Barra de Guabiraba

Barra de Guabiraba-PE
banner

Bem-vindo a Barra de Guabiraba!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Barra de Guabiraba e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Barra de Guabiraba.

Informações de Barra de Guabiraba

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Barra de Guabiraba foi instituído como distrito pela Lei municipal, de 16 de janeiro de 1893, com a denominação de Barra de São João. O Decreto-Lei estadual nº 235, de 9 de dezembro de 1938, mudou a denominação do distrito para Itapecó. O distrito foi constituído município autônomo através da Lei estadual de nº 3.340, de 31 de dezembro de 1958, sendo desmembrado de Bonito, tendo recebido o nome atual de Barra de Guabiraba. Sua instalação foi efetivada no dia 1 de março de 1962. Entretanto, é no dia 29 de dezembro que o município comemora a sua emancipação política. Administrativamente, Barra de Guabiraba é formada apenas pelo distrito sede.

Significado do Nome

O topônimo atual deve-se às viagens do historiador Mário Melo, que deparando-se com uma frondosa guabiraba na confluência dos rios Sirinhaém e Bonito Grande, passou a denominar o local de Barra de Guabiraba.

Aniversário da Cidade

29 de Dezembro 

Gentílico

guabirabense

População

12.917 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Barra de Guabiraba é um lugar de águas cristalinas, seus rios e cachoeiras encantam os olhos de quem vê. Confira!

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mesorregião do Agreste

Limites

Ao norte com Gravatá e Sairé, ao sul com Bonito, a leste com Cortês e a oeste com Bonito. 

Acesso Rodoviário

PE-85, PE-103 e BR-232

Distâncias:

Da Capital:

136 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Barra de Guabiraba

Pode aproveitar seu clima agradável e visitar suas diversas fazendas que cultivam flores. O município é um dos maiores produtores e exportadores de flores da região, trabalhando, inclusive, com tecnologia japonesa.

Atrativos Naturais

Já os visitantes que tiverem um espírito mais aventureiro devem estender o passeio para conhecer as diversas cachoeiras espalhadas pelo município. Entre as quedas dágua mais visitadas estão as do Galo e a da Onça, próprias para o banho.

Pedra Dourada

Entre os municípios de Uruçu-Mirim e Barra de Guabiraba.
Pedra com vista panorâmica no brejo de altitude. Ideal para a prática de esportes radicais e acampamentos de aventura.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Dezembro

 - A festa popular mais tradicional do município é a do padroeiro São Sebastião.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DE GUABIRABA

E-mail:

Telefones: (81) 3758-1124

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (81) 3737-1492

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Barra de Guabiraba

oi pessoal, padrao o site, lembrei das fotos estou aqui no Haiti, essas fotos deu p lembrar um pouco dai, tenho orgulho de ser o primeiro guabirabense a pisar no Haiti, e representar o Exercito brasileiro>>>Abraço....
Por: Davi Dijavan

estou com muita saudades de todos da barra eu tenho familia e sou de kelem, lange, fatima, didi que faleceu, joão que também faleceu,dioma, ninha, vanessa, tiago, cibeli já faz mais de 10 anos que não fui na barra mais este ano eu vou para alegrar a todos, um grande beijo a todos da barra.
Por: alexsandra da silva melo ramos

barra tem belas paisagen otimo clima epessoas maravilhosa.
Por: alberio barboza da silva

a cidade de barra de guabiraba e muito bom eu ja morrei la tem muitos cantos turristico ie um parraizo. poriso eu digo va pra barra blz. valeu galera de barra de guabiraba.
Por: allef lopes da silva

nasci no sitio pe d serra do susinha pepeu sou guabirabense c muito org ten primos air sebastiana loucinda o filho da sebatiana tem uma ban d cd ele eum otmo sujeito saud de meus t de cri e dos ban d rios p da espuma na colonia e c do galo
Por: ilaura sou da fam dos tenetes

Conheço barra de guabiraba Há três anos estive na cidade. O que mais gostei foi do pãao crioulo da padaria do Ivaldo
Por: marisa freitas

Uma cidade bonita e de terra fértil , cidade hospitaleira com muintos recursos naturais.Um município bem localizado de fácil acesso para onde possa ir com rapidez e segurança. Cidade onde a agricultura predomina com suas aguas em abundância para alegria de todos que lá habitam.
Por: geraldo

Tenho parentes nessa cidade. Tenho vontade de conhecer um dia, para rever a família de conhcer a cidade.
Por: Joventino Ferreira

Fiquei encantada com tanta natureza,Deus é maravillhoso.Parabéns pela cidade
Por: manuela maria

Em 1996 trabalhei como enfermeira do PACS ( program de agente comunitário de saude) O prefeito era Chico, foi o período mais feliz da minha vida profissional, cidade pequena, acolhedora, humilde, eu me sentia filha de Barra. Era prazeroso trabalhar pra essa gente maravilhosa, tudo que fazíamos dava certo, campanha do agasalho, da AIDS, pôxa, até um filme nós fizemos alertando o rísco da Aids, usamos a festa de São Sebastião ( padroeiro ) Foi uma experiencia pra toda vida. Amo voce Barra de Guabiraba muitoooo!
Por: edneide nascimento sibaldo

esta cidade tem tudo de bom opovo sao maravilhosos. a cidade esta localisada entre 2 rios tem uma bela cachoeira do galo para receber os turistas tem um clima bom.eu quero que alguem mim der um retorno que foi lida o comentario Deus vos abençoe amem.
Por: ramos da barra

ruben morei nesta cidade hoje moro em sao paulo tenho saudade
Por: rubengaldinodasilva

muito bom viver aqui gente boa gente bonita vem pra ca
Por: js

Se voce quer respirar um clima ameno visite Barra de guabiraba, pois é um cantinho de pernambuco muito especial.Lugar de gente boa e hospitaleira, muito sossegada digna da sua visita,alem de muito verde,uma paisagem muito linda, muita àgua de boa qualidade, não é àtoa que temos tres fontes de água mineral.visite-nos.
Por: gerlange silva

fui en barra de guabiraba no dia 08/03/11 e pudi presençiar coisas muinto lindas . fui até a fazendaaçaflor que é a coisa mais linda do mundo parabens barra.
Por: daniel jose da silva

eu adoro essa cidade, sempre que posso eu estou lá curtindo essa cidade maravilhosa e as pessoas então bem cordiais é tudo de bom. e adorei as amizades que fiz na última que estive lá.bj!
Por: carla luana silva

Barra de Guabira é um lugar de paz, com um otimo clima, belissimas cachoeiras... um lugar muito bom pra conheçer. Ja morei lá, ainda tenho parentes lá, meus avôs já foram vereador de lá, eu morro de saudades daquele lindo lugar.
Por: Renata

Eu particulamente, conheço esta terra de muintos anos,digo isso porque morei em barra mais de duas décadas, onde cheguei em barra anda pequeno , e convivi toda a minha infância nesta cidade, depois de chegar na fase de adolescente, trabalhei na agricultura, no terreno do japonês, ricardo kubo, dpois trabahei no bar de sr joão francisco,na padaria de sr neco bibiano..etc, mas eu queria mesmo era aprender uma profissão, e concegui aprender à trabalhar com eletricidade,com sr bia e o lourinho eletricista ,GRANDE FIGURA, excelente profissional, trabalhei com nino da compesa , tambem excelente profissional como eletricista, depois graças à o apoio dos amigos da profissão inclusive o JOSÉ OSVALDO DA CELPE, e ele me indicou a fazer o comcurso da celpe em 1987, eu fiz e trabalhei na celpe durante 16 anos, mas tudo isso eu aprendi nesta terra de gente hospitaleira de bom coração,.Digo de verdade , BARRA DE GUABIRABA vc foi para mim o começo de tudo , amo esta terra de coração, Por isso aqui vai meu apelo para todos que governaram, ou ainda vão governan, Não deixe a minha cidade soufrer,, mantenha sempre ela bonita como ela sempre foi....um abraço do conterrâneo GERALDO.
Por: geraldo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barra de Guabiraba

Envie seu comentário sobre Barra de Guabiraba