Alagoinha

Alagoinha-PE
banner

Bem-vindo a Alagoinha!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Alagoinha, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Alagoinha. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Alagoinha para programar a sua viagem.

A cidade de Alagoinha, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1948. A localidade está em uma altitude de 726m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 11.731 habitantes. A área total de Alagoinha é de 180,1km², e sua densidade demográfica é de 65,14hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Alagoinha-PE é 55260-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Alagoinha

 

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O território de Alagoinha era uma antiga propriedade pertencente a portugueses residentes no Brejo da Madre de Deus. No século XVIII, João Antunes Bezerra comprou as terras e construiu sua casa na encosta sul de Alagoinha. Gonçalo Antunes, irmão mais novo de João, trouxe sua família e alguns escravos, fundando as bases da vila. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Perpétuo Socorro e pelo povoado de Alverne. O município foi criado pela Lei nº 420, de 31 de dezembro de 1948, e instalado em 1º de fevereiro de 1949.  

Significado do Nome

O nome Alagoinha é proveniente da grande quantidade de pequenos tanques, poços, caldeirões e lagoas existentes nas terras da vila.  

Aniversário da Cidade:

1º de Fevereiro

Gentílico:

alagoinhense

População:

13.761 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Tropical chuvoso com verão seco 

Temperatura Média:

27º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Vale do Ipojuca 

Limites:

Ao norte com Pesqueira, ao sul com Venturosa, a leste com Pesqueira e a oeste com Venturosa.   

Acesso Rodoviário: 

PE-217 e BR-232  

Distâncias:

Da Capital:

226 Km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

A natureza foi generosa com o município de Alagoinha. Além das serras que cercam o local, lagoas e cachoeiras enchem os olhos dos visitantes. Entre os principais atrativos está a Lagoa de Baixo, um caldeirão esculpido naturalmente numa aérea de extenso lajedo. Com uma profundidade de aproximadamente três metros, essa piscina natural é formada pelo acúmulo de água das chuvas. Alagoinha é circundada por vários desses caldeirões como a Cacimba do Padre, Barragem de Beber, Lagoa do Perí-Perí e do Junco.   

Sítio Arqueológico da Pedra do Letreiro

Estão gravadas várias inscrições rupestres. No local, foram identificadas tanto pinturas como gravuras, demonstrando a ocupação da região por tribos indígenas pré-históricas. 

Atrativos históricos

Na chamada pedra do letreiro estão gravadas várias inscrições rupestres. Foram identificadas tanto pinturas como gravuras, demonstrando a ocupação da região por tribos indígenas pré-históricas há milhares de anos. Na zona urbana o belo casario histórico no centro da cidade encantam os visitantes da terra do xerém.

Atrativos naturais

Entre os principais atrativos naturais da cidade estão o belo lagedo, que forma lagoas, poços e montes, ele fica localizado no bairro do coqueiro e no cruzeiro. Outros atrativos são as trilhas ecológicas: como a trilha que leva até a Serra do Gavião (Pesqueira) formada por mata de transição,entre a caatinga e a vegetação litorânea, ainda intocada pelo homem. Alagoinha conta ainda com outras lagoas (peri-peri, de beber, do junco etc) e cachoeiras enchem os olhos dos visitantes.

Artesanato

O artesanato alagonhense destaca-se pelos trabalhos em palha, bordados e renda renascença. No Sítio Pindoba está localizada a Pindoarte, associação de artesanato em palha de milho, e na zona urbana está a Cooperativa de Bordados. Essas cooperativas de artesãos exportam o produto e o nome de Alagoinha para diversas partes do mundo 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Dezembro/Janeiro

08 a 01 - A festa popular que atrai mais pessoas às ruas de Alagoinha é a da padroeira Nossa Senhora da Conceição. Entre os dias 08 de dezembro e 01 de janeiro a cidade vive em missas, procissões e romarias. Dentro das manifestações há apresentações de grupos folclóricos, barracas com comidas e bebidas típicas e parque de diversões.
 
Outubro

- Alagofest (Carnaval Fora de Época), onde atrai muitos visitantes das cidades vizinhas. O mesmo reúne atrações de grandes nomes e uma super estrutura. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ALAGOINHA

E-mail: [email protected]

Telefones:  (87) 3839-1156

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Itapemirim S/A

Agência / Rodoviária:
MARIA AUXILIADORA MONTENEGRO DE G.S. ME Telefone:
Telefone: (83) 3278-1182
 
Endereço:
RUA TENENTE MOURA, 42 
 
Horário de funcionamento:
07:00 AS 18:00H

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO ROGERIO LINS:

R Mestre Raimundo - Centro
Alagoinha, PB | CEP: 58390-000
Telefone: (83) 3278-1223

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.municipios.pe.gov.br

www.pe-az.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Alagoinha

Moro em São Bernardo do Campo- SP, após 23 anos voltei a minha cidade natal, achei bem mais bonita de que quando sai, gostaria para melhorar ainda mais nossas festas de final de ano, que na noite de natal, tivesse uma atração na barraca da festa, como um cantor ou cantora de renome, para abrilhantar ainda nossa festa. Portanto espero que pessoas com espirito de ver nossa cidade crescer ainda mais, possar comandar as festividades, divulgar na internent, pois hoje é o maior meio de comunicação no universo, colocar a programação das festividades. Grato Grato
Por: Francisco Espedito Farias Silva - Rivelino

Sou de Alagoinha, mas resido no Recife, portanto falo c conhecimento de causa, ALAGOINHA e 10. Visite esse paraiso e conheca o povo mais hospitaleiro do mundo. Alagoinha cidade q tem o por do sol mais radiante, cidade das lajes e lagoas naturais. Quem conhece Alagoinha nao esquece jamais......
Por: ANA PAULA GALINDO

conheço , mias gostaria de ter fotos da cidade, embora ela seja pequena, eu tenho familia, ai, sendo assim, gostaria que os meus amigos conhecesse..
Por: graciete

sou de alagoinhas mas resido em são paulo a 4 anos a minha cidade é linda e tem um pouvo muito acolhedor ,amo muito a minha cidade de paixão ela tem casas belas uma praça de invejar e um lugar maravilhoso de se viver e ainda tem festas de arrasar que fazem parte da nossa cultura este ano de 2009 estarei lá se deus quiser para festejar as festas de natal e ano novo que concerteza é uma das maiores e melhores do brasil conheça a minha cidade você não vai se arrepender. mara filha de irani enfermeira
Por: itamara miranda galindo

Nasci em olinda,mais minha mae nasceu ai,poriço tenho.orgulho de ter raizes ai en algoinha.por ser uma cidade tão bonita e maravilhosa,hoje moro na cidade de ingá,na paraiba.sin!.minha mãe e noemia dos freires.nada mais de um admirador desta cidade.
Por: Edialdo Emidio Ribeiro

adoro o clima de alagoinha,sem cometários.vcs de outras cidades tem q conheçer pra ver quanto é bom... adoro alagoinha...
Por: edson

É sem dúvida o melhor local para viver, Alagoinha é nota 10.
Por: Julio castor

adoro alagoinha voce tem que conhecer afesta de natal e ano novo e uma maravilha.
Por: florisvaldo

Meus avós eram de Alagoinhas, ja passei as melhores ferias da minha infancia nessa minha vida. Você só vai saber o que há de melhor se vc for até lá. Confira!!!!
Por: Andrea

conheço sim é uma cidade otima todos falam dela mas quando ficam longe como eu morrem de saudades amo essa terrinha abençoada
Por: gabrielly

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Alagoinha
Fundação:
1948
Altitude:
726m
População:
11.731 habitantes
Área:
180,1km²
Densidade Demográfica:
65,14hab/km²
CEP:
55260-000

Envie seu comentário sobre Alagoinha