Curaçá

Curaçá-BA

Bem-vindo a Curaçá!

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Curaçá e muitas outras opções de hospedagem na cidade Curaçá. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Curaçá.

A cidade de Curaçá, localizada no estado de Bahia (BA), foi fundada no ano de 1832. A localidade está em uma altitude de 330m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 25.455 habitantes. A área total de Curaçá é de 6.476,0km², e sua densidade demográfica é de 3,93hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Curaçá-BA é 48930-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Curaçá

 

Roteiro do Brasil

Região Lagos do São Francisco

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A primeira notícia sobre o território, onde hoje se localiza Curaçá, é de 1562, por ocasião da missão de catequese do padre jesuíta Luís da Grã. A bandeira de Belchior Dias também contribuiu para o desbravamento das terras, sendo a responsável pela formação da povoação de Pambu. Em 1809, o capitão-mor João Florêncio dos Santos doou o sítio Bom Jesus da Boa Morte a seu filho Florêncio Francisco dos Santos. Nesta mesma época, o padre José Antônio de Carvalho ali se estabeleceu, edificando a igreja do Bom Jesus da Boa Morte, formando em torno dela o povoado.
O município foi criado em 1832, com território desmembrado do então município de Urubu (atual Paratinga), com o nome de Pambu. Em 1853, a sede municipal de Pambu foi transferida para o arraial de Capim Grosso, onde permanece.  

Significado do Nome 

Em 1890, sua denominação foi mudada para Curaçá, cujo significado é uma corruptela da palavra portuguesa cruz, tal como a usavam os índios catecúmenos. 

Aniversário da Cidade

 

Gentílico:

curaçaense

População:

32.165 habitantes   

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As pessoas são hospitaleiras, a cidade é muito calma, ideal pra quem quer relaxar com tanquilidade e segurança.

Clima:

Quente e seco  

Temperatura Média:

29º C   

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Vale São-Franciscano da Bahia  

Limites:

Poço de Fora, Barro Vermelho, Riacho Seco, parte do território do distrito sede (Curaçá) e com o município de Chorrochó. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

467 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

São Benedito

Estátua em homenagem a São Benedito, na Praça do mesmo nome. Essa praça é o primeiro ponto de parada dos Marujos que desembarcaram no rio São Francisco. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa dos Vaqueiros - Há mais de 50 anos foi criada a Festa dos Vaqueiros e a cada dia que passa ela vem se tornando mais conhecida e participativa por turistas e vaqueiros das regiões circunvizinhas.
Justa homenagem ao intrépido homem do campo, que como ninguém, sabe desafiar as intempéries da seca malvada e os perigos da caatinga quando em perseguição à rês arredia. Com coragem e audácia enfrenta a fúria do touro bravo e numa luta de gigantes consegue dominá-lo e conduzir ao curral.
Durante muitos anos foi esquecida e ignorada, sem reconhecimento ao seu devido valor e a importância que representa na economia e cultura, assegurando, sobretudo a permanência do homem da zona rural nos sítios e fazendas.

- Marujada - (Festa dos Marujos) - O maior símbolo de identidade dos escravos e dos negros, nas áreas do nordeste cuja ocupação se deu através da pecuária extensiva foi e é um santo. Um santo negro, São Benedito. Este Santo foi assumido como sendo milagroso e grande protetor de suas causas.
Em Curaçá a sua importância cresceu tanto que suplantou os santos brancos, de tal maneira que é mais devotado que o padroeiro da cidade, Bom Jesus da Boa Morte. Devido à devoção a São Benedito, no final do século XX começou a dividir com Bom Jesus da Boa Morte o título de padroeiro de Curaçá.
No dia 30 de dezembro começam as festas em homenagem a São Benedito. Uma bandeira, estampada com a imagem do santo, é retirada da residência de uma família de descendentes de escravos – casa de Mãe Sérgia -, e é conduzida por uma multidão de fiéis, que portando velas acesas, sai pelas ruas da cidade, sem ordem de fila, até a Igreja Matriz, onde finalmente é erguida na ponta de um mastro, em meio a cânticos de louvores, gritos e pipocar de fogos de artifício.
No dia seguinte, 31 de dezembro, os festejos continuam com a Marujada.
Esta manifestação surgiu a partir da iniciativa de escravos, que pediram aos seus senhores que lhes concedessem o direito de comemorar o dia do seu protetor.
Ainda bem cedo, os Marujos se reúnem na margem do Rio São Francisco, num local um pouco acima da cidade, e em procissão, descem pelo rio em vários barcos, entoando cânticos, acompanhados por violões, pandeiros e zabumbas.
Após o desembarque, se dirigem à frente da Igreja Matriz, e juntos à bandeira, saúdam São Benedito.
Após passagem pelo cruzeiro, se dirigem à casa da Rainha, que a essa altura, já está acompanhada do Rei e da Guarda de Honra, formada por meninos que exibem as armas, e os conduzem até a Igreja, onde participam todos de missa solene. Terminada a missa, Rei e Rainha seguem à frente dos congos. Nesta caminhada, visitam algumas casas, onde fazem reverências a seus moradores, que lhes oferecem comida e bebida.
Completado o roteiro de visitas, os marujos conduzem os reais até a casa da Rainha, que lhes oferece farto almoço. A comemoração continua por todo o resto do dia. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURAÇÁ

E-mail:

Telefones: (75) 3224-1321

Sites: http://www.curaca.ba.io.org.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário São Domingos  

Av. Santiago Campostela
Salvador-BA
Telefone: (71) 3431-7355

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (74) 3531-1119

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Curaçá
Fundação:
1832
Altitude:
330m
População:
25.455 habitantes
Área:
6.476,0km²
Densidade Demográfica:
3,93hab/km²
CEP:
48930-000

ja tem 3 anos que eu estive ai em curaça e costei muito da cidade tenho uma irmã que mora ai e so de olhar as fotos me deu muita saudade
Por: maria aparecida s.l

sou neto de Maria candida, e primo de Nêgo de Mariinha. Visitei a cidade e quero morar na região. pois adoro CURAÇÁ . Sou primo da familia BAHIA. ATENCIOSAMENTE
Por: Amilton C. de Oliveira

parabens para a nova praça de curaça localizada no alto da loira.. a cidade esta de parabens!!!!
Por: rita de cassia granja bezerra leal

saudaessssssssssssssssssde ti curaça muitas saudades
Por: rinaldo

Eh uma cidade bonita que eu tenho vontade de vsitar,por encrivel que pareça tenho parentes la
Por: mateus ramos

nasci em curaça vivo em sao paulo a 27 anos amo meu curaça esteve ai 2007 beijos para todos
Por: mirandete varjão

amo minha cidade natal vivo em sao paulo a 27 anos
Por: mirandete varjão

É UMA CIDADE MUITO BONITA, PENA QUE ELA É POUCA DIVULGADA.
Por: rosani socorro dos santos

ñ conheço + gostaria muito d conhecer tenho primos que moram ai, em CURAÇÁ + eu moro em outro estado e gostaria muito de um dia conhecer OBRIGADA:ROSANI
Por: ROSANI SOCORRO DOS SANTOS

minha cidade é muita linda, .e as tradiçoês são impecavéis, a feta dos vaqueiros ea marrunjada.. venha conhece a minha cidade..vc não vai se arrender.
Por: denyze araujo

É acidade em si é um brinco . mas ficaria mas enteressante.se colocasse mas algumas fotos. pra gente poder conhecer-la melhor...
Por: manoel messias

adoro curaçá uma cidade maravilhosa,nasci lá e sei que não só nas festas dos vaqueiros mas curaçá é tudo de bommmmm adoro minha cidade linda pena que não moro mais lá mas todas as festas estou comparecendo orgulhosamente,bjus saudades!
Por: gessyane

É verdade que o micareta de Curaçá chama-se Cufolia? Pois bem, este ano estarei aí brincando na tal folia, aguarde-me
Por: amaury

Curaçá, minúsculo concelho abençoado por Deus e batizado pelo rio São Francisco com suas águas cristalinas. Beijão em todos vocês curaçaenses.
Por: amaury czar

cidade linda de viver que coisa mais inpressionamte
Por: david beckham

CURAÇA VIVI POR 1ANO ABAIXO DE CURAÇA UM LUGAR CHAMADO BARRA DO BREJO MUITO BOM MUITO LEITE DE CABRA CARNE E OUTRAS COISAS MAIS
Por: waldemarbarissantos

e muito dificio discrever curaca.em 93 montei uma torre da tv norte ;e nuncamais esqueci ,dessa cidade linda abraco a todos
Por: lucas pacheco

Todos nós, filhos dessa terra maravilhosa, somos suspeitos de falar. Quero dizer que Curaçá tem diversas riquezas, dentre elas destaca -se: A Ilha da Coroa! uma exuberância de lugar, quem já foi gostou e quem não conheceu, já está na hora, pois vc vai se apaixonar! xero e parabéns a todos do portal!
Por: Rogério Sampaio

Sou filha de um baiano porreta.. o Valdino casado com Heliete Torres o casal que cuida da Igreja de Curaça.Um ótimo lugar principalmente para descansar.....nas festas de São João é o bicho!!! é forró pra td lado, festa dos vaqueiros etc....a ilha em Pernambuco.....enfim é ótimo um povo hospitaleiro, Ah!!! tem tbm o Bar do Victor (Filho do João Bosco) vc se diverti muito, tem telão e gente bonita, a comida nem se fala...ótimo lugar p curtir,só não lembro o nome do bar mas é D+ Estive aí no começo de janeiro, a pousada recanto Campestre tbm é show.....sem mais, mas com gostinho de quero mais espero voltar em breve....Abraços...Saudades!
Por: Célia

Curaçá cidade centenária, onde a partir do Século XVI existem seus registros históricos...também podemos encontrar lindas ilhas, e a Gruta de Patamuté local sagrado para orações e visitação...
Por: Larianne Rocha

lugar das melhores lembranças dos melhores amigos,de gostos e sabores unicos.
Por: vilian de almeida telles

curaça cidade linda ,maravilhosa e encantadora sou apaixonada por ela
Por: danusia

Curaçá terra querida, queria tanto está contribuindo com seu desnvolvimento mas por falta de apio estive de sai da minha inlustre cidade mas tenho muita vontade de voltar pra ajudar a minha cidade crescer um abraço a todos os curaçaense.
Por: Almir da Silva Lopes

eu amo a cidade de curaça , pois e minha raiz. essa cidade tem uma belicima ilha que eu adoraria esta no em thodo momento da minha vida, e pena que estou distante .mais parabes a todos curaence. ass ,roger nascimento.
Por: rogerio nascimento dos santos

Gostei muito de visitar Curaça, cidade linda, cultural e hospitaleira...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

Tive a oportunidade de conhecer,espero que nada possa fazer aquela cidade perde suas origens povo bom e hospitaleiro,culturas lindas que merecem respeito e valorizaçÃo
Por: Claudio

curaça, terra de gente boa grandes talentos a serem revelados.
Por: adaciaa

muito lindo curaçá venha conhecer essa cidade maravilhosa com um por do sol uqe ñ existe palavras para descreve-lo
Por: CHIQUINHA

conheci curaçá no final na decada de 80 p inicio de 90 e fiquei encantada,conheci pessoas maravilhosas.Pois estudei em juazeiro com Estela, filha de d.toinha e de sr. dofinho que tinha uma loja na cidade para vender tecidos etc. conheci a festa dos vaqueiros e sempre que passa na tv no dia 2 de julho tenho saudades. Curaçá é tudo de bom.
Por: Deija Regina Mendes alves

Curaça e tudo de bom,conheço curto e adoro curaça tenho minhas raizes ai na terrinha. Nestor mauá S.P
Por: nestor lopes

morro em curaca adoro essa cidade ela e otima mas alguns filhos da terra dispensam sua beleza
Por: débora natália alves de carvalho

curaça que linda terra de sé viver moro ake mais de deiz ano e esses deiz ano só de munta paz amor alegrias e muntas conquistas em fim adoro viver aki é só esso que eu tenho pra dizer fui.!!
Por: edeandro

muito linda nossa curaça!!! eu adoro nossa cidade calma
Por: janete do nascimento frança

Falar de Curaçá é reviver minha infância, é lembrar minha avó, é sentir saudades da minha mãe. Nunca esquecerei essa cidade maravilhosa que me traz tantas recordações boas. Lenira Aquino
Por: Lenira Aquino

EU ADORO CURAÇA CIDADIZINHA Q TEM PESSOAS HUMILDE ALEGRE
Por: GESSICA

Adoro curaça minha cidade natal sempre gostei,mas que pena que as dificuldades inpediram de hj esta nela mas em breve estarei sempre a passeio.
Por: Jeane

as festas de vaqueiros são umas das melhores cultura de curaçá minquerida terra natal
Por: suely almeida

CIDADE DE GENTE HOSPITALEIRA, E CHEIA DE BELEZA, COM UM POR DO SOL QUE ENCANTA E UMA ILHA QUE É UM PARAISO. ESSA É CIDADE QUE TANTO AMO. QUEM VEM UMA VEZ SE APAIXONA E VOLTA SEMPRE.
Por: SOCORRO MARTINS

curaça, cidade acolhedora de pessoas humildes, mas, que recebe seus turistas nas suas festas, como poucos lugares, parabéns curaça tus és bela. tenho orgulho de ser desse paraiso.
Por: thiago franco possidio

Cidade mara para um passei lugares espetacular tem maior orgulho de fazer parte da cidade...Atualmente não moro na cidade a 11 anos mas estou indo a passei 05/07
Por: juscelita

Sou do Ceará e visitei Curaçá por acaso quando fui à Petrolina-PE. Apaixonei pela cidade encantadora, muito linda, organizada, tranquila. Adorei nadar no rio. A hospedagem em Recanto Campestre é excelente. Fiquei facinada.
Por: Mônica Cavalcante

Cidade linda , que se encontra ao lado do rio São Francisco, curti muito nessa cidade maravilhosa. Estou com saudades dos amigos e das caribes.
Por: Edilson

Cidade linda , que se encontra ao lado do rio São Francisco, curti muito nessa cidade maravilhosa. Estou com saudades dos amigos e das caribes.
Por: Edilson

Envie seu comentário sobre Curaçá