Caldeirão Grande do Piauí

Caldeirão Grande do Piauí-PI
banner

Bem-vindo a Caldeirão Grande do Piauí!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Caldeirão Grande do Piauí e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Caldeirão Grande do Piauí.

Informações de Caldeirão Grande do Piauí

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Histórico Depois de uma longa e árdua luta pela emancipação política e administrativa do povoado de Caldeirão Grande, cujo o distrito pertencia ao município de Fronteiras, finalmente no dia 22 de abril de 1992, foi realizada a consulta plebiscitária. Pela vontade livre e soberana da maioria dos eleitores, a tão sonhada liberdade foi alcançada, com aprovação de 98% das pessoas consultadas. Por intermédio da lei estadual nº 4.477, de 29 de abril de 1992, foi criada oficialmente o novo município de Caldeirão Grande do Piauí, que teve o seu primeiro prefeito eleito no dia 03 de outubro do mesmo ano e empossado solenemente em 1º de janeiro de 1993. Tratava-se do agropecuarista e líder político, José Gonçalves dos Santos, pertencente aos quadros do PPB – Partido Progressista Brasileiro. O atual prefeito é o comerciante José Rodrigues Damasceno, o popular Zé de Juraci, também do PPB. Segundo historiadores, o município tem como origem a Fazenda Caldeirão, de propriedade do Sr. Clarindo Dias Neto. Com a construção da capela de São José, a localidade passou a ser chamada de São José do Caldeirão e, quando passou à categoria de povoado, pertencente ao município de Fronteiras, foi com no nome de Caldeirão Grande. O município tem esse nome por ser rodeado de Serras com formações rochosas formando um imenso caldeirão, nome dado as locas de pedras onde junta água durante o inverno. A serra que circunda a cidade chama-se "Serra de Cocos" por ter bastante coqueiros Catolé e formações rochosas interessantes que merecem um estudo específico. Gentílico: caldeirão grandense Formação Administrativa Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Caldeirão Grande, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 0510-1989, com topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4477, de 29-041992, desmembrado de Fronteiras. Sede no atual distrito de Caldeirão Grande do Piauí ex-povoado de Caldeirão Grande. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Significado do Nome

o nome é uma referencia a forma de relevo constituido por uma grande serra que circunda a cidade e dai surgiu a expressão caldeirão grande.

Aniversário da Cidade

29 de Abril

Gentílico:

caldeirão grandense

População:

5.668 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um lugar diferente, com pessoas simples e hospitaleiras.

Clima:

semi-árido

Temperatura Média: 

25° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Sudeste piauiense

Limites:

Tendo como limites os municípios de Fronteiras ao norte, ao sul com Marcolândia e o Estado do Pernambuco, a oeste com Alegrete do Piauí e Francisco Macedo, a leste com os ados do Ceará e Pernambuco.

Acesso Rodoviário:

PI 142

Distâncias:

Da Capital:

557 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Pedra da cruz, barragem serra dos cocos, vista panorâmica em serra dos pereiros entre outros.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL CALDEIRÃO GRANDE DO PIAUÍ

E-mail:

Telefones: (89) 3455-1136

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones: (89) 3439-1150

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Caldeirão Grande do Piauí

Uma cidade exótica, e quem poder conhece La não deixe essa oportunidade, pois vocês vão amar assim como eu e muitos outros que também a conhece. bjosss pra todos e espero a visita de cada um.
Por: naiara pereira

É uma pequena cidade onde eu nasci diversao so no final de semana que é o futebol ea noite forro.
Por: flori pereira de lucena

È uma cidade mara que já morei.hj moro em sapezal mt mais que sinto muitas saudades..
Por: Sonária Costa

é minha cidade natal é muito boa p/morar, é uma cidade calma praticamente nao existe violencia é o lugar ideal p/se morar. apesar que atualmente eu moro em teresina. marilene
Por: maria lena

Caldeirão é um lugarzinho bem aconchegante no interior do Piauí, foi lá que nasci, sempre que posso vou matar a saudade do meu lugar, um grande abraço a todos os meus conterrâneos.
Por: LLINDOLFO DE ARAUJO SOUSA FILHO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caldeirão Grande do Piauí

Envie seu comentário sobre Caldeirão Grande do Piauí

banner