Mulungu

Mulungu-PB
banner

Bem-vindo a Mulungu!

banner

Comece planejando a sua viagem para Mulungu utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Mulungu e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Mulungu.

A cidade de Mulungu, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1959. A localidade está em uma altitude de 99m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.268 habitantes. A área total de Mulungu é de 224,6km², e sua densidade demográfica é de 45,72hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Mulungu-PB é 58354-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Mulungu

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O início do povoado se deu na fazenda Camarazal. Com o tempo foram sendo construídas casas próximas a sede da fazenda formando assim um pequeno povoado. A cidade se divide em parte baixa e alta. A parte baixa sofre as conseqüências da enchente do rio Mulungu. Sua emancipação política se deu em 29 de abril de 1959.

Gentílico

mulungúense

Significado do Nome

Mulungu é uma planta muito comum na região e o rio Mamanguape naquela altura recebe este nome.

Aniversário da Cidade

27 de Setembro 

População

9.469 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um lugar paradisíaco, bom para morar e se divertir. Confira!

Clima 

Temperado 

Temperatura Média

26° C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Agreste Paraibano

Limites

Alagoa Grande (20 km), Gurinhém (12 km), Caldas Brandão (18 km), Mari (17 km), Araçagi (23 km), Guarabira (19 km) e Alagoinha (12,5 km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

82 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Estação Ferroviária

E. F. Conde DEu (1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997) 
MULUNGU (antiga CAMARAZAL)
Município de Mulungu, PB
Linha Norte - km 229 (1960)   PB-3548
Inauguração: 07.09.1883
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde DEu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980. 
 
A Estação: A estação de Mulungu foi inaugurada em 1883, pela companhia inglesa Conde DEu Railway Company Limited. A linha consistia no primeiro ramal construído na Paraíba. O município de Mulungu, que pertencia ao município de Independência, atual Guarabira, foi escolhido como ponta de linha desta primeira etapa do ramal, que ligava a capital a essa Vila. A partir de Mulungu o ramal seguiu em duas direções, uma para a cidade de Guarabira (1884) ao norte, e a outra para a cidade de Alagoa Grande (1901), ao oeste. A partir de Guarabira o ramal se uniu com a linha Natal-Nova Cruz, no Rio Grande do Norte, unindo assim através da desta ferrovia os dois estados vizinhos, acontecendo em 1904. A estação ferroviária de Mulungu, depois de se chamar Camarazal por algum tempo nos anos 1950 e 1960, foi desativada em 9/7/1979 pela RFFSA, e desde 1999 não passa trem de carga algum pela cidade. A estação já foi demolida há um bom tempo. (Fontes: Jônatas Rodrigues, 05/2006; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MULUNGU

E-mail:

Telefones: (83) 3288-1005

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Mulungu

nasci e morei em mulungu durante 20 anos hoje moro em sao paulo desde 1994, sou de uma familia conhecida, meu pai era comerciante na cidade que tambem nasceu cresceu e faleceu la, ele tinha muito amor pela cidade e nao gostava de escultar quando se falava mal dela, tambem nao tenho de q mim queixar da cidade, a nao ser dos politicos que sugam e aproveitam o que pode dela e deixa a populaçao a desejar populaçao que por sinal e maravilhosa e muito hospitaleira, apesar de tudo mulungu ainda guarda belas paisagens como a do rio mamanguape cortando a cidade, tambem de sua feira livre aos sabados de suas barracas de sarapatel no mercado publico em fim de um lugar onde se vive e se respira ar puro mulungu e tudo de bom.
Por: camilo

Eu tenho muita saudade desta Cidade, morava em Poço de Pau na Fazenda do meu avo o Sr.Antonio Carneiro já falecido. adorava a festa de final de ano sempre muito animadas. e do meu Tio Alfredo q. tinha uma padaria do lado do mercado municipal. agora moro em Salvador/Ba
Por: Ednaldo Carneiro de Moraes

Existe o Sítio Utinga em Mulungu, a Festa de Natal é ótima, acontece todos os anos no dia 24 de dezembro.
Por: Julia

fui a mulungu e adorei acidade ,apesar de ser muito parada mas e otima para passar as ferias,pena que ñ tinha agua no rio(Manmanguape)sou neta de dona genilda nascida e criada em mulungu. onde permanece ate hoje! adorei a visita!!!!!!!!!!!
Por: graziella

oi gente fiquei muito feliz de pasar a semana santa com voces pois eu estacom o progeto chales ai na cidade de voces ta certo
Por: douglas pereira da silva

nasci em mulungu e tenho orgulho dessa cidade,ela me traz muitas lembranças do passado os forrós pé de serra com o sanfoneiro joão branco q é o meu pai.adoro mulungu mas ñ pra morar e sim para visitar por q agora eu estou no rio de janeiro e amo essa cidade mas mulungu ñ esqueço jamais.
Por: luciano souza

minha cidade natal nunca vir melhor cadade do que mulungu
Por: elieudo

MORO EM PACOTI SO FUI 1 VEZ EM MULUNGU OUÇO FALAR MUITO BEM DA CIDADE PRETENDO IR MAIS VEZES.
Por: NATALIA

estou morrendo de saudades ja fui muito ai miha familha mora procimo dai no lugar chamado fazenda bonança bjs para todos aste lugar lindooooooooo
Por: francisco

nasci na cidade de bayeux me criei em mulungu no sitio barro vermelho sou filho de joaquim xane vivi minha infancia nesta cidade que pouco fizeram por ela conhço muito bem a igreja de santo antonio nosso padroeiro a usina de algodão ja foi pro espaço a estação ja era o nosso atual prefeito tambem nasceu e se criou ai e nada fez pela nossa cidade acorda prefeito vamos trabalhar vamos fazer um pouco por esse povo tão sofrido um abraço até breve
Por: geraldo joaquim de araujo

Sou mulunguense e, quando jovem, morando aí, gostava muito de subir até o Cruzeiro e ficar olhando a cidade lá do alto. Também gostava de andar pela linha ferroviária e gostaria muito de, quando visitar meus parentes que ainda moram aí, passar pela antiga usina e vêr sua fachada com pintura nova, suas paredes levantadas e ouvir aquele longo e estridente toque ao meio dia. Sr. Prefeito, fomos amigos quando crianças. Nossos pais foram amigos. Meu pai pelo menos tinha uma grande adimiração pelo seu. Cuide bem dessa nossa cidade. Obrigada.
Por: Graça Oliveira Fernandes

"Munlungu é e sempre será para mim umqa cidade inesquecível! Minha infância foi marcante nesta pequena cidade... junto a tantas recordaçoes, trago à memória da chegada dos trens, cheios de gente e do café que era servido na Estação... bons tempos... que não voltam. Estou morando longe, mas nãoe squeço deste povo simples e acolhedor.Senhores adminstradores do poder público, tratem bem desta cidade!!!!
Por: Josinete Beatriz

eu geraldo sou filho de joaquim chane como era conhecido o meu pai estive esse ano passado 2009 no mes de dezembro estava tudo seco mas foi otimo visitei a igreja de santo antonio visitei a antiga usina de algodão visitei a prefeitura visitei os meus amigos um abraço a todos mulunguensse
Por: geraldo j araujo

Nasci em Mulungu em 1931. Meu pai, Manoel Maria, era agricultor e Machante. Matava um boi todo sábado e vendia a carne no Mercado Publico. O que sobrava fazia carne-seca (carne de sol) e agente comia a semana toda. Aos 14 anos saí para estudar em Bananeiras no Aprendizado Agrícola Vidal de Negreiros e só ia a Mulungu nas férias. De Bananeiras fui para a ESA, Escola de Sargentos das Armas, no Rio de Janeiro e nunca mais morei em Mulungu. Mas ia todo ano visitar a cidade e os parentes que lá permaneceram. Já estou aposentado, morando em Campina Grande mas todo ano no dia de Finados vou visitar o túmulo de meus pais que ali se enterraram. Tomei muito banho no Rio Mamanguape. Aprendi tocar violão com Amado, um soldado de polícia aposentado que já morreu. Adoro a terra onde nasci. Estudei com Dona Ritinha de seu Manoel Claudino. Professora que abriu o mundo para mim. No dia 2 de novembro estarei novamente em Mulungu... enquanto puder viajar. Wellington Maria dos Santos
Por: Wellington Maria dos Santos

Se deus quizer, em junho estarei na fazenda Primavera, para comer carneiro com serveja, e visitar meus amigos e parenter
Por: RUI BOLIVAR DE LIRA SALES

gosto muito da cidade e uma pena que hj estou no rio de janeiro, mais tenho muita saudade desta cidade ,muitos abraços da quele que lembre de mim. ass. flavio neto de chico do vijer.
Por: flavio

Meu pai me levou para mlungu quando eu tinha mais ou menos 1 (um) ano de idade, para eu ser criado pelos meus queridos avós, onde eu fiquei até os 12 (doze) anos.(1967). Sou apaixonado por Mulungu onde hoje tenho meus queridos e adorados primos-irmâos, não cito nomes para não correr o risco de esquecer o nome de um deles (família Belo, fausto e mascena...), além de uma infinidade de amigos de infância. Hoje quanto tempo passou, mas a saudada é muito grande. Gostaria de receber uma foto de Mulubgu. Obrigado
Por: eronildes belo da silva

olha mulungu é o jardim do paraiso isso é que todos comenta os que vem para cá aqui é uma cidade calma o pessoal recebe os vizitante muito bem, tem boas festa de rua que dura de 3 á 4 dias é bem legal mesmo venha conhecer mulungu estou esperando por você um abraço welinson -filho de um comerciante chamado zezito até nos encomtrar um abraço.
Por: welinson

olá amigos sou um apaixonado por mulungu cidade aonde nasci e estou crescendo pois apesar de todas as dificuldades ainda moro nessa cidade encantadora, atualmente curso geografia em guarabira e historia, adorei esses comentarios sobre a minha querida cidade, estou fazendo uma pesquisa sobre o nosso municipio pois pretendo trabalhar sobre esse passado tão triunfante de mulungu e transformar em manografia assim estarei contribuindo para a difusão da linda historia que mulugu traz em sí, resistindo ao tempo. Gostaria muito de receber noticias desse passado tão glorioso que alguns de vçs viveram para assim incrementar a minha pesquisa abraços a todos e VIVA A MULUNGUUUUUUU [email protected]
Por: William Santos

Mulungu é um lugar exelente, graças à DEUS me abituei nessa cidade, gosto de todos, gostaria de ajudar em alguma coisa interessante para todos, gostaria de que mulungu mostra - se que apesar de ser uma cidade pe quena; é uma cidade que pode crescer e dar muitos exemplos a outras cidades vizinhas.
Por: José Salviano Filho Léo

Minha mãe nasceu e viveu muitos anos em Mulungu, ainda tenho familiares na cidade, sou sobrinha de Dona Ieda que mora perto da delegacia de Mulungu, meu avô era o senhor Antônio Virginio muito conhecido na cidade, sempre gostei de ir a Mulungu.
Por: Maria de Fátima Virginio de Souza

Olá, meu nome é camila, eu moro na ciddade a 17 anos. Alias eu tenho 17 anos de idade. Eu gosto muito da cidade, mais ultimamente ela esta sem muita animação, não tem muitas coisas interessantes. Foi por isso que criei um blog. Mulungu Noticias, onde divulgo tudo sobre a cidadde e seus moradores. Dá uma passadinha tá e ver meu blog. Ele é bem modesto afinal ainda estou aprendendo. Fiquem com Deus.
Por: Camila

olha so tenho adize que amo esta cidade apesa de mora aqui no rio de janeiro mais conheço ai tudomundou muito antiga casa maternal tive e filho um casal de filho ai que saudade dese luga morava no sitio depois passei amora nesta cidade linda minha casa era rua do corte quem vai pra gurinhem beijos pra vcs de mulungu amo vcsssssssssss
Por: josileide

Moro em Mulungu, amo minha cidade, apezar de ser uma cidade de pequeno porte, com pouco menos de 9.500 habitantes, é uma cidade pacata e hospitaleira, precisando de recursos publicos para um melhor desenvolvimento, sócio e ecônomico.
Por: Maria da Glória

todas as minhas ferias passeio por lá EU ADORO MULUNGu!!!!!!!!!!
Por: daniela

ja passei por la, não conheço gostaria de conhecer, principalmente o municipio de camarazal.
Por: cosmadebora

Hj moro em São Paulo, há 22 anos, sai de Mulungu com 17 anos, sou filha de Seu Inacio(já falecido) e D.Terezinha que vive ai com tia Neves e meu irmão Zé ivam, com a Liliane e sua filha myllena, sinto mta falta da cidade, das amizades que deixei, as pessoas são sempre tão acolhedoras, a cidade tranquila pra vc passear e relaxar, descansar da correria da cidade grande! Sinto mtas saudades da paz que só encontro aí! um grande abraço á todos aí!
Por: Cristina Macena

Sou natural da cidade de Mulungu, peço sempre a Deus que ela contihue sempre pacata. atualmente moro em João Pessoa. a todos Mulunguense aquele abraço e muita paz.
Por: Enilson do Nascimento Barbosa

E UM CIDADE MUITO BONITA ,POIS TEM VARIOS PONTO TURISTICO MUITO IMPORTANTE PARA O TURISTA ESPERO QUE A POP0ULAÇÃO CUIDE BEM DESTA CIDADE.!!!!! mARCIA KEYZZ BSJ..
Por: marcia keyzz

Cidade pequena, mais uma das melhores, o povo são alegre e acolhedor um abraço a todos e um beijo no coração de todos
Por: Geraldo Soares

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Mulungu
Fundação:
1959
Altitude:
99m
População:
10.268 habitantes
Área:
224,6km²
Densidade Demográfica:
45,72hab/km²
CEP:
58354-000

Envie seu comentário sobre Mulungu