Flores

Flores-PE
banner

Bem-vindo a Flores!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Flores, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Flores, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1858. A localidade está em uma altitude de 466m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.300 habitantes. A área total de Flores é de 963,8km², e sua densidade demográfica é de 21,06hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Flores-PE é 56850-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Flores

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Flôres é a antiga comarca do Alto Sertão da ex-Província de Pernambuco. Chamada inicialmente de Flores da Ribeira do Pajeú, compreendia todo o território que atualmente compõe os municípios de Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Triunfo, Vila Bela, Belmonte, Floresta e Tacaratu. Flôres tornou-se município autônomo com a Lei orgânica municipal nº 52, do ano de 1892.

Significado do Nome

Logo após a fundação da Casa Real da Torre Bahia, nos fins do século XVI, Gárcia d Ávila empenhava-se na colonização das terras às margens do Rio São Francisco, organizando diversas expedições, compostas de portugueses e índios domesticados, que partiam em diversos rumos, a fim de as explorarem, fundando aldeias aqui e acolá.
Nos meados do ano de 1589, uma daquelas expedições composta de uns vinte e tantos colonos, seguindo as margens de um rio desconhecido, o Pajeú, chegava a uma aldeia de índios tapuias, localizada à margem esquerda daquele rio, no lugar hoje denominado alto das Flores.
Os tapuias estavam em festa, em homenagem ao chefe de uma aldeia na serra da Baixa Verde em Triunfo, guerreiro Aruan ordenou a prisão dos componentes da expedição, que mais tarde seriam trucidados pelos selvagens, salvando-se apenas duas meninas que os índios começaram a adorar como divindades, tal suas belezas, que a principio foram chamadas Lara (senhora entre as outras) e, mais tarde deram-lhe os nomes Aracê, a mais velha e Moema a mais moça. Aquelas meninas  ficaram sob proteção dos guerreiros mais fortes, que receavam que fossem capturadas por outros silvícolas.
Por volta de 1603, outra expedição chegava aquele local, mais já encontrava os tapuias “meio civilizados”, certamente ao contato das duas meninas, que lhes ministravam certos conhecimentos, não só di idioma português ,como cultivo da terra, etc. Era para acomodamento de todos os componentes da expedição da Casa da Torre, chefiada pelo Português, Simeão Pereira Garrinho.
Começou assim, a fundação de um povoado, à de um povoado, à margem a direita do rio Pajeú, mais tarde denominada Povoação de Flores, em alusão ao cultivo de flores a que se destinava Aracê e Moema, versão que é aceita.

Aniversário da Cidade

11 de Setembro

Gentílico

florense

População

22.171 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Administrativamente, o município é composto pelos distritos sede e Sítio dos Nunes e pelos povoados de Fátima e São João dos Leites. Flores segue os aspectos da região, onde a atividade econômica predominante é a agricultura, com mais potencialidade de desenvolvimento para agricultura e pequena mineração. A fabricação de móveis também é um negócio em expansão.  

Clima

Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão.

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Sertão - Microrregião do Pajeú, Estado de Pernambuco.

Limites

Ao norte com Quixaba e o estado da Paraíba,ao sul com Betânia, a leste com Carnaíba e a oeste com Triunfo e Calumbi. 

Acesso Rodoviário

BR-426,  BR-232 

Distâncias:

Da Capital:

323 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

O clima semi-arido, em meio ao sertão do estado, faz dessa cidade um dos pontos mais agradáveis para o descanso na região, com flores espalhadas por todos os jardins. O lugar é propício para quem está disposto ao turismo ecológico, por suas serras com trilhas e quedas d´água.

O forte do artesanato em Flores são as peças bordadas e a produção de móveis, que são distribuídos principalmente para as cidades do sertão do Estado.

A cultura popular também aparece se manifesta com grupos folclóricos de reisado, que se apresentam nos meses de dezembro e janeiro; e danças como o coco. A festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição reúne centenas de pessoas, no dia 8 de dezembro, para celebrar a data com missas, procissões e quermesses. Além da festa da padroeira, também ganham destaque as festas juninas e o aniversário da cidade, comemorado em 11 de setembro.

Principais Pontos Turísticos

Artesanato

Em Flôres são as peças bordadas e a produção de móveis, que são distribuídos principalmente para as cidades do sertão do Estado.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro

- Além da festa da padroeira, também ganham destaque as festas juninas e o aniversário da cidade.

 Dezembro

- A festa da padroeira Nossa Senhora da Conceição reúne centenas de pessoas, no dia 8 de dezembro, para celebrar a data com missas, procissões e quermesses.

 Dezembro/Janeiro

- A cultura popular também aparece se manifesta com grupos folclóricos de reisado, que se apresentam nos meses de dezembro e janeiro; e danças como o coco.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORES

E-mail:

Telefones: (87) 3857-1852

Sites: http://www.pmflores.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3857-1284

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Petronilo Malaquias - O maestro Petronilo Malaquias, nasceu no dia 31 de maio de 1906, no sítio Tabocas, município de Santa Cruz do Capibaribe. Veio pra carnaíba no ano de 1935, onde manteve residência, formou família e desenvolveu a arte de alfaiate, seresteiro, onde tocava violão, acompanhado os cantores noturnos.
 Foi maestro da Banda Filarmônica Santo Antonio de Carnaíba e presto serviços musicais como maestro e professor nas cidades de Flores, Serra Talhada e Princesa Isabel.
“Compôs alguns dobrados: “Nelito Gomes”, “Nildo Pereira” e Arnold Santana”.
Choro: “Choro por ele”, “Não vá chorar”
Baião: “Peleja, “mas não cai”,” Briga de Galo”, “ Jogando Brasa”
Frevo: “Carnaíba “no Frevo”, “Esquema de Mulher” e “ Frevo em Flores”
Valsa: “Mercês” (em homenagem a sua esposa)
Marcha religiosa: “Nossa Senhora da Conceição” (Homenagem a padroeira de Flores, a Santa de sua devoção)
Hino: Hino de Flores
Morreu o maestro Petronilo,no dia 08 de Julho de 1983, deixando 13 filhos os quais eram seu orgulho e como herança para seus descendentes deixou a arte musical e a união entre eles.

- Lindaura Santana -Foi caçula dos irmãos. Nascera do distrito de Jericó, em Triunfo, em 06 de agosto de 1911. Casara, em primeiras núpcias, com Caetano Brasileiro, de uma família de Carnaíba. Ficando viúva, assim se conservara por alguns anos, voltando a casar, desta vez com Pompílio Alves de Queiroz, natural de Custódia, homem bom e cordial. Lindaura era inteligente, arguta, carismática, valente ousada. Não se sabe se alguma vez ela leu Maquiavel. A verdade, todavia, é que ninguém mais que ela soube, em Flores, como dínamo político da família, praticar e aplicar os ensinamentos de "O Príncipe". Numa reportagem publicada apresentou um interessante trabalho sobre Lindaura, intitulado: "Ousadia feminina fez Lindaura comandar", onde relembra episódios surpreendentes da vida trepidante daquela sertaneja do Pajeú. Faleceu em Flores em 02 de Janeiro de 1978.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Flores

tenho muita vontade de conhecer;meus pais sao dai a mais de 60 anos que nao voltaram a cidade.parabens flores - pe
Por: jose demilso de siqueira lino

"flores cidade linda e maravilhosa."formosa que vem crescendo muito,tu es sempre bela.
Por: ivonalda

Boa Tarde, estive de férias em 2005. E fui fazer uma visita, aos meus poucos familiares que ainda vivem na Cidade de Flores. achei que cresceu muito, já era ora de alguem olhar para estas pessoas e fazer benefícios para a Cidade Parabens a nova geração de Prefeitos e politicos da Cidade.
Por: Miriam A Alves

Sou do Rio de Janeiro, minha mae é de Flores, Sítio Jatobá dos Cruz, já visitei Flores ,adorei e não esquesso mas. Estive ai na décadea de 80 sou sobrinho do sr Afonso José de Santana, vulgo baixinho;gostaria de ver mais fotos se possível do Jatobá da Cruz. OBS: Mande bastante fotos !!!!
Por: marcos renato leite

È O MEU CANTINHO MINHA LINDA CIDADE EU AMO MUITO E ESTOU COM SAUDADES MINHA MAMÃE MORA LA E EU ESTOU EM SALVADOR MAIS BREVE IREI MATAR A SAUDADE
Por: FRANCINEIDE MONTEIRO DOS SANTOS

Flores cidade linda, nasci na cidade hoje não morro mais. Não nada a fala de mal,pos meus pais marram nela. tchau....
Por: Marcos alexandre

boa tarde eu sou filho desta cidade maravilhosa que hoje esta se tranformando em um ecelente lugar para se viver eu moro em campinas sao paulo a pelo menos 20 anos e nao vejo a hora de voltar para minha querida flores de onde eu jamais devia ter saido um dia mais deus quis assim em breve se deus quiser estarei de volta um abraço a todos os florenses.
Por: MANOEL MESSIAS FERREIRA DA SILVA

ESTIVE 2 VEZES EM FLORES.A PRIMEIRA FOI EM DEZEMBRO DE 2007 E A SEGUNDA EM DEZEMBRO DE 2008. NAS DUAS OPORTUNIDADES FORAM PARA ENTREGAR AS MUDANÇAS DA Sra. SORAYA, NA ÉPOCA CANDIDATA A PREFEITA. O QUE EU TENHO A DIZER É QUE GOSTEI MUITO DA CIDADE, FUI MUITO BEM RECEBIDO PELOS HABITANTES ( MUITO EDUCADOS E RECEPTIVOS ), PRINCIPALMENTE PELA 'DONA ANA DOS DOCES'. ESPERO UM RETORNO BREVE A CIDADE, ESTOU COM SAUDADE DE VOCES E DO CAFÉ 'BEM SERVIDO' DA DONA ANA. UM FORTE ABRAÇO PRA TODOS VOCES QUE EU APRENDI A AMAR DE CORAÇÃO!!!!
Por: Luiz Claudio

Flores é a minha cidade mas moro em Caruaru, sentindo grande saudades, da terra do Pajeú.
Por: José Alves de Siqueira

moro em brasilia há trinta anos .mais, tenho muita saudade desta linda cidade.
Por: jose bernardo sobrinho (calumbi)

Quantas saudades sinto de Flores! saudades dos amigos e minha familia, saudades do Pajeú, e de todos moro em Recife............ Eu amo Flores!!!
Por: Carminha V. Silva Feitosa

fiquei feliz em ver a cidade esta tão mimosa meu pai e minha avó nasceram ai quem sabe algum dia irei visitar a minha avó era cavalcante e meu pai os pereiras ,assim deixo grande abraços a voçes desta cidade maravilhosa.
Por: silvana perira dos santos

Para mim Flores é e sempre será uma cidade linda e maravilhosa. Morei a minha infancia e adolecencia, moro em São Paulo há 35 anos, mas nunca esqueço esta cidade que está no meu coração.
Por: zethi

ola eu tambem sou dessa terra bacana de si viver, apesar de morra em sao paulo ha muito tempo, mas sempre estou por ai quando estou de ferias, mas logo logo estarei em definitivo a abracos atodos so florese tchal..............................
Por: elenilson barbosa dos santos

moro em guarujá são paulo ha quase 30 anos , mas jamais esquecerei da minha linda flores, um abaço a todos e até o são joão de 2011....
Por: naldo lima

Sou cabeleireiro, moro na cidade de Braúna SP.Tem varias pessoas de Floresdesta trabalhando e morando . A lavoura de cana trouxe muitos. Meus pais são natural da cidade de Canhotinho . Deixo um abraço a todos .
Por: manoel

eu naci e m criei nesta maravilhosa cidade faz 40 ano que dechei meu berço adorado mais meu o meu coração continua na minha linda flores
Por: antonio mauricio

EU JA MOREI NESTA LIMDA SEDADE NA RUA CIQUEIRA COMPOS GOSTU MUITO DO RIU PAJEU TONDO AE ER MUITO BPNITOOOOOOO
Por: paulo cafe

FLORES É UMA CIDADE MARAVILHOSA. PASSEI VARIAS FERAIS LÁ E ADOREI. O POVO É SUPER HOSPITALEIRO. EU ADORA ESTA CIDADE!
Por: ELIANE CAMPOS

sou filha da terra,amo a minha cidade,apesar de estar um pouco distante tenho noticias sempre sou filha de baldim um velho morador e taõ apaixona pela cidade quanto eu.
Por: WILIANE SOARES SILVA MARIANO

,nasci e me criei na cidade de flore,mas por falta de emprego tive que morar em outra cidade.Mas me emociono só em falar em Flores, pois é minha cidade natal para onde ainda voltarei.
Por: Graça

nasci em Flores estou com muita saudade ;estou morando na Bahia
Por: cida

eu sou do sitio lagfoinha estou morando em sao paulo mas eu amo flores estoumorendo de saudades abracos
Por: rosivania

nasci em flores sou do sitio lagoinha agora estou morando em sao paulo mas eu amo flores e a minha preferida de todas e estou com mutas saudades da churrascaria e pousada boi na brasa em breve estarei ai beijos e abraços para todos os florençes!!!
Por: rosivania

eu sou caminhoneiro e tive o prazer de conhercer essa linda cidade.
Por: fernando

FLORES CIDADE MARAVILHOSA CONTINUA CADA VEZ MAS LINDA PARABENS QUE SEMPRE SEJA CONSERVADA EU SOU NATURAL DE FLORES AGORA MORO EM SAO PAULO MAS ADORO MINHA CIDADE PARABENS FLORES
Por: zizelia gomes dos santos

eu amo muito esta cidade que se chama flores pos nasce e mim criei ai
Por: marcia brz

eu sou de paranamirim pernambuco.tenho mito curiosidade de conhecer flores .todo mundo fala q e muito linda .e so eu ter um tempinho q eu vou conhecer flores .
Por: carlos henrique da silva

amo essa cidade;nasci e mim criei ai;essa é minha cidade maravilhosa
Por: marcia costa

E acima de tudo, uma parte da minha vida, adoro essa cidade, todos os anos viajo a flores, e quando retorna, ja sinto saudades, adoro ver essas pessoas humildes, que são tão acolhedores.... Flores eu te amo.......
Por: tania

Amo Flores de coração;Afinal Quero elogiar Marconi deixou Flores linda... Parabens.
Por: marcia costa

Sou de santos -sp.Nao conheço flores infelizmente, fiquei entusiasmado com tanta belesa natural ,de uma historia bonita como esu povo, que com certesa ,enriqueca o povo bravo, e ordeiros de flores ,peço a DEUS que ilumine essepovo .maraviloso grande abraço , ariovaldo
Por: Ariovaldo SANTOSa

Estou longe,e muito de flores adoro muito essa cidade não vejo a hora de voltar e poder mata minhas saudades das pessoas queridas,que tem ai que considero muito!!
Por: reginalda carla ferreira nicolau

amo essa cidade. esse ano to ai de volta. flores ta muito linda o prefeito ta dexando ela maravilhosa. bjos meus conteranio. moro em curitiba pr. eu morava no sitio jatoba
Por: Cicera

eu faço parte dessa cidade e amo muito esta cidade.
Por: JOSE ADAYRTON SILVA DOS SANTOS

MINHA CIDADE ESTA CADA VEZ MAIS LINDA.SAUDADES!!!!!!!!
Por: JANAYNA PEREIRA LIMA

passei o São João ai em Flores adorei as quadrilhas, o concurso de carroça de boi, só está faltando forró pé de serra. abraços
Por: SOCORRO CLAUDINO

Conheço e Amo essa cidade Agora dá ate orgulho em voltar p visitar essa cidade esta lindaaaaaaaaa!
Por: marcia pereira da costa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Flores
Fundação:
1858
Altitude:
466m
População:
20.300 habitantes
Área:
963,8km²
Densidade Demográfica:
21,06hab/km²
CEP:
56850-000

Envie seu comentário sobre Flores

banner