Batalha

Batalha-PI
banner

Bem-vindo a Batalha!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Batalha e muitas outras opções de hospedagem na cidade Batalha. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Batalha.

A cidade de Batalha, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 150m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 23.892 habitantes. A área total de Batalha é de 1.553,8km², e sua densidade demográfica é de 15,38hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Batalha-PI é 64190-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


De Batalha, só o nome da cidade mesmo, pois o município do estado do Piauí é um dos locais que mais oferece paz e tranquilidade aos turistas, que todos os anos vão até o lugar conhecer as suas belezas naturais e peculiaridades. Os rios, cachoeiras e cascatas naturais de Batalha encantam os visitantes, que já consideram o lugar como um dos destinos mais desejados.

Com uma altura que chega aos 10 metros, a Cachoeirinha é um dos destaques local, ao qual o turista pode ir conhecer em Batalha. A apenas 5 km da cidade também é possível ir até a Cachoeira do Xixá. Outros lugares atrativos são: a Bela Vista, que possui piscinas naturais; o Olho D’Água, que oferece águas cristalinas; e o Brejo de Baixo, com cascatas e casarões antigos.

Em Batalha, pinturas rupestres podem ser vistas na Pedra do Letreiro. Os registros na rocha alta e estreita mostra a lenda de três índios que correm no seu topo nas noites de lua cheia. O nome do município é inspirado nas lutas travadas entre os colonizadores Portugueses e indígenas que habitavam no local no século XVIII. Batalha é uma cidade repleta de história e cultura.

Com infraestrutura voltada para o turismo, em Batalha o viajante pode dispor de excelentes hotéis, pousadas, hostels, restaurantes, lojas, comércio, hospital, transporte e guia turístico. O município fica a pouco mais de 150 km da capital do estado do Piauí, Teresina. A tradicional “Festa do Bode” é outro atrativo que movimenta Batalha, proporcionando artesanato, gastronomia e eventos culturais.

As atividades relacionadas ao gado são as principais do município de Batalha, responsável por movimentar a economia local e por oferecer diversos tipos de atrativos aos turistas que passam pela cidade. Festas e shows sertanejos são outra opção, portanto, de diversão e entretenimento na cidade piauiense.

A Cachoeira do Xixá entrou para o rol das belezas naturais do Piauí já faz algum tempo e é um dos locais que mais chama a atenção em Batalha, oferecendo um espetáculo de natureza para os turistas, que, não raramente, ficam impressionados com a beleza do lugar. Batalha é um dos principais entre os destinos de Ecoturismo.

Informações de Batalha

Roteiros do Brasil

Região Pólo das Águas

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O início do povoamento da cidade de Batalha, a 154 quilômetros de Teresina, teve início no século XVIII. A origem do surgiu depois de uma luta travada entre colonizadores portugueses e os índios que já habitavam a região. Nem precisa dizer quem levou a melhor. Todos os índios foram dizimados. Hoje, são poucos os monumentos erguidos naquela época. Entre eles, o que mais chama atenção é a igreja de São Gonçalo, padroeiro do lugar, que começou a ser erguida em 1794 e concluída em 1814. Dotada de preciosidades histórica, a igreja é considerada notável pelo tamanho e solidez. A altitude, clima, área, acidentes geográficos e riquezas naturais deram a Batalha todos os requisitos para criação de gado. A cidade foi povoada por portugueses que construíram seu desenvolvimento. Hábitos e costumes de seu povo mantém a cidade, política e socialmente, fiel as tradições do Piauí provincial. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

15 de Dezembro

Gentílico

batalhense

População

25.786 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município que foi palcdo de diversas batalhas entre os portugueses e índios da região, Batalha tem este nome para relembrá-las. Seu padoroeiro é São Gonçalo.

Clima 

Quente

Temperatura Média

27°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Teresina: PI-113 até Barras e depois PI-110

Localização

Município da Região Norte do Estado do Piauí

Limites

Joaquim Pires, Esperantina, Barras, Piripiri, Brasileira, São José do Divino e Piracuruca

Acesso Rodoviário

PI-113 e PI-110

Distâncias:

Da Capital:

143 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Rio Longá

Rio que nasce na Serra dos Matões, Município de Alto Longá (PI) e desagua no Rio Parnaíba, divide os Municípíos de Esperantina e Batalha. Oferece a Cachoeira do Urubu.

Cachoeira do Urubu

Queda do rio Longá com diversos saltos sobre pedras, situada na divisa entre os Município de Batalha e Esperantina. No inverno, as águas se tornam muito volumosas que chegam a dificultar a passagem de um lado a outro. Foi transformada em Parque Ecológico.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BATALHA

E-mail:

Telefones: (86) 3216-1300

Sites: http://prefeituramunicipaldebatalha.blogspot.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º 0FÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail: cartorio [email protected]

Telefones: (86) 3347-1154

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Batalha

e muito bele nossa cidade, morro de saldades dai, em breve estarei por ai, mando abraços a todo meu amigos de infancia e de colegio, e ao parentes q ainda moram na maravilhosa tera batalhençe
Por: aronaldo lustosa

cidade como Batalha, não existe nasci e me criei em Batalha, tenho muito orgulho de ser Batalhense minha terra natal linda e maravilhosa como nunca vi. Um dia desses eu retornarei a minha Batalha. Ok
Por: Luiz de Sousa Leal

Sou filho de batalhense, e adoro essa terra de gente receptiva, humilde e trabalhadora. Seus pontos turísticos são uma maravilha, principalmente na época de chuvas, onde a localidade nos proporciona vários banhos, cachoeiras, piscinas naturais e outras...isso me deixa muito orgulhoso dessa terra abençoada por Deus!
Por: Junior

Eu moro em batalha e acho ela é muito legal!!!
Por: Tainan

Oh!.Que maravilha poder comentar a repeito de minha terra natal. sair daí ainda bebê, estou em São Paulo à 30 anos, mas não perco a esperança de um dia eu visitá-la, e quem sabe enontar alguns parentes que não conheço. Pelas fotos da pra sentir que é maravilhosa esta cidade do meu coração, um forte abraço para todos os batalhenses. Em 03/04/2010
Por: João Evangelista Rodrigues

Bom!!!Batalha é uma cidade maravilhos de gente hospitaleiro... adoro...Além de ter verdadeiros pontos turisticos... amo batalha...Quem te conhece não te esquece jamais....
Por: Tercília

sou de batalha+atualmente moro em parintins-amazonas
Por: moises

o meu torrão natal adoro esta cidade naisi e me crieu nesta cidade maravilhosa machado melo era compadre do meu pai querido que trabalhava na usina elétrica se chamava alcino campelo de melo um abraço forte em m/conterranios
Por: geraldo dos santos melo

ESTOU EM BATALHA À TRABALHO, ATUALIZANDO O CADASTRO DE CONSUMIDOR DA AGESPISA TO ADORANDO A CIDADE, QUE É TRANQUILA E CALOROSA. CIDADE DE POVO HOSPEDEIRO.
Por: GREGORY REGGIS

esta cidade e muito linda gosto muito dai e vou para o final do ano
Por: marilene da silva carvalho

moro em batalha e adoro essa terrinha maravilhosa e ospitaleira ela e tudo de bom.
Por: manoela maria de carvalho silva

batalha e uma cidade linda e sempre que posso vou pasear por la.
Por: vanusa

batalha e uma cidade linda e sempre que posso vou pasear por la.
Por: vanusa

eu adoro a cidade de batalha, amo todos .. e obrigado pelo respeito e amizade de toda a galera...
Por: Eliane Lopes Pedrosa

adoro batalha na epoca festiva final do ano estou ai
Por: dinha

AINDA NÃO CONHEÇO bATALHA APESAR DE SER CASADA COM UM BATALHENCE,SE FOR DA VONTADE DE Deus eu irei no final do ano, isso é, vai depender das minhas aulas
Por: josilena monte couto

sou nascido de batalha pi passei 11 anos sem passear por la, tenho dois anos que vou seguido. estou apaixonado por minha cidade. esse ano estive na cachoeira do urubu durante o salto e a coisa mais linda que ja vi.
Por: alexandre neves de aragao

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Batalha
Fundação:
1938
Altitude:
150m
População:
23.892 habitantes
Área:
1.553,8km²
Densidade Demográfica:
15,38hab/km²
CEP:
64190-000

Envie seu comentário sobre Batalha