Itapissuma

Itapissuma-PE
banner

Bem-vindo a Itapissuma!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Itapissuma, informações e fotos da maravilhosa Itapissuma. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Itapissuma, recomendadas por internautas.

A cidade de Itapissuma, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1982. A localidade está em uma altitude de 7m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.405 habitantes. A área total de Itapissuma é de 74,3km², e sua densidade demográfica é de 274,63hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itapissuma-PE é 53700-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itapissuma

Roteiros do Brasil

Região Mata / Litoral Norte

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Considerada Patrimônio da Humanidade por ainda possuir resquícios da Mata Atlântica, Itapissuma reserva para os visitantes uma natureza quase intocada. O município é conhecido também pela sua culinária especializada em frutos do mar. Administrativamente, o município é formado apenas pelo distrito sede e comemora a sua emancipação política no dia 14 de maio.

Significado do Nome

A grafia correta é Itapiçuma pois prescreve-se o uso da letra ç para palavras de origem tupi. O nome vem do tupi pedra negra. Ao longo dos anos, a grafia foi alterada para ita xuma, itapissuma e finalmente para itapiçuma.

 

Gentílico

Itapissumense 

Aniversário da Cidade

14 de Maio 

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Atividades principais: comércio, prestação de serviços e indústrias.

Clima 

 

Temperatura Média

 

 

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Litoral/Mata, microrregião Itamaracá. 

Limites

Ao norte com Goiana e itamaracá, ao sul com Igarassu, ao leste com Itamaracá e a oeste com Igarassu. 

Acesso Rodoviário

BR-101, PE-35, PE-15 e PE-01. 

Distâncias

Distante 45 Km da Capital. 

hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Itapissuma é cercada por rios, mar e manguezais. Assim, é reconhecida como um dos principais pólos náuticos do Nordeste, além de ser considerada Patrimônio da Humanidade por sua reserva de Mata Atlântica.  

 

Às margens do Canal de Santa Cruz é possível ver toda beleza que reserva a cidade. Em um passeio de barco por seu percurso de 22 Km, é possível avistar a Ilha de Itamaracá e Barra de Catuama.

 

A pesca artesanal é uma das principais atividades da população, o que barateia os pratos de frutos do mar nos restaurantes e bares de Itapissuma. De agosto a outubro, aconselha-se levar a vara e os anzóis, pois pescar pode ser um ótimo programa.

 

Se preferir comprar peixes, caranguejos, ostras, polvos entre outras delícias ainda crus e fresquinhos, a dica é o Mercado de Crustáceos, um dos maiores da região. Lá também pode-se degustar a famosa caldeirada de Dona Irene e a moqueca seca de peixe manjuba. 

 

hspace=0 EVENTOS

 

 

 

Em janeiro, é possível apreciar a tradicional Buscada de São Gonçalo do Amarante, existente desde o século XIX. Todos os anos, centenas de embarcações tomam conta do Canal de Santa Cruz para o cortejo religioso. Já para os festejos juninos, a Prefeitura vai dar continuidade ao resgate do autêntico forró pé-de-serra. 

 

 

 

 

 

hspace=0 Informações Úteis

 

 

Prefeitura Municipal de Itapissuma.

 

hspace=0 [email protected]

hspace=0 (81) 3548-2151

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

 

 

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.municipios.pe.gov.br

Comentários de Itapissuma

Estou fazendo uma pesquisa surgiro um link com listas dos prefeitos, datas e anos. assim como no portal de site de caruaru. Grata, Djenane
Por: Djenane Araujo da Silveira

Gostaria de receber uma via do PLANO DIRETOR DE ITAPISSUMA. Estou fazendo pesquiza sobre administração pública.
Por: José Marques

mechamo alex morador de itapissuma u que tem de melhor em itapissuma e buscada de são gonsalo e a calderada .
Por: alex jose da silva

ITAPISSUMA MINHA TERRA LINDA ONDE EU ESTIVER EU LEMBRO DE VC ,,LETRA DA MUSICA DE UM GARNDE AMIGO MEU O MUSICO VAVA BARONE ,, TENHO MUITAS SAUDADES DESTA TERRA ,FUNDEI A MINHA PRIMEIRA BANDA AE A FARINHA DA TERRA , AGORA ESTOU VIAJANDO PELO TODO BRASIL MAS UM DIA EU VOLTO PRA COMER A CALDEIRADA E MATAR A SAUDADES DE TODOS MEUS AMIGOS E TODA MINHA FALIA SUCESSO PRA TODOS BJS DO VANIO DRUMS EX- BATERISTA DO FARINHA DA TERRA ,, DEUS ABENÇOE
Por: VANIO ARAUJO

Voces estão de parabéns pelo blog desta belissima cidade.Pois fiz uma pesquisa tudo emcima deste blog.Muito bom o blog esta a altura desta cidade.
Por: Ismael Barreto

Adoro essa cidade! cidade pequena mas, muito hospitaleira cultivam sangue quente latino em seus coraçoes adoram festas possuem dois clubes de baile cada um com suas agremiaçoes carnavalescas; que diga de passagem sao muito lindas.O carnaval lá é otimo, supimpa mesmo quem vai nunca esquece.falando em festa... a festa do padroeiro acontece a mais de 150 anos com procissao terrestre e fluvial e a festa profana dura mais de 8 dias e sempre com grande atraçoes nacionais.para quem busca diversao aqui é o lugar certo. sua principal subexistencia provem da pesca e tem a famosa caldeirada feita com variedades de frutos do mar q é uma gostosura. huummmmm so de lembrar do cheiro me dá agua na boca porque o sabor voce e eu so sentiremos indo até lá... ai q saudade da minha terra querida; dos tempos de outrora; dos tempos q os ventos nao trazem mais...tempos eq so vivem na memoria e no coraçao de quem lonje esta da sua terra querida!!
Por: Gialreny * ny*

gosto muito de itapissuma,gostaria de morar nesta linda cidade.
Por: rovesio ramos de assis

linda e calma digo por que já morei lá muito bom muito bom otimo lugar para passar as ferias
Por: cristiano

ITAPISSUMA SERAS SEMPRE QUERIDA EM NOSSO CORAÇÃO.É A CIDADE QUE SINTO MUITAS SAUDADES.ABRAÇOS A TODOS QUE ME CONHECEM,EM ESPECIAL AO HERNANE SOM E FAMÍLIA.
Por: EMILENE TAMARA DO NASCIMENTO PEREIRA

Adorei a cidade , maravilhosa , muito calma ... abraços marcia
Por: maria

essa cidade e de maisssssssssssssssssssss.vao conhecere itapissuma vcs vao se amarra.da uma passadinha na calderada da irene
Por: diego arthur

Bela cidade de pessoas hospitaleiras, Itapissuma tem seu centro a beira do Canal de Santa Cruz, onde é possível deliciar-se com a famosa caldeirada de frutos do mar, apreciar peixes exoticos da região além de conhecer a bela Igreja antiga de São Gonçalo.Tambem pode conhecer as festas dos clubes Veloz e Espinheiro, rivais no futebol desta cidade.
Por: pedro celso de araujo barreto

itapissuma não è uma cidade qualquer , è uma cidade abênçoada por deus
Por: ALVARO

adoro esse lugar tenho muita saudades minha familia mora ai mais estou na minha terra natal sao paulo, ja fazem 10 anos que fui em itapissuma, fico matando a saudade pela iternet por favor postem mas fotos
Por: josi ramos

Obrigado pelo espaço, hoje fui em um restaurante que fica ao lado da ponte e adorei a recpção, sem contar a comida tipica caldeirada que comi, uma delicia parabêns, e vou voltar pra experimentar outros pratos.
Por: ROBERTO

lugar pequeno mas aconchegante eu nasci ai mas agora estou longe mas tenho muita saudade .
Por: ANDRÉA MENDES

passei dez anos maravolhoso de minha vida em itapissum, sinto muitas saudades de vc Itapissuma e suas belezas. gostaria de ver como esta essa minina tão nova. (Itapissuma)
Por: moyzes de menezes linhares

moro em mg mais sou filho mesmo e de itapissuma um dos lugares mais legais o cais e o canaluz santa cruz incluindo a ponte e claro
Por: reginaldo ribeiro da silva

moro em mg mais sou filho mesmo e de itapissuma um dos lugares mais legais o cais e o canaluz santa cruz incluindo a ponte e claro
Por: reginaldo ribeiro da silva

fui criada nessa cidade linda estou em sp mas com muitas saldades.da minha familia e da caldeirada da ireni.b eijos amo os itapissumense.
Por: kellys

É uma cidade acolhedora,possui um parque ecológico,os bares no pátio ao lado do Canal de Santa Cruz, com uma brisa e temperatura agradável e o pessoal é hospitaleiro. Venha conhecer!
Por: ESCARLETE LEAL

cidade criada por Deus e feita por deus isso é História do nosso Turismo.
Por: Maciel Luiz Machado

estive emitapissuma e apreciei a belissima caldeirada conheci um conterraneo chamado sirio producoes ele me deu boas referencias em breve voltarei.
Por: carioca

eu gostei muito de itapissuma pricipaumente os crustaços
Por: jose luciclaudio de lira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itapissuma
Fundação:
1982
Altitude:
7m
População:
20.405 habitantes
Área:
74,3km²
Densidade Demográfica:
274,63hab/km²
CEP:
53700-000

Envie seu comentário sobre Itapissuma

banner