Alagoinha do Piauí

Alagoinha do Piauí-PI
banner

Bem-vindo a Alagoinha do Piauí!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Alagoinha do Piauí, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Alagoinha do Piauí.

Informações de Alagoinha do Piauí

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Os dados históricos do atual do município de Alagoinha do Piauí, datam do fim do século XVIII, segundo Adão das Chagas Brito, filho legítimo e reconhecido cidadão do referenciado município.
Chegaram de Icó, Estado do Ceará, o camponês Antônio Gomes de Lima, acompanhado de uma numerosa família e se acamparam como os primeiros habitantes do município de Alagoinha do Piauí. Imediatamente da Bahia, o Português João Raimundo, sua esposa, dois filhos e um escravo. O velho colono penetrou na área que hoje compõe o município, andou incansavelmente até um baixão agradável, amplo, de terras férteis e macios tabuleiros arenosos, e com olho d’água perene, em fim, terras adequadas a agricultura e campos para criação de gado.
Decidiu então, ficar naquela região a qual deu o nome de Areia Branca, devido aos tabuleiros brancos que ali existiam. Dois anos depois, chegaram á mesma região procedente do Ceará, o camponês José de Brito e sua esposa, acompanhados de dois filhos, também decidiram ficar na localidade com a permissão, é claro, de João Raimundo e sua família. Ambos se combinavam em tudo que faziam e traçaram assim; uma sólida amizade entre as famílias, que permanecem ainda hoje representadas pela quinta geração.
De acordo com os costumes da época, o casamento acontecia depois de entendimentos prévios dos pais dos nubentes, entretanto, o amor repentino de Pedro Brito, filho de Zé de Brito, pela Jovem Margarida de João Raimundo, antecipou a união quase inevitável, originando a grande e respeitável família Brito daquela região.
Pouco depois, em 1813, adentra ao lugarejo, José Dias de Medeiros, este procedendo do Apodí, Rio Grande do Norte. O velho Potiguar se instalou às margens esquerdas do Rio Riachão. Ali fixou residência, e legou para o que hoje é Alagoinha do Piauí, a numerosa família Dias de Medeiros. Em seguida, mais precisamente em 1816, chega a região um cidadão chamado por nome Mateus, sendo este genitor do Coronel Chico Sobreira, advindo da Paraíba. Possuidor de uma economia invejável naquela época; instalou-se às margens direitas do Rio Riachão e cultivou os rebanhos bovinos e caprinos, multiplicou seu capital provavelmente na mesma proporção em que expandiu seus descendentes.
A exemplo das mencionadas famílias, muitas outras vieram sucessivamente, gerando os 7.303 habitantes existentes atualmente no Município. Os moradores da aludida região, durante muitas décadas, enfrentaram a dura realidade da Monarquia. Embora, estivessem geograficamente distantes de seus comandantes, os colonos que lá viviam tiveram seus dias marcados pela falta de assistência de qualquer natureza como: falta de transportes que não fosse o animal, educação sistemática, medicina alopática ou quaisquer outros benefícios de obrigatoriedade do Poder Público.
Em meio a todas essas dificuldades, em 1900, os colonos José Lima, Teodoro Brito e Joaquim Clementino iniciaram os primeiros trabalhos de erguimento da localidade Alagoinha.
Em 1930, a partir de um plano formado pelos senhores Sérgio Fialho, Armínio Fialho, Manuel Policarpo, Mariano Policarpo, João Gabriel de Brito e Antônio Cipriano de Brito foram edificadas as primeiras casas e iniciada a construção do mercado público. O lugarejo foi elevado à categoria de Vila, ou seja, Vila Alagoinha.
No dia 17 de agosto de 1934, quando o Município de Patrocínio, hoje Pio IX, readquiriu sua autonomia política, desmembrando-se de Picos, a Vila Alagoinha foi elevada à categoria de povoado, desta feita com o nome de Alagoinha, que onze anos mais tarde, em 1945 foi agraciada com a construção de sua primeira igreja, cujo padroeiro é São João Batista.
Para o povoado de Alagoinha alcançar sua autonomia política, teve que antes enfrentar uma série de problemas. Nos anos sessenta, dezenas de povoados piauienses entraram com pedido de independência, todos foram bem sucedidos, tiveram seus projetos aprovados, somente Alagoinha não teve este privilégio. Sua proposta foi logo rejeitada pelos coronéis dirigentes do Município de origem, Pio IX, que conduzia a política de forma rasteira e arbitrária.
A situação se agravou quando a Carta Magna do País, datada de 23 de janeiro de 1967, outorgada pelo presidente Castelo Branco, alterava ou substituía muitos artigos da Constituição de 1946, que tratavam da questão referente à emancipação de municípios. Assim, durante dez anos ficou suspensa a criação de novos municípios em todo o país, que dentre outros requisitos, exigia-se uma população mínima de dez mil habitantes. Mesmo assim, os habitantes de Alagoinha não discutiam outro tema que não fosse a sua independência. Em 1979 foi feita uma nova tentativa, fez-se recenseamento da área a ser desmembrada de Pio IX, outra vez foi negativa.
Em 1985, lideranças políticas de Alagoinha, depois de intensa discussão, formularam requerimento e apresentaram-no ao então Deputado Estadual Idelfonso Vieira Dias, que não mediu esforços no sentido de atender tão importante e antiga reivindicação e entrou com Projeto de Emancipação do Povoado de Alagoinha junto a Assembléia Legislativa do Piauí.
Finalmente, em 09 de Abril de 1986, Hugo Napoleão do Rego Neto, Governador do Estado, sancionou a Lei 4.042, que cria o Município de Alagoinha do Piauí, nome escolhido pelos eleitores da localidade, em plebiscito realizado em 22 de Dezembro de 1985. Como no ano de 1986 não haveria Eleições Estaduais, aproveitou-se o ensejo e em 15 de novembro de 1986 realizou-se a primeira eleição municipal de Alagoinha do Piauí, cujos empossados em 31 de Dezembro de 1986, sendo eles: Prefeito – Salomão Caetano de Carvalho; Vice-Prefeito – Pedro José Neto. E Vereadores: Valdemar Jonas da Rocha, Dimas Luís de Brito, Crispino Antônio Rodrigues, Nicácio Francisco de Brito, João Antônio de Sá, Francisco Marcos de Carvalho e Luís José de Lima. 

Significado do Nome

O nome foi dado ao lugar, pelo fato de existir bem próximo dali, uma lagoa. Vale ressaltar que tudo o que foi construído ali até o início deste século, foi de forma artesanal. 

Aniversário da Cidade

09 de Abril

Gentílico

alagoinhense

População

7.349 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Sua principal atividade econômica é a agricultura.

Clima


Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Micro-Região de Picos, nos baixões agrícolas piauienses.

Limites

Ao Norte com Pio IX, ao Sul com Vila Nova do Piauí e São Julião, ao Leste com São Julião e Pio IX e ao Oeste com Monsenhor Hipólito e Campo Grande do Piauí.

Acesso Rodoviário

Seu acesso principal situa-se no Km 68 (aproximadamente) da Rodovia Federal BR-316, (Teresina – Recife) e distante 19 quilômetros por boa estrada de terra, a PI-455.

Distâncias:

Da Capital:

296 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Piscinas naturais do Macapá, Água Turva e Chico Antônio

localidade Piranhas a 03 (três) km da sede, na estrada de acesso a São Julião
 
Vulcão na localidade Cupiras

Localização 25(vinte e cinco) km da sede;
 
Açude na sede

Cruz do escravo

Localização 06 (seis) km da sede, na estrada de acesso a Picos
 
Morro do Monte

Localização 02 (dois) km da Sede.
 
Pedra mãe natureza

Localização 08 (oito) km da sede, na estrada de acesso a Picos
 
Rio Marçal na sede

Localização 14 (quatorze) km da sede, na estrada de acesso a Picos. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Abril
 
09 - comemora-se o aniversário de Emancipação Política do Município de Alagoinha do Piauí, a cidade em clima de festa recebe os visitantes ilustres como: políticos e outras autoridades da capital e das cidades circunvizinhas, acontecem ainda, apresentações culturais, a final do campeonato de futebol amador, passeios ciclísticos, competições desportivas, feira de saúde, exposições de objetos da nossa cultura, show de calouros, apresentações com os artistas da terra e grandes shows com atrações nacionais.

 Junho

17 a 24 - Durante os festejos que se realiza, da qual a cidade tem como padroeiro São João Batista, os Alagoinhenses através de manifestação religiosa,  abre suas portas, para receber os visitantes com a finalidade de revitalizar o espírito, bem como, seus filhos ausentes, aproveitam a época para visitá-la, rever parentes e amigos, acontece ainda quermesses, shows com atrações locais e nacionais.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHA DO PIAUÍ

E-mail:

Telefones: (89) 3442-1187

Sites: http://www.alagoinhadopiaui.pi.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (89) 3442-1120

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Alagoinha do Piauí

conheço alagoinha e uma cidade maravilhosa de gente bonita e humilde e divertida..vale a pena conhecer...
Por: carla

Alagoinha do Piaui, é uma terra amável or todos nós, quem vem aqui se encanta, é lugar de gente hospitaleiara e gente bonita
Por: COSME RAIMUNDO DE ALENCAR

abraço a tosdo de alagoinha pi o são joão otimo melhor lugar
Por: erivelton sousa

eu sou de alagoinha do piaui,alagoinha do piaui é tudo de bom,eu moro em são paulo,vou passea air, bejos,
Por: graça barros

cidade maravilhosa onde o sol nasce e si põe amo essa cidade.
Por: Ronildo tiago de farias

ae galera eu ja morei en alagoinhas do piaui podi crer e a melhor cidadesinha do mundo o que ha de melhor ta no coração do piaui???????????????
Por: israelson nascimento

Alagoinha no estado do piaui, é uma região bonita e otima para se viver, é bastante produtora de arroz, milho, faijão, fava e outros produtos. Eu falo assim, porque quando adolescente morei ai, lá no povoado cajueiro, sinto muita saudade das epocas das mangas, caju e tambem do gostoso pequi da serra do tocador.
Por: Jose Camilo

apezar de ter bastante tenpo que nao ando lar mais e muito legau a cidade e fantastica adoro o piaui
Por: cicero joao

Alagoinha do PI E uma cidade maravilhosa! Quem ja visitou ja mais esqueci.
Por: Jose Maciel de sousa nascimento

CONHEÇO E VISITO QUASE TODO MES DE JUNHO , ADORO CHEGAR LA E COMER CARNE DE BODE , BEIJU , E A NOITE IR PARA OS BOTECOS QUE ZUADO EIN? SO NÃO GOSTO DO CALOR.
Por: LUCILIA RIBEIRO

ALAGOINHA, TERRA BOA E DE GENTE EDUCADA, SÃO PESSOAS ACOLHEDORAS E DE UMA PERSONALIDADE INCRIVEL. ESTIVE NA CIDADE A SERVIÇO, MAS DEPOIS VOLTEI PARA OS FSTEJOS DE SÃO JOÃO, QUE GENTE MARAVILHOSA...A CIDADE É TÃO ACONCHEGANTE QUE VOLTEI , E OLHA QUE É MUITO DISTANTE, DEPOIS DE PICOS, MAS VALE APENA.
Por: RIBEIRO JUNIOR

EM ALGOINHA TIVE O PRAZER D CONHECER GENTE BOA E EDUCADA, DONA FRANCISCA PROPRIETÁRIA DO RESTAURANTE PE. CICERO E SEU ESPOSO, O FILHO SAMUEL, A FILHA...EM FIN A FAMILIA TODA. ALÉM VERIADORES, FUI UMA FESTA NO CLUBE LOCAL ONDE MUITA GENTE BRINCOU COM ALEGRIA SEM CONFUSÃO, BOA...MUITA GENTE BONITA E EDUCADA. AH!..CONHECI LUISÃO, GENTE FINA, APESAR DO NOME. ALAGOINHA TEM ESTRUTURA DE CIDADE CIVILIZADA, É LIMPA, COM PAISAGEM DE FAZER INVEJA, TEM UM BANHO GOSTOSO...AFINAL ALAGOINHA É UMA CIDADE PORTE PEQUENA, MAS COM TENDENCIA DE CRESCIMENTO, GRAÇAS A DEUS O ASFALTO QUE LIGA A BR., A CIDADE FOI FEITO E TUDO AGORA É ALEGRIA. PARABENS GENTE BOA DE ALAGOINHA...BREVE ESTAREI AI...
Por: RIBEIRO JUNIOR

sou de alagoiha e adr. esta cidade estou com saudade
Por: se senhor

sou da serra azul e estou no rio mas em brv. estarei ai o q..tem de melhor os bares por expl..ocabi..picina tambem as mulheres........
Por: se senhorj

ola gente bonita de alagoinha sou da serra azul e adouro esta cidade maravilhosa no cantinho do piaui. estou com muita saudade dos bares por emxenplo estalone bar ocabi todos bares e club local ....ze senhor
Por: jose pereira de sousa

Eu nasci ai nesta região, vim para Goias em 1976, não retornei mais, mas se Deus quiser em breve visitarei minha terra natal que nunca saiu do meu coração, a terra da gente é uma imensa mãe, saudade da minha terra, logo logo estarei ai, se Deus quiser.
Por: Hamilton Rocha

ja morei proximo a alagoinha e uma pequena cidade maravilhosa conheço bem alagoinha ...
Por: gildevan de sá pimentel

Eu moro em alagoinha e adoro esse lugar tem muita gente legal,divertida,bonita,e etc...adoroO alagoinha e se vc vinher passiar por aqui seja bem vindo e mim procure!!!kkbeijo¢as!!!
Por: Millena helen

EU AMO MINHAR TERRA NATAL ALAGOINHAS Q PENAR Q ESTOU MUITO LOMGIR EU ESTOU NO RIO DE JANEIRO
Por: JOAQUIM FILHO

Eu amo minha terra natal alagoinhas do piauí é uma cidade maravilhosa de gente bonita,humilde e divertida.
Por: ´mikelly

tive em alagoinha recentimente e vi as mudanças extraordinarias que teve a minha terra natal. voltei muito feliz.
Por: Emilio Rocha

ola alagoinhas estou com muita saudades de vcs dai ,,,mim aguarde,,,,kem conhece ja sabe<<<
Por: jose pereira

este ano eu estive novamente na minha cidade Alagoinhas do piauí. Eu particularmente adoro minha cidade, Alagoinhas tem diversos lugares legais para frequentar como a Okabir lazer e a Picina do vale do sol, sem falar nos festejos de monsenhor hipolito
Por: mikelly farias

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alagoinha do Piauí

Envie seu comentário sobre Alagoinha do Piauí

banner