Ipojuca

Ipojuca-PE
banner

Bem-vindo a Ipojuca!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Ipojuca, fotos, informações, os principais hotéis de Ipojuca, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Ipojuca, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1861. A localidade está em uma altitude de 10m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 51.630 habitantes. A área total de Ipojuca é de 514,8km², e sua densidade demográfica é de 100,29hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ipojuca-PE é 55590-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ipojuca

Roteiros do Brasil

Roteiro: História e Mar

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A colonização de Ipojuca teve inicio em 1560, após a expulsão dos índios Caetés e outras tribos do litoral sul de Pernambuco. A partir daí, os colonos puderam migrar para as terras férteis e ricas em massapê de Ipojuca. Vários membros de tradicionais famílias se estabeleceram em Ipojuca, desenvolvendo rapidamente a cultura da cana-de-açúcar, com um grande número de engenhos que prosperaram. Dessa forma Ipojuca consolidou-se como uma das mais importantes regiões do Sistema Colonial. Com dois portos - Suape e Porto de Galinhas - além da maior várzea de massapê do Nordeste, Ipojuca fazia parte do triangular comércio colonial. O distrito de Ipojuca foi criado pela lei municipal de nº 02, de 12 de novembro de 1895. A vila surgiu com sede na povoação de Nossa Senhora do Ó e depois foi transferida para a povoação de São Miguel de Ipojuca. Com o Decreto estadual de nº 23, de 04 de outubro de 1890, a sede foi restabelecida em Nossa Senhora do Ó. Há inúmeras controvérsias sobre a data de fundação de Ipojuca, mas, segundo um vigário da freguesia seria no ano de 1596. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Camela, Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas, Praia do Touquinho e Suape. Anualmente, no dia 30 de março Ipojuca comemora a sua emancipação política.  

Significado do Nome:

A origem do seu nome vem do tupi guarani Iapajuque, que significa Água Escura.  

Aniversário da Cidade:

30 de Março  

Gentílico:

ipojucano

População:

82.276 habitantes - censo IBGE/2011

Outras:

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Por conta das praias visitadas por turistas de todas as partes do mundo, Ipojuca tem como um dos principais fatores econômicos o turismo. A rede hoteleira é bastante desenvolvida, assim como a gastronômica.

Clima 

Quente e úmido

Temperatura Média

25° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mesorregião Metropolitana. Microrregião do Suape. 

Limites

Ao norte com o Cabo de Santo Agostinho, ao sul com Sirinhaém, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Escada. 

Acesso Rodoviário

PE-60 e BR-101 (via Cabo de Santo Agostinho).

Distâncias:

Da Capital:

57 Km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos

Ipojuca é um dos cartões postais de Pernambuco. Suas praias paradisíacas são conhecidas como um dos pontos mais bonitos do Nordeste, com destaque para Porto de Galinhas (foto), considerada uma das mais belas praias do Brasil. Atualmente, com uma infra-estrutura completa para receber os turistas, Porto de Galinhas chama atenção de quem visita o Estado, ficando sempre dentro da rota do turismo. O lugar oferece diversas atrações, como por exemplo a culinária especializada em frutos do mar. A dica é degustar um peixe na telha ao molho de pitanga. Mas, há comidas para todos os gostos em Porto de Galinhas, dos simples caldinhos e petiscos às mais refinadas iguarias culinárias. Um passeio de bugre até a praia de Muro Alto também é imperdível. Uma volta de jangada pelas piscinas naturais não pode ficar de fora do roteiro. Lá os turistas podem dar pão na boca dos peixes. À noite o passeio de jangada até as piscinas naturais é imperdível. Apesar do rápido crescimento urbano dos últimos tempos, a paisagem tropical ainda predomina em Porto de Galinhas. São 18 quilômetros de orla, coberta por um extenso coqueiral.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  - Dia 01 - Festa de Santo Cristo

  - Dia 20 - Festa de São Sebastião

  - 2ª Semana - Festa da Sagrada Família

-Março

  -Dia 30 - Festa de Aniversário da cidade

-Julho

  -Festa da Cocada Gigante - Praia de Maracaípe

Outubro

- Revelando Pernambuco/2012

16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:

A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios:

Recife - Olinda -  Paulista -  Itamaracá -  Nazaré da Mata - Salgadinho - Gravatá - Taquaritinga do Norte - Santa Cruz - Caruaru - Garanhuns - São Benedito do Sul -  Ipojuca - São José da Coroa Grande - Arcoverde - São José do Egito - Afogados da Ingazeira - Serra Talhada - Triunfo - Petrolândia - Salgueiro - Belém de São Francisco - Ararapina - Petrolina.

Reconhecimento nas escolas:


Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

Confira a programação da ação itinerante:
 
   DATA          CIDADE          HORÁRIO


22/10/2012       IPOJUCA   Manhã / Início às 8h

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPOJUCA:

Rua Cel.João de Souza Leão, s/º

Fone:[81]3551.1264

E-mail:

Telefones: (81) 3551-1156

Sites: http://www.ipojuca.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (81) 3551-1268

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ipojuca

GEnte estive ai na cidade de Ipojuca para um show da banda calcinha preta. Amei o show, ii keriia muitoo o audio desse show. pq foi muito importante para mim. vcs poderiam fazer isso, postarem o audio do show no meu e-mail??? Façam isso por mim Bjuu, amei a cidadde. bjuxxx
Por: Jéssica Conceição

a praia de porto de galinhas é linda e tranguila e a vila tem muitos reutarates bons e uma feira de artesanato otima...
Por: DIMÍTRIO MATIAS FRANÇA

Gostaria de ver fotos da cidade "Ipojuca",estive visitando a cidade mais ja faz algum tempo e queia rever...grato.
Por: ines mansinho antunes

Moro desde pequena nessa cidade maravilhosa, a que pertence a praia mais bonita do Brasil, eleita pelo 7º ano consecutivo, é por isso que tenho orgulho do refrão que diz: "Ipojuca cidade amada e abençoada por Jesus, seus filhos tem sangue de guerreiro, desse solo brasileiro, terra de santa Cruz".
Por: Mônica Nascimento

foi onde nasci ,cidade maravilhosa, um paraiso , apesar de nao ter me criado por la faz23anos que nao retorno, un dia voltarei .
Por: gilbertomiguel

eu amo essa cidade, ois foi ai que me criei... atualmente não moro ai, mas pretendo voltar a morar daqui há alguns anos. mas só falo que ipojuca é uma maravilha, e que recomendo que vaõ comhece-la...............
Por: madona

SOU PERNAMBUCANA,MORO NO RIO DE JANEIRO A 35 ANOS, MAS PRETENDO VOLRTAR A MINHA TERRA E MORAR EM IPOJUCA, SEMPRE VISITO DE 2 EM 2 ANOS, EM JULHO DE 2009 ,PASSEI EM PORTO DE GALINHA, NAS PRAIS EM CALHETAS E MATEI AS SAUDADES,MAS PRETENDO MORAR AI , COM A BENÇÃO DE DEUS,EM BREVE.POIS MEU ESPOSO E ELETRICISTA NAVAL E VAI TRABALHAR NO ESTALEIRO ATLANTICO SUL.OBG
Por: IRANISE R C SANTOS

Já visitei na lua de mel e posso garantir que quero voltar logo, a região têm prais maravilhosas e as pessoas são super atenciosas com os visitantes.
Por: wandro

Ipojuca não é uma cidade muito grande, porém a alegria de todos faz cm que ela se torne grande.Suas praias são maravilhosas!! amo ipojuca!!!
Por: aldariani

Olá sou de Ipojuca, saí de lá há 22 anos atrás, cresci no Rio de Janeiro, mas não conheço a minha própria cidade, e até parentes e meu pai, mas um dia poderei ir até lá e conhecer a todos e tudo..
Por: Eraldo Gomes

Estive em Ipojuca em novembro de 2006 com uma amiga, foi maravilhoso o lugar e lindo. Confesso que não esperava tanta beleza, espero voltar lá só que desta vez com um namorado e não mais com amiga.
Por: Adriana Costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ipojuca
Fundação:
1861
Altitude:
10m
População:
51.630 habitantes
Área:
514,8km²
Densidade Demográfica:
100,29hab/km²
CEP:
55590-000

Envie seu comentário sobre Ipojuca