Santa Maria da Boa Vista

Santa Maria da Boa Vista-PE
banner

Bem-vindo a Santa Maria da Boa Vista!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Santa Maria da Boa Vista, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Santa Maria da Boa Vista

Roteiros do Brasil

Região Sertão do São Francisco

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Santa Maria da Boa Vista era antes conhecida pelo nome de Povoação da Igreja Nova. Antes era uma fazenda de gado, que depois da fundação de uma capela se transformou em um núcleo populoso. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Jutaí, Caraíbas, Açude do Sapo II, Vila Rural de Cupira, Serrote, Núcleo Milano, Areal, Vermelho, Inhaum e agrovilas. Anualmente, no dia 07 de junho Santa Maria da Boa Vista comemora a sua emancipação política. A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Conceição.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

07 de junho

Gentílico

boavistano

População

39.629 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atividades principais: Agricultura e vinicultura com maior potencialidade de dedesenvolvimento para agricultura e pequena mineração.

Clima:

Semi-árido - quente

Temperatura Média:

35° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Petrolina

Limites:

Lagoa Grande, Parnamirim, Orocó Petrolina

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

611 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Localizado às margens do Rio São Francisco, o município traz a beleza natural da região. Os principais atrativos são os mirantes, como o do Vale, do Cruzeiro e do Carmelo, ponto de romarias. O Velho Chico, com suas corredeiras, é palco de diferentes paisagens e encantos, como os passeios de barco e um maravilhoso pôr-do-sol refletido em suas águas.

Igreja Matriz

No centro urbano, a cidade destaca-se pelas interessantes construções como a Igreja da padroeira Nossa Senhora da Conceição, do século XIX (foto), e os casarios do século XVIII.

Artesanato

O artesanato fica por conta dos trabalhos em pedra-sabão, ferro, barro e madeira (talhas e esculturas). Na gastronomia dominam os pratos à base de peixe, o cari, conhecido como a lagosta do São Francisco. Santa Maria da Boa Vista possui manifestações culturais como o maculelê (dança de origem africana), bandas de pífano, reisado e xaxado. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Os demais atrativos estão nas festas populares e religiosas realizadas todo ano, como a do aniversário de Santa Maria da Boa Vista, a Festa das Águas, Festa de Nossa Senhora da Conceição (padroeira da cidade) e a Festa da Cariuva, em comemoração à safra de uva do município.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA DA BOA VISTA

E-mail:

Telefones: (87) 3869-3722 

Sites: http://www.oboavistano.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santa Maria da Boa Vista

Não sou dai,apesar de ter família ai,por parate da minha esposa,que é da família medrado , sou de araripina. Contudo tenho muitas saudades daí,pois considero o mesmo torrão meu.
Por: Dino

CIDADE MAIS LINDA DO MUNDO. A MINHA CIDADE É QUE TEM O POR DO SOL MAIS LINDO PLANETA VALEU UM ABRAÇO A TODOS DE BOA VISTA.
Por: VALBERTO LIMA

Bela cidade , acolhedora e simples,como simples é o povo do sertão pena que temos tão pouca informação sobre ela.
Por: Aldizio barbosa

Meu lar, minha casa!!!Santa Maria, Terra de encantos, quem conhece se apaixona pelas suas belezas naturais, seu povo hospitaleiro... Venha conhecer e se encantar você também!!
Por: Profª Janaina Santos

Venho conhecer o oasis do sertão, Santa Maria da Boa Vista, terra linda de se ver, com seu por do sol estonteante de tanta blz, é mergulhar nas aguás doces e sentir o corpo flutuar, na mágia do rio que aprendemos a amar por tão grande beleza, VIVER EM SANTA MARIA É MOTIVO DE ORGULHO.
Por: edy Santos

cidade de beleza suprema adorei ter conhecido e tomar diversos banhos no velho chico
Por: harle porto de lira

oi sou dai mas fui embora quando o meu pai faleceu mas sinto muita saudadsd dai bjosss!!!
Por: gerssica guimaraes

Sou de SANTA MARIA com muito orgulho mas moro em Recife ha 25 anos eu amo esta cidade, este rio,as pessoas,ja tomei muito banho no rio,ja comi muito carí, fui muitas vezes na serra, na ilha do saco, Sou filho de dapaz, sou primo de jailson da AABB abração a todos internautas, em breve estarei aí, mas por favor lembre-se de mim.. vcs não me conhecem mais não?
Por: FRANCISCO MARQUES

Santa Maria da Boa Vista, terra do meu coração. Cidade sol, cidade luz, o mais lindo por do sol do planeta. Nessa terra fui criança, adolescente, adulta e aí me casei, tive duas filhas e me mudei para Palmares grávida do meu único filho, dois anos depois preocupada com o estudo dos meus filhos mudamos para Recife, onde moro até hoje, saí daí ha mais de 23 anos mas parece que foi ontem, a saudade é imensa, aí deixei grandes amizades, boas recordações. Terra de gente hospitalheira, criativa, organizada, de bom gosto e feliz. Apesar de Santa Maria não ser minha terra natal, mas é e sempre será a minha terra do coração.
Por: Gesse Oliveira

cidade que encanta e mora no meu coraçao, cidade maravilhosa e transparente bela como ela so ela tiamo santa maria
Por: marcos

santa maria é tudo que eu tenho de melhor em mim, mora dentro do meu coraçao e é por isso que digo vem para santa maria e veja o que nós tem de melhor faça como eu vem ficar em santa maria. cada vez que eu vo la eu lembro de um passado lindo e maravilhoso, foi la que deixei meu passado.e um dia quero reve-lo novamente.
Por: marcos

boa noite esta e a cidade que eu pasei a minha juventude e deichei muitos a migos eu a doro esta cidade a minha mãe esta a ir em santa maria e neu ir mão eli chama nivaldo euclides dasilva e caduco
Por: jose´ ailton euclides da silva

O saudades dessa cidade maravilhosa,quem sabe um dia eu volte ai.
Por: marcos medrado

Tenho muitos parentes, residentes no município de Santa Maria da Boas Vista e ao visitar esta cidade, gostei muito...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

gostei muito visita futuramente. e uma cidade diferente vou passa minhas ferias
Por: paulo

eu nasci nessa cidade linda que é Santa Maria da Boa Visa porem não tive o prazer de disfrutar de suas maravilhas eu sair daí com a idade de 3 anos e já se passaram 24 anos hoje moro distante no norte de minas em uma cidade por nome de montalvânia más acompanho as lindas fotos daí e se Deus quizer eu ainda vou conhescer a minha linda cidade natal obrigado Gabriel Ramos da Silva neto de zé do mundo
Por: gabriel ramos da silva

Não sou natural dessa cidade querida,mas sou boavistana de coração.Sinto-me muito privilegiada por morar nessa cidade MARAVILHOSA.
Por: Gilvaneide campos

conheço com a palma da minha mão morei ai 17 anos fui criado air gosto muinto dair um dia a inda vouto, soudades de bao vista
Por: alan erik

ai ainda tem aquelas festas? micaboa ja brinquei muinto é bom de mais bom mesmo
Por: alan erik

PENSE EM UMA CIDADE GOSTOSA!!! AS MELHORES FESTAS DE VAQUEJADA ESTÃO AIIII!! UM ABRAÇO A TODOS.
Por: AGHATA LIMA

sou dai mas moro em parnamirir nao esqueço um dia se quer da minha cidade cidade linda maravilhosa que amo de paixao terra de povos hospedaleiros de gente animada .vaquejada 100%SO AI POR DO SOL IGUAL NAO TEM ;um grande abraço para todos de urimama faz:boa esperança todos da familia viçençia.abraços
Por: mara lopes

POW TA MUITO LINDA QUALQUE DIA EU APAREÇO AI BOA VISTA TA MUITO DIFERENTE ACHO QUE NAO CONHEÇO MAIS MI A MARRO EN VOCE BOA VISTA TI AMO MUITO BOA VISTA
Por: MARIA AUXILIADORA NASCIMENTO

moro em santa maria a 14 anos e gosto muito desta cidade por mais que ela seja pequena
Por: aline

ÊEE Boa vistaa que saudade dessa cidade maravilhosaaa sou de santa maria mais fui morar em sao paulo aos 11 anos hj tenho 20 muit as saudades dessa linda cidadee logo logo irei visita-la...Neto de Espedita que vende picolé ao lado da AABB..Forte abraçoo
Por: Eliel vieira lima

As fotos que estão expostas são lindas, mas Santa Maria tem outros pontos maravilhosos a serem mostrados, como por exemplo a vista por cima da serra do cruzeiro, o por do sol por trás das serras, o monte santo e muitos outros. Obrigada pela oportunidade.
Por: CASSIA FARIAS DA ANUNCIACAO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Maria da Boa Vista

Envie seu comentário sobre Santa Maria da Boa Vista