Santa Maria do Cambucá

Santa Maria do Cambucá-PE
banner

Bem-vindo a Santa Maria do Cambucá!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Santa Maria do Cambucá, fotos, informações, os principais hotéis de Santa Maria do Cambucá, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Santa Maria do Cambucá

Roteiros do Brasil

Região



 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Santa Maria do Cambucá integrava o município de Taquaritinga do Norte. A cidade foi criada em 1963. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Caramuru e Sete Ranchos. A padroeira da cidade é Nossa Senhora dos Rosários. Anualmente, no dia 20 e Dezembro Santa Maria do Cambucá comemora a sua emancipação política.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

20 de Dezembro

Gentílico

santa-mariense

População

13.023 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A atividade econômica predominante é a agropecuária.

Clima 

árido ou semi-árido, muito quente, com chuvas no outono e inverno

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mesorregião do Agreste. Microrregião do Alto do Capibaribe.

Limites

Ao norte com o estado da Paraíba, ao sul com Frei Miguelinho, a leste com Surubim e Vertente do Lério e a oeste com Vertentes.

Acesso Rodoviário

PE-90 e BR-408 (via Limoeiro).

Distâncias:

Da Capital:

143 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Artesanato

No município há uma grande produção de peças em cerâmica, onde são esculpidos santos e personagens do imaginário popular nordestino.
Um outro aspecto importante na produção artesanal é o trabalho com bordados. A produção é organizada em pequenos grupos familiares, associações ou cooperativas que produzem toalhas de mesa, peças de vestuário e enxoval, com os mais diferentes tipos de bordados. A qualidade das peças é vista nos pontos dos bordados que ostentam toda sensibilidade e paciência de suas bordadeiras.
Parte da população também trabalha na fabricação de alpargatas, típicas sandálias de couro que são vendidas em outros municípios do estado.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Outubro

07 - Nossa Senhora do Rosário também é homenageada com missas e procissões.

 Dezembro

12 - A principal festa da cidade é em comemoração ao aniversário do município.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DO CAMBUCÁ

E-mail:

Telefones: (81) 3757-1156

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (81) 3757-1139

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santa Maria do Cambucá

Cidade pequena, muito acolhedora, cidade da gal e galgario de Pernambucoo quem vai em santa Maria do cambucá nunca mais deixa de ir outras vezes, diz uma lenda que bebeu agua da cacimba da areia nunca deixa de voltar
Por: Joaquim Nabuco M. Moraes

Cidade pequena com um povo muito acolhedor e simpático, o dia de maior agito e nas segundas-feiras justamente o dia da feira local onde toda a população se reune no centro da cidade, durante todo a semana nada mais acontece, portanto quem gosta de agito... ,As maiores festas são no período de festas juninas e a tão conhecida festas de Reis no início do ano. O maior problema é falta de hotéis e pousadas sendo necessário recorrer a cidades vizinhas. Portanto para quem quer paz e tranquilidade esse é o lugar.
Por: flavio

eu so de santa maria eu amo aminha cidade so filha di vicente i de beatriz da serinha um abraco para dos dari
Por: genoveva maria da silva

vivo na localidade chamada sítio Cambucá,zona rural.Lugar de muitos cajueiros e clima ameno no inverno,com um friozinho gostoso,típico do agreste pernambucano.Tem esse nome por causa de uma planta chamada CAMBUCÁ que,em tupi guarani,significa fruto de carne vermelha.Infelizmente essa planta está em extinção em nossa região.É um município pobre que merece mais atenção por parte do poder público.Lugar de gente hospitaleira e trabalhadora;gente que merece ser lembrada pelo BRASIL.Muitos filhos desta terra vivem em São paulo e outros tantos lugares por esse país afora,mas,sempre lembram de voltar à sua terra.Por viver aqui sou suspeito em falar,porém,acho que SANTA MARIA DO CAMBUCÁ é um lugar que merece ser visto.
Por: FRANKLIN BATISTA LEÃO

eu evandro gostaria de conhece santa maria do cambuca.
Por: evandro nascimento da silva

adoro esta cidade e principalmente a festa de reis
Por: gilson sarinho

OLA, PEQUENA CIDADE SANTA MARIA. QUE MINTRAZ GRANDES LEMBRANCA, AVER SUA EMAGE CENTRA. GRASSAS ATECNICALOGIA, POSSO TIVER ATRAVES DA INTERNETI NO CELULAR. HOJE POSSO TIVER DIONDE ESTIVER . APESSAR DESER PEQUENA DEIXAS MUITA SAUDADE HOJE DIA28DE DEZEMBRO DE 2010 QUASE SETE ANO SEM PISAR NA TUA CALSSADA MAS NESSE MOMENTO EM QUE OLHO TUA PAISAGEM MINFAZ VOLTA LEMBRANCA DI COMO HOJE SIFOCE O PRIMEIRO DIA EM QUE SAIR DAIR DIA TREZE VEVEREIRO DE DOIS MIL E QUATRO HORAS TRESE 13/02/2004 SAUDADES ABRACO ATODOS CARI
Por: LINDOMAR

Olá, nasci em Santa Maria do Cambucá, mas moro em SP há muitos anos. Sempre que saio de férias viajo pra lá, pra rever meus parentes e matar a saudade de minha terra natal. Um abraço a todos de lá!!!!
Por: Rubinho

Vivo em Arapongas no Paraná mais sou do sitio Marrecas e tenho muita saudade dessa terra acolhedora Santa Maria do Cambucá , um abraço feliz ANO NOVO
Por: Marcos Antonio de Lima Sales

ja visitei varias vezes, e amei mas apenas para passear de ferias, e o que tem de melhor e o povo acolhedor.
Por: edna gomes

Santa Maria é uma cidade muito pequena mas rica em calcário e caju fruta tipica de nossa região de grande altitude que 495 m acima nivel do mar e é abastecida com o rio Caiaí que se encontra na bacia hidrografica do rio capibaribe tem uma pequena população de 15021 estimada em 2008
Por: Aphonsus Aureliano Sales da Cunha

Sim, conheço esta linda cidade do nordeste pernambucano. nasci lá. Vale a pena conhece-la!!!! Venham comer a buchada de bode da minha avó, é D+
Por: Amara Maria da silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Maria do Cambucá

Envie seu comentário sobre Santa Maria do Cambucá

banner