Sertãozinho

Sertãozinho-PB
banner

Bem-vindo a Sertãozinho!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Sertãozinho e muitas outras opções de hospedagem na cidade Sertãozinho. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Sertãozinho.

Informações de Sertãozinho

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Sua história começou na primeira metade do século XIX, sua emancipação proporcionou-se no dia 29 de abril de 1994, sendo sua instalação em 01 de janeiro de 1997. Situado na microrregião de Guarabira (a 17 Km) e fica a 120 km da capital João Pessoa. Na época da colonização, o Município estava diretamente voltado para a família Costa, possuidora de vasta propriedade, onde existia grande plantação de algodão, e que beneficiava as pessoas do povoado. Depois apareceu uma fábrica, onde, ao seu redor, começava a construção de muitas casas com a finalidade de abrigar muitos operários. Daí, futuramente formava-se um núcleo populacional de considerável potencial. Logo, o lugar passou a progredir, chegando a ofuscar o movimento da Serra da Raiz, que se destacou como líder da região. Sertãozinho tem o privilégio de ficar situada numa região centralizada entre os municípios Pirpirituba, Belém, Serra da Raiz, Duas Estradas e Araçagi.
No município está situado também o incubatório da Empresa Guaraves. Aqui foi onde nasceu o primeiro pinto paraibano da Guaraves.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da Cidade:


Gentílico:

serrariense

População:

4.345 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade maravilhosa por natureza, uma cidadezinha de um coração enorme. Venha conhecer esse lugar e apreciar seu acochego.

Clima:

Tropical chuvoso com verão seco 

Temperatura Média:

30º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Agreste Paraibano 

Limites:

Belém (10km), Pirpirituba (7,5km), Araçagi (13km), Duas Estradas 4km) e Serra da Raiz (5,5km).  

Acesso Rodoviário:

O município é cortado pela BR 083 que liga João Pirpirituba a Jacaráu, o que facilita o deslocamento da população tanto para capital quanto para o Estado do Rio Grande do Norte.  

Distâncias:

Da Capital:

120 km   

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

Great Western (1904-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) 
SERTÃOZINHO
Município de Sertãozinho, PB
Linha Norte - km 266 (1960)   PB-3703
Inauguração: 01.01.1904
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde DEu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980. 
 
A Estação: A estação de Sertãozinho foi inaugurada em 1904. Era na época uma pequena povoação à margem da linha férrea Guarabira-Nova Cruz. A cidade foi fundada pela ferrovia. Existe ali uma capela do Coração de Jesus, cuja imagem foi oferta da esposa do engenheiro Bochum, que trabalhou na construção da ferrovia. A estação foi oficialmente desativada em 9/7/1979 pela RFFSA. Não sei o atual estado da estação. (Fontes: Jônatas Rodrigues, 05/2006; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960). 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SERTÃOZINHO

E-mail: [email protected]

Telefones: 83 3685-1073

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Campina Grande

Telefone: (83) 3337-3001

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (83) 3685-1023

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.wikipedia.com.br

www.municiponline.com.br

www.famup.com.br

www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Sertãozinho

Amo a minha cidade, maravilhosa por natureza, uma cidadezinha de um coração enorme. Vem nos visitar e apreciar o acochego.
Por: eluiza helena da silva

sertãozinho é muito gostoso de viver venha curtir esta cidade hospitaleira
Por: Mauriricio do Nascimento Ribeiro

nossa que cidade mais linda que é sertãozinho nuca vi uma cidade mais linda do que essa
Por: auan de japi,rn

Eu amo sertãozinho mesmo sabendo q tem suas falha mas mesmo asin posso comenta q e a mas bonita çidade do brejo paraibano...
Por: paulo geovane

a cidade de sertãosinho é muito linda eu estou no rio de janeiro mais nasci e mincriéi la muita lembranças
Por: joao batista

eu amo sertaozinho... sou feliz por ser um paraibano
Por: tiago

sou morador desa linda cidade pacata, mais que tem um coração tão grande como ela, venham nos visitar que você saira satirfeito.
Por: vanderlei alves da silva

Vim se S.P.capital faz 10 anos e amo a cidade de sertãozinho. Não vou para S.P. nem para passear pelo contrário a minha faminha q vem sempre nos feriados prolongado.
Por: Neusa Maria Marcatto Lauer

já visitei sertãozinho e gostei da picina feita por patricio,e seus loteamento bem organizado e de da inveja no governante local.
Por: valdiceia souza

já visitei sertãozinho, inclusive fiquei por aí quase um mês. Adorei as festas de fim de ano. fiFiquei com saudades. Se conhecer a profª "Zefa", dê um abraço.Este final de ano planejo estar aí!
Por: ANALIA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Sertãozinho

Envie seu comentário sobre Sertãozinho

banner