São José do Egito

São José do Egito-PE
banner

Bem-vindo a São José do Egito!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em São José do Egito, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade São José do Egito. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em São José do Egito para programar a sua viagem.

Informações de São José do Egito

Roteiros do Brasil

Região Sertão do Pajeú

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história do município de São José começa por volta de 1830, quando os fazendeiros das cabeceiras do rio Pajeú resolveram estabelecer residência no vale meridional da Serra da Borborema. Assim que chegaram ao local trataram de construir uma capela dedicada a São José. Com o novo templo, formou-se um núcleo de povoação, que ao longo do tempo teve diversos nomes, entre eles São José das Queimadas e São José da Ingazeira. Em 15 de novembro de 1886, foi canonicamente instalada a freguesia de São José do Egito, pelo vigário Padre. Manoel Gomes da Fonseca. O município foi criado no dia 26 de maio de 1877 e instalado em 24 de abril de 1883. Anualmente, São José do Egito comemora a sua emancipação política no dia 09 de março. Administrativamente, o município é composto pelos distritos sede, Bonfim, Riacho do Meio e pelos povoados de Batatas, Curralinho, Mundo Novo, São Sebastião de Aguiar, Espírito Santo e Juazerinho.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

09 de Março 

Gentílico

egipciense

População

32.010 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agropecuária com maior potencialida de desenvolvimento para a suinocultura.

Clima 

semiárido

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Sertão

Limites

Ao norte com Brejinho e Itapetim, ao sul com Tuparetama e Ingazeira, a leste com o estado da Paraíba e a oeste com Santa Terezinha e Tabira. 

Acesso Rodoviário

PE-275, PE-280, BR-110, BR-232 (via Sertânia). 

Distâncias:

Da Capital:

402 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Turismo Cultural

São José do Egito é considerada a capital nordestina da poesia popular. A cidade revelou artistas como Antônio Marinho, respeitado violeiro-repentista, os irmãos Dimas, Otacílio e Lourival Batista, conhecido como “o rei dos trocadilhos”. Hoje, quem for a São José do Egito vai encontrar dezenas de poetas que fazem valer a tradição local.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Festa de Santo Amaro e a Festa dos Violeiros.

- As festas regionais também são uma ótima oportunidade para quem quer conhecer o artesanato da cidade. Nesses períodos são montadas inúmeras barraquinhas onde são vendidos os produtos locais, com destaque para os artigos em crochê e em cerâmica.  

 Janeiro

- O talento dos artistas populares do município, considerado um dos maiores centros de realização de cantorias do Nordeste, pode ser conferido na Festa de Reis (realizada na primeira semana de janeiro), quando acontece o Festival de Cantadores e Poesia Popular, e durante as festas de São José, padroeiro da cidade.

 Outubro

- Revelando Pernambuco/2012
     
16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:

A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios:

Recife - Olinda -  Paulista -  Itamaracá -  Nazaré da Mata - Salgadinho - Gravatá - Taquaritinga do Norte - Santa Cruz - Caruaru - Garanhuns - São Benedito do Sul -  Ipojuca - São José da Coroa Grande - Arcoverde - São José do Egito - Afogados da Ingazeira - Serra Talhada - Triunfo - Petrolândia - Salgueiro - Belém de São Francisco - Ararapina - Petrolina.

Reconhecimento nas escolas:


Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

Confira a programação da ação itinerante:

    DATA                   CIDADE                     HORÁRIO

23/10/2012       SÃO JOSÉ DO EGITO     TARDE / Início às 14h

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DO EGITO

E-mail:

Telefones: (87) 3844-1156 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São José do Egito

oi dr. paulo. saudades aparece.olha quero conhrce claudio soares tenho uma reportagem para ele .kkkkkkk
Por: popo

fui de ferias para São Jose do Egito conhecer minha sogra dona Hercilia e meu sogro Jose Marcelino é uma cidade muito bonita as pessoas são muito receptivas Adorei.......
Por: cida e gerson

Amei esta cidade apesar de nunca ter ido ai,ja ouvi falar nuito, mas nunca tinha tido o intresse sobre a mesma,até ter conhecido uma pessoa q morava ai e que me falou mito bem dela, foi então que me apaixonei pela mesma,pretendo um dia visitala pois amo cidades do interior.
Por: Nelson Fernando Soares

Gostaria de poder visualizar mas fotos deste lugar pode enviar para meu email.
Por: Nelson Fernando Soares

NAO CONHEÇO AINMDA MAIS ESTOU CHEGANDO AI PARA CONMHECE ESSA TERRA LINDA QUE JA ME MOSTROU SER GRAÇAS A A UMAGAROTA CHAMADA KATIA SILVA SOUSA NOS CONHEÇEMOS NO MSN E ESTAMOS NAMORANDO ELA ME CHAMOU PRA CONHECE ESSA CIDADEM MARAVILHOSA QUE SAO JOSE DO EGITO ATE MAIS GALERA
Por: JARIDISOM

amo essa cidade linda!! sou d recife mais já morei 2 anos em são josé. parabéns!!! linda cidade!
Por: micheli

Ola cidade querida ja faz mais de trinta anos que nao visito meus parentes em Ladeira Dantas tenho muitas saudades dessa região até breve.
Por: Geralcina nunes

SIDADE MARAVILHOSA TERRA DA POESIA REYUTITYIUZEXTGR
Por: JAIME

AS FERIAS ACABOU MAS O ANO CONTINUA... ...E O CLUBE DO BINHAS É A MELHOR APÇAO. ESTOU MORRENDO DE SAUDADES, FAZ 3 MESES QUE VIAJEI P/ MT. BJUH!!!
Por: nara

EU NASCI EM SÃO JOSÉ DO EGITO.A MAIORIA DA MINHA FAMÍLIA AINDA RESIDE LÁ... SAI DE PERNAMBUCO AOS 9ANOS DE IDADE, ATUALMENTE TENHO 19ANOS.MORAVA NO CENTRO MESMO, NA RUA DE CIMA, PRÓXIMO DA RUA DA BAIXA, ONDE FUI A VÁRIAS FESTAS.TENHO MUITAS SAUDADES...ASSIM QUE PUDER, VOLTAREI PARA REVER MINHA FAMÍLIA E CURTIR ESSE ESTADO MARAVILHOSO.SAI DE PERNAMBUCO PARA MORAR NO RIO DE JANEIRO,MAS NÃO ESQUEÇO MINHA TERRA NATAL!!!! GOSTARIA DE VER COM DETALHES FOTOS DA RUA DA BAIXA,UMA VEZ ENCONTREI E ESTAVA BEM EVOLUIDA...GOSTARIA DE REVE-LA.BJÃOOO
Por: DAYSIELE NAIAME BEZERRA SENA

eu amo esta ciadade eu estou com muito saudade da ai mando beijo para tudos ai
Por: maria joelma taveira dos santos

São José do Egito é uma cidade pacata e acolhedora terra dos grandes mestres da poesia como jó patriota Lourival Batista Rogaciano Leite e tantos outros, tem tambem a viação transbraz com conforto e segurnça motoristas capacitados para irem a qualquer lugar do brasil, com otimo atendimento.fica localizada no alto sertão do pajeu Pernabuco.
Por: José Carlos Romão Ferreira

nascido na cidade de itapetim-pe estudei no colegio estadual teresa torres
Por: Jose Ademaildo lopes

e a melor cidade para si morar a qui vc tem paz tranquilidade. um povo muito ospitaleiro
Por: carlos valerio

Eu conheço, como nasci aí, muito embora moro fora há varios anos, mas sei que é uma cidade fora dos padroes de todas outras que conheçi. É uma cidade em que a beleza cultural está esborrotando pelos cantos, a simpatia das pessoas são demais, a familiaridade, a irmandade convivem ao lado. Vale a pena conheçer SJosé, pois com certeza vc vai se encantar com tudo isso que falei.
Por: Marcos Marques

é uma cidade simplesmente maravilhosa,vale a pena conhecer, berço imortal da poesia.
Por: jose radmack de jesus

um lugar tranquilo e de clima agradavel. pessoas recepitivas e tem uma pizzaria agradavél.
Por: maria cristina da silva

nossa..! eu nao tenho o que falar dessa ciadade queriada a TERRA DA POESIA PARABÉNS A LARRISA OLIVERIA SÃO JOSE DO EGITO ESTA COM ORGULHO ...!
Por: wanessa

conheço muito bem, estou morando em fortaleza ultimamente... mas não esqueço daí, muita saudade...Amo essa cidade!!! beijos
Por: isabel

Cidade que morei 8 anos... Sinto muita saudade... Da cidade e da minha familia... Minha Vó Socorro, Telma, Tania, Tarcia,..
Por: Verônica

São José do Egito é simplismente maravilhosa,eu amo essa cidade,minha terra natal é sem dúvidas o melhor lugar para se viver...bjim.Quem conhece nuk esquece.
Por: Preta Faria

sou filho de são josé a terra da poesia parabenizo a quem é dono de tanta alegria homen menino e mulher que faz verso todo dia ------------------------------ um abraço a todos os visitantes desse site e um muito obrigado pela visita a nossa terra da poesia
Por: Lindomar Marinho

tenho moita saldade deça cidade maravilhoza
Por: nene

esta e uma cidade natal que gosto muito e tenho muita saudade de lar
Por: jose luis de sousa

eu conheço essa cidade maravilhosa e sempre que posso estou por aí passeando
Por: ralf eduardo da silva

Já tive a felicidade Quando era uma criança Hoje me resta a lembrança Que passei nessa cidade Tive a oportunidade De dormir no Hotel Central Não sei se o tempo atual Conserva aquelas belezas Uma terra de riquezas No campo intelectual.
Por: Melquides Pereira Neto

adorei estas fotos pude matar saudades, estou em Manaus.
Por: iolanda pereira barbosa

oi boa noite to morrendo de saudaes daí eu to no paraná mais daí eu ñ esqueço.......... um abraço à todos.............
Por: donizete

è uma cidade muito bonita.Com paisagens beìssimas,muito gado fazendas fartas que lhe encherà os olhos se realmente gostar da natureza.Meus pais são filhos dessa terra.Que passear està ai uma boa opção.
Por: Maria Helena Soares

eu amo essa minha cidade linda .... .....a terra da poesia.....
Por: jéssika Maýla

esta cidade é tudo de bom,muito animada,calma, fests excelentes,é uma cidade limpa,bonita,eo melhor ano da minha vida eu passei la´.
Por: wyllyany pereira de souza

Eu, gostaria muito de conhecer essa belissima cidade do sertão, de Pernambuco.
Por: Antonio Firmino

eu hugo nasci nessa cidade e me orgulho de ser um egipsience amo são josé , um forte abraço atodos os meus conteranios.
Por: hugo fernando de oliveira

eu nao sou de sao jose, mas tenho um grande amigo que morra ai , e me fala muito da cidade e fiquei curiosa para conhecer a terra da poesia abraos a todos....
Por: [email protected]

um beijão pra essa terra maravilhosa logo mais to AI
Por: railson

Eu nasci neste recanto Do Sertão do Pajeú Terra que eu amo tanto E não troco peo sul. Será bom se o poder público municipal valorizar a cultura local que não é constituida só de poesia.
Por: Erivaldo

nasci nesta cidade, vivi minha infancia e junventude nela, a deixei em 1960, hoje estou em são paulo, lecionando em algumas universidades, tenho muitas saudades dair. um abraço a todos os egipcienses
Por: José Gomes da Costa

Nasci lá mas não conheço a cidade,porém ainda vou lá,sou da família patriota e deve ter ainda parentes meu por lá.
Por: Eloiza

A CIDADE MARAVILHOSA NÃO É O RIO DE JANEIRO É SIMPLISMEBTE SÃO JOSÉ DO EGITO.TERRA DE MUITOS VALORES.
Por: janinha

Nasci em São José ,mas moro em Olinda .Tenho muita vontade de ir conhece a cidade onde nasci e conhecer alguem de minha familia que acho vive lá .Sei ´que é conhecida como terra dos poetas.
Por: Maria Eloiza Patriota

No mês de novembro irei conhecer a cidade onde nasci, estou muito eufórica para voltar ou melhor conhecer a terrinha de meu pai e outros parentes.
Por: Eloiza

nasci em são josé, morei no sitio grossos estudei em tuparetama, eita saudades. hoje moro em recife, sou filho de everaldo de joaquim de filho maior apologista da poesia na região, e elza de zé de zezinho em outrora veriador de tuparetama, visitem são josé do egito vale a pena
Por: Edgley brunno lira neves

são jose do egito. e uma terrra de muitos abitante e uma terra en que todo mundo e solidadrio e acolhedora e sem esquecer qui e comnhecida como a terra da poesia .pois eu nascie aq e mim orgulho dessa terra.
Por: alcione tomas

gostaria que fosse disponibilizado um video monstrando a cidade como um todo, ruas , movimento comercial, música, cultura e universidades se tiver. pois sou dai e tenho muitas saudades, gostaria de ver mesmo que fosse por video. um abraço - e muito obrigado
Por: josé gomes da costa

OUTRO DIA VOU VOLTAR São José do Egito Pitoresca cidade Nordestina Encravada na região Pajeú Não sente inveja de nada De tourada, de ciranda ou calourada Pois é bem servida a agraciada Com um título melhor que o de doutores Por que nela ancora poetas e cantadores Repentistas, trovadores, escritores menestréis Declamadores natos e insolentes Que cultuam a história nos repentes E descrevem seus versos em papéis Senti inveja de que? Se lá tem ou pelo menos teve Vários nomes e jóias cobiçadas Retratadas nas prosas dos cordéis Nem Cleópatra com seu luxo e vaidade Na ganância do ouro e pedras preciosas Pode ver em verso e prosa Se falar de amor, vida e realidade com tanta originalidade Os confins donde fora berço nato De pessoas geniosas precursoras De cantar, descrever e de pintar A beleza e a vida do lugar Orgulho-me de ter podido chegar até lá Com a esperança de outro dia voltar Desta feita, quero ver os amigos prosear Sobre o tema dos poetas e dos loucos Que escrevem sua história sem parar.
Por: Zezinho Gonçalves

São Jose doEgito é tud de bom, morro de saudades de minha terrinha querida.Êta chao maravilhoso................
Por: fabia luciana

sou um egipcience o que tem de melhor na minha cidade e a exposiçao e a festa universitaria saudades de sao jose do egito
Por: edivaldo fragoso batista

. . . AMO de coração essa terrinha abençoada !!!!
Por: CIDA

sou filha desta cidade amo de coracao beijos a todos que o natal hilumine a nossa cidade
Por: lucineide reis

eu sou filho de sao jose do ejito nao moro mais nesta cidade sai a 40anos moro em sao paulo.Tenho saudade das pessoas edas coisas deste lugar.
Por: Eduardo Nunes de Oliveira

adoro minha terra natal, jamais esquecerei pois é uma cidade acolhedora. Sou natural dessa cidade conhecida como: cidade dos poetas. Mora em Recife hà 35 anos, bjos
Por: ana maria dos santos ramos

oi,eu morava ai,mas agora esotu em sao paulo-sp,eu morava com meu pai,o nome dele é joão,e estudava na escola oliveira lima,tenho muita saudades dos meus amigos e parentes que moram ai,e sempre escutava a radio liberdade fm,essa radio é d+......xau.........bjos.........aldinha
Por: alda araujo

Sou de São José do Egito mas atualmente moro em São Paulo,adoro minha cidade. Saudadesssssss São José!!!!
Por: Paula Veronica

Eu morei em São José do Egito um pouco mais de 8 meses, como funcionario do bb, na verdade tomei posse em São José, e venho atraves deste depoimento agradecer a hospitalidade deste povo que me recebeu de braços abertos. Venho também parabeniza-los pelos 100 anos da cidade.obrigado.
Por: carlos alberto freire

Moro em Caruaru mas sou de São José do Egito e minha família toda mora lá...Todos os meses visito minha maravilhosa cidade natal!!!
Por: Joelma Lília

Fui a SJE ha 2 anos atras e me encantei com o lugar. O Beco de Laura, a Igrejinha do Monte, cada rua, cada detalhe tem sua particularidade, sua poesia. Rica em historias e em pessoas que tratam muito bem seus visitantes. Indico a todos que visitem SJE, nao vao se arrepender.
Por: Isabela Pinto

JÁ ESTIVE EM SÃO JOSÉ DO EGITO E ADOREI .FUI NO SÁBADO ADOREI A FEIRA LIVRE TEM MUITA DIVERSIDADE.GOSTEI DAS LOJAS DE IMPORTADOS E AMEI A RECEPÇÃO DAS PESSOAS
Por: SIBELE LOPES

Que saudades,passei minha infancia nesta cidade, meus pais, são filhos daí, mas, mudamos para Bahia e já se passaram 40 anos,mesmo assim ainda tenho fortes lembranças de fatos que vivi durante o tempo que morei aí. Gostaria de saber mais sobre a cidade.pretendo voltar na minha cidade querida para rever-la, sei que está muito diferente,mas, sei tambem que mudou muito, e para melhor
Por: Alderisa Brito

fala da cidade e dificil..porque e uma cidade maravilhosa...já morei ai a muitoa anos atraz mais sou apaxonada por essa cidade...o povo bom...ainda vou ai se DEUS quizer rever tudo de perto..mata a saudades...abraços...
Por: lucélia

eu conheço são jose para mim e a melhor cidade desse sertão cidade da poesia de grandes nomes de grandes poetas um dia voltarei ai eu sou betinho de recife
Por: betinho manga

o que mais admiro em sao jose seria o festival de violeiro
Por: alcides vieira silva

Morei em São José do Egito, sai com treze anos de idade. sinto muita saudade desta terra querida.Sou filha de Lindalva Sousa. Bjoss em todos meus amigos que deixei nesta maravilhosa terra dos poetas.
Por: Monica

Morei em São José do Egito, sai com treze anos de idade. sinto muita saudade desta terra querida.Sou filha de Lindalva Sousa. Bjoss em todos meus amigos que deixei nesta maravilhosa terra dos poetas.
Por: Monica

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São José do Egito

Envie seu comentário sobre São José do Egito

banner