Jenipapo

Jenipapo-PE
banner

Bem-vindo a Jenipapo!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Jenipapo e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Jenipapo.

Informações de Jenipapo

Roteiros do Brasil

Zona Turística Região IV

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoamento de Sanharó iniciou-se no século XVIII, com a chegada dos portugueses ao local. A partir daí diversas fazendas foram instaladas na região. O município de Sanharó foi criado pela Lei Estadual nº 375, de 24 de Dezembro de 1948, desmembrado do município de Pesqueira, sendo instalado em 02 de Janeiro de 1949. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Jenipapo, Pr. Noval, Sítio das Moças e Mulungu. A 201 km do Recife, Sanhoró está localizado no Agreste Central pernambucano, região caracterizada pela exploração agrícola, pela pecuária e pelas atividades de comércio e serviços associados aos centros urbanos dinâmicos. Sanharó segue os aspectos da região, onde a atividade econômica predominante é a agropecuária, com a produção de laticínios. A pecuária se destaca no rebanho de bovinos e na criação de galináceos, enquanto na agricultura os principais produtos são: feijão, banana, tomate, milho e mandioca. A Região de Desenvolvimento do Agreste Central, localizada na Mesorregião do Agreste Pernambucano, possui uma área de 10.117 km² e abrange 10,22% do território estadual. A região é constituída por mais 25 municípios: Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte e Tacaimbó.

Significado do Nome

O nome Sanharó vem do tupi e é uma referência a uma espécie de abelha negra que ficava numa grande árvore da região.

Aniversário da Cidade

24 de Dezembro

Gentílico

sanharoense

População

21.960 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Famosa por ser uma das maiores bacias leiteiras do estado, é conhecida como a cidade do queijo e do leite. Existem no Município 40 fabriquetas artesanais de Queijo de Coalho e de Queijo de Manteiga e 04 Fábricas de Laticínios registradas na ADAGRO / PE. Rebanho bovino de 18.000 animais que produzem 40.000 litros leite por dia.

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Microrregião do Vale do Ipojuca.

Limites

Ao norte com Belo Jardim, ao sul com São Bento do Una, a leste com Belo Jardim e a oeste com Pesqueira.

Acesso Rodoviário

BR-232 (via Belo Jardim).

Distâncias:

Da Capital:

194 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

As festas populares de Sanharó são as grandes atrações do município. Em Fevereiro, a cidade é animada pela folia de momo e pelas apresentações de grupos folclóricos do agreste pernambucano. Durante as festividades de São João, as ruas da cidade são enfeitadas pelo colorido dos balões e das bandeiras juninas.
Além disso, feiras de artesanato e de comidas típicas se espalham por todos os cantos do município. Em Dezembro, Sanharó se prepara para celebrar o nascimento de Cristo. É a vez das decorações natalinas embelezarem a cidade.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANHARÓ

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3836-1156

Sites: http://www.sanharo.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones:

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (87) 3836-1192

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (87) 3836-1190

CORREIOS: (87) 3836-1135

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:


OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


 

Comentários de Jenipapo

eu moro em saõ paulo,fui p/jenipapo a 35 anos atras ,nunca mais esqueci de la adoreeeeeeeeeeeeeeeeeei,sinto muita vontade de rever uma grande amiga de la é a graciete de souza leão
Por: penha aparecida da silva

Nasci em Jenipapo,com 9 anos meus pais vieram para SP,retornei este ano com 42 ano,foi muita emoção quando veio a minha mente meus 9 anos.Jenipapo é d+
Por: rosineide

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Jenipapo

Envie seu comentário sobre Jenipapo