Caraúbas

Caraúbas-PB
banner

Bem-vindo a Caraúbas!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Caraúbas e muitas outras opções de hospedagem na cidade Caraúbas. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Caraúbas.

Informações de Caraúbas

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Sua história começou na primeira metade do século XIX, sua emancipação proporcionou-se no dia 29 de abril de 1994, sendo sua instalação no dia 01 de janeiro de 1997. 
Ainda no mesmo século, os alferes Custódio Alves Martins, morador da Capitania de Pernambuco, descobriu algumas terras na cabeceira do Rio Paraíba, e ali fundou um sítio a que deu o nome de Caraúbas. Os mais velhos dizem que caraúbas foi fundada pelo Capitão-Mor José da Costa Romeu, e recebeu o nome de Caraibeiras, depois de Carnaúba e finalmente Caraúbas, nome que possui até hoje. O Capitão-Mor construiu sua casa que também era a primeira casa de Caraúbas, ficava a beira do Rio Paraíba e era feita de pedras, ao mesmo tempo fez fez a capela de Nossa Senhora do Rosário. Quando Caraúbas passou a Distrito de São João do Cariri em 1891, haviam apenas 58 pessoas destacando-se as famílias do Major Higino, Major Eduardo Ferreira, Manoel Germano, Venâncio Quirino entre outros. Um dos mais ilustres moradores da Caraúbas foi o tenente Coronel Severiano de Farias Castro. Caraúbas evoluiu-se aos poucos. Por vota de 1816 foi construída uma igreja que tem como padroeiro a imagem de São Pedro, que veio de Roma desde por Capitão-Mor. A Paróquia de Caraúbas foi criada em 04 de outubro de 1923, o primeiro registro de batizado feito na Paróquia foi de Pedro Jordão Sobrinho. E o primeiro Crisma foi feito na ano de 1924, pelo Arcebispo da Paraíba Adauto Aurélio Henrique. O Coronel Serveliano de Farias Castro trouxa para Caraúbas o primeiro  maquinário, era uma máquina de descaroçamento de algodão. O algodão de Caraúbas já chegou a ser exportado para a Itália e Inglaterra. A primeira Professora de Caraúbas foi Dona Henriqueta da Costa Danda Aragão que ensinava na casa que hoje pertence João Zezinho.

Gentílico


Significado do Nome

As margens do Rio Paraíba, existem várias arvores conhecidas como Caraibeiras  palavra da qual originou o nome da cidade de Caraúbas. Antes de Caraúbas ser fundada, ela era uma vila indígena e seus primeiros habitantes eram os índios caboclo brabo.

Aniversário da Cidade

1º de Janeiro

População

3.899 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um lugar que respira tranquilidade. Venha conhecer a cidade de Caraúbas. Recomendo!

Clima 

Tropical 

Temperatura Média

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Borborema

Limites

Pernambuco e os municípios de Congo (12 km), Coxixola (24 km), São João do Cariri (33 km) e Barra de São Miguel (20 km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

191 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARAÚBAS

E-mail:

Telefones: (83) 3354-2224

Sites: http://www.caraubas.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (83) 3307-1061 / 1059

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Caraúbas

Conheço e amo muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito. Moro bem distante, sinto bastante saudade dos amigos, familiares e de tudo em CARAÚBAS, MINHA TERRA QUERIDA.
Por: zara

senpre vou a caraubas adoro o clima de interior e tranquilo que acidade tem cidade natal do meu pai onde nasceu e tem muitos amigos e familiares....... e de MAISSSS
Por: diana

caraubas e minha cidade de ifancia tomei muito banho naquele rio e estou muito feliz depois de 29 anos poder visitar da alemanha para caraubas cidade querida beijossss ze luiz.
Por: jose luiz de brito filho

Caraúbas tu tens, Uma beleza tão pura; Que encanta quem vem, Quem vai e quem perdura. Nesse lugar abençoado, Que por Deus foi consagrado, Cheio de amor e ternura.
Por: Leonor do Nascimento Costa

Adorei as fotos Da vossa Cidade ela tem as Caracteristicas Das belas cidades do Inteirior do nordeste Eo ar que eu gostaria de Respirar nesse momento UM GRANDE ABRAÇO PARA TODO POVO DE CARAUBAS,
Por: eto Santos

E uma bela cidade eu recomendo va e leve sua familia e chame seus amiho
Por: Henrique

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Caraúbas

Envie seu comentário sobre Caraúbas