Tamandaré

Tamandaré-PE

Bem-vindo a Tamandaré!

As melhores pousadas em Tamandaré podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Tamandaré, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 8m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.854 habitantes. A área total de Tamandaré é de 98,9km², e sua densidade demográfica é de 160,30hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tamandaré-PE é 55578-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Comentários de Tamandaré

passo ferias em tamadaré a muitos anos amo tanto tamandaré que meu filho esta morando nesse parisso. é tudo de bom só conhecendo pra ter certeza das maravilhas que temos piscinas naturais, kiósques, hoteis maravilhossos.
Por: leda oliveira

Olaa galera!!! O site ta bem legal,parabéns! Mas,queria saber se vai ter mesmo ou não a "ABERTURA DE VARÃO" ?! Desde de já,agradeço.
Por: Aline Valéria

eu sou de la, meus pais nasceram e vivem la. e uma praia muito linda , muito bacana vale apena vc fazer uma visita . posso te garantir . e uma pena que eu tenha sido criado aqui em sao paulo, pois perdi muita coisa do lugar. no momento moro na baixada santista aonde fui criado. valeu!!!!!!!!!!!!!!
Por: reginaldo silva

tamandare e linda tanto as praias como a cidade , a feirinha tipica e realmente um lugar para ficar na memoria de cada um , o maximo
Por: jairo batista crespo

mermao e massa de mais o verao em tamandare nao perco por nada nesse mundo tenho 16 anos fais 10 anos que eu voo e masaaaaaaaaaaaaa
Por: andrey

Conheci Tamandare em 01/1997 e foi paixao a primeira vista aquele paraiso intocavel e comigo estava meus primos que depois de uns anos construiram uma casa la e moram nela e todo ano agora eu visito eles e futuramente quero construir 01 casa para mim tambem. Quem conhece Tamandare ja esquece é um amor Imortal.
Por: Kelly Cristina Dias

pense numa cidade arretada de boa quem visita nunca esquece um povo hospitaleiro é uma cidade pequena porém não fica para trás com belas praias e pontos turisticos sem contar com suas águas cristalinas pense num ligar erretado. EU AMO TAMANDARÉ!!!
Por: viviane

essa praia é minha paixão.sem iguial!!!!!!!!! lugar acolhedor,praia [b]MARAVILHOSA.
Por: renata lima

Tamandaré é lindo. suas praias merecem destaque desde a década de 1970 frequento a cidade, que após a criação da APA costa dos corais pelo governo federal, o projeto "recife costeiros" pela prefeitura,acabaram com a pesca predatória,a degradação do meio ambiente,atraindo investimentos na àrea de turismo,inclusive o de mergulho àquatico.
Por: jose carlos soares camara

Olá amigos! Sou de Villhena-RO, em 2005 conheci Tamandaré, amei a cidade e principalmente as praias. Esse ano nas férias , em dezembro, quero retornar á esse paraiso.
Por: JOSE VENANCIO DA SILVA

Resido em Recife, Porém meu PARAÍSO é TAMANDARÉ. Acho que não precisa falar mais nada. Concordas?
Por: VANIA MARIA DE MELO

não vejo a hora de me aposentar e ir morar em Tamandaré para sempre! parece até que já vivi lá em outra encarnação.
Por: joao ronaldo ferreira pereira

Meu nome é Erica,sou da cidade de Bonito e tenho uma casa em TAMANDARÉ. Amo essa praia demais,ja visito ela desde que era criança e ela ainda não era cidade,fico muito orgulhosa de fazer parte da história dessa praia,pois comento com todos os meus amigos que essa praia é muito boa e fico muito feliz qdo vejo passar na tv,os programas sobre essa praia.Estou ai em todos os feriados...
Por: Erica Patricia Cabral

LIndas praias em Tamandaré, pontos turísticos belíssimos, preços acessíveis e tem toda a parte histórica brasileira. Visitei, adorei e recomendo à todos que visitarem o belíssimo estado de Pernambuco
Por: Messias

AMEI CONHECER TAMANDARÉ.A PRAIA É BELISSIMA.AS PESSOAS NATIVAS SÃO MUITO HOSPITALEIRAS.TAMANDARÉ É TUDO DE BOM.
Por: MRINA

conheço tamandaré e é uma cidade otima, todo ano eu vou pra tamandaré é uma cidade maravilhosa para todo tipo de gente lá não tem descriminação , é um povo maravilhoso visite tamandaré vc que ainda não conhece vc vai gosta.
Por: luciano soares

um pedaço do paraiso.vale a pena conhecer principalmente a praia dos carneiros.
Por: fernando

Adooro o passar o verão em Tamandaré. Lá posso me encontrar com amigos, curtir os shows com as melhores bandas da Bahia e do Brasil.É peerrfeito as nigths em Tamanda. Venha conhecer!!!
Por: camila marcela

Eu amo Tamandaré. Cheguei de lá hj depois de passar o mês todo. Frequento desde 1991 e sempre fico encantada com a beleza. Apesar de esta crescendo muito, pois lembro-me bem que antes na praia dos carneiros era bem deserto, quase sem casas, eu amava ir pra la justamente por ser bem deserto. Espero que não fique tão tumultuado de construções com casas e hoteis. Se não acabara ficando como outros paraiso que perderam o encanto pela envasão de casas, hoteisde luxo e muito lixo.
Por: Cristiane Araújo

Tamandaré e um lugar pra desfrutar com a familia lugar nota 10 todos carnaval feriado eu to ai , em breve morador com fé em deus. :D
Por: Reydson

bom! hoje Tamandadé é minha cidade, onde fiquei desnumbrado ao vim morar aqui,nasci em Rio Formoso cidade vizinha, mas passei um bom tempo em Porto de galinhas PE, umas das praias mais cubissada do Brasil, porém é porque não conheceram tamandaré, temos mais de 18 km de praia, onde estar situada a praia dos Carneiros que tambem tem encantada aos turistas do mundo inteiro... enfim enserro as minhas palavras convidando a todos a conhecer um paraíso chamado Tamandaré PE.
Por: valterly

Estive varias vezes em tamandarè,lugar maravilhoso que me traz muita saudades,lugar maravilhoso de gente hospitaleira e educada,um dia pretendo voltar!Eu te amo tamandaré.Beijos.
Por: luiz claudio

Um lugar inesquecível,tranquilo, onde vc se sente em liberdade!!!!!
Por: sonia

tamandare e linda!!!!!!!!!!!!Visite e divirta-se na melhor praia dos mais altos coqueirais que ja vi!!!!!!!!!!!!!!
Por: marcia

Estive durante as férias na praia dos Carneiro e pretendo voltar mais vezes. É impressionante a beleza deste lugar, espero que as pessoas não abusem da natureza e preserve este local maravilhoso. Também postei fotos para que outras pessoas apreciem está linda praia.
Por: José Ciro Machado Souto

Lugar lindo, Maravilhoso, Praias lindas, Cidade aconchegante... adorei e estou voltando la dia 29 e só volto 31, pena que por tão pouco tempo...
Por: Laís Cristina

Uma aventura inesquecível. Pena que não posso repetí-la.
Por: SONIA

Gosto muito desta pacata cidade, meu pai tem casa e eu me divirto muito quando vou lá as autoridades estão de parabens por tudo que está sendo feito para melhor receber o turista , amo esta terra hospitaleira.
Por: Silvinha

tamandaré é 1.000 nasce e cresce nessa maravilha de lugar, uma cidade com varios eventos e de clima de festa com suas praias maravilhosas é um lugar dos sonhos para quem deseja descansar e se divertir ao mesmo tempo,quem vai a tamandaré não esquece e sempre volta, palavra de tamandarense.
Por: elaine

Informações de Tamandaré

Roteiros do Brasil

Região Litoral Sul

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Segundo a lenda, o repovoador era um pajé a quem o grande deus dos Trovões, Tupã, avisou que iria exterminar os homens. Assim, quando houve o dilúvio, Tamandaré já se encontrava na arca com sua família, onde ficou até o fim das chuvas, voltando em seguida às terras secas para reiniciar o seu povoamento.Ao contrário do que se pensa, foi o município que deu nome ao Barão de Tamandaré, o patrono da Marinha brasileira. Tamandaré não era mais do que uma praia selvagem, quando fazia parte das terras de Una e Rio Formoso, herdadas pelo Coronel João Paes Barreto IV, na segunda metade do século XVI.

Significado do Nome

A palavra Tamandaré é de origem indígena, do vocábulo tupi tab-moi-inda-ré, que significa o repovoador.

Aniversário da Cidade

28 de Setembro

Gentílico

tamandarense

População

20.745 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Município Litorâneo, Tamandaré possui belas praias, manguezais e uma reserva da Mata Atlântica. Seu padroeiro é São Pedro.

Clima

Quente.

Temperatura Média

27 ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Zona da Mata Sul de Pernambuco

Limites

Ao norte com Rio Formoso, ao sul com Barreiros, ao leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Água Preta

Acesso Rodoviário

BR-101  /  PE-060

Distâncias:

Da Capital:

100 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cepene/ Ibama

Centro de Pesquisa e Extensão Pesqueira do Nordeste 
Funciona em uma área de 33ha, numa faixa litorânea de 1.200m na baía de Tamandaré, tendo 13.000m² de área construída no centro da cidade. Trabalho de pesquisa sobre espécies marinhas.

Forte de Santo Inácio de Loyola

Datado de 1691, é um dos maiores marcos da história pernambucana. Situado a 500m do mar, possui uma capela e canhões.

Reserva Biológica de Saltinho

Área de preservação nacional. Uma das poucas áreas remanescentes da Mata Atlântica do Brasil. Com seus 538 hectares de mata, o lugar é habitat natural de várias espécies de animais, como: tatu, lebre, cutia, papa-mel, o guaxinim, entre outros.

Igreja de São José, Igreja de São Pedro e Igreja de São Benedito.

Construções datadas do século XIX.Todas ficam à beira-mar.

Museu da Árvore

Localizado na Reserva Biológica de Saltinho, para visitá-lo é necessário autorização prévia do Ibama.

APA Costa dos Corais

Criada em 1977 pelo governo federal, com o objetivo de proteger os recifes de corais, praias e manguezais e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais da região costeira entre Tamandaré (PE) e Paripueiras (AL). É a maior unidade de conservação do país.

Projeto Recifes Costeiros

Possui sede em Tamandaré, atua desde 1998 na proteção das áreas abrangidas pela APA Costa dos Corais.

Área de Proteção Ambiental de Guadalupe

Criada pelo governo de Pernambuco, em 1997, abrange 31.591ha de área continental e 12.664ha de área marítima, compreendendo parte dos municípios de Tamandaré, Sirinhaém, Rio Formoso e Barreiros. A área motiva a visitação turística pela beleza de seus recursos naturais, com uma diversidade de ecossistemas representados pelos manguezais, remanescentes da mata atlântica, mata de restinga e cordões de arrecifes. A APA possui um Centro de Visitação em Tamandaré.

Farol de Tamandaré

Fica junto ao Forte de Santo Inácio de Loyola, foi inaugurado em 1902 e ainda encontra-se em funcionamento. Em tempo claro possui alcance de 14 milhas.

Praia dos Carneiros

Citada por muitos como uma das dez praias mais bonitas do Brasil. Localizada à aproximadamente 5km do centro da cidade, com um cenário ainda primitivo, marcada por um extenso coqueiral, possui uma linha de arrecifes que nascendo à beira mar adentra o oceano, numa extensão aproximada de 1 km. No local, deságuam no mar os rios Formoso e Ariquindá.

Praia das Campas e Perua Preta

Urbanas, com algumas ondas na maré alta, águas mornas e uma incrível transparência. Fora da alta temporada de veraneio ficam quase desertas.

Praia de Tamandaré

É a mais movimentada, possui quiosques na orla. Comparada com o mar caribenho, a Praia de Tamandaré tem águas azuis, rasas e cristalinas. Com piscinas naturais, é muito procurada para esportes náuticos.
 
Praia do Forte

Também urbana, águas límpidas e mornas, porém profundas. Nela, estão as instalações do CEPENE/IBAMA, o Forte de Santo Inácio e o Farol de Tamandaré.

Praia da Boca da Barra

Dois pequenos rios deságuam nela, formando bancos de areia que mudam de lugar conforme a maré. Possui uma área de mangue, misturada com a areia que é levada pelo mar quando a maré sobe.

Cachoeira da Bulha

Está localizada na entrada de Tamandaré, a 10 km do centro da cidade, em uma área de preservação nos limites da Reserva Biológica de Saltinho.

Mirante do Oitizeiro

É o ponto mais alto de Tamandaré.

Barreira do Giz

Pequena formação montanhosa na qual é possível ver as diversas camadas de barro colorido, que depois de raspado e seco resulta em trabalhos semelhantes aos encontrados na famosa Praia Morro Branco, no Ceará.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

– Farol Tamandaré Show, na área de eventos, com apresentações de bandas e artistas de renome nacional

 Fevereiro

– Carnaval, com a participação de trios elétricos e blocos carnavalescos

 Março

– Festa Ecológica de São Pedro do Oitizeiro, com manifestações religiosas, folclóricas, artísticas e esportivas.

 Junho

– Festa de São João, realizada no “Palhoção” do município, são dez dias de festejos juninos, com bandas, apresentação de quadrilhas, concurso de sanfoneiros, etc.

 Setembro


– Festa da emancipação da cidade

 Novembro


– Tamandaré Fest, é a festa oficial de abertura do verão. Realizada na orla, com bandas e trios elétricos

 Dezembro


– Reveillon à beira mar com show pirotécnico e trio elétrico

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAMANDARÉ

E-mail:

Telefones: (81) 3676-1155

Sites: http://www.tamandare.pe.gov.br/leis_municipais.asp

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

BANCO DO BRASIL: (81) 3676-1450

AGÊNCIA CORREIOS:
(81) 3676-2169

CASA LOTERICA:
(81) 3676-2128

CONSELHO TUTELAR:
(81) 3676-1450

CÂMARA MUNICIPAL
: (81) 3676-1970

ESCOLA ESTADUAL TAMANDARE:
(81) 3676-1804

ESCOLA MUNICIPAL ALMIRANTE TAMANDARE:
(81) 3676-1833

HOSPITAL MUNICIPAL:
(81) 3676-1192 OU 192

POLICIA MILITAR:
(81) 3676-1033

POLICIA CIVIL:
(81) 3676-3901

COLONIA DE FÉRIAS DO SESI:
(81) 3676-1244

IBAMA (CEPENE):
(81) 3676-1355

CPRH:
(81) 3676-1177     
 
COMPESA (PLANTÃO):
(81) 3676-1699

CELPE (PLANTÃO):
0800 0810196

IGREJA CATOLICA:
(81) 3676-1601

ASSEMBLEIA DE DEUS:
(81) 3676-2483

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tamandaré
Fundação:
1997
Altitude:
8m
População:
15.854 habitantes
Área:
98,9km²
Densidade Demográfica:
160,30hab/km²
CEP:
55578-000

Envie seu comentário sobre Tamandaré