Serra do Vento

Serra do Vento-PE
banner

Bem-vindo a Serra do Vento!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Serra do Vento, informações atualizadas sobre a cidade Serra do Vento, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Serra do Vento.

Informações de Serra do Vento

ROTEIROS DO BRASIL

Região Turística Agreste

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Serra do Vento está situado a 15 Km da cidade de Belo Jardim e fica a 200 Km da Capital pernambucana. antigamente era um sítio, existia um engenho que pertencia ao Sr. João de Deus. Certo dia ele conversando com o Sr. Francisco Xavier e o Sr. Joaquim Gilberto surgiu a idéia de construírem uma capela uma capela para rezar, daí, o Sr. João de Deus e seus escravos juntamente com o Sr. Francisco Xavier começaram a construção no ano de 1810 e foi concluída em 1815 que hoje esta com 194 anos. Depois foram construindo casas. Foi crescendo o comércio devido aos comerciantes das cidades vizinhas.
Aos poucos foi surgindo imigrantes e povoando o local. A principal rua era conhecida como Rua da Palha, porque as casas eram cobertas de palha. Onde existia um bonito mercado a moda indígena que era uma grande palhoça. Um dia um frade missionário, viu que o lugar era cercado de serras e existiam fortes correntes de ar (ventos), este povoado era chamado de “O Pinto”.
Ele deu o bonito nome de “Serra dos Ventos”, o qual continua sendo chamado até hoje. Com a imigração dos portugueses começaram as construções de casarões com estilo barroco. A iluminação era com lamparina de gás. Em 1932, Serra dos Ventos passou a ser eletrificada por motor. O primeiro responsável a ligar o motor foi o Sr. Antônio João de Souza (Antônio Gavião). A Energia elétrica foi instalada no governo de Cid Sampaio no ano de 1965. Os meios de comunicação da época era o DCT (Departamento de Correios e Telégrafos). O carteiro era Antônio Benjamin.e

Gentílico:

Significado do Nome:

Um dia um frade missionário, viu que o lugar era cercado de serras e existiam fortes correntes de ar (ventos), este povoado era chamado de “O Pinto”. Ele deu o bonito nome de “Serra dos Ventos”, o qual continua sendo chamado até hoje. 

Aniversário da Cidade:

04 de Março

População:

Aproximadamente 10.000 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Serra do Vento, distrito de Belo Jardim, fica encravado entre serras, seu padroeiro São Vicente Ferrer. Um distrito de rara beleza cercado de montanhas. É um lugar simplesmente afrodisiáco.

Clima:

Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média:

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas Rodovias: BR-232 e PE-166

Localização:

Mesorregião do Agreste

Limites:

Ao norte com Jataúba e Brejo da Madre de Deus, ao sul com São Bento do Una e Sanharó, a leste com Tacaimbó e a oeste com Pesqueira. 

Distâncias:

- Brasília/DF - 2.012 km

- Rio de Janeiro/RJ - 3.171 km

- São Luiz/MA - 26 Km

- São Paulo/SP - 2.953 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Corredeira da Espalhadeira

  -A Corredeira tem em seu entorno pequenas elevações cobertas por um capoeirão e culturas de subsistência. Apresenta ainda, dois pontos distintos para banho que ocorre em forma de piscina natural, no seu trecho superior, e em escorregos no seu trecho inferior. Na corredeira aparecem também dois pequenos saltos.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  -Festa de Reis

-Março

  -Dia 04 - Festa de aniversário da cidade

-Abril

  -Festa de São Vicente Ferrer - Padroeiro da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO JARDIM - DISTRITO DE SERRA DO VENTO

E-mail:

Telefones: (81) 3726-8711

Sites: http://belojardim.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (0xx81) 3709-1047 / 9936-4470

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORREIOS: (81) 3726-1917

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (81) 3726-1524

COMPESA: (81)3726-3081

UNIDADES DE SAÚDE: (81) 3411-1613

UNIDADES ESCOLARES: (81) 3726-8711

PROGRAMAS SOCIAIS:
(81) 3726-8726

ÁGUA E ESGOTO
: (81) 3726-8711

OUTROS:

E-mails e telefones:

Créditos:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://serradovento.blogspot.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Comentários de Serra do Vento

faz quase 16 anos que eu sai desta cidade com os meus pais e meus irmãos para morar em são paulo e não retornei mais a cidade onde eu nasci e vivi até os meus dose anos de idade ,peço a quem tiver fotos recentes da cidade que mim envi por email obrigado.
Por: lucilene soares da silva

Serra do Vanto, distrito de Belo Jardim fica encravado entre serras, seu padroeiro São Vicente, éum lugar simplesmente afrodisiáco, Serra dos Cablocos encanta qualquer poeta dando-lhes inspiração e vontade de subir as alturas a cantar a natureza. um beijo a todos aqueles que amam este simpático lugar. José Barbosa de Andrade
Por: JOSÉ BARBOSA DE ANDRADE

Serra do Vento, cidade enigmática repleta de lendas, como: fogo corredor ou tocha que segundo os antigos significava alma penada de traição entre compadre e comadre, o lençol de ouro e diamante que se estende desde da serra do cruzeiro até a pedra do Cachorro, os ciganos do egito que acampam naquele lugar com seus belo cavalos, a serra do veado podre, os engenhos de mel e rapadura, os belos sítios de magas e coração ( graviola) as várzeas com pastagens de capim de planta, os cortumes para cortir as peles de animais, a cultura do barro de louça, que se fabrica panelas de barro, quartinhas ou moringas, a festa de reis no mês de janeiro, a festa de São Vicente, aquela igreja centenária voltada para as serra com o fundo voltado para a cidade, como querendo dizer eu sou a locomotiva dessa cidade, o matuto na segunda-feira transportando em suas burras frutas para vender na feira de Belo Jardim, a barragem de Tabocas que no passado no rio que a abastece existia os chamados pitus de agua-doce, enfim visitar serra do vento é visitar o paraíso, mas tem que gostar da natureza pois é o berço que foi escolhido pela divindade para um pequeno cochilo de Deus. Amo de coração esse lugarejo. BARBOSA - ADVOGADO.
Por: JOSÉ BARBOSA DE ANDRADE

sim , inclusive eu sou de lá, mais atualmente eu vivo em são paulo.oque tem de melhor saõ as festas e o cruzeiro .
Por: lucilene soares da silva

Nasci próximo a Serra do vento em uma localidade agrícula chamada "Sitio Peladas", mas a necessidade de melhores estudos fui saindo e assim andei por vários estados, mas ao voltar a essa terra já por diversas vezes, percebo o desenvolvimento que há de acordo com as condições oferecidas pelo lugar, como é bom ver que atualmente existem diversas modalidades de divertimentos, diferente daquela época que existindo uma vendinha e duas mesas de sinuca já era tudo pra rapaziada, visitando a Igrejinha(Vila do Socorro) encontrei a barragem de tabocas, lá ainda reside meu irmão "Bebé Clemente" e seu bar modesto e aconchegante típico daquele lugar que valorizam bem cada pessoa que chega de outros lugares.......e assim......só posso dizer.....Parabens Srra do Vento.
Por: Adelmo Clemente

fala de serra dos ventos e volta ao pasado literalment ,moro em são paulo amais de 25 anos mais teve afeliz edeia procura não sei por qual razão o poratal da nossa qurida cidade ou milhor do nossso municipio e encontrei todos os potais e fico assesando e morredo de saudade da nossa querida região seja. ela qual.for passei minha infacia por ai curtindo com as lindismas gatinhas da epoca um grande beijo a todas as gatinhas e gatonas quer ai se encontra aos grndes amigos quer ai istão um feliz ano novo a todos .serra dos vetos eu recomendo. vale a pena conhece
Por: heleno pedro ; de vila nova.

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serra do Vento

Envie seu comentário sobre Serra do Vento

banner