Belém de São Francisco

Belém de São Francisco-PE
banner

Bem-vindo a Belém de São Francisco!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Belém de São Francisco e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Belém de São Francisco.

Informações de Belém de São Francisco

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O povoado de Belém do São Francisco surgiu a partir de uma fazenda pertencente a Antônio de Sá Araújo, que, em 1830, se estabeleceu às margens do Rio São Francisco, em terras do município de Cabrobó. Entre 1839 e 1840, durante uma das chamadas Santas Missões, tendo à frente o padre Francisco Correia, foi lançada a pedra fundamental de uma capela consagrada à Nossa Senhora do Patrocínio. Em 1902 a povoação foi elevada à categoria de vila. O município de Belém do São Francisco foi criado em 11 de setembro de 1928, desmembrando-se do território de Cabrobó. E 1919, a cidade foi destruída por uma grande enchente, quando apenas a Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira da cidade, ficou de pé. O município precisou, então, mudar-se para uma parte mais acima das margens do rio. 

Gentílico

Belenense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

07 de Maio

Gentílico

belemita, belenense

População

20.256 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS: 

Uma cidade linda, tranquila, com belos locais para passear. Venha e divirta-se.

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média

20º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do São Francisco

Limites

Ao norte com Salgueiro, ao sul com o estado da Bahia, a leste com Itacuruba e Carnaubeira da Penha e a oeste com Cabrobó. 

Acesso Rodoviário

BR-316, PE-360, BR-110 e BR-232

Distâncias:

Da Capital:

481 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Naturais

Situado às margens do rio São Francisco, o município tem como principais atrativos os passeios de barco e catamarã, que têm como fim de percurso a ilha fluvial de Caxaiú, propícia para banho e lazer.

Nossa Senhora do Patrocínio

O conjunto arquitetônico das igrejas do final do século XIX, como a de Nossa Senhora do Patrocínio e do Menino Jesus de Praga, que possui 800 metros quadrados, integram o vistoso sítio histórico da cidade.

Igrejas Católicas

Igreja Menino Deus e Igreja Nossa Senhora do Patrocínio
O conjunto arquitetônico das igrejas do final do século XIX, como a de Nossa Senhora do Patrocínio e do Menino Jesus de Praga, que possui 800 metros quadrados, integram o vistoso sítio histórico da cidade.
 
Roda D'água


Antigas Rodas D'água
O município, ao longo do Rio São Francisco, possuiu 6 Rodas D'água do início do século.Elas eram utilizadas para irrigação.
 
Passeio de Catamarã - Rio São Francisco

Situado às margens do rio São Francisco, o município tem como principais atrativos os passeios de barco e catamarã, que têm como fim de percurso a ilha fluvial de Caxaiú, propícia para banho e lazer.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A Festa de Santa Cruz é tradição na cidade desde o século XX, e até hoje, durante a quaresma, centenas de penitentes vestem-se de preto e capuz, fazendo um ritual secular de reza e cantorias nas cruzes das estradas, nos cemitérios e nas capelas do campo.

- No período carnavalesco, Belém do São Francisco faz o desfile de bonecos gigantes, confeccionados por moradores da própria cidade e alguns trazidos de Olinda.

- Além do desfile, a cidade recebe trios elétricos e bandas de frevo, seguindo a tradição da cultura pernambucana.

 Janeiro

O folclore do município também é marcado pela malhação de Judas, na Semana Santa; pelo pastoril, no Natal; e pelas Rodas de São Gonçalo. Esse último acontece com freqüência no mês de janeiro, na área rural do município, onde devotos de santos pagam suas promessas cantando e dançando ao som da zabumba, triângulo e sanfona.

 Outubro

- Revelando Pernambuco/2012
     
16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:

A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios:

Recife - Olinda -  Paulista -  Itamaracá -  Nazaré da Mata - Salgadinho - Gravatá - Taquaritinga do Norte - Santa Cruz - Caruaru - Garanhuns - São Benedito do Sul -  Ipojuca - São José da Coroa Grande - Arcoverde - São José do Egito - Afogados da Ingazeira - Serra Talhada - Triunfo - Petrolândia - Salgueiro - Belém de São Francisco - Ararapina - Petrolina.

Reconhecimento nas escolas:


Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

Confira a programação da ação itinerante:

   DATA                      CIDADE                               HORÁRIO


25/10/2012      BELÉM DE SÃO FRANCISCO     Noite / Início às 18h30

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELÉM DE SÃO FRANCISCO

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3876-1190

Sites: http://www.belemdosaofrancisco.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3876-2402

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Belém de São Francisco

e uma cidade muito legal para caranba e muito boa graças ao rio sao francisco
Por: clodoaldo

Belém amo muito essa cidade de coração te amo Belém muito muito muito
Por: barbara hellen

ja estou com saudades, mais tou voltando. do Haiti para Belem
Por: salomao

ó festa boa!!! o melhor carnaval 2009. pense num povo animado
Por: amanda valoes

Eu amu essa cidade de colaxão!!te amu te amu teamute amu te amu teamute amu te amu teamute amu te amu teamute amu te amu teamute amu te amu teamute amu te amu teamute amu te amu teamute amu te amu teamute amu te amu teamute amu te amu teamute amu te amu teamute amu te amu teamute amu te amu teamu Beeeeléeeeeeeeeem
Por: jillceany cketlin

belém é muito bonito e o por do solé marravilhosooooooo
Por: denyze de araujo carvalho

Estou emocionada ao ver essas fotos!!!! não sou de Belém!!! mas amo muito essa bela cidades!!!!! bjs a todos!
Por: Josy Cardoso

Conheci essa belíssima cidade somente ontem, no ultimo cap. de Senhora do Destino. Adorei!! Nas proximas ferias pretendo visitá-la. Catarina
Por: Maria Catarina S.Oliveira

oi adorei as fotos da minha cidade sabia que minha cidade é linda mas ñ o quanto mostra essas fotos.bjos adorei o trabalho.
Por: fabiana

é uma cidademuito bonita,as margens do rio sao francisco estive la a mais ou menos uns 8 anos ,passei um mes por la e fiquei encantado com as paisagens,fiz grandes amizades no tempo que fiquei la trago muitas saudades de la,espero um dia voltar e contemplar de novo aquele grande paraiso.visitem belem do sao francisco.
Por: francisco santos

belem esta mais bonita do q a dois anos atras passei um dos reveilon melhor da minha vida .saudades Belem .paraguai salvador ba
Por: francisco jb santos

estive la pela primeira vez com meu amigo francisco fiquei encantado com a beleza deste lugar esero um dia voltar la.um abraco ta ligado salvador ba
Por: ta ligado

eu nasci em Belem, mas moro fora faz um bom tempo. É UMA CIDADE MARAVILHOSA MT BONITA, O RIO SAO FRANCISOC É UM ESPETACULO E A CIDADE É MT CHARMOSA E CATIVANTE. O CARNAVAL É MARAVILHOSO
Por: MARCOS AURELIO R. FONTES

MUITO LINDA RIOS MUITA BELEZA,TEM UMA BELEZA EXTREMA MUITO LINDO BELEM DE SAO FRANCISO
Por: JOAO JOAQUIM DA SILVA

Êêêêê Saudadeeeeeeee!!! Bons tempos que não voltam mais...
Por: Lili

situado as margens do grande lago BELÉM HOJE TEM UM DOS MELHORES CARNAVAIS DE RUA DE PERNAMBUCO E DO BRASIL. ILHAS AFRODISIÁCAS PARA RELAXAMENTO, BANHO COM ÁGUA NATURAL E UMA EXCELENTE FROTA FLUVIAL PARA PESCARIA. SEM CONTAR COM A HOSPITALIDADE DESSE POVO SIMPLE E TRABALHADOR. BELÉM FOI PALCO DE UMA NOVELA GLOBAL DE MAIOR AUDIÊNCIA NO BRASIL. COM SUA RUAS LARGAS PODE-SE CIRCULAR FACILMENTE. AMPLA REDE HOTELEIRA DE PRIMEIRA QUALIDADE. TUDO ISTO E MUITO MAIS É BELÉM
Por: carlosilva

Conheço e me orgulho muito por ser natural dessa bela cidade que temos as margens do velho chico.Enorme abraço.
Por: Ediloson Gomes

Conheço e me orgulho muito por ser natural dessa bela cidade que temos as margens do velho chico.Enorme abraço.Edilson Gomes.Recife_PE
Por: Ediloson Gomes

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Belém de São Francisco

Envie seu comentário sobre Belém de São Francisco