orgulho disso te amuuu miguel alves....
Por: francisco das chagas

miguel alves é uma das melhores cidade pi . Falo porquê conhesso sou matural de dessa bela cidade que tem varios pontos turistico ainda nao esplorado , QUEM NAO CONHESSE PROCURE CONHESSER!!!!!!!!!!!!!!1
Por: miguel tavares

sou de miguel alves mes pais morao ai gosto muito da ai adoro as ferias quando vou pra ai gosto das festas ai o que acho mais bonito ai e o cristo e a ingreja.
Por: antonio jose s.rodrigues

ALOAMIGOS DE MIGUEL ALVEIS ESTIVE NESTA CIDADE EM 98 E ADOREI ESTA CIDADE CONHESI MUITA GENTE INTERESANTE TERMINO MANDADO UABRASSO PARA OS AMIGOS DA RADIO PONTUAL FM MARCO ANTONIO DO RIO DE JANEIRO
Por: marco antonio soareis da conceicao

Essa cidade me traz as melhores recordações de minha vida, nasci em M. Alves e vivi toda a minha infância e adolescência. Tenho muitas saudades de M. Alves e de seu maravilhoso povo. Moro em Brasília desde 1975, mas desde 2008 tenho visitado essa maravilhosa cidade durante os festenhos de nosso Glorioso São Miguel Arcanjo. Espero ter condições de sempre passar alguns dias de setembro por aí, para matar um pouco da saudade que tenho.
Por: EVILÁZIO VIANA SANTOS

sou miguelalvense, mas ja faz mais de 39 anosque deixei a cidade vindo morar em teresina. minha mae era filha da cidade, mas o meu pai (antonino vieira de almeissa-mestre antonino) era filho de teresina, indo morar ainda jovem na cidade, levado que foi pelo padre luis brasileiro, para iniciar a constraução da igreja de sao miguel arcanjo, ficando na cidade onde casou-se com minha mae da onde nasceram 11 filhos. meu pai trabalhou 33 anos na prefeitura onde ajudou a construir diversas obras bastante conhecidas como: igreja praça jose rego, mercado municipal, escolas, calçamentos .
Por: assis almeida

miguel alves e um lugar maravilhoso eu amo miguel alves.
Por: micyane

conheço foi onde fiz grandes amigas e amigos, uma bela cidade espero volta em breve para revelas. faz 19 anos que não vou nesta bela cidade. ponto marcante é a igreja com seus velos bancos de cimento não sei se ainda tem aqueles assentos. lembro-me muito bem do bar BOM-QUE-DÓI, (o que a dona nos falava que foi tão bom que doeu demais, vc sabe) ater outro dia.
Por: jpse ovidio

morei muito tempo em miguel alves uma cidade maravilhosa tenho muitas saudades.
Por: nylvania frota

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Miguel Alves
Fundação:
1911
Altitude:
50m
População:
28.161 habitantes
Área:
1.419,1km²
Densidade Demográfica:
19,84hab/km²
CEP:
64130-000

Envie seu comentário sobre Miguel Alves