Passira

Passira-PE
banner

Bem-vindo a Passira!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Passira, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Passira.

A cidade de Passira, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 176m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.953 habitantes. A área total de Passira é de 364,8km², e sua densidade demográfica é de 73,88hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Passira-PE é 55650-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Passira

Roteiros do Brasil

"Terra do Bordado Manual e do Milho"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Passira tinha a denominação de Malhada e integrava o município de Limoeiro. O Decreto-lei n º 952, de 31 de dezembro de 1943, mudou o nome da cidade para Passira. A Lei estadual nº 4.981, datada de 20 dezembro de 1963, criou o município de Passira e elevou a sua sede à categoria de cidade. Foi instalado em 24 de junho de 1964. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Bengalas e pelos povoados de Pedra Tapada, Poço do Pau, Vertente Seca e Candiais. Anualmente, no dia 20 de dezembro Passira comemora a sua emancipação política.

Gentílico

Passirense

Significado do Nome 

O nome do município em tupi-guarani quer dizer acordar suave.

Aniversário da Cidade

20 de Dezembro

População

28.589 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agricultura com maior potencialidade de desenvolvimento para indústria de bordado e rendas.

Clima 

Tropical semi-árido

Temperatura Média

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Agreste, Microrregião do Médio Capibaribe.

Limites

Ao norte com Salgadinho e Limoeiro, ao sul com Gravatá, Pombos e Bezerros, a leste com Feira Nova e Glória do Goitá e a oeste com Cumaru.

Acesso Rodoviário

PE-95, PE-90 e BR-408 (via Limoeiro).

Distâncias:

Da Capital:

100 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Mirante da Serra

Cachoeira do Tancão

Povoado da Pedra Tapada

Igreja de São José

Serra de Passira

Produção de Bordados

Mobiliza grande parte da população, principalmente as mulheres, que são organizadas em cooperativas, distribuindo o produto para todo Brasil e até para o exterior. São cerca de seis mil bordadeiras.
A tradição de bordado é tão grande que por toda a cidade é possível encontrar mulheres bordando na calçada. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Feira do Bordado Manual, evento cujo objetivo é ajudar a divulgar as peças confeccionadas pelas artesãs de Passira, reunindo lojistas, bordadeiras e compradores nacionais e estrangeiros.

Junho

São João de Passira/2012

Localização - No Pátio de Eventos

Programação:


12 - Banda Relux - 22hs

23 - Banda Talismã - 22hs
    
- Gil Alencar e Banda - 00 hs

24 - Banda Chamego Nordestino - 22hs

- Banda Toque Nordestino - 00 hs

28 - Banda Hilux - 22hs

- Banda Forró dos Payboizinhos - 00 hs

29 - Banda Rasga Forrozão - 22hs

- Banda Toque de Luxo - 00hs

 Julho

- A Festa do Milho - O município de Passira está entre os maiores produtores de milho do Estado, sendo tradicionalmente o maior do agreste/zona da mata e se destacando entre os fornecedores do grão para CEASA/CEAGESPE. Considerando este fato, foi idealizada a Festa do Milho como evento misto de cultura, negócios e lazer, promovendo a integração da agricultura, pecuária e atividades rurais da região, o desenvolvimento econômico local e implantando um novo marco de lazer no calendário cultural do município.
O evento foi incluido no calendário turístico e cultural do município, devendo realizar-se todos os anos, sempre no primeiro fim de semana do mês de julho.

06 à 08 - 7ª Festa do Milho/2012 - Passira-PE

Localização - Pátio de Eventos

Ínicio: Sexta-Feira às 21hs - Sábado e Domingo às 20hs

Programação:

Grupos de Forró:

06 - Marreta e Planeta

- Forró da Pegação

07 - Anjos do Forró

- Gabriel Diniz

- Arreio de Ouro

08 - Geraldinho Lins

- Forró do Miúdo

- Gatinha Manhosa

Outubro/Novembro

- Feira do Bordado Manual - A Feira do Bordado Manual de Passira-PE constitui-se um evento anual de negócios do bordado com a finalidade de aproximar vendedores e compradores, estimular negócios, ampliar o turismo regional, valorizar o artesanato do bordado como arte e potencializar a cultura local.
O evento geralmente acontece nos meses de outubro ou novembro, durante três dias, começando na sexta e encerrando-se no domingo. A programação inclui além da exposição e ambiente de negócios, apresentações culturais de artistas regionais e barracas de comidas típicas.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSIRA

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3651-1156

Sites: http://www.portalpassira.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3651-1185

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Passira

bem eu conheço esse lugar maravilhoso foi onde eu passei momentos felizes com minha familia, e ate hoje nesmo estando aqui em sao paulo nao esqueço desta cidade tao maravilhosa
Por: genilza gomes ferreira

em breve estarei ai sou de passira mais estou no rio
Por: leonildo

Eu já morrei ai faz 26,anos q sai desta cidade, sinto mtas saudades da cidade e tds.OS colegas q deixei.É td bom q tem nesta cidade.
Por: nely medeiros

Conheço passira de mais até e amo essa terra linda e pacata em breve estarei ai para matar minhas saudade e desfrutar de muita coisa boa que passira tem a oferecer ao que a ela visitarem um abraços a todos de passira, ao meu irmão Marcos Antonio mais conhecido por Mâma;; tchau e até breve::::::
Por: carlinhos oliveira

Passira e uma cidade maravilhosa e a minha cidade onde nasci moro a mais de 20 anos em São Paulu e nunca esqueci desta linda passira con certesa um dia eu vou voltar.
Por: Jose sestião

eu conheço passira é uma cidade maravilhosa pricipalmente no dia da festa do milho que é td de bom.
Por: jacqueline aguiar

oi eu so claudia,e moro em paasira:oooooooooo lugar bonito
Por: claudia

passira ; cidade de muitas belezas sempre que posso vou de são paulo passar ferias junto com toda familia pois tenho sogro e sagra nesta cidade ano que vem se deus quizer estarei novamente por aí para curtir mais um pouco da cultura de um pais nordeste um lugar inesquecivel.
Por: cassio gomesm marques

sou de passira mas moro no recife mas sempre qi posso do um pulo la ñ consigo ficar distante e show
Por: diogo santana

SOU DE PEDRA TAPADA, FILHO DE JOSE GROSSO E MARIA JUVELINA, ENTERADOS EM PEDRA TAPADA. MINHA MÃE FALECEU MUITO NOVA EM 1961. MEU PAI EM 2008. COM 93 ANOS DE IDADE. EM 1961 VIM PARA SÃO PAULO EMDE ESTOU ATE HOJE, SOU COMERCIANTE. NUNCA DEIXEI DE VISITAR MINHA QUERIDA PEDRA TAPADA ONDE PRETENDO TERMINAR MEUS ULTINOS DIAS. E FICAR COM OS MEUS PAIS. PARABENS AO PREFEITO , E TODOS RESPONSAVEL PELA ADMINISTRAÇÃO DE MINHA QUERIDA PASSIRA. UM FORTE ABRAÇO A TODOS. ATE BREVI.
Por: JOSE AMARO DA SILVA FILHO(ZÉZINHO)

eu nao vivo se pelo menos nao for 3 vezes no ano em passira este lugar e di mais
Por: genival albertino gomes

Fui a Passira na ultima semana de março,e fiquei encantada com tudo o que vi! e a recptividade das pessoas com quem tive contato,participei da missa de ramos e na volta pra casa vi a beleza nas fazendas,sitios e vilarejos,e digo em julho voltarei para a festa do milho que mim falaram que é um dos maiores acontecimentos da região!há só sentir por não ter pousadas nem hotéis,espero que olhem isto como uma renda a mais para região.
Por: sheila cristina de melo silva

passira e 1000 sou filho desta cidade meu pais moram air dia 4 estou air comendo tudo de bom milho;pamonha, e cangicada;
Por: djanelson

já morei em passira alguns anos.é tudo de bom o que mais gosto de la é a escola conego,o sitio pedra tapada,a feira do bordado,e a do milho.Vale apena conhecer!!1
Por: flavia pereira barbosa

Oi eu sou de Passira, mais atualmente moro em São Paulo, mais tenho muitas lembranças dessa cidade que eu amo, infelizmente os recursos p sobreviver são poucos, tenho muitas saudades, e não sei se um dia voltarei, bjus p tds que me conhece, Beth conhecida como Têda
Por: beth

meu nome e luciana,morei em passira 10 anos.e ja faz treze anos que moro aqui em sao paulo.mas a saudade desse lugar e grande.sou prima da tatieli da tatiani e da tacieli.essa cidade e maravilhosa.o que e mas lindo nessa cidade e a feira de bordado,me faz muita fauta.
Por: luciana

meu nome e luciana,morei em passira 10 anos.e ja faz treze anos que moro aqui em sao paulo.mas a saudade desse lugar e grande.sou prima da tatieli da tatiani e da tacieli.essa cidade e maravilhosa.o que e mas lindo nessa cidade e a feira de bordado,me faz muita fauta.
Por: luciana

saudade.amo minha cidade natal.este ano pretendo passar minhas ferias em passira saudades dos amigos parentes
Por: manoel pereira{nequinho}.

nossa cidade esta bem organizada e administrado pela administração publica parabens
Por: marcelo kardec

sou .passira amo esta cidade .vou senpre ai.tenho tios e primos e amigos estou morando mo RECIFE algos anos . mando para todos amigos um grande abraco . fiqui com DEUS
Por: crsitina

Arapiraca terra que muito amo apesar de estar um pouco distante,mas sinto saudades constante;linda linda e norme nasci em teu ventre tive que vor mas não te esqueço, continue crescendo, viva verde, hospitaleira. amvel quente e gostosa.ARAPIRACA TE AMOOOOO MUITOOOOO! Giselma Martins.
Por: Giselma martins de lima

melho lugar do nordeste para passa ferias. tudo de bom . voces que nao conhece vele a pena ver para cre. beijos
Por: marta maria melo silva

Nossa que saudades! Amo esse lugar. Foi os melhores momentos da minha vida. Vida de infância, adolecência, sonhos, momentos incríveis... Fui embora em busca dos sonhos... Vou voltar a viver nessa (LINDA CIDADE). Tenho maior orgulho da minha cidade! BEIJO NO CORAÇÃO PARA TODOS.
Por: CIDA CARVALHO

venham conhecer a terra onde nasci orgunho de ser nordestina passirense.
Por: Priscila

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Passira
Fundação:
1963
Altitude:
176m
População:
26.953 habitantes
Área:
364,8km²
Densidade Demográfica:
73,88hab/km²
CEP:
55650-000

Envie seu comentário sobre Passira

banner