Conceição do Jacuípe

Conceição do Jacuípe-BA

Bem-vindo a Conceição do Jacuípe!

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Conceição do Jacuípe, informações e fotos da maravilhosa Conceição do Jacuípe. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Conceição do Jacuípe, recomendadas por internautas.


Conceição do Jacuípe é uma cidade do interior da Bahia, distante 94,5 quilômetros de Salvador. O turista pode chegar ao local de carro ou ônibus. O município também é conhecido como Berimbau e está localizado na Região Metropolitana de Feira de Santana. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Conceição do Jacuípe tem pouco mais de 30 mil habitantes, conta com uma área de 117,529 quilômetros quadrados e é caracterizada pelos biomas de caatinga e mata atlântica. Feira de Santana, Coração de Maria, Amélia Rodrigues e Humildes são alguns dos municípios com os quais Conceição do Jacuípe faz vizinhança. A cidade está localizada a 240 metros de altitude.

Com clima relativamente mais frio do que em outras regiões da Bahia, típico do interior, a cidade ganha um brilho especial nas festividades realizadas no período junino. As festas de São João são animadas, além de propiciar uma explosão de sabores aos visitantes. Os pratos da gastronomia local conquistam qualquer um que for participar das festas. Entre os quitutes mais tradicionais estão a carne defumada, as receitas típicas que tem o milho como ingrediente principal e os licores de diversos sabores.

Outro atrativo da região para os turistas aproveitarem ainda mais a viagem é a feira livre, considerada a maior da região. O lugar é perfeito para quem busca artigos do interior e quer se divertir nas famosas rodas de samba, quadrilhas animadas e nos eventos religiosos que são realizados na cidade. Não é a toa que Conceição do Jacuípe é considerada um dos mais importantes centros das festas de São João.

Portugueses foram os primeiros moradores da região

A região começou a ser povoada no século XVII, com a chegada de portugueses que instalaram seus engenhos e promoveram a cultura da cana-de-açúcar. O primeiro nome da cidade, Berimbau, surgiu com uma feira em 1914. No local era feita a comercialização de vários produtos e os visitantes eram pessoas que tocavam pandeiros, violas e berimbau. Um dos músicos fez uma trova e criou o termo Feira de Berimbau, dando nome a cidade. A denominação da cidade mudou somente em 1953, quando foi assinada a Lei nº 628 – foi então criada a Vila de Conceição do Jacuípe, subordinada a Santo Amaro. Em 1961, a cidade se tornou independente e passou a se chamar apenas Conceição do Jacuípe.

Informações de Conceição do Jacuípe

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

O povoamento de seu território teve início no século XVII, por portugueses que ali se estabeleceram, instalando engenhos e desenvolvendo a cultura da cana-de-açúcar. Em 1898, com a instalação de uma casa comercial, formou-se o arraial de Baixa do Jacuípe. Conceição do Jacuípe é "batizada" como Berimbau devido à feirinha surgida em 1914, que servia para a comercialização de pequenos produtos, sendo visitada por violeiros, pandeiristas e tocadores de berimbau, surgindo entre eles um que fez trova cujo final falava na Feira de Berimbau. Deste acontecimento surgiu o segundo nome do local - Feira de Berimbau. Em 30 de dezembro de 1953, foi assinada a Lei nº 628, que transformou o povoado de Berimbau em Vila de Conceição do Jacuípe subordinado ao município de Santo Amaro. O topônimo originou-se da adoção da santa padroeira, Nossa Senhora da Conceição e do nome do rio Jacuípe. Em 20 de outubro de 1961, o então Governador Juracy Montenegro Magalhães assinou a Lei nº 1531 que criou o município de Conceição de Jacuípe desmembrando do município de Santo Amaro. Conceição do Jacuípe fazia parte da região do Recôncavo Baiano, por não se enquadrar nas características da região, passou a fazer parte do Portal do Sertão.

Significado do Nome:

Ver História da Cidade.

Aniversário da Cidade:

20 de Outubro 

Gentílico:

conjacuipense

População:

29.050 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Brincadeiras na rua, cadeiras no passeio público, conversa com vizinhos, fogueira de São João na porta e a feira maravilhosa.Isso é Conceição do Jacuípe.Venha curtir tudo isso.

Clima:

Tropical 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Centro Norte Baiano 

Limites:

Amélia Rodrigues, Coração de Maria, Santo Amaro, Feira de Santana, Terra Nova e Teodoro Sampaio. 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:
25 KM de Feira de Santana

Da Capital:

97 km 

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONCEIÇÃO DO JACUÍPE

E-mail: falecom@conceicaodojacuipe.ba.gov.br

Telefones: (75) 3243-1192

Sites: http://www.conceicaodojacuipe.ba.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO

 

Ascaver (Conc. do JAcuípe - Feira de Santana)
Telefone: (75) 3243-2429

 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (75) 3243-2541 / 2411

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

Sérgio Cardoso Afonso de Carvalho,um Conjacuipense Acadêmico de Medicina,Abolicionista e Republicano,nasceu em 07 de Outubro de 1858, na Fazenda Salgado, em Berimbau[Conceição do Jacuípe].Faleceu em 04 de Julho de 1933.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

BIOMA: Catinga e Mata Atlântica.


RIOS PRINCIPAIS: Rio Jacuípe, Rio Pojuca e Riacho dos Cágados.

 


Comentários de Conceição do Jacuípe

nascida ecriada em conceição do jacuipe minha vida toda resumida ali lá é otimo praças,pontos turisticos etc. tou com saudades bjs berimbal
Por: carla

Eu amo esta cidade do meu coração sem ela eu ñ consigo viver..
Por: Evelyn

eu nasci nessa cidade e amo muito ela tem um belo arraial que nao bota invenja quem quiser vim para o sao joao pode vim por que e o melhor da regiao
Por: jarrine paula amancio do carmo

conceicao do Jacuipe "berimbau" eu amo essa cidade, amo as pessoas que moram ai, pai, mae irmaos e amigos, Berimbau é tudo de bom. eu morei ai durante 23 anos.
Por: Cristiane Aguiar de Jesus Circuncisao

Há tres anos eu e minha familia alugamos casa em BERIMBAU PARA PASSAR O sÃO jOÃO.qUE MARAVILHA! aI É TUDO DE BOM .eSTAREMOS ESTE ANO AI DE NOVO.qUAIS SÃO AS ATRAÇÕES ESTE ANO?
Por: maria auxiliadora

so tenho a dizer que eu amo essa cidade estou longe mais logo estarei ai um abraço a todos...
Por: elmo

ESTA CIDADE É MARAVILHOSA, EU SOU NASCIDA NESTA NA MESMA POREM NAO MORO MAIS AI A OITO ANOS, MAS SINTO MUITA SALDADE. UM GRANDE BEIJOS PRA TODOS DAI PRINCIPALMENTE PRA MINHA FAMILIA E MINHA MADRINHA ELIETE.
Por: GILMARIA BARRETO

Adoro a cidade. Morei durante muitos anos com meus pais e irmãos. Nos mudamos para Salvador, mas não cortamos o cordão umbilical, pois até o ano passado tinhamos ainda casa aí. Tenho muita saudade da cidade, alguns colegas , vizinhos, paqueras... Sempre que posso, apareço em Berimbau pra matar a saudade. Principalmente dia de 3ª feira, onde comemos "aquele" pastelzinho maravilhoso... Ô que saudade... Sair de Berimbau, mas, todo ano passo o São João aí com a turma.
Por: Nilma Solange

moro em camaçari e sou de coc do jacuipe,cidade a qual tenho um enorme orgulho.adoro esse povo e o sao joao é um dos melhores da regiao. bjssssssssss
Por: miralva de castro barros

Cresci nesta cidade,fiz muitos amigos e passei uma infancia e adolescência maravilhosa,brincadeiras na porta,cadeiras no passeio e conversa com os vizinhos, são joão fazia-se fogueira na porta e ali brincávamos,como toda criança de interior sabe fazer.Aos sábados com aquela feira maravilhosa costumava brincar com minhas irmãs e amigas fazendo um cozido...........era tão bom,que saudade do cheiro da infância.Agora adulta e mãe torco para que minha filha tenha momentos agradáveis e possa ter recordações tõa doces.Estou sempre na cidade que tanto adoro.Beijos berimbau quero te vê sempre bela.
Por: Aline

Passei o São João nesta cidade acolhedora. Me hospedei no Hotel Ideal e ADOREI tudo!! A estrutura, os funcionários, tudo mesmo! Vocês estão de parabéns!!! Abraços
Por: THIAGO TRINDADE

Já me hospedei neste Hotel Ideal e é realmente muito bom, acredito que pelos serviços e pela sua estrutura que a cidade oferece ele está muito avançado!! Parabéns aos funcionários do Hotel Ideal. Atenciosamente, Renato
Por: Renato

Realmente uma cidade maravilhosa, com um clima muitíssimo agradável, paisagens deslumbrântes. e um lugar de gente humilde e muito hospitaleira, que certamente, nos faz sentir bem acompanhado, e sem contar que é nessa cidade, que aconteçe o melhór evento junino de todo o nordeste, e de todo o mundooo! QUEM CONHEÇE, NÚNCA ESQUEÇE. parabéns Conceição do Jacuípe, prefeitura, e todos os abitântes dessa encantadora, e belíssima cidade.
Por: Adilson dos anjos santos

Sou filho da terra,gosto da Cidade,tem um povo acolhedor,feliz,educado.Recomendo uma visita de preferência pelo S.João.
Por: Elias Batista dos Santos

fui criada em conceiçao do jacuipe e essa terra e tudo de bom adoro as festas juninanas feita por tania iochida claro um grande e emenço abraço a minha terra querida
Por: vanessa

Sou, Conjacuipense, com mto orgulho, hoje morro ha dez anos em Sao Paulo, mais gosto mesmo é do Berimbau.
Por: Eliana de Oliveira

opa!!!!!!!!!!! cidade querida ...e um prazer muito grande morrar nessa beleza opa o soa joao entoa ,coisa boa bem planejado com muitas atraçoes otimas...vem pessoas de muitos lugares diferentes ...e acabamos fazendo amizades que ate as vezes viram amigos do peito pessos que nao conhecem ainda, pois venha conhecer logo...pois vc nao sabe o que esta perdendo sei que se vc vim 1 vez vai querer vim 2,3,4,5 e nao vai querer parar mais de vim...pois CONCEIÇAO DO JACUIPE e tudo de bom a 18 anos que moro aqui e nao sai daqui por nada pois aqui e minha vida...
Por: gracia

ola cidade querida mais como é linda eu me orgulho de morar nessa cidade tao linda beijossssssssss ass:larissa
Por: larissa

eu adoro Conceição do Jacuípe, sempre que posso estou lá, e sem contar que o são joão é bom d+ e as bandas que tocam nem se fala!
Por: Mila

Adorooooo!!!!,nasci e fui criada nesta cidade q eu amo.o q ela tem de melhor hj? o são João,é muito bom mesmo
Por: Aline van Almeida

não conheço ainda !mais pelas fts dar pra parecer muito linda!!!!!!!!!
Por: islene

Esta cidade tem tudo de bom,Qualidade de trabalho,estudo, saúde e moradia.Tem também um forro para lá de porreta no São João, com muitas atações famosas é maravilhoso quem vem não quer mais ir e quem vai vai votar.Sou de Amélia Rodrigues
Por: Elisângela da Silva Barbosa

não so de berinbal mas gosto muito,porque vou sempre passar um final de semana na casa de minha tia bitu..ai em conceiçaõ do jacuipe so não gosta quem não for visitar porque e muito bonito e calmo a cidade não tem violencia..gracas a essa prefeita que trabalha de verdade com o povo tania de oxida não sei se escrevi certo o nome.. mas com certeza esse ano dia 12 estou chegando para esse grande são joão,queria tanto que tudo isso que eu escrevi fosse lido pela prefeita queria conhecer ela e dar um grande abraco nela pelo essa linda cidade conçeição do jacuipe sou de madre de deus..
Por: marrcelo

Meeu deeus com certeza o melhor interior, em epoca de são joão então nem tem pra ninguem, amo essa cidade passo todas minhas ferias, e festas juninas la ;*
Por: gabriella santana

Gosto muito desta cidade pretendo ter uma casa brevemente para finais de semana já que resido em salvador já tenho otimos amigos como Rosa da pizzaria da rosa e italo do restaurante e pousada na praça e sua irmã grande cantora é isto ai to chegando cidade boa>>>>
Por: neuza lima da silva

melhoro alguma cosa em beribal naci ai esto morando em vitoria do espirito santo ha 20 anos tenhe tempo queu nao vo ai tenhei muintas novidade.
Por: lourival dos santos

nossa cidade maravilhosa eu sou grata a essa cidade
Por: layla

hoje moro em maua sp mas amo birimbau tenho muita saudade da fazenda cedro gosto muito do micareta do picado ,picadinho ta buleiro da rodagem chiquinho do dior e rita
Por: manoel francisco dos santos

Parabens,que cada dia mais a cidade cresca e continue o seu desnvolvimento...............rumo ao crescimento dos seus municipes.
Por: MIRALVA DE CASTRO BARROS

Tive o prazer de conhece_la, és uma cidade maravilhosa e o são joão então,sem explicação.............
Por: gilmária de oliveira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Conceição do Jacuípe

Envie seu comentário sobre Conceição do Jacuípe