Tracunhaém

Tracunhaém-PE

Bem-vindo a Tracunhaém!

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Tracunhaém e muitas outras opções de hospedagem na cidade Tracunhaém. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Tracunhaém.

Informações de Tracunhaém

Roteiros do Brasil

Região Mata / Litoral Norte

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Tracunhaém foi criado pela Lei municipal nº 05, datada de 30 de novembro de 1892. O território da cidade fazia parte do município de Nazaré da Mata. A palavra Tracunhaém é de origem tupi e quer dizer formigueiro ou panela de formiga. Administrativamente, o município é composto pelo distrito sede e pelo povoado de Belo Oriente. Anualmente, no dia 20 de dezembro Tracunhaém comemora sua emancipação política. O padroeiro da cidade é Santo Antônio. 

Significado do Nome

Segundo o Dr. Theodoro Sampaio, é vocábulo de origem indígena e significa: panela de formiga.

Aniversário da Cidade

20 de dezembro

Gentílico

tracunhaense

População

13.055 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Cidade do interior tranquila que acolhe muito bem aos turistas com hospitalidade e a sua arte. Confira!

Clima 

Tropical úmido

Temperatura Média

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata. Microrregião da Mata Setentrional. 

Limites

Ao norte com Nazaré da Mata, ao sul com Paudalho, a leste com Itaquitinga e Araçoiaba e a oeste com Carpina. 

Acesso Rodoviário

BR-408 (via Carpina)

Distâncias:

Da Capital:

60 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Os artistas de Tracunhaém têm no barro a matéria-prima principal para a confecção de cerâmicas utilitárias e decorativas, com grande produção de imagens sacras.

A produção de tapetes com as formas de desenhos de azulejos também é outro talento dos moradores de Tracunhaém.

Não é difícil encontrar um atelier em cada rua da cidade, às vezes até mesmo nas calçadas das casas, de onde surgem imagens religiosas, utensílios domésticos fabricados com massapê, entre outras peças. São mais de cem artesãos espalhados pela cidade.

Um dos santos mais moldados na cidade é Santo Antônio, padroeiro de Tracunhaém. Sua imagem, exposta em praça, foi esculpida por Mestre Zezinho, conceituado artesão local. Mestre Zezinho, também conhecido como Zezinho de Tracunhaém, é o artesão vivo mais antigo do município.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRACUNHAÉM

E-mail:

Telefones: (81) 3646-1136

Sites: http://www.tracunhaem.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (81) 3633-1852

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tracunhaém

sou uma filha dessa cidade onde hoje estou com saudade. moro hoje em sao paulo mais pretendo voltar para rever meus pais e familiares. adorei o site. lene um beijao para todos taboao da serra, sao paulo,09de novembro,2008
Por: lene

sou suspeita em falar de Tracunhaém,essa cidade que nasci,e que me viu crescer,minha infancia toda foi ai,nao ha lugar no mundo mais lindo e belo que minha cidade.tenho muitas lembraças dai e muitos amigos tambem.um dia vou voltar pro meu aconchego que é esta cidade maravilhos de povo acolhedor e muito querido.
Por: bernadete

EU MORRO NESSA CIDADE E ELA E UMA CIDADE OTIMA DE SE MORRAR ,E OS FESTEJOS JUNINOS SÃO OTIMOS.VENHA VC TAMBEM VISITA TRACUNHAEM
Por: MARCELA

É a tipica cidade de interior, com casinhas pequenas, igrejas, serras, açudes e campo...que tem uma arte em barro belissima...amo essa cidade!
Por: Dandara

estou em sao paulo a 20anos,mais nunca esqueci de minha cidade natal.tenho ourgulho em dizer que sou filho de tracunhaém,pois o melhor artesanato e mais belo enconotra-se em tracuinhaém faça uma visita a cidade e comprove.
Por: antonio cavalcante de souza

eu sou filho de tracunhaém,e gosto muito da minha cidade,faz 21anos que sai de la mais nunca equeci da minha cidade.pois se vc um dia for ate pernambuco não deixe de visitar a linda cidade de tracunhaém.vc vai gostar.
Por: jose claudino da silva

sou filha desta cidade!pennsse numa cidade boa de morar calma!com seus artesanatos maravilhosos e lindos!venham confirir o que estou falando!venha conhecer nossa arrte do barro!lane
Por: lane

tracunhaem e minha cidade natal a cidade do artesanato de barro bom meu nome e duii vaqueiro todo mundo mim conhece em tracunhaem tracunhaem terra grandiosa...
Por: luiz carlos

Oi posso falar com propriedade deste lugar, visto que sou natural dai. Fico muito emocionado em saber que a cultura da região está sendo valorizada. Hoje vivo em São Paulo, mas me orgulho da região.Parabéns!!! Um grande abraço. Maciel
Por: MACIEL

Esta cidade esta para min entre as 7 maravivilhas do mundo.não ha lugar melhor para se morrar tenlho orgulho de um cidadão tracunlhenense.
Por: emerson César

Morei aproximadamente 18 anos nesta cidade saudades dos meus amigos. Espero que este lugar possa progredir cada vez mais com sua cultura . SINCEROS VOTOS.
Por: ANALICE BANDEIRA

TAMBÉM SOU FILHA DESSA CIDADE,ADORO MORAR EM TRACUNHAÉM E PRINCIPALMENTE OS SEUS MELHORES PONTOS TURÍSTICOS.SCARLLET
Por: SCARLLET

tenho orgulho de morar nessa cidade terra de gente feliz e batalhadora. venha conhecer tracunhaém e se encante c/ artesanato de diversos artesães.
Por: karla marinho

morrei durante dezoito anos, nesta cidade hoje morro em sp sinto falta das pessoas que ai deixei espero em brevi volta .
Por: cleonice gomes

gosto dessa cidade do carnaval do são joão e outras coias a mas
Por: edilson jose

Envie seu comentário sobre Tracunhaém