Guaribas

Guaribas-PI
banner

Bem-vindo a Guaribas!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Guaribas e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Guaribas.

A cidade de Guaribas, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 520m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 4.677 habitantes. A área total de Guaribas é de 3.741,5km², e sua densidade demográfica é de 1,25hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Guaribas-PI é 64798-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Guaribas

Roteiros do Brasil

Região  

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O primeiro proprietário da fazenda onde hoje é a cidade de Guaribas chamava-se Valentim José Alves. Valentim tinha um filho chamado Félix que criava um macaco e andava sempre com o animal nas costas. Na época passavam muitos vendedores a cavalo pelo povoado, perguntavam o nome da localidade e ninguém sabia responder, pois não haviam pensado um nome para o lugar. E a partir de então, os próprios viajantes deram ao Félix o apelido de Félix Guariba.
Mais tarde o Sr. Félix vendeu a fazenda para os irmãos Antônio Correia do Nascimento, que em homenagem ao seu antigo dono, batizaram a localidade com o nome de Guaribas. Guaribas pertenceu primeiramente a São Raimundo Nonato, em seguida a Caracol, criado através da Lei nº 4.680, de 26 de janeiro de 1994, desmembrando-se do município de Caracol.
A situação de acesso à cidade na época em que foi instalado o município, era bastante precária. De Caracol a Guaribas com aproximadamente 50 km de estrada em leito natural, que em condições melhores era percorrida em aproximadamente três horas. No período chuvoso o acesso a cidade ficava intransitável, em função das poças d’água que se acumulavam ao longo do percurso e dos deslizamentos nos pontos mais altos da Serra das Guaribas, mais precisamente no trecho denominado Careta.
O isolamento e ausência dos benefícios públicos, como bem, a infra-estrutura, educação, saúde, água e energia que na época eram ineficientes, fez com que Guaribas apresentasse o mais baixo IDH do país.
Guaribas é uma cidade com uma base econômica totalmente rural. É da roça que as famílias tiram o sustento. Mesmo as pessoas que exercem outra atividade, complementam sua renda com a atividade do campo.
As condições de vida de sua população eram bastante complicadas, por estar distanciado dos municípios mais desenvolvidos, o custo de vida tornava-se mais alto, devido ao péssimo acesso que possuía e a escassezes dos benefícios públicos. Só depois da chegada dos benefícios dos Governos Federal/Estadual e Municipal (mais evidenciado na Gestão de 2005 a 2008) é que mudou a historia de Guaribas, com vários investimentos de infra-estrutura, educação, saúde e assistência social.
Hoje, o município tem um fantástico sistema de abastecimento de água e cristalina e ainda atendendo outras comunidades rurais. Melhorou administração, a educação, a saúde o atendimento aos menos assistidos, aumentou a renda familiar, cresceu a frota de veículos automotores no município, a Prefeitura Municipal tornou-se a principal fonte de emprego no Município, no Município existe hoje um sistema bancário, Correios com Banco Postal e Caixa Econômica Federal “Caixa Aqui”.
Por último, veio a melhoria da urbanização, construções da Sede da Prefeitura, praças, colégios, pavimentação de ruas e iluminação pública e melhoria das estradas, etc.

Significado do Nome

Várias versões tentam explicar a origem do nome de Guaribas: na região existia o macaco da espécie guariba, o antigo dono da região chamava-se Félix Guariba. Investigando mais profundamente o sentido do nome que esta cidade recebeu, descobriu-se uma terceira versão, que acredita-se ser significativa, por está relacionada às duas anteriores e pela referência da fonte.

Aniversário da Cidade

24 de Janeiro

Gentílico


População

4.041 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade que encanta à primeira vista!

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sudoeste Piauiense

Limites

Caracol, Santa Luz e Pilão Arcado-BA

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

 

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Parque Nacional Serra das Confusões
   
Serra das Guaribas/Caracol
   
Serra das Guaribas

Mãe Dágua

Olho Dágua Boa Vista

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARIBAS

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.guaribas.pi.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (89) 3589-1127

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORREIOS: (89) 3592-0022

CONSELHO TUTELAR:
(89) 3592-0002        

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Guaribas

Daércio ,como estar o campionato municipal de futbol de nossa cidade de guaribas.Eu espero q nesse ano de dois mil e dez .estou indo ai para jogar no campionato municipal :
Por: Ademilton

guaribas ta chik demais em pouco tempo virou cidade turistica
Por: jurandi

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Guaribas
Fundação:
1997
Altitude:
520m
População:
4.677 habitantes
Área:
3.741,5km²
Densidade Demográfica:
1,25hab/km²
CEP:
64798-000

Envie seu comentário sobre Guaribas