Ribeirão

Ribeirão-PE
banner

Bem-vindo a Ribeirão!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Ribeirão, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Ribeirão.

A cidade de Ribeirão, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1928. A localidade está em uma altitude de 97m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 39.497 habitantes. A área total de Ribeirão é de 288,0km², e sua densidade demográfica é de 137,14hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ribeirão-PE é 55520-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ribeirão

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Ribeirão teve origem no século XVIII, num aglomerado de casas populares, construídas em torno da capela de Santana. A partir daí, foi instalado no local o Engenho Ribeirão, que mais tarde transformou-se na Usina Ribeirão, contribuindo assim para o desenvolvimento do povoado.
O progresso do local foi acelerado com a abertura de uma estação da estrada de ferro do Rio São Francisco, em 1862.
Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Aripibu e José Mariano e pelos povoados de Aglomerado Rural de Extensão Urbana, Usina Estreliana e José Lopes de Souza.

Gentílico

Ribeirãoense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

11 de Setembro

População

44.669 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agricultura e indústria.

Clima

Tropical chuvoso

Temperatura Média

26,5º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata Meridional.

Limites

Ao norte com Amaraji, Primavera e Escada, ao sul com Gameleira, a leste com Sirinhaém e a oeste com Água Preta, Joaquim Nabuco e Cortês.

Acesso Rodoviário

BR-101.

Distâncias:

Da Capital:

87 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

O Artesanato

Além da produção de santos em cerâmica, os artesãos da cidade dedicam-se ao trabalho em madeira, seja para transformá-la em escultura, em talhas ou em peças utilitárias artisticamente trabalhadas. São imagens de santos e personagens do imaginário nordestino que estão na maioria das vezes representados.

Os Bordados e a as Rendas

Também fazem parte da produção de Ribeirão. Organizadas em pequenos grupos familiares, as bordadeiras produzem desde roupas de cama e mesa até peças de vestuário. O trabalho ostenta toda a beleza e paciência das artesãs, que passam a arte de geração em geração. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Festas da cidade:

- São as juninas, o Carnaval e a Nessa época a cidade realiza missas, procissões e quermesses.
 
 Julho

- Homenagem à padroeira Nossa Senhora de Santana.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÃO

E-mail:

Telefones: (81) 3671-1471

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ribeirão

adoro ribeirao passei os melhores anos da minha vida nessa cidade, e se pudesse voltaria pra ficar , mas infelizmente não posso, fiz grandes amigos nessa cidade boa, espero um dia poder voltar... bjs a tdos!!!
Por: mirian

Estive visitando a cidade em março deste ano e fiquei estarrecido com a falta de cuidado, a falta de planejamento no desenvolvimento desta cidade, ruas esburacadas, praças mal cuidadas. A entrada da cidade que deveria ser o cartão postal esta com uma péssima aparencia dando a impreção que os políticos locais não estão abertos para a arrecadação com o turismo bem como a qualidade de vida de seu povo. Eu como Ribeirãoense teve vontade de lançar uma campanha para encinar os políticos locais a amar esta terra e seu povo tornandodo-a uma cidade em que se possa ter orgulho e apresenta-la para outras pessoas como um lugar desete para se viver como foi no passado não muito distante. Uma sugestão: Transformar a estação de trens num museu onde se tenha cultura e arte e por fim convocar o povo a amar e preservar esta cidade. Estou atualmente morando em Manaus a 19 anos e durante este tempo não se registrou nenhum progresso nesta cidade ALEM DO CRESCIMENTO DESORDENADO E DA FALTA DE PESPEQUITIVA DE SEUS JOVENS. Agradesso a oportunudade de poder expressar a minha opinião se o fasso com seriedade é porque amo esta cidade onde deichei parte de minha historia. um forte abraço a este povo maravilhoso e sofrido
Por: Sormani Claudio Spindola

poxa, estou muito feliz em achar ribeirão e ver poucas fotos deste municipio que ama tanto, conheço muito bem ribeirão, sou carioca, mais amo muito a cidade de ribeirão, hoje moro no Piauí, mas tenho muita falta daí RIBEIRÂO, todas minhas férias vou a recife, mas se eu não passar em ribeirão é viagem perdida pra mim, ribeirão é uma cidade muito significativa pra mim, só queria um favor que me enviassem mais fotos daí de RIBEIRÃO, pra mim amostrar aos meus amigos daqui do Piauí, agradeço a atenção, e mando um abraço a todos aí de RIBEIRÂO em breve espero em estar aí, com minha esposa, e tendo mais orgulho do meu RIBEIRÂO, obrigado a TODOS, VALEU...
Por: rafael de melo

CIDADE DOS SONHOS É A QUE MORO É RIBEIRÃO E TAMBEM FOI E SERAR TUDO PARA MIM ENGIATO EU VIVER NELA
Por: Uiraquitã Vasconcelos Silva

amo minha cidade natal. que Cloves fassa o melhor pra vocês da ir.
Por: rafael a. barros

amo ribeirão pernambuco e ai tem o melhor galeto do mundo oooooooooooooo falo do galeto do feijão verde . beijos
Por: tania

Aiiii como amo está cidade, estive ai em 2007 vou voltar em dezembro passar o natal e ano novo, que tal vc por a foto com o portal da cidade, vi uma foto que meu cunhado coco o taxista do trevo me mandou fk linda, amo Ribeirão, pq lá tb mora minha familia querida que amo de paixão abraços Prefeito Clovis.
Por: Edleusa lima da silva

Ribeirão, cidade totalmente diferente, suas peculiaridades e particularidades são com certeza encantadoras. Ribeirão tem um povo simples e indiscutívelmente acolhedor. São muito religiosos, conheci frutas como Jambo e Cajá que são deliciosas e vendidas na feiras populares....Bolo de mandioca, bolo de rolo...Cuscuz, carne seca....,galinha.... rs... Do "terraço" (assim eles chamam a frente da casa), assisti a banda Pá Caí o Cabelo (Muito boa) no Trio Elétrico que estava ao lado da casa (de Dona Nila), festa promovida pela prefeitura... Bom é isso... se houver oportunidade...façam como eu, saí de SP 11 graus e cheguei com 32 graus pronta pra curtir São João!!! Espero assistir também na próxima vez Aviões do Forró....
Por: Andrea

sou de Ribeirão mais hoje, moro em Curvelo MG, mais tenho orgulho de falar que sou da cidade, conhecida como princesa dos canavias.
Por: Manoel Carlos

Quantas saudades, quantas recordações daquela cidade de 1964 em que eu com apenas 9 anos tomava o trem com destino a Brejo e Posse , trazendo no dia seguinte o Leite da Fazenda de Dr. Júlio Costa, então prefeito. Que saudade do Sítio Bastião, do trem para Cortês, da usina Estreliana do Dr. José Lopes. Quanta saudade do progresso daquela região uma grande feira que começava na noite da sexta-feira e terminava na tarde do domingo. Saudade do Grupo Escolar Padre Américo de Novaes, onde comecei minha alfabetização com minha professorinha Glória Maria Brandão. Há se pudesse voltar aqueles tempos, não do regime que se implantava mas das pessoas boas que tinha como; Dr. Júlio, seus filhos Luiz costa, Vicente Costa, Manoel Costa, João Eduardo Costa, Bernadete, Lurdinha e Sua Genitora Dona Alda costa. Posso Dizer que Ribeirão para mim era a cidade Maravilhosa. Um abraço José Barbosa de Andrade - Advogado - ( 11) 20468503
Por: JOSÉ BARBOSA DE ANDRADE

sou de ribeirao, amo essa cidade, um dia voltarei ai.
Por: joao carlos da silva

sou de de ribeirão estou morando na baiha estarei no mês de março na cidade de ribeirão faz 24 anos fora da cidade estarei voltando um abraço para meus conterranos por favor mande maias fotos da cidade
Por: José silva de lima

mnha terra natal estou com muita saudade de minha terra e de minha familia que ficou lar espero um dia e enpora para casa .
Por: fabiano jose da silva

eu amo esta cidade que deus abençoe pra sempre em nome de jesus cristo amerm
Por: ilton soares

eu adoro essa cidade. saudades de todos familiares e amigos que ainda mora ai.
Por: leninha

Ribeirão é "meu" sim a minha princesa dos canaviais. É a cidade onde nasci, cresci, vivi e ainda vivo. Amo-a de paixão. Impossível identificá-la com simples palavras. É brutal. É cosmopolita, é caleidoscópica, é espantosa, é dinâmica, é estranha, é vibrante, é violenta, é improvisadora, é contraditória, é ousada. Todas estas e muitas mais a identificam.
Por: Yndiara Marya

já morei aí! meus pais ainda moram aí nesta cidade linda e maravilhosa.
Por: jose david ferreira

NASCI EM RIBEIRÃO,MAIS AOS 17 ANOS VIM PARA RECIFE,SINTO MUITAS SAUDADES DA MINHA TERRA NATAL.APEZAR DE PEQUENA RIBEIRÃO TAMBÉM TEM BELAS PAISAGENS,LINDO DE SE VER!!!!
Por: DENISE MARIA DA SILVA

amo minha cidade sinto muita saudade da minha terra minha familia morra ai e a do meu marido nasci e mim criei ai e hoje morro em outro estado mais meu coracao sempre estara ai?
Por: erika

eu sou ramon tenho 23 anos moro em santa cruz do capibaribe , ha 10 saiu desta cidade maravilhosa, tenho muisa saudade dos tempo q eu estudava no colegio ´sonia lustosa´ com amigos como LIVISON E ERIK.q nao tenho mas noticias dele um abraço. LUIZ RAMON.
Por: luiz ramon da silva medeiros

Amo esta cidade, onde vivi anos da minha infância, feliz da vida, boas lembranças do colégio CERU, Sônia Lustosa onde estudei, sorveteria Esquimó para aliviar o calor, e fins de semana na fazendinha Esperança onde ficaram marcado pela boa comida e alegria da nossa famila Felix e Gonçalves, hoje a cidade cresceu, desenvolveu e vejo que a alegria e confiança continuam sendo o ponto forte do povo de Ribeirão. Abraço a todos e votos de que todos unidos contribuam para o sucesso e desenvolvimento dessa cidade que esta em nossos corações!! Jairo Ferreira
Por: Jairo Ferreira

Estou muito contente em descobrir fotos do municipio de Ribeirão/PE, domicilie até os 20 anos de idade. É triste saber que a cidade não acompanhou o progresso, pois sei que ela tem pontecial para ser a melhor cidade do Estado para se visitar. Entretanto nunco deixo me abater e tenho certeza que um dia esta maravilha de lugar desenhado por Deus ainda vai dar a volta e ser aquela cidade tão aconchegante e agradavel que sempre foi. Incetivar o turismo é uma grande saída para tornar este ente da federação um cartão postal. Abraços
Por: Joao Cordeiro da Silva

morei 14 anos en ribeirao hoje moro em sao paulo estou com 31 anos e estou planejando uma viagem de ferias nao vejo a hora!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: edjane

Ribeirão é uma cidade que mora no meu coração com suas festas e o espirito alegre de seus habitantes ribeirão é um lugar inesquecível para quem por lá passar.visite ribeirão ,voce não vai se arrepender.
Por: debora santos

ribeirão é uma cidade linda cheia de pontos turisticos ????
Por: fofa

ESSA CIDADE E A CIDADE DA MINHA VIDA POR QUE FOI AI QUE EU NACI MUITO OBRIGADO MEU DEUS.
Por: edilson

Ribeirao e uma cidade q vc tem muita o q fala e uma maravilha essa cidade eu irei passa air mais vezes eu gostei e muito...oh cidade boa
Por: Ramos

EU LENBRO QUANDO A FABRICA FUCIONAVA ERA LINDO RU TENHO BOA S LENBRAMÇA DAI MINHA FAMINHA ER TODA DAI DE RIBEIRAO .DA RUA DO SESI E RUA JOAO FILIPE EU ADORO ESTE LUGA .BJS PRA TODOS.............
Por: vanda lucia dasilva morgado

gosto muito desse lugar ja passeei carnaval ai tudo de bom abraço pra todos vc
Por: jairo alfredo dos santos

muito linda a cidade de voces espero que cuide para continuar linda para sempre!
Por: alexandro p. oliveira

eu sou de ribeirão,mas moro e m alagoas,esse ano vai ter o melhor são joão da zona da mata,bjos a todos
Por: anabel

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ribeirão
Fundação:
1928
Altitude:
97m
População:
39.497 habitantes
Área:
288,0km²
Densidade Demográfica:
137,14hab/km²
CEP:
55520-000

Envie seu comentário sobre Ribeirão