Alto Longá

Alto Longá-PI
banner

Bem-vindo a Alto Longá!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Alto Longá, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Alto Longá. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Alto Longá para programar a sua viagem.

A cidade de Alto Longá, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 170m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.498 habitantes. A área total de Alto Longá é de 1.667,0km², e sua densidade demográfica é de 7,50hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alto Longá-PI é 64360-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Alto Longá

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

A historia de Alto Longá data de 31 de dezembro de 1740 com a edificação da Capela de Nossa Senhora dos Humildes, conforme a monografia do IBGE.
Segundo o Prefeito Municipal Augusto César Abreu da Fonsêca, “Se a Capela foi erguida nesta data, bem antes dos nossos ancestrais vaqueiros já aqui trabalhavam implantando fazendas. Entendemos que a memória de nossos antepassados é sagrada, pois sem eles não estaríamos aqui fazendo história.
No início do século XIX, o Capitão Benedito Jose de Sousa Brito fixou residência e situou uma fazenda de gado, a pequena distância do rio Gameleira, junto a um olho d’água que durante muito tempo abasteceu a população local. Em 1870 foi criado o Curato dos Humildes, posteriormente, transformado em Paróquia Nossa Senhora dos Humildes.
Pela atuação do juiz da Comarca de Oeiras, Dr. Enéias Jose Nogueira, a Assembléia provinciana aprovou a elevação do povoado à categoria de vila, cuja instalação deu-se em 4 de abril de 1877. Em 1877, existia no povoado, Humildes apenas três casas de telha e uma pequena capela. Em janeiro de 1890 a vila teve o seu nome mudado de Humildes para Alto Longá, em decorrência de sua proximidade as nascentes do rio longá. Segundo os registros históricos dos municípios piauiense pesquisados pelo o IBGE, Alto Longá foi extinto em junho de 1931, tendo seu território passado a integrar o município de Altos até agosto de 1934, quando foi restaurada a sua autonomia administrativa. A lei Nº 96, de 21 de junho de 1937, que deu nova feição a divisão administrativa e judiciária do Estado, previu a transferência do distrito de Alto Longá da comarca de Altos para a de Campo Maior, disposição esta que se concretizou pelo Decreto estadual Nº 174, de 15 de dezembro de 1938, conseqüente ao Decreto Federal Nº 311, de 2 de março do mesmo ano, que estabeleceu normas sobre a nova organização territorial do País, Alto Longá elevou-se à categoria de cidade, cuja instalação verificou-se a 1º de janeiro de 1939. Em 1947, ano em que foi restaurada, em 22 de agosto, a comarca de Alto Longá.

Gentílico

Altolongaense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

31 de Dezembro

Gentílico

alto longaense

População

13.654 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um lugar aconchegante. Vale a pena conhecer!

Clima 

Tropical Megatérmico e subúmido do tipo seco

Temperatura Média

26,3º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro-Norte Piauiense

Limites

Ao Norte: Campo Maior e Coivaras;

Ao Sul: Prata do Piauí, São Miguel do Tapuio e Beneditinos;

A Leste: São João da Serra e Novo Santo Antônio;

A Oeste: Beneditinos e Coivaras.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

67 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO LONGÁ

E-mail:

Telefones: (86) 3256-1113 / 1123

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (86) 3256-1126

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Alto Longá

NASCI EM ALTO LONGÁ, MAS AINDA NÃO CONHEÇO A CIDADE, POR QUE MEUS PAIS ME TROUXERAM PARA O CEARA QUANDO EU ERA AINDA CRIANÇA. TENHO A MAIOR VONTADE DE CONHECER.
Por: JOSÉ RAIMUNDO DE ARAÚJO

Não conheço, mas é minha terra natal, quando meus pais se mudaram eu tinha dois anos e por isso ñ me lembro de nada gostaria de fazer um pedido se alguém quiser me enviar algumas fotos ficarei muito feliz e grata.Tenho o sonho de um dia conhecê-la pessoalmente!!!!!!!
Por: Osinete Alves de Macedo

EU SOU NATURAL DESSE LUGAR,AMO MUITO ESSA CIDADE,ESTIVE RECENTEMENTE PASSANDO FERIAS POR LA.E CONFESSO JA ESTOU COM SAUDADES........
Por: LUCIA LEMOS

na verdade sou filho da cidade onde morei até 1991,quando no começo do ano vim embora para teresina ficando lar até dezembro de 1994 em seguida vim pra são paulo onde moro até hoje e tive em dezembro de 99 na cidade por 15 dias, com meus queridos pais que ainda moram na cidade, quando morava na cidade curtia muitos os rios da cidade que espero que ainda estejam todos ótimos para banhos como antes como também as festas de fim de ano é que a cidade tenha melhorado consideravelmente é espero este ano poder ir visita meus familiares é minha cidade que apesar dos pesares sou dessa humilde cidade é que melhore cada dia mais. um grande abraços para todos da cidade att martinho
Por: martinho pereira

pra mim o melhor é o festival da cultura que ocorre em julho.Gostaria de ver fotos mais recentes da cidade.
Por: alice mendes

em adoro esa cidade eses povos maravilhosos eu amo minha cidade
Por: antonio rocha

eu conheco alto longa e adoro gosto muito das pessoas meus parente por parte de pai sao todos dai um beijo pra todos
Por: vanessa

vivo aqui e todo ano tem festas em,diversos periodos sem falar nos pontos turísticos.
Por: josé ayrton da silva

ADOREI AS FOTOS QUE SAUDADES,A FOTO QUE EU MAS GOSTEI FOI A DA CAMPEIRA.BJSSSS. A TDS DE ALTO LONGÁ
Por: CASSIA LEYLA

nasci e passei a minha adolecencia toda na minha cidade natal,vim pra olinda PE,com os meus 16 anos e moro ate hoje uma cidade maravilhosa tbm.mais tenho muitas saudades e boas lembranças da minha cidade principalmente das festa de fim de ano amo de paixão.recentemente fui a passeio com meu marido e meu filho. Cicera e Haroldo
Por: cicera maria bezerra

eu gosto muito de buritir eu gosto do crimar quente e das mulher do piauí e das casas de farinha eu adorei beigur ai eu adrei foi tudo eu mando um grande abraço pr. todos vc. beijooooooooo
Por: francisco rumão e silva

Não conheço ainda, mas irei em 30/12/10. Terei o prazer de conhecer essa terra que parece tão boa. Desejo a todos vocês, muito socesso!!!
Por: EDINÊS

por muito tempo residi ai,atualmente moro em Fortaleza mai sinto muita falta de Alto longa.minha mae e irmao ainda residi aí.
Por: ana

SOU ALTOLONGAENSE VIVO EM SAO PAULO E ESTOU MUITO ORGULHOSO DA MINHA CIDADE DE VER COMO ALTO LONGA PROGREDIU NAO VEJO A HORA DE VOLTAR E CONTRIBUIR DE ALGUMA FORMA PARA ACONTINUIDADE DO DESENVOLVIMENTO UM ABRAÇO PRA TODOS QUE ESTAO NESTA LUTA E ESPECIAL PARA MINHA FAMILIA MINHA MAE FRANCISCA BEZERRA E MEU PAI JONAS CATARINA UM ABRAÇO PRO MEU CUNHADO FERNANDINHO QUE ESTA DE PARABENS PELO TRABALHO DESENVOLVIDO NA MIDIA O 180G E UM SUCESSO ESTA DIVULGANDO A CIDADE MUITO BEM PARABENS
Por: FRANCIJONES BEZERRA

salve salve alto longá! saudades das festas juninas e das belas moçãs de lá.
Por: Valdinar Arcanjo

Nasci em alto longá, mas estou morando em São Paulo à 6 anos, e não esqueço um só dia da minha cidade querida. principalmente dos meus pai que moram air.
Por: Valdinar Arcanjo

AMO minha cidade natal, ja mais me esquecerei da minha cidade querida ainda mais que meus familiares moram todos air. atualmente moro em são paulo mais pretendo um dia voltar a minha terra querida. Bjos p/ todos!
Por: Maria Fonseca

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alto Longá
Fundação:
1938
Altitude:
170m
População:
12.498 habitantes
Área:
1.667,0km²
Densidade Demográfica:
7,50hab/km²
CEP:
64360-000

Envie seu comentário sobre Alto Longá