Exu

Exu-PE
banner

Bem-vindo a Exu!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Exu e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Exu.

A cidade de Exu, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1907. A localidade está em uma altitude de 523m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 32.417 habitantes. A área total de Exu é de 1.500,3km², e sua densidade demográfica é de 21,60hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Exu-PE é 56230-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Exu

Roteiros do Brasil

"Terra do Rei do Baião"
   

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Administrativamente, o município é composto pelo distrito sede e pelos povoados de Tabocas, Timorante, Viração, Zé Gomes, Fazenda Araripe, Gameleira, Pamonhas, Paus Grandes, Posto da Serra, São Bento, sítio Onças, sítio Cacimbas e Tabocas de Cima.
O padroeiro da cidade é Senhor do Bom Jesus dos Aflitos.

Gentílico

exuense

Significado do Nome 

O nome Exu, segundo a tradição local, vem de uma corruptela do nome da Tribo Ançu, pertencente à nação dos Cariris. Outra versão diz que o nome Exu foi dado pelos índios da mesma tribo, por causa da grande quantidade de abelhas de ferrão denominadas inxu.

Aniversário da Cidade 

08 de Setembro

População

31.576 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agropecuária

Clima 

Semi-árido  

Temperatura Média 

22º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Sertão. Microrregião de Araripina.

Limites

Ao norte com estado do Ceará, ao sul com Granito, a leste com Moreilândia e a oeste com Bodocó.

Acesso Rodoviário

BR-122, BR-316 e BR-232 (via Ouricuri).

Distâncias

617 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

O Rei do Baião

Exu é conhecida por ser a terra natal de Luiz Gonzaga.

Santuário Ecológico do Cantarino.

O turismo ecológico é outro atrativo da cidade, que tem como atração, com um cenário de beleza rara, os visitantes podem apreciar árvores centenárias e belíssimas cachoeiras.

Parque Asa Branca

A principal parada na cidade, (na antiga fazenda de Luiz Gonzaga), onde estão o Museu e Mausoléu do Gonzagão. No museu pode-se ver um extenso acervo fotográfico, o famoso fole de ouro, peças de vestuário, entre outras coisas.

Antiga Casa Grande do Sertão

Exu também reserva um pouco de história para seus visitantes. Lá está construída a casa mais antiga, erguida no século XVIII pelo português Leonel Alencar Rego. Nessa casa, nasceu a heroína local Bárbara Pereira de Alencar, que foi a primeira mulher republicana do Brasil e o Barão de Exu.
Hoje, a casa funciona como museu. Há 13 Km do centro da cidade, estão as ruínas de Exu Velho. Lá se encontram os paredões e arcos da Velha Igreja. 
 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

- A cidade comemora a data de aniversário do seu filho maior. A festa reúne pessoas de todos os lugares do estado e só pára quando o sol vem a raiar.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE EXU

E-mail:

Telefones: (87) 3879-1156

Sites: http://www.exu.pe.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3879-1174

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Luiz Gonzaga do Nascimento - (Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife, 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei do Baião.
Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, para o resto do país, numa época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado. Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi, Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias[carece de fontes], ganhou notoriedade com as antológicas canções Baião (1946), Asa Branca (1947), Siridó (1948), Juazeiro (1948), Qui Nem Jiló (1949) e Baião de Dois (1950)
- Bárbara Pereira de Alencar (Exu, Pernambuco, 11 de fevereiro de 1760 — Fronteiras, Piauí, 18 de agosto de 1832), foi uma revolucionária da Revolução Pernambucana de 1817 e da Confederação do Equador. Mãe de José Martiniano Pereira de Alencar, Tristão Gonçalves e Carlos José dos Santos também revolucionários.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Exu

estou pretedendo ir a festa de anicersário de LUIZ GONZAGA, com mais umas 15 pessoas, a não encontrei infoemações sobre hospedagens ( pousadas , hotéis eoutros ), e gostaria de obter estas informações o mais rápido possível, se poss´´ivel, me enviem opções com localizações, preços etc.., espero estas o quanto antes, agradecendo antecipadamente.
Por: Damião Duarte da Ciosta

eu sou exuense, neste momento estou distante de minha terra natal, ao conhecer outros estados não tenho duvida que exu e uma cidade maravilhosa....em breve estarei retornando para forrozear e namorar....
Por: anilton luis de souza

cidade do Rei por ti me encantei Eis a princesa Exu terra de cabra macho É lá onde eu me acho onde me sinto feliz quando subo a chapada o coracao logo palpita Ao longe eu avisto Minha cidade querida
Por: Abilio Cruz

sou filha dessa terra com orgulho no coração.terra do nosso majestoso rei do baião
Por: wedinagia bento de souza

Sim conheço,moro em juazeiro mas meus pais moram em Exu,e sempre que posso estou ai.
Por: luzemira fernandes dos santos

cidade q minha mãe nasceu...agora depois de 30 anos ela voltou p/ cidade dela com meu pai q cresceu eles estão tão feliz ai q minha pessoa vai fazer uma visitra em dezembro a essa cidade q meus pais tanto ama . obs: mamãe ,Ana Xavier papai antonio pinheiro e meu tio q mora ai a vido toda milton saraiva . hoje eu com 38 anos vou conhecer a terra dos meus pais.
Por: haroldo

adoro essa cidade saudade adoro forro pe de serra festa juninas
Por: gerlane

adoro exu bjssssssss a todos quero saber das novidadas
Por: gerlane

quero saber mas das festa e do aniversario do rei do baiao alguem saber?meus pais sao de la.eu morei la 25 anos
Por: gerlane

sou louco pra conecer a cidade pelo fato q sou fã de luiz gonzaga..moro em guarabira paraiba e se deus quizer estarei ai em outubro...
Por: marcos antonio

Sou filha dessa cida que adoro, embora tenha muitos anos fora em Brasília, só que morro de saudades e gostaria sempre de receber notícias daí. Aí na cidade há até músicas minhas com o pseudonimo de Isabelle Mara e creio que até livros com alguém, caso tenham como, dême um retorno, pois amo minha querida EXU. Beijo à todos da cidade e aos que criaram o site. Com saudades, Isabelle Mara
Por: Maria de Fátima Lobo

Saudades de Exu.....um grande abraço a todos os exuenses...morei ai 15 anos e adoro essa Cidade, berço do Gonzagão.
Por: José Belo de Souza

amo esa cidade eu nasci nela mais vivo em saopaulo
Por: lucinete

Em 2000 visitei Exu pela primeira vez.Inclusive o museu de luiz Gonzaga Isto não poderia faltar É claro!!! Enfin, valeu apena, pois sou muito fã do Mestre Lua. Ele continua sendo o grande ícone da musica nordestina.Eu sou cearence, moro no rio hà 30 anos, mas tenho saudade do meu nordeste. Não esqueço nunca da minha tera Um grande abraço a todos!!!! ESTE PÉ DE SERRA É LINDO!!!!!!!!!!!!!!!
Por: cícero pereira neto

Eu AMO Exu de todo meu coraçao e desejo que se realize muito como cidede maravilhosa.EXU É MINHA TERRA E TENHO ORGULHO DE SER EXUENSE.
Por: Npoleana Marques.

respondendo a fátima lobo - aqui na casa da minha mãe tem o seu livro, sou filha da sua amiga Fátima parente, que te manda beijos.
Por: rejane parente

Conheci de passagem, a caminho de São Paulo.Mas não deixei de lembrar do nosso Rei do baiã que foi cantar lá no céu. Um grande abraço a Todos.
Por: Marcos Antonio Silva

Ola exu povo de exu sou de jaqueira pe ainda nao fui nesa terra espirituosa tenho alguens amigos ai q falam muito bem dessa cidade pretendo visitar vcs assim que puder amigos luciana e familia bjs lula
Por: lula

cidade linda de povo maravilhoso parabens exuseinse..
Por: Jose Edilson de Amorime

uma linda cidade aqual eu amo muito,tem muitas caisas bacana, festa boa,vaquejada q é espetacular,muito forro. afinal e aterra do rei do baião luiz gonzaga; é minha terra natal, mas atualmente estou em sp...são paulo..um grande abraço p/ todos de lá...
Por: JOVAL VIEIRA DE ARAUJO FILHO

muitas saudades da minha terra querida. samara de Ribeirão Preto SP
Por: Samaraedja Leandro Guimaraes

Fiquei feliz por encontrar aqui um pouco da cidade onde vivi minha adolescência e que amo de paixão, embora viva em Brasília há muitos anos. Tenho fotos tiradas aí e logo estarei enviando. Ainda em dezembro, exatamente em 13, aniversário do nosso GONZAGÃO eu estava aí. Que bom! Até breve e um beijo para quem criou esta página, Isabelle
Por: Isabelle Mara

ADORO A CIDADE DE EXU GOSTARI DE SABER A ORIGEM DO NOME EXÚ; ADORO TAMBEM O VELHO REI DO BAIÃO LUIZ LULA GONZAGA MEU ETERNO FÃ.
Por: ROGÉRIO NELO VIEIRA

Terra do mais ilustre Nordestino: "LUIZ GONZAGA" O Rei do Nordeste.
Por: Flávio Cavalcanti

sou filha naural de exu e sai dai tem 12anos,mas confesso que tenho muita sadade do meu lugar pacato e da simplicidade que e a cara do rei do baiao.petolina pe
Por: patricia maria

SIM VIVO EM EXU HÁ MAIS DE 21 ANOS, E O EXU É UMA CIDADE BASTANTE ACOLHEDORA. É TANBTO QUE HOJE SOU CONSIDERADO UM CIDADÃO EXUENSE, COM O RECEBIMENTO DO TITULO OUTORGADO PELA CAMARA DE VEREADORES. OLIMPIO TADEU . 087.9999.3507
Por: OLIMPIO TADEU

eu naci timorante municipio de exu em 1979 sai de prenambuco com au motogrsso hoje eu moro em cuiaba eu gostaria muito de revelo o meu estado de origem as ves sinto sauddade de muitas coisas de lar asim digo em pensamento como saudade
Por: valdivino loureço

Exu, cidade do Gonzagão, recinto do Rei do Baião. A cidade do forró, da alegria e boa diversão. Amo a esta excelente cidade...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

Sou louco para conhecer exu sertão de pernambuco.conhecer essa riqueza de lugar e cidadezinhas historicas.a terra do luiz, terra de meu pernambuco!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Diecles Alexandre do Nascimento

É sem dúvida a mais bela cidade do interior Pernambucano prá visitar!!! Vale a pena conhecer!
Por: Esmerina

sou fá de luiz gonzaga, e em 2008 conheci,exu/pe na festa do gonzagaõ..adorei as festas, e essa linda cidade..de gente bonita e povo ospitalheiro,..em breve estarei de volta, se deuss quiser..
Por: erivanaldo florencio dos anjos

o exu e uma pekena cidadinha muito boa, a terra do rei do baiao... luiz gonzaga... tenho muito prazer dev dizer k gosto da terra do rei do baiaoooooooooooo!!!!! amooooooooooooo...<3
Por: thais jessica

Gostaria de saber mais sobre serra do araripe grutas cavernas
Por: ULISSES DE PARENTE AIRES

sou natural de exu ,mas vim para o interior com 2 meses , mas tenho vontade de conhecer o lugar que nasci , deve ser lindo
Por: edna torres

Terra de Luiz Lua e de muita gente boa, onde tive o privilegio de passar maravilhosos momentos da minha adolecencia, fins dos anos 70. Quanta saudade!
Por: Roberto Teles

A CIDADE DE EXU É MARAVILHOSA,POVO HOSPITALHEIRO E BASTANTE AGRADAVEL COMO TODO POVO PERNANBUCANO!!!
Por: ALEXANDRE TRAVASSOS DE OLIVEIRA SOBRINHO

conheço, ja morei lá e sempre q posso faço uma visitinha pois tenho amigos e parentes lá!
Por: socorro

sou filha desta cidade,fazem anos que sai dai,mas ainda lembro de cada canto e cada pessoa como se fosse hoje,sinto muitas saudades,esta cidede mora no meu coração.bjus para todos os meus conterraneos.
Por: neide

oi exú vc tudo de bom minha cidade moro no rio de rj mais tenho saudades
Por: Anderson Brito de Nascimento

a melhor cidade do mundo!!! te amo exu..cidade do rei do baiao,e de barbara de alencar.exu terra querida!!!
Por: ivan

amo essa cidade minha terra natal . tenho muitas saudades
Por: francisco luiz da cruz

nasci em exu,toda a minha infancia e adolecencia foi agui.amo voce exu
Por: zezinho de lozim

Essa e minha cidade melhor do brasil,nasci aqui ,e gosto ,adoro eu amo Exu minha terra natal.
Por: ANTONIO BARBOSA

sim,EU morro em Brasilia DF ,exu e inesquivel terra boa ..
Por: ANTONIO BARBOSA

eu amo essa cidade maravilhosa estou morendo de saudade de todos vcs ai tamyres goiania goias!
Por: tamyres ferreira dos santos

muito legal e a terra do baiao mesmo, quando chegamos la so lenbramos do rei do baiao e da sanfona
Por: marcio fernando

Exú terra adorada,estou c muita saudades de vc,faz mas de 10 anos q ñ à vejo.Não podemos falar de Exu sem mencionar o nome do grande patrimônio nacional 'O REI LUIZ GONZAGA DO NASCIMENTO' Que por sorte dos pernambucanos nasceu em Exu-Pe,foi de uma felicidade muito grande para os Exuenses tê-los como conterrâneo um rei.Abraçando um amigo Geraldo Pereira de Padua,sintan-se todos Exuenses abraçados,me aguardem muito em breve estarei de volta.
Por: Luiz Inácio de Medeiros

minha cidade natal...muitas saudades...familia vou chega logo...
Por: airton

sou lá do pé da serra de exu,ei lugarzinho gostoso,estive lá em janeiro de 2011,apos 17 anos sem visitar,esta tudo mudado tem ate irrigação,ta bom dimais
Por: carlos silva locutor

ola meu nome é cibele sou de areiópolis, são paulo,eu nunca fui em exu, mas é o meu sonho visitar exu, porque tenho certeza que esse sim é um lugar bom de se morrar, tem vaquejada, e outras festas mais que da para gente se devertir mas tenho fé em meu DEUS que um dia eu irei visitar exu a cidade de luiz gonzaga e dançar bastante forro e tomar ypioca tchauuuuuuuuuuuuuu.
Por: cibele de cássia lopes nunes

e uma cidade maravilhosa morei muitos anos nessa cidade e predendo mara ai de novo eu vou visita ela esse ano estou com muita saudades
Por: rafael

amo o meu querido exu adoro minha cidade. terrinha especial ...te amo exu.....JOVAL ,,
Por: joval vieira

cidade linda,acolhedora,mãe do Rei do Baião.Um bom lugar para visitar. beijos= **
Por: Marinalva Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Exu
Fundação:
1907
Altitude:
523m
População:
32.417 habitantes
Área:
1.500,3km²
Densidade Demográfica:
21,60hab/km²
CEP:
56230-000

Envie seu comentário sobre Exu