Pilar

Pilar-PB
banner

Bem-vindo a Pilar!

banner

As melhores pousadas em Pilar podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Pilar, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1885. A localidade está em uma altitude de 35m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.669 habitantes. A área total de Pilar é de 101,6km², e sua densidade demográfica é de 95,17hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Pilar-PB é 58338-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Pilar

 Roteiros do Brasil

Região Turística do Litoral

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Já em 1630 os holandeses em suas invasões encontraram fazendas de gado na região. Mais tarde procedentes da Serra do Fagundes, chegou ao local uma missão jesuíta acompanhada de índios cariris e ali fundaram um colégio. Foi em torno desse colégio que floresceu o povoado com destaques aos garimperos que atraídos pela lavra do ouro então existente, para lá se deslocavam.
Nos movimentos políticos de 1817 e 1824, participaram de maneira efetiva Arruda Câmara e o padre Antônio Pereira de Albuquerque. A industria açucareira trouxe grande prestígio para Pilar em virtude dos inúmeros engenhos distribuídos em seu território.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

14 de Dezembro

Gentílico

pilarense

População

11.191 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade encantadora. Venha conhecê-la. Será inesquecível!

Clima 

Tropical Semi-Árido

Temperatura Média

25,5° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mata Paraibana

Limites

Sobrado (12 km), São José dos Ramos (12 km), Itabaiana (11 km), Juripiranga (17 km) e São Miguel de Taipu (6 km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

46 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 


hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILAR

E-mail:

Telefones: (83) 3222-6802

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3282-1489

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Pilar

olha que municipio bonito, que pena que os engenho estao em ruínas mais o mucipio e muito bonito.
Por: João Souza

minha terra natal é PILAR onde nasceu um grande escritor JOSÉ LINS DO REGO e daqui a uns 2 anos vai ter um grande arquiteto formado no tocantins.
Por: JOSE AVELINO PONTES

Olá, moro em SÂO PAULO há quase 16 anos, minha mâe nasceu em PILAR, essa cidade, é muito linda em breve, muito breve, vou conhecê-la... Um beijo...
Por: Breno de França Cunha

moro no tocantins e aqui estar aberto um grande concurso público com 6.350 vagas para se escrever é só entrar entrar no google e pci concursos. se quiser saber mais sobre a cidade o meu email [email protected] eu sou de pilar e sou amigo de zé cosmo 63-99863342
Por: JOSE AVELINO PONTES

pow cara pilar é de +!!!!!! eu amo minha cidade,maravilhosa!!!!!!
Por: john marcos

Morei em Pilar em 1994, e uma cidade com muita historia pois foi la que o escritor Jose lins do Rego viveu ele escreveu o livro riacho doce esse livro virou um seriado na rede globo. o que tem de melhor lá e visitar os sitios ao redores pois o pvo por lá e muito hospitaleiro e nos somos muito bem vindos, tenho parentes que moram por lá qualquer duivida e so perguntar que terei o maior prazer em responder
Por: alessandra

A CIDADE DE PILAR E BELISSIMA EM TUDO PRICIPALMENTE PRA SE MORA TENHO MUITO ORGULHO DE MORA AQUI
Por: léa

essa cidade é maravilhosa eu ja estve ai 8 vezes sem duvida vou de novo e muito bom.........
Por: joelma

Nasci em pilar,mas atualmente estou trabalhando no rio de janeiro.Amo pilar e pretendo voltar em 2010,desde já mando um grande abraço aos meus irmãos pilarenses.
Por: Evando

nasci na cidade gostaria de voltar ai para matar a saudade
Por: christinabarros da silva

realmente minha cidade é linda!! adorei encontra-la aqui, moro em são paulo mas jamais esquecerei minha infancia em pilar e o meu alto da conceição... esse vale banhado pelo rio paraíba!
Por: Neide

Pilar,pequenina,porém calourosa,com o alto da NS da Conceição, Alto da serventia,com o cruzeiro e seus moradores ilustres,banhada pelo rio da paraíba.Abraços a todos os conterraneos
Por: Edivaldo José da Silva

Pilar, meu torrão, de Zé Lins do Rego e de muita gente boa, bonita e trabalhadora. Aqui, nasceram, também, a minha mãe, alguns tios como tia Rosinete e tio Biu, este que, por ocasião da II Guerra Mundial foi defender a democracia do mundo, lutando como Pracinha do Exército Brasileiro nos campos de batalha da Itália. Pilar me traz saudosas recordações dos meus tempos de criança quando, íamos para a margem do Rio Paraíba ver as grandes cheias, assim como,as retretas da pracinha central e as poucas festas que aconteciam na cidade de vida pacata e onde quase todos se conheciam! A travessia do rio quando, estava com água e íamos à estação ferroviária esperar a chegada de alguém, comprar jornais ou só mesmo pela "farra", para quebrar a monotonia da pequena cidade! Assim, os meus olhos de criança do interior viam a terra que foi o meu berço. Parabéns a Pilar que, em 1859 recebeu a visita do Imperador do Brasil Dom Pedro II, por ocasião de sua viagem ao Ceará, para ver "in loco" os estragos deixados por uma grande seca no Sertão. Odilon Alves da Rocha - [email protected]
Por: Odilon Alves da Rocha

Pliar,uma cidade muito bela mais mal cuidada,essa administração tem que faser algo pra mudar isso!!!
Por: ronilton da mota costa

Estive em Pilar, essa maravilha, já fazem exatamente 13 anos, visitei a casa do Sr.João, casal muito simpático que me recebeu com muita cortesia. Nunca consegui esquecer os dias que aí passei, a Cidade me encantou muito!
Por: Maria do Ceu Carvalho de Albuquerque

AINDA vou conhecer, eu nasci nesta cidade, entrei neste portal e conheci um pouco .Está nos meus planos conhecer a cidade em que nasci.SE DEUS QUIZER.
Por: GRAÇA AZEVEDO

vou adora conhece esta cidades em breve,naum tem dia nei hr mas com certeza eu vou sim
Por: ana lucia dos santos

estibe em pilar a 38 anos .Sempre tive vontade de voltar, mas a familia quase se acabou e sei que se for ai nao acho mais ninguem dos gomes da costa. Hoje vi estas fotos tao lindas que fiquei com saudade da minhas ferias ai ,do rio, da igreja que tocou um repique ,coisa que eu em sao paulo nem sabia que existia, vi a praça que esta linda e bem cuidada, parabens prefeito .Que deus abençoe todos obrigado pela oportunidade de rever a cidade de meu pai querido que a 10 anos nao esta conosco,Seu nome era francisco gomes da costa
Por: margarida gomes da costa

pilar é compromissi de todos vamos preservar o que está sendo restaurado as praças estão belissímas passamos tanto tempo sem nada de novo em nossa cidade conscientizem-se a nossa cidade é a nossa casa.
Por: maria das graças

terra de gente bonita,cidade pequena e sofrida,mas não deixa de ser querida por aqueles que sairam pra tentar mudar de vida!! eu ti amo pilar,,,,,
Por: ronilton da mota costa

Deus é maravilhoso,ele caprichou em tantas coisas que nem sempre damos valor. O pôr do sol na cidade de Pilar visto da ponte josé Lins do Rego é de uma beleza sem comparação, uma verdadeira obra de arte, não é necessário irmos longe para apreciar o que temos na nossa cidade, apenas descubra o que temos de belo. Seja pilarense de raiz só assim a veremos com olhos de patriota enxergando as coisas belas e questionando as práticas que a diminui.
Por: graça silva

sou filho de pilar ;nascido em 18/05/32; em 1949 fui para o recife estudar ,fui a pilar ,com passagem rapida; de recife fui para o rio de janeiro em 1951, em 1959 fui para Brasília , e em 1987fui rever Pilar,não tinha mudado nada, a não ser a ponte que rio levou ;voltu a pilar ,no dia 18/10/2010,ou melho este mês estou sabendo do museu Se Lins do Rego ! já é um grande avanço: depois que retonar a Brasilia farei outros comentarios;precisamos divugar a nosa cidade. abraços fraternal PILAR.
Por: jose maciel filho

essa sim é minha terra tenho muito orgulho de ser Pilarense
Por: julio borges

eu sou de curimatau de pilar ja morei na cidade de joao pessoa durante 8 anos hoje moro na cidade do rio de janero e visito a cidade de pilar atraves da internet e vejo e mesmo uma cidade muito bonita parabens ao meu comterrano
Por: maria da luz

amo essa cidade,moro em brasilia,mas meu pensamento vive ai.
Por: maria de fatima

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pilar
Fundação:
1885
Altitude:
35m
População:
9.669 habitantes
Área:
101,6km²
Densidade Demográfica:
95,17hab/km²
CEP:
58338-000

Envie seu comentário sobre Pilar

banner