Umãs

Umãs-PE
banner

Bem-vindo a Umãs!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Umãs e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Umãs.

Informações de Umãs

 

Roteiros do Brasil

Região

 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Instalado como distrito em 13 de dezembro de 1948.
Antes do surgimento do povoado havia nesta região uma tribo indígena com o nome de Atikum Umã - daí surgiu o nome do distrito UMÃS.
Desde os tempos passados essas terras foram tidas como de propriedade da família Sá e morava nelas um homem com o nome de Ludovico, de origem incerta, mas, ao que tudo indica, era descendente da tribo de índios citada, tendo nascido provavelmente em meados do século XIX.
O senhor Ludovico possuía animais de carga com os quais nos anos de dificuldade comprava mantimentos para si e sua família em lugares mais abastecidos como São Gonçalo (Hoje com o nome de Araripina).
Um fato curioso aconteceu numa dessas viagens. Ao regressar a sua casa encontrou misteriosamente, no caixote da farinha (feito em madeira), ao que eles entenderam por uma imagem de São Sebastião.
Foi uma grande surpresa para a família que venerou em casa a imagem de São Sebastião por muitos anos.
Depois de uma grande seca e conseqüentemente fome, o Sr. Ludovico se viu obrigado a se desfazer da Imagem, foi até a casa do Capitão Tonheiro de Sá e propôs a troca da mesma por um garrote para poder matar a fome de sua filhos pelo menos por algum tempo.
Na hora do almoço, Ludovico informou o acontecido a família e daí ninguém mais quis comer - todos choraram a perda da imagem do Santo.
Ludovico ficou emocionado e arrependido do feito, foi até a casa do capitão Tonheiro de Sá desfazer o negócio. Pagaria o garrote trocado de outra forma, contando que ficasse com a imagem do Santo.
O Capitão Tonheiro que era conhecido como um homem de bom coração, devolveu a imagem a Ludovico e ainda perdoou a dívida contraída.
Vários anos depois, no ano de 1918, formou-se um mutirão no qual praticamente todos os habitantes do local participaram (até as crianças ajudaram) para construir uma capelinha e nele entronizar definitivamente, a imagem de São Sebastião. As filhas do Sr. Ludovico então falecido, ficaram encarregadas de zelar a capelinha. Na verdade, não é de São Sebastião, mas do Bom Jesus, mas a devoção continuou.

Significado do Nome:


Aniversário da Cidade


Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Umãs, um distrito aconchegante e muito pitoresco. Confira!

Clima 

semiárido

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mesorregião do Sertão

Limites

Ao norte com o estado do Ceará, ao sul com Belém de São Francisco, a leste com Verdejante, Mirandiba e Carnaubeira da Penha e a oeste com Cabrobó, Terra Nova, Serrita e Cedro.

Acesso Rodoviário

BR-232 (via Serra Talhada e Caruaru).

Distâncias:


Da Capital:

521 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Fundação da Vila e 1ª feira

Em 1939 após grande seca nesta região, os açudes secaram e muitas fontes se esgotaram. Mais da metade do rebanho bovino foi perdida.
O senhor Antônio Pereira Dum, proprietário e residente da Fazenda Sanharó, próximo a Umãs, vendo a calamidade em que se encontrava o povo desta região, e vendo ainda o esforço que os moradores faziam para buscar alimentos em outras regiões, estudou uma forma de amenizar o sofrimento. Surgiu assim a idéia de se realizar feiras em Umãs - pelo menos encurtaria as distâncias para o abastecimento. Com o sorriso franco, animou o povo, dizendo que tudo ia melhorar.
O Senhor Antônio Pereira Dum, com a colaboração de Chico Tonheiro (filho do Capitão Tonheiro), Grangeiro Parente, Edésio Barros e outros homens de representação na vizinhança e também com o apoio do Cel. Veremundo Soares e outros chefes políticos de Salgueiro apresentou a todos uma proposta para a formação da Vila de Umãs e a mesma foi aprovada por unanimidade.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

JUNHO

SÃO JOÃO NA ROÇA

-Dia 29 - Doce Sedução


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SALGUEIRO - DISTRITO DE UMÃS

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3871-7070

Sites: http://www.salgueiro.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Umãs

há pouco tempo umãs era uma era uma cidade menos conhecida agora é uma cidade conhecidade por todo o nordeste [..................]
Por: aline

Faz muito tempo que fui a Umãs,mas tenho ótimas recordações desse lugar lindo
Por: luciana da silva barbosa

já estive em umãs já morei em umãs eu belo povoado qualquer dias desce vou visitar umãs
Por: marcos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Umãs

Envie seu comentário sobre Umãs

banner