Araçoiaba

Araçoiaba-PE
banner

Bem-vindo a Araçoiaba!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Araçoiaba, informações atualizadas sobre a cidade Araçoiaba, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Araçoiaba.

A cidade de Araçoiaba, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 160m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 12.845 habitantes. A área total de Araçoiaba é de 96,9km², e sua densidade demográfica é de 132,56hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Araçoiaba-PE é 53690-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Araçoiaba

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Desmembrado do território de Igarassu, Araçoiaba é o município mais novo de Pernambuco, criado em 14 de julho de 1995. O desmembramento foi feito com base na Lei Estadual Complementar n° 15 de 1990, que permitia a um município ou vila solicitar emancipação, desde que atendesse alguns requisitos, tais como ter população superior a 10 mil habitantes e que o total de eleitores fosse maior que 30% desta população. Até o início do século XIX, Araçoiaba era conhecida por Chã do Monte Aratangi e, depois, por Chã de Estevão. Anualmente, no dia 14 de Julho o município comemora a sua emancipação. 

Gentílico

Araçoiabense

Significado do Nome

O nome Araçoiaba é de origem tupi-guarani, formado pelos seguintes termos: Ara, que significa sol, tempo + çoyaba que quer dizer cobertura, anteparo. Portanto, teria o seguinte significado: anteparo ao sol, anteparo ao mau tempo.

Aniversário da Cidade

14 de Julho

População

18.340 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Araçoiaba cheia de festas e muita animação. Quem a conhece sempre quer voltar!  

Clima 

Árido 

Temperatura Média

29º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Metropolitana de Recife

Limites

Ao norte com Igarassu e Abreu e Lima, ao sul com Paudalho e ao oeste com Tracunhaém. 

Acesso Rodoviário

PE-041, PE-090 e PE-027

Distâncias:

Da Capital:

67 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Córrego do Pilão

O município é o lugar perfeito para quem deseja um passeio tranqüilo. A cidade é simples, acolhedora e ainda reserva belezas naturais como o Córrego do Pilão - uma cavidade no meio da rocha que forma uma piscina natural. O lugar atrai dezenas de visitantes que acreditam na lenda indígena de que essas águas são trazidas pelas forças de Tupã.

Turismo de Aventura

Outra atração natural que chama atenção, sobretudo dos adeptos do turismo de aventura, são as bicas do Pataqueiro e de Abdom.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O folclore de Araçoiaba destaca-se pela forte manifestação cultural da região, representada por vários maracatus que enfeitam a cidade em época de apresentações.

 Julho

A festa mais movimentada do município é a de Emancipação.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAÇOIABA

E-mail:

Telefones: (81) 3543-8432

Sites: http://www.aracoiaba.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Araçoiaba

posso dizer que araçoiaba é um otimo lugar pra se levar uma vida calma longe dos agitos da capital. uma cidade pequena que encanta por suas ricas paizagens naturais, pelo povo acolhedor que encontramos logo que entramos na cidadela, e sem falar da cultura do povo nativo. araçoiaba não tem muitos atrativos, mas os que tem valem por muitos.
Por: gabriela

Sou Pernambucano, nascido em Recife em 04/06/1972, morei em Aracoiaba desde que nasci ate os 14 anos, fui embora para SP no final de 1986 onde estou ate hoje mas, nunca esqueci minha terra e meus amigo que muitos em Aracoiaba ainda vive, por isso e o melhor lugar para se visitar, va la conhecer que, nao vai se arrempender, seu povo, seus costumes, vale a pena.
Por: Jose Maria Lucas Filho

moro em são paulo mais sou araçioabense e gosto muito dessa cidade e recomendo para quem ainda não conhece visitar essa cidade que sempre vai estar no meu coração!!!
Por: josé lourenço da silva filho

quero conhecer pessoalmente esta cidade,sou paulista,mais meu filho mora ai.e por favor coloquem coloquem mais fotos.bbbjjjsss
Por: marcos alexandre stecca

visito sempre que posso, pois a minha familia mora la e um lugar pequeno mas bem acolhe dor meus pais antonio pedro e ivonete
Por: aldo gomes da silva

adoro arassoiba terra onde creci o povo maravilhoso bare retorante comida regional muita bica cahcoeira muita gente bonita muita area verde
Por: aldo

CIDADE PEQUENA MAS POREM TRANQUILA. ONDE PESSOAS BRINCAM E SE DIVERTE COM AMOR
Por: MICILENE

Conheci Araçoiaba há 25 anos atrás,morava no Incra no Engenho Novo Próximo a Chã da Cruz,sempre ia à Araçoiaba.Gostava dessa cidade pacata.Hoje moro em SP.Futuramente pretendo morar na região de Pau Ferro um pouco a cima de camaragibe , e quando aí estiver com certeza não deixarei de vizitar Araçoiaba,afinal são 23 anos e deve muita coisa ter mudado...um abraço.
Por: inacio

minha querida cidade que amo muito,e maravilhosa para comviver com a familia. por tanto nota 10. tranquilidade è aqui.
Por: flaviaana

ja conheço e tenho familia um deles se chama Joao batista do nascimento sou subrinha dele e uma cidade pequena mais muito aconchegante ja morei 2 anos mais como minha mae veio enbora tive que aconpanha-la agora ja casei e tenho 2 filhos lindos mais em breve quero ir rever esta pequena cidade tao boa sem mais alexandra lopes
Por: alexandra nascimento silva lopes

A CIDADE DE ARAÇOIABA E MUITO BONITA ARAÇOIABA E MUITO LINDA
Por: ginaldo de paula wanderley

há muito mais na historia de Araçoiaba, inclusive escrevi um livro com a história desta cidade
Por: Flavio jose Rufino

Eu moro em araçoiaba desde que nasci , só agora que ela está melhorando e pra melhor tenho 16 aninhos e mim orgulho de ser moradoura desta cidade do meu coração te amo araçoiaba com muito prazer.........beijuuuuuuuu
Por: karollyne nayara

a cidade de araçoiaba e ótima de mora pos é calma beleza naturais pos vea vizita vea ver a belezas de araçoiaba
Por: paula

adoro esse lugar,,foi criado ai,,no engenho independecia,. lugar pacato calmo , uma delecia.. nao esquecendo dos meus amigos:lula,airton,marcos,tuquinhae o pesao
Por: gilberto

esta cidade é linda! sinto saudades ás vezes. Em breve estarei visitando-a.
Por: taline

a melhor época pra visitar araçoiaba é no mês de julho durante a festa de emancipação política.
Por: taline

eu sou um araçiabenci qer vivo em sãopaulo mais cempre que posso eu vou ai para curtir essa cidade maraviloza que eu a-amo moro em sãopaulo á mais de 20 anos mais não consigo iqueser ja mais a minnha orijem talveis no final do ano estarei ai
Por: severino carneiro de araujo

araçoiaba e uma cidades que eu guardo muitas lembranças ai mora meus parentes. eu amo esta cidades
Por: edinaldo

Eu sou filha de araçoiaba meus pais são gildo e natal sinto muitas saudades daí,mais mato um pouco dela navegando neste portal e olhando as fotos em breve estarei visitando esta cidade que eu tanto gosto vivo atualmente na bahia precisamente em Itagibá beijos para todos.
Por: gesivania honorato guimarães

eu amo araçoiaba pensse num lugar bom!espero qui quem var visitar araçoiaba numca deixe de voutar lá por que e muito lindo,e bom!!
Por: sarah

ola mora atualmente em sumare sp nasci e fui criado nessa cidade linda que amo de paixao um abraço a todo dai sou filho de seu neguinho e dona cema que tambem moram agora em sumare sp comigo mas meu tios e tias primos e primas e 1 irmao e uma irma ainda mora ai por isso tenho saudade dai bay bay a todos
Por: jailson conhecido como mo

amo araçoiaba por ser tranquila, um otimo lugar para criar os filhos
Por: flavio

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Araçoiaba
Fundação:
1997
Altitude:
160m
População:
12.845 habitantes
Área:
96,9km²
Densidade Demográfica:
132,56hab/km²
CEP:
53690-000

Envie seu comentário sobre Araçoiaba

banner