Lagoa

Lagoa-PB
banner

Bem-vindo a Lagoa!

banner

Comece planejando a sua viagem para Lagoa utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Lagoa e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Lagoa.

Informações de Lagoa

 

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Lagoa é um município brasileiro localizado no interior do estado da Paraíba. Em 1794 teve origem o atual município de Lagoa, quando o juiz Ordinário, tenente Pedro Soares Barbosa e os oficiais da Câmara em 29 de outubro mandavam nomear “alferes” Lourenço Alves de Figueiredo para toda serra do Comissário, e Felipe Bento desde as fazendas Maniçoba, Caiçara de Baixo e Caiçara de Cima, Timbaúba, Várzea da Ema, Lagoa do Sabiá. Todos os lugares eram habitados. José Pereira de Souza e Margarida Cardoso de Jesus, foi o primeiro casal a se instalar na povoação de Lagoa. Em 1825, foi construído o cemitério com uma capela anexa. Em 1921, foi construído o primeiro prédio por Antônio José de Souza, que mais tarde seria nomeado o primeiro prefeito, quando da criação do Município, que se deu em 22 de dezembro de 1961.  Destaca-se o senhor José Inácio da Silva, que fez a doação de 100$000 (cem mil réis) para a cota da aquisição do sino, para o mesmo entrar em funcionamento foi construída uma torre ao lado do cemitério. O sino pesa 75 quilos, e tem como nota musical FÁ, o mesmo ainda se encontra a badalar na torre da matriz de São José.  No ano de 1930 é erguido um cruzeiro na entrada de Lagoa, o mesmo foi construído por Zé Bento. Foi colocado ali pelo pagamento de uma promessa do senhor Joaquim Inácio, avô de Dona Maroquinha. A pedido do Padre Franco, ele foi transferido para a frente do centro, pois ficava escondido entre a CAGEPA e o centro.  Provavelmente em 1942, o interventor do estado da Parahyba constrói no centro da cidade um grupo escolar.  Entre os anos de 1942 e 43, Padre Acácio inicia a construção da atual Matriz de São José que é finalizada em 1948 por Monsenhor Vicente Freitas de Sousa. 

Gentílico:

Lagoense

Significado do Nome:

No dia 15 de novembro 1938 foi decretada-lei estadual número 1.164, que alterava o nome de Lagoa para Nhandu,  que significa Ema, já que era uma ave em abundância na região.

No dia 7 de janeiro de 1949 foi decretada a lei número 318 que fez voltar o distrito de Nhandu a sua antiga denominação de Lagoa.

Aniversário da Cidade:

22 de Dezembro 

População:

4.710 habitantes (Estimativa IBGE - 2013)

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade tranquila e pacata. Venha passar suas férias na cidade de Lagoa. Recomendo!

Clima: 

Tropical Semi-Árido

Temperatura Média:

27º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Sertão Paraibano

Limites:

Pombal (26 km), São Francisco (23 km), Santa Cruz (17,5 km), Bom Sucesso (15 km), Jericó (11 km), Mato Grosso (17 km) e Paulista (31 km).  

Acesso Rodoviário:

PB 337 

Distâncias:

Da Capital:

409 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGOA

Endereço: Pça. Deputado Francisco Pereira, 2

LAGOA - PB, 58835-000

E-mail:

Telefones: (83) 3439-1127

Sites: lagoa.pb.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (83) 3439-1062

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Lagoa

lagoa e a melhor cidade do mundo varios cantos para passear muita arte e belesa
Por: cassio

e uma cidade maravilhosa apesar de fazer alguns anos que nao vou ai mas tenho saudades dai.
Por: ana gomes

Essa cidade é muito pequena mais la vevem muitas pessoas enorme por dentro são umas pessoas facil de se comviver facil de fazer amizade são umas pessoa nota dezé só oq eu tenho de falar de lagoa e do povo que mora lá
Por: Lucas da Silva Galdino

no municipio de lagoa tem festas comemorativas como a festa do caju e a festa do dia da cidade,conta tambem com vastas cachueira que quando no inverno da um choou de belesa aonde se reune muitas pessoas para desfrutar dessas belesas naturais
Por: edio lamark vieira de sousa

Amo lagoa, já visitei varias cidades da paraíba,mas como lagoa nunca ví igual, uma cidade tranquila, todos se conhecem, sabemos a necessidade de cada um lagoense, e o principal se preocupamos com isso.
Por: Maria Angela fernandes dos Santos

cidade maravilhosa, cheias de pessoas boas, calma sem poluiçao sem transito, sem muiita violencia, um lugar perfeito para se morar, morro de saldadees de la, vaii ficar sempre no meeu ♥, espero um dia poder voutar la pra matar tanta saldade q trago comigoo , Beeeijos !!
Por: macilania

lagoa cidade pequena mas muito aconchegante terra de mulher bonitqa e homem trabalhador.
Por: francicleide maria almeioda sousa

nossa como a cidade cresceu quando eu morava ai ela era pequena .gostaria de encontrar meus amigos de infancia
Por: julia santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Lagoa

Envie seu comentário sobre Lagoa

banner