Santa Cruz

Santa Cruz-PE
banner

Bem-vindo a Santa Cruz!

banner

Comece planejando a sua viagem para Santa Cruz utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Santa Cruz e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Santa Cruz.

Informações de Santa Cruz

ROTEIROS DO BRASIL

Região


"Santa Cruz da Venerada"

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Santa Cruz foi criada pela lei estadual nº 10.623 de 1º de Outubro de 1991. Mais tarde foi desmembrado do município de Ouricuri. Depois de instalado o município de Santa Cruz, o poder Constituinte Municipal promulgou, após um ano, a Lei orgânica do município. Até a data da promulgação, a cidade foi regida pelas disposições da Constituição da República, da Constituição de Pernambuco, do Decreto-lei nº 285, de 15 de Maio de 1970, e demais legislações pertinentes.  

SIGNIFICADO DO NOME:

No ano de 1829, durante uma peregrinação pelo sertão, dois frades capuchinhos, tiveram que interromper a viagem devido a uma febre que acometeu um deles permanecendo no local por cerca de um mês. Abrigaram-se sob o pé de um juazeiro. Diversas famílias acorriam a eles para assistência espiritual e celebração dos sacramentos e missas. Despediram-se da região deixando uma grande cruz de madeira no local onde se abrigavam. Esta cruz foi encontrada pelos vaqueiros do fazendeiro José Correia, senhor de muitas terras e escravos que habitava a região. José Correia pediu que trouxessem a cruz à fazenda, colocando-a na capela. A cruz passou a ser objeto de veneração da população local, que visitava a capela em busca de proteção divina. Ao seu redor começou a surgir a povoação.

ANIVERSÁRIO DA CIDADE:

23 de Janeiro

GENTÍLICO:

santacruzense

POPULAÇÃO:

14.487 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Chamada "Santa Cruz da Venerada", Santa Cruz é uma cidade pequena, no entanto, acolhedora e bastante aconchegante. Além de suas festas religiosas, que atraem muita gente das cidades vizinhas. Venha conhecer e confira!

CLIMA:

semiárido

TEMPERATURA MÉDIA:

22,9ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

BR-232, BR-316, BR-122 (via Ouricuri).

LOCALIZAÇÃO:

Mesorregião do Sertão. Microrregião de Araripina.

Limites

Ao norte com Ouricuri, ao sul com Lagoa Grande, a leste com Parnamirim e Santa Maria da Boa Vista e a oeste com Dormentes e Santa Filomena.

DISTÂNCIAS:

-Recife/PE - 688 km
-São Paulo/SP - 2.294 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Cruzeiro

  -O principal mirante da região. De lá pode-se avistar toda a cidade e vegetações típica do sertão pernambucano.
O Cruzeiro também é um ponto de romaria devido à Venerada Santa Cruz, como é chamada a cruz que há no local.

-Centro Urbano

  -A sugestão é conhecer a Igreja Matriz, em estilo neoclássico.

-A Pousada Santa Cruz

  -Construída por alemães, é outro local interessante para ser visitado, pois até hoje preserva característica germânica.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Maio e Setembro

 -Duas vezes por ano, os devotos sobem o monte para pedir e agradecer as graças alcançadas.

-Outubro

  -Revelando Pernambuco/2012
     
    -16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:
A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios:

Recife - Olinda -  Paulista -  Itamaracá -  Nazaré da Mata - Salgadinho - Gravatá - Taquaritinga do Norte - Santa Cruz - Caruaru - Garanhuns - São Benedito do Sul -  Ipojuca - São José da Coroa Grande - Arcoverde - São José do Egito - Afogados da Ingazeira - Serra Talhada - Triunfo - Petrolândia - Salgueiro - Belém de São Francisco - Ararapina - Petrolina.

-Reconhecimento nas escolas:

  -Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

-Confira a programação da ação itinerante:
 
    DATA             CIDADE               HORÁRIO

18/10/2012     SANTA CRUZ    Noite  / Início às 18h30 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL SANTA CRUZ

E-mail:

Telefones: (87) 3874-1176

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (87) 3874-8168 (orelhão)

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Informações:

-http://pt.wikipedia.org

-http://www.panoramio.com

-http://br.distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santa Cruz

oxee minha terra q amuuu...adoloo ela de ++ santa cruz da venerada
Por: geane

cidade maravilhosa sinto muita saudade gostaria de saber mas sobre as romarias
Por: delsa

Estive em Santa Cruz duas vezes em Julho de 2009, mas pense num lugar quente, oxênte !
Por: Giudasio de Brasilia

santa cruz e uma otima cidade para passear ;pois oferece paz e tranquilidade.tem a casa do romeiro que e linda ;e tem tbm a pessoa que eu amo.
Por: zilma galindo

santa cruz e uma otima cidade para passear ;pois oferece paz e tranquilidade.tem a casa do romeiro que e linda ;e tem tbm a pessoa que eu amo.
Por: zilma galindo

Santa Cruz, da venerada Santa Cruz, festas em 03 de maio e 14 de setembro, lugar fui btisado e crismado, em 14 de setembro de 1961, é um lugar tranquilo de muita paz(x), rica em acolhimento, religioso e turístico,
Por: Raimundo Manoel de Souza

EUTE AMO SANTA CRUZ, TE AMO TERRINHA... É AQUI ONDE NOS SENTIMOS GENTE DE VERDADE POR SER RESPEITADA.... Quando vier a peranmbuco visite a nossa terra....
Por: maria eva da conceição

Santa cruz Cidade bunita quase todoas semanas eu estou ai Pertinho da minha cidade de Taq.do norte
Por: Reydson

eu moro em Santa Cruz aque é muito bom , porriso que vc tem que vim aque
Por: Raquel Tavares

oxee nem soó conheço como moro , um lugar otimoo. oxe nem se fala no ponto turistico o orto de frei Damião. mt bom.
Por: joandson Amorim

Eu sou filho natual desa bela,cidade que amor muito.
Por: RENATO SEVERINO GONÇALVES

É uma cidade maravilhosa.Seu povo são hospitaleiros.As festas religiosa, atraem muita gente. Em fim é uma cidade atrativa.
Por: nonato

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Cruz

Envie seu comentário sobre Santa Cruz

banner