Toritama

Toritama-PE
banner

Bem-vindo a Toritama!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Toritama e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Toritama.

A cidade de Toritama, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 349m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.735 habitantes. A área total de Toritama é de 34,8km², e sua densidade demográfica é de 567,10hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Toritama-PE é 55125-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Toritama

Roteiros do Brasil

Região Turística Agreste

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em meados do século XIX, Toritama tinha a denominação de Torres e era formada pela fazenda de gado pertencente a João Barbosa. Por sua devoção a Nossa Senhora da Conceição, doou um pedaço de terra, à margem esquerda do Capibaribe, para que fosse erguida uma capela. Foram os primeiros passos para o início do povoamento local. A emancipação política do município aconteceu em 29 de dezembro de 1953, quando foi elevada à categoria de cidade. O 1º prefeito eleito, José Jota de Araújo, só foi escolhido três anos e meio após a emancipação política. Antes, foi distrito de Vertentes e Taquaritinga do Norte. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelo povoado de Cacimbas. Anualmente, no dia 30 de dezembro Toritama comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é Nossa Senhora da Conceição.  

Significado do Nome

O nome Toritama vem do indigena tori (pedra) tama (região), em alusão às pedras com cerca de 30 metros de altura que da a impressão de uma torre à margem direita do rio Capibaribe. O primeiro prefeito eleito foi José Jota de Araújo que só foi escolhido três anos e meio depois da emancipação política, que aconteceu em 29 de dezembro de 1953. quando foi elevada a cidade sendo antes distrito de Vertentes e Taquaritinga do Norte. O município teve como primeiros administradores interinos Joaquim Aurélio Correia de Araújo e Antônio Manoel da Silva.

Aniversário da Cidade

29 de dezembro

Gentílico

toritamense

População

36.610 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A atividade econômica predominante é agroindúdtria com maior potencialidade de desenvolvimento para confecções.

Clima 

Semi árido seco 

Temperatura Média

35° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Agreste. microrregião do Alto do Capibaribe. 

Limites

Ao norte com Taquaritinga do Norte e Vertentes, ao sul com Caruaru, a leste com Caruaru e a oeste com Taquaritinga do Norte. 

Acesso Rodoviário

BR-104, BR-232 (via Caruaru), PE-90, BR-408 (via Carpina). 

Distâncias:

Da Capital:

162 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Toritama é a terra dos artesanatos produzidos em barro (foto). Por toda a cidade é possível encontrar feiras onde são comercializados panelas, potes e pratos feitos a partir da argila.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Outro destaque do município é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, construída em homenagem à padroeira local.

Parque das Feiras

O Parque das Feiras é um amplo centro de comércio de roupas, é a vitrine do jeans produzido em Toritama. O Parque é categorizado pela Prefeitura Municipal como um ponto de turismo de vendas. Na grande feira coberta os confeccionistas da cidade expõem seus produtos para milhares de compradores. Os valores baratos e a boa qualidade das roupas já são conhecidos no Nordeste e atraí centenas de caravanas de compradores que vem de vários estados vizinhos a Pernambuco. O Parque das Feiras funciona de segunda a sábado. Os principais dias de comércio são nas segundas e terças-feiras.
   
Pedra da Torre
   
A Pedra da Torre, os Pontais e diversos outros picos de pedra decoram o relevo de Toritama. Conhecidos na cidade pelo nome de serrotes, os picos são amontoados de grandes rochas, ideais para a prática da escalagem e do rapel. Quem escala pode contemplar a natureza. A vista do horizonte e de outros serrotes próximos é privilegiada. O ponto turístico mais acessível é a Pedra da Torre. O símbolo da cidade está localizado próximo da BR-104. É possível realizar escalada, mesmo sem nenhum equipamento especial.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Além dos patrimônios artísticos e históricos, Toritama se destaca por festas tradicionais como o Carnaval e o São João. Durante esses evento, há apresentações de grupos folclóricos pela ruas da cidade.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TORITAMA

E-mail:

Telefones: (81) 3741-1020     

Sites: http://www.toritama.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Toritama

Já Visitei é uma Cidade muito movimentada e de grande comercio de confecções.
Por: Vlady

que cidade maravilhosa gostei do pao de açucar ja andei ai 3 vezes com certeza irei retorna valeu galera
Por: flavinha

vc estão enganados pois toritama não se destaca pelo o artesanato e sim pelos fabricos de roupa jeans.
Por: opala ss

pelo jeito e muito bonita breve estarei visitando a capital do jeans
Por: francisco

toritama quem diria antes era um polo calçadista e hoje é o grande polo de confecçoes de jeans no brasil.é a segunda maios cidade do brasil que mais produz jeans.mora nessa cidade com muito orgulho e com muito amor...
Por: maciel

estive em toritama uma vez para conhecer a parte de compras, adorei os preços muito bons, vale a pena ir!!!!!
Por: vera lopes

CIDADE DE TORITAMA Q SAUDADE SINTO DE VC DAS PESSOAS HOSPITALEIRAS PRA MIM A MELHOR CIDADE Q CONHECI
Por: EZEQUIEL JOSE DA SILVA

antes de maio quero comhecer toritama tenho grande desejo de comhecer em breve me aguarde toritama andreia governador valadares mg
Por: andreia gomes

esa cidade e de mais tenho muita saudade de vc toritama e desa jente maravilhosa em breve estarei ae . ,,,,,,,,,,,
Por: heleno manoel da cruz

Tive o privilegio de conhecer Toritama através do Pr. Francisco Olímpio(dep. federal), desta cidade. Acho que foi paixão á primeira vista.Toritama é a minha segunda casa, e o que eu poder fazer para o seu progresso, farei com muito amor. Que DEUS abençõe esta linda cidade GRANDIOSAMENTE.
Por: jorge carlos

estou de viagem marcada para toritama, e estou anciosa, não vejo a hora de chegar lá pra ver as maravilhas da cidade, e conhecer um pouco das pessoas. Depois contarei como foi a viagem se gostei ou não.
Por: francivanda

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Toritama
Fundação:
1953
Altitude:
349m
População:
19.735 habitantes
Área:
34,8km²
Densidade Demográfica:
567,10hab/km²
CEP:
55125-000

Envie seu comentário sobre Toritama