Jerumenha

Jerumenha-PI
banner

Bem-vindo a Jerumenha!

banner

Comece planejando a sua viagem para Jerumenha utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Jerumenha e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Jerumenha.

A cidade de Jerumenha, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1890. A localidade está em uma altitude de 145m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.678 habitantes. A área total de Jerumenha é de 1.694,0km², e sua densidade demográfica é de 2,76hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Jerumenha-PI é 64830-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Jerumenha

Roteiros do Brasil

Região Pólo Histórico Cultural

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

História da criação de Jerumenha data da época em que os índios viviam pacificamente por todo o Piauí. Em 1676, o governo de Pernambuco concedeu ao português Francisco Dias D´Ávila uma extensa faixa de terra denominada de sesmaria, onde hoje é o município, para que ele instalasse ali uma fazenda de gado. Da Bahia, o português trouxe um enorme contingente de índios domesticados destinados a defenderem a fazenda dos silvícolas piauienses. 
Com isso, o povoado começou a crescer chegando a ser importante no estado. Através da Carta Régia, de junho de 1761, o povoado que chamava-se Arraial da Gárcia D´Ávila, foi elevado a categoria de vila com o nome de Jerumenha. Por fim, em 1890, por decreto estadual, foi elevada a condição de cidade. Os principais cursos dÁgua do município são o rio Gurguéia, riachos do Côco, da Porta, do Surdo, Esfolado e outros. A vegetação predominante é o campo de cerrado, cerradão e caatinga.

Significado do Nome

Em homenagem a terra natal de Francisco DÁvila.

Aniversário da Cidade


Gentílico

jerumenhense

População

4.383 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade tranquila e hospitaleira. Ideal para quem procura sossego. Conheça Jerumenha.

Clima 

Tropical semiárido quente, com duração do período seco de seis meses

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudoeste Piauiense

Limites

Norte: Estado do Maranhão/Guadalupe, Sul: Canavieira, Leste: Floriano/Itaueira, Oeste: Marcos Parente/Landri Sales/Guadalupe

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

235 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JERUMENHA

E-mail:

Telefones:

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

2º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL:

E-mail:

Telefones: (89) 3550-1173

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Jerumenha

oque existe de melhor em jerumrnha é o calor humano um povo pacato, acolhedor, um lugar pra quem busca sossego, descanço. em meiados de julho a setembro temos o melhor fruto O CAJÚ doce com beijo, saboroso como desejo autentico como ele só, não se iguala a nenhum outro pois é o melhor, onde extrai-se o doce, a cajuina e muito mais basta imaginar deixe-se levar por seu sabor sem igual. conheço pois fui criada nesta pacata cidade.
Por: graças

essa cidade nao tem outra igual nao ela e show vc ki nao foi la vc nao sabe o k vc ta perdendo . e a cidadae d diverçao tabem e bom para vc esfria acabeça ..
Por: gildean

conheço muito bem jerumenha, morei lá 12 anos minha familha quase toda mora lá lá é uma cidade muito legal tranquila e divertida pois tem o jokas clube a toca que é muito legal eu já fui no jokas clube olha jerumenha é uma cidade muito legal !bjs a todos de jeru incluse meus amigo e parente e +! bj galera saudades! CANTORA LYA RODRIGUES XAMBIOÁ - TOCANTINS.
Por: thalya rodrigues da silva barbosa

povo ordeiro ,acolhedor,alegre e de uma simplisida extraordinaria,clima quente p/recomendar o lado bom da VIDA
Por: Zenilton Alves de Castro

sou de jerumenha mais não convivo atulmente mais sinto saudades da minha terra como da familia .
Por: josirene de santana soua

Jerumenha é um dos municipios mais antigos do sul piauiense, com cerca de 8 mil habitantes faz aniversário em 5 de fevereiro e já tem 120 anos de emancipação politica. Seus pontos turisticos são a igreja católica, o morro do pinga, a praça central e a igreja evangelica Batista. É comemorado os festejos no mês de junho com varias atrações e atrai pessoas de todo canto do nordeste, cerca de 10 mil por ano, no mês de junho.
Por: Franciel Limour

Passei parte de minha infancia nasta pequena e bela cidade: pessoas que lembro: meus avos Firmino e Anicota, meus tio, minha prof. D. Eldina. seu marido Dr. joão . o juiz. a pençao de dona Otilia, a familia borges, tia Noeme e suas linda filhas, Dioclecio Rib.as 3quinas, onde morava Dr. j.martins Chico muruim e umasirnãs (birutas), Sadoc, casado com minha tia Altair Barradas, casado com minha tia Anamelia Gentinha , Feliciano Fonseca, Raimundo cavalo veio< o maio gritador dor de leilão de todos os tampos, Tenho o praser de diser que juntamente com meu tio Zevelim reformei toda a rede eletrica da cidade e com Garces montei o motor q. gerava luz para a cidade. ERA FELIZ E NAO SABIA...nos eramos tres irnãos, unidos coesos brigoes , que nunca dispensou uma boa briga etambem nunca levamos disaforo para casa. CARLOS , OCTAVIO E ZEFIRMINO, ESTE JA ESTA NO OUTRO PLANO.voltei a Jeromenha algmas vezes como estes fatos são de mais de sessenta anos, nunca esqueci dest terra boa onde passei grande parte de minha infancia. Ate logo JERUMENHA DE SANTO ANTONIO AINDA PRETENDO TE VIZITAR, COM TODO AMAR DE UM FILHO ADOTIVO, ainda pretendo te vizitar. cotinuo te amando CARLOS PIRES FERREIRA... 08/09/10 BACABAL. MA. (99) 36211398
Por: CARLOS PIRES FERREIRA

cidade maravilhosa,onde foi realizado meu enlace matrimonial.Quardo boas recordaçoes deste lugar maravilhoso!
Por: jesuylla

Jerumenha-Pi é o berço de muitas figuras ilustres, onde podemos destacar : Des. José Manoel de Freitas, governador dos Estados do Maranhão, Amazonas, Pernambuco. Foi Juiz de Direito em diversas comarcas do seu estado natal. Pai de Amélia de Bevilaquia, intelectual, também nascida nesta cidade, tendo sido esposa de Clóvis Bevilaquia, autor do primeiro Código Civil datado de 1916. Jerumenha também foi o berço do Dr. Manoel Affonso Ferreira, um dos fundadores do tradicional Instituto Penido Burnier, tradiocional centro oftamológico situado em Campinas, Estado de São Paulo. È conhecida como a terra das dezoito fontes, por ter em suas cercanias 18(dezoito) riachos. É uma das seis primeirzs vilas do Piauí, tendo sido criada por Miguel de Abreu Sepúlveda, por ordens do primeiro governador do estado do periodo imperial, João Pereira Caldas, cujo nome histórico originou-se de Juromenha, Portugal, terra natal do então governador.
Por: Pedro Alcântara Carvalho dos Anjos

Eu sou natural de jerumenha,Mas moro em São Paulo a 13 anos e faz 15 anos que não vou ao Piauí. Percebo que muitas coisas mudaram os festejo daí é bom d+; minha família mora em barra do lance e tenho uma irmã que mora aí
Por: verbenia Alves da Silva

A essa cidade e maravilhosa eu moro aqui me gosto p caralho varias pessoa simpaticas animadas
Por: wesley brito

O MEU NOME. E ALCIRENI SOU FILHO DA CIDADE E NORO EM BRASILIA A MAIS 13 ANOS MAIS NUNCA PASSEI UM ANO SEI E AI UMA DAS COISAS BOA DA CIDADI A TRAQUILIDADE O FESTEGO DE JUNHO EU NAO POSSO PERDE PORQ E MUITO BOM QUANDO EU VOU A EU VOLTO P/BRASILIA PRONTO P/EMCARA MAIS UMANO
Por: alcireni vieira dos santos

adoro minha cidade, gostaria de voltar a morar lá prteo de minha mãe, mais sem oportunidade de emprego, não dá, vizite nosso festejo é maravilhoso o melhor da região
Por: beleza

minha cidade natal adoooooro! aguardo c saudade o momento de visitar minha cidede e familia ate maiiisss
Por: terezinha nery

naci em jerumenha gosto muito dessa cidade fico feliz em se um piauense`
Por: otavio alveas ferreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jerumenha
Fundação:
1890
Altitude:
145m
População:
4.678 habitantes
Área:
1.694,0km²
Densidade Demográfica:
2,76hab/km²
CEP:
64830-000

Envie seu comentário sobre Jerumenha