Xexéu

Xexéu-PE
banner

Bem-vindo a Xexéu!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Xexéu, fotos, informações, os principais hotéis de Xexéu, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Xexéu, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1993. A localidade está em uma altitude de 200m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.950 habitantes. A área total de Xexéu é de 116,5km², e sua densidade demográfica é de 119,74hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Xexéu-PE é 55555-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Xexéu

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Xexéu foi rota de fuga dos escravos que iam em direção ao Quilombo dos Palamares. Por ser passagem obrigatória para os negros fujões, criou-se, em 1675, um núcleo de resistência negra na cidade, o engenho Macaco. A comunidade chegou a ter cerca de 15 mil integrantes.
O número cada vez maior de feirantes, trabalhadores e senhores de engenho tornava o local um ponto de comercialização. Lá eram definidos os preços do açúcar e de outras mercadorias importantes. O município foi criado pela Lei estadual de nº 10.621 de 01 de outubro de 1991, após ser desmembrado do município de Água Preta.

Significado do Nome 

No final do século XIX, Xexéu recebe o nome de Aurora por causa da passagem das tropas do marechal José Semeão que ficou encantado com o amanhecer da cidade, denominando a localidade de Aurora. No entanto, logo depois, o município volta a chamar-se Xexéu, em homenagem ao pássaro com o mesmo nome que impressionava a todos que passavam pela cidade pelo seu canto harmonioso.

Aniversário da Cidade

1º de Outubro

Gentílico

xexeuense

População

14.092 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agricultura.

Clima 

Tropical

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata Meridional.

Limites

Ao norte com Palmares, ao sul com o estado de Alagoas, a leste com Água Preta e a oeste com Maraial.

Acesso Rodoviário

BR-101.

Distâncias:

Da Capital:

162 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O Maracatu - Xexéu oferece aos visitantes diversos atrativos turísticos de grande beleza natural, além de manifestações culturais. A presença dos caboclos de lança, personagens marcantes do folclore, estão sempre presentes na zona da mata.

- Como toda cidade do interior pernambucano, durante o período junino as ruas de Xexéu se transformam em arraial para abrigar os trios de forrozeiros que embalam a noite. Além da dança, é possível saborear a comida típica como milho assado, pamonha e canjica.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE XEXÉU

E-mail:

Telefones: (81) 3681-8154

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Xexéu

gostaria muito de conhecer a cidade de xexéu pois sou de limoeiro, conheço por telefone dois amigos que mora ai
Por: cristiane

ja morei na cidade de xexeu adorei morar e comhecer esse lugar e convido a quem passar por la vizitar a cidade e conhecer ela caminhando por suass ruas ,os moradores de la adorei tambem sao recptivos e calorosos faz com que vc se sinta em casa ou perto dela,mesmo com um pouco de pressa esta o meu recado um abra;o a todos os moradores da cidade de xexeu -pe essa cidade bela maravilhosa e acolhedora (parece cidade de filmes ,mais se ficar moderna demais perde a gra;a )abra;ao
Por: valentina

Adoro minha cidade, queria voltar pra morar aí de novo mas não posso, mando um beijo aos meus pais q estão aí. Beijos para todos.
Por: Edeniso Lima

olá,gostaria muito de conhecer esta cidade, quem sabe eu dou uma passada ai qualquer dia desses.
Por: flavi

Em Xexéu há um risonho e límpido céu, há uma ternura das nuvens incolores, em Xexéu há amores em poesia ou poesia feita de amores. Xexéu é uma nívea rosa sublime como um sonho imersa como as ondas nômades de um mar!
Por: manoel Salsa

Todos sonhos são poético existe um sonho mais revelador do que o sangue que corre nos grãos do sagrado chão de Xexéu. Não basta apenas sonhar tem que crer no sonho como se este fosse a própria voz do nosso coração. Xexéu é a crença ou a singela esperança que um dia beije o teu chão com a humildade de um poeta!
Por: Manoel Salsa

Um Poemeto Para Xexéu o teu entardecer brilha na brisa última do vento, a tua luz acredita no sonho do crepúsculo, esta façanha do enigmático tempo, tua luz sublime teus olhos enxergam além do horizonte onde antes nasceu o dia e com ele a alegria da vida gerada em ti!
Por: Manoel Salsa

Tua luz vem deste sol equidistante, tua voz vem desta lua sem instante. Xexéu uma imersa alegria uma poesia sem palavras, uma poesia infinita feita de luz e céu. Xexéu os teus versos como a luz alumia a tristeza. Evocar tua beleza é ter a delicadeza de teus brandos pássaros onde não compreendemos os versos mais apreciamos a melodia. Xexéu um amor recente, onde feliz e contente digo ao vasto céu irei ser feliz, por ser de Xexéu um novo filho. A luz, a poesia, a lua infinita, em Xexéu há uma alegria, há um sonho em que se acredita ser intenso o amor! Xexéu este louvor, este poema sem versos, eterno por sua matéria invisível como invisível é o amplo é o azul e branco do teu céu!
Por: Manoel Salsa

Poema para Xexéu: O Canto de Xexéu! Ao Povo de Xexéu! tu cantas nas árvores encantadas. Teu canto encanta o heróico teu passado que da verdade soergue a saudade deste canto que vem do sol da lua do infinito emblemático do teu Brasão! Tu cantas Xexéu tu espelhas este magistral céu onde se encantam a feliz aurora onde dormita as velhas madrugadas. São sonhos do teu canto provindo de tua vida consagrada a este teu repleto céu. Teu sonho é um romântico canto feito de teu chão e de um amor onde a paixão se chama Xexéu. Do feto à morte, teu canto Xexéu é um desejo de sonho nos ensinando como sonhar por um desejo!
Por: Manoel Salsa

A graça de uma típica cidade do interior, a leveza de uma gente gentil, o encantoi das boas lembranças... Ah, Xexéu! Minha Xexéu, como eu te amo!
Por: Edilson Lins

Xexéu, sublime como o amor, sublime como o humilde céu. Tens na altura as nuvens brandas e leves, Xexéu tu concebes a risonha face de um sonho, o sorriso de uma alegria incontida. Xexéu tu és a vida que semeia vida. E quando uma luz for concebida, Xexéu o risonho amor do risonho sonho. Xexéu a inesquecida vida, da própria vida! Xexéu não é um advento humano, é um riso divino, é como o tempo profano, é como do vento o destino. Xexéu a luz tão incógnita, branda, sublime e ignota. Xexéu teu chão não se pisa, se semeia a semente da vida!
Por: Manoel Salsa

Estive em Xéxeu no ano de 1974, numa viagem para Natal - RN., quando meu pai e minha resolveram pernoitar nessa pacata cidade. Hoje, 35 anos depois, estou planejando em fazer essa mesma rota, passando por Xéxeu e relaembrando aqueles tempos.
Por: Elney Pitangueira de Andrade

Eu fui morar em xexeu eu tinha um ano de idade morei ate os meus dizessete anos hoje moro em sao paulo faz dez anos mas estou sempre viajando nas minhas ferias porque eu amo xexeu sinto muita saudade dessa cidade a minha familia mora no bairro alto da capela no sao joao de 2010 estarei ai ate la se Deus quiser.
Por: josivaldo ferreira da silva

pow essa cidade é tudo de bom xexéu é igual a o estado de minas gerais qm conhece ñ esquece jamais moro em xexéu desde q nasci faz 20 anos essa cidade siguinica tudo pra mim. te amoooo xexéu...
Por: gabriel felizardo

xexeu. tive o enorme prazer em conhecer esse lugar maravilhoso, espero poder voltar lar. com amo.
Por: gisele reis

Nasci em Xexéu, no sítio chamado Areal e vivi em Oriental, por onde ando falo da minha cidade, tenho muito orgulho de ter nascido em uma cidade onde as pessoas são dignas e trabalhadoras.
Por: LUIZ CARLOS BISPO

AMO ESSA CIDADE, NASCI E ME CRIEI AI, SOU NETA DO BEM CONCEITUADO E JA FALECIDO Sr. JOÃO PEREIRA DO NASCIMENTO, MAIS CONHECIDO COMO JOÃO FOQUETEIRO, TENHO SAUDADES DA MINHA TERRA, ESTA LINDA E CADA VEZ CRESCENDO MAIS, VIZITE XEXEU VCS VÃO SE APAIXONAR. GRANDE BJU NO CORAÇÃO DE TODOS.
Por: GLEICILENE PEREIRA ALVES

esta cidade de xexeu fica en pernambuco proximo a cidade de palmares -pe
Por: willames

ESTÁ CIDADE É O MEU ORGULHO, POR ISSO MIM SINTO MUITO BEM POR SER FILHO DESTA CIDADE E PODE LEVAR O SEU NOME EM TODOS OS LUGARES QUE EU FOR. UM FORTE ABRAÇO AOS MEUS QUERIDOS XEXEUNSES. JUNIOR
Por: FOFA

Amigos de xexeu é com muito prazer que a vejo vc é linda
Por: isaias

xexéu adoro minha terra natal muito boa para viver pena que e mal administrada poderia ser melhor cidade boa de turismo
Por: uemerson jose

corrigindo a data de fundação: 1991 Eu morei em Xexéu até os meus seis anos de idade, era muito divertido, mas eu tive que ir morar em olinda, mas todos os anos eu ia vistar, poruqe Xexéu apesar de ser pequena é muito legal. por sorte, aos 14 anos morei mais 1 ano lá, foi maravilhoso. conheci pessoas incríveis e inesquecíveis. beijão pra todos os meus amigos, em especial pra: Bruno, Carlos, Jailsa, Quézia e Jaqueline.
Por: renata

Oi pessoal estou em xexeu ja faz 16 anos acho essa cidade maravilhoza,queri mandar um abraço a todos os alunos do 2 ano da escola joao pareira sobrinho e um abraçao em vc renata. Eduardo Alisson RDS.
Por: eduardo alisson

eu conheço muito bem xexeu porque ja morei ai ha 13 anos atras atualmente moro em recife mas minha mae ainda mora ai esta cidade e muito pequena mas muito bonita nesse fim de ano vou leva o meu marido para conhecer essa pequena e linda cidade que e xexeu!
Por: luciana

bom, eu já fiz meu comentário, mas vou fazer outro, pois Xexéu merece isso e muito mais, cidade maravilhosa, a qual eu jamais irei deixar de amar... Beijão pra você também Eduardo, saudades de Você e de todos os meus amigos daí. Abraço pra Carlos, Bruno, Eduardo, Jailsa, Ilquézia, Quézia e Jaqueline, denovo... beijão...
Por: Renata

xexeu e uma cidade maravilhosa eu ja MOREI LA.EU JA ESTUDEI NOS COLEGIOS NA VERDADE EU AMO ESSA CIDADE
Por: adriana

olá pesoal eu ja morei na usina santa terezinha,minha familia e de xexeu,e eu agora estor em são paulo a 26 amos ja fai 20 anos que eu não vó air. eu so da familia lindolfo,primo valdecir lindolfo,crialnece lindolfo e demais,um abraço ,com sucesso.
Por: josé lindolfo da silva

sou nascido nesta cidade e vivo longe dela desde 87,tenho saudades e um dia estarei ai para matar saudades um abraço a todos e que a paz do senhor jesus cristo vos ilumine. um abraço para meu irmao roberto das bicicleta e tambem a gilberto e a toda a populaçao .
Por: jose roberto da silva(robertinho)

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Xexéu
Fundação:
1993
Altitude:
200m
População:
13.950 habitantes
Área:
116,5km²
Densidade Demográfica:
119,74hab/km²
CEP:
55555-000

Envie seu comentário sobre Xexéu