Campina Grande

Campina Grande-PB
banner

Bem-vindo a Campina Grande!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Campina Grande, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Campina Grande, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1788. A localidade está em uma altitude de 551m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 352.497 habitantes. A área total de Campina Grande é de 644,1km², e sua densidade demográfica é de 547,27hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Campina Grande-PB é 58100-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


A caminho do sertão, no estado da Paraíba, está localizada a cidade de Campina Grande, uma das maiores do interior nordestino. Campina Grande – PB é um importante polo universitário, tecnológico, industrial e econômico da região. No setor do turismo, Campina Grande – PB se destaca por receber muitos visitantes para participar de eventos de negócio, além de promover a maior festa junina do mundo, que dura cerca de um mês inteiro.

A localidade de Campina Grande foi fundada em dezembro de 1697, no entanto, só foi elevada à categoria de cidade em outubro de 1864. No início de sua história, Campina Grande foi um ponto de parada e descanso para os tropeiros. Com passar dos anos, passou a se dedicar ao comercio gado e, ali, se formou uma grande feira, uma das maiores do Nordeste. Em seguida, veio a cultura do algodão e a cidade chegou a ser a segunda maior produtora de “ouro branco” do mundo.

Atualmente Campina Grande vem se destacando como polo de tecnologia e informática, especialmente, no desenvolvimento de programas e aplicativos para computadores e equipamentos móveis, como tablets e smartphones e, ainda, como um grande centro universitário, com nada menos de 16 universidades, além de importantes centros de capacitação técnica de nível médio. Campina Grande foi relacionada entre os nove Centros Tecnológicos mais importantes do mundo pela revista americana Newsweek. Além dos aspectos econômicos, Campina Grande se destaca como cidade hospitaleira e por promover uma intensa programação cultural e grandes eventos de negócios.

Atrações

A rica cultura nordestina se manifesta nas grandes festas e eventos populares, nas danças folclóricas, no artesanato ou na culinária. Campina Grande organiza a maior festa junina do mundo, quando milhares de pessoas participam dessa importante manifestação cultural do povo nordestino, ocupando o Parque do Povo durante um mês inteiro.

Além dos festejos juninos, Campina Grande promove uma grande variedade de eventos culturais como a Virada Cultural, Festival de Violeiros, Cantadores e Emboladores de coco, as Vaquejadas e um grande carnaval fora de época, a Micarande. Durante o período de carnaval, Campina Grande recebe milhares de cristãos para participarem da programação e dos debates de temas ligados às práticas religiosas e a sociedade em geral, durante o Encontro da Consciência Cristã.

Em Campina Grande os visitantes têm a oportunidade de conhecerem a história econômica local no Museu do Algodão. Para conhecer um pouco mais da música regional, basta visitar o Museu Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Na Coleção de Assis Chateaubriand Artes, podem ser vistas obras de importantes artistas brasileiros, como Portinari, Anita Malfatti, Pedro Américo, entre muitos outros.

Não poderia falta uma grande feira em Campina Grande. A Feira Central é uma das maiores da região e abre para receber os visitantes e compradores todos os dias. Na culinária, é possível saborear a legítima carne de sol, servida pelos restaurantes do bairro Alto Branco. Além do Parque do Povo, onde são realizados os grandes eventos de Campina Grande, vale a pena visitar a Praça Clementino Procópio, com suas livrarias populares e lanchonetes, e, ainda, a Praça da Bandeira, na área central da cidade, onde a sociedade e os políticos se encontram. Como se vê, são muitas atrações que fazem de Campina Grande um dos destinos mais visitados do interior nordestino.

Informações de Campina Grande

Roteiros do Brasil

Roteiro: Civilização do Açúcar - Caminhos dos Engenhos

"Rainha da Borborema"


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Existe uma série de afirmações em torno da origem da data de criação de Campina Grande. Fala-se que o povoado teria sido criado por Teodósio de Oliveira Lêdo, capitão-mor dos Sertões, em 1º de dezembro de 1697. Alguns historiadores falam que a partir de um aldeamento dos Índios Ariús, escravizados da região das Piranhas e Piancó, no “sítio da Campina Grande” foram se fixando nas proximidades do Riacho das Piabas, n o sítio das barrocas, onde se formou a primeira rua com casas de taipas, que se chamou mais tarde, Rua Oriente. Hoje conhecida por Vila Nova da Rainha.
Outros historiadores não concordam com esta versão, sugerindo que o local já era povoado com o nome de Campina Grande na chegada de Teodósio com os Ariús. O Capitão-mor teria feito, nesta última versão, a consolidação do povoado e seu desenvolvimento, integrando o Sertão com o Litoral , levando em consideração que o posicionamento geográfico de Campina Grande é privilegiado, sendo passagem dos viajantes do oeste para o litoral paraibano.
Em 1699 o aldeamento dos Ariús realizado por Teodósio de Oliveira Ledo, foi citado em uma carta do Capitão-mor ao rei de Portugal, dando a partir de então uma importância política ao povoado que agora passa a ser conhecido formalmente.
A Avenida Marechal Floriano Peixoto, hoje conhecida como uma das ruas mais importantes da cidade, também teve sua origem ligada a da Catedral de Nossa Senhora da Conceição. Com a construção da Igreja no alto da rua foram se originando várias casas a seus arredores, dando início ao que chamamos de Centro da cidade hoje.
A categoria de Vila só lhe foi concebida em 1790 quando passou a ser chamada de Vila Nova da Rainha, em 6 de abril . A partir de então, a vila passa a ter Câmara Municipal, Cartório, Pelourinho e pouco mais de 100 casas. Tudo ocorreu devido ao progresso comercial que havia obtido. Quando o povoado de Campina Grande surgiu, poucos locais populosos existiam na Paraíba, a exemplo: Alhandra e Jacoca, Baía da Traição e Cabedelo, no litoral; Monte-mor, Taipu e Pilar, na região da Várzea; Boqueirão, no Cariri Piranhas, e Piancó, no Sertão.
O nome Vila Nova da Rainha não era muito usado pelos habitantes que continuaram a chamar o lugar de Campina Grande, e só se reconhecia o termo em textos oficiais e formais.
Com o cultivo do algodão na economia regional, que se fortaleceu pelas rotas e estradas utilizadas na época, a Vila Nova da Rainha logo se desenvolveu, passou a possuir a maior feira de gado da Paraíba, porém era feira de Cereais a principal economia local da época.
Onde hoje funciona o Museu Histórico e Geográfico, na Avenida Floriano Peixoto, funcionava a Cadeia de Campina Grande que foi construída em 1814, no largo da Matriz. Logo transferida do prédio do museu para onde hoje funciona o supermercado Bompreço do Centro. A construção do Açude Velho foi iniciada em 1829, a barragem feita sobre o riacho das Piabas.
Com a Lei Provincial nº 137, em 11 de outubro de 1864 . Campina Grande é emancipada Cidade. Naquela época, tinha três largos, quatro ruas e cerca de 300 casas. Possuia, ainda, duas igrejas: a da Matriz (hoje a Catedral) e a do Rosário, que existe até hoje com o mesmo nome localizada no bairro da Prata. Possuia também uma cadeia e uma Câmara Municipal, entre outras contruções.
Campina tinha nessa época um desenvolvimento comercial muito grande, mas o aspecto urbano ainda se apresentava muito pobre, tendo apenas os prédios da Cadeia Nova, da Casa de Caridade, do Grêmio de Instrução e o Paço Municipal. Em relação a casas residencias, muitas foram construídas e no fim do século XIX a cidade já tinha cerca de 500 unidades.
O mercado público foi construído em 1864. Inicialmente teve vários nomes: Largo do Comércio Novo, Praça da Uruguaiana, Praça das Gameleiras, Praça da Independência e, por fim, Praça Epitácio Pessoa. No ano de 1870 uma Lei Provincial nº 381 proibia que se fizesse banhos ou lavagem de roupas e de animais no Açude Novo e a realização de vaquejadas nas ruas da cidade.
Podemos destacar como desenvolvimento urbano, no final do século XIX, a construção do Paço Municipal do lado direito da atual Catedral em 25 de março de 1877, a construção do primeiro sobrado da cidade e o surgimento das primeiras residencias no bairro de São José e nas ruas da Lapa atualmente chamada de 15 de Novembro, além de Emboca e Serrotão hoje Peregrino de Carvalho.
No início do século XX, com a vinda da ferrovia para a cidade, sendo o trêm um transporte barato e de grande escala, um maior número de mercadorias pôde ser transportada mudando significativamente a economia local.
A Câmara Municipal foi formalizada através da Carta de Lei de 25 de março de 1824, de Dom Pedro I. As atribuições eram de governo, com poderes legislativo e executivo, confirmadas em 1º de outubro de 1827, pela Lei Orgânica do Império.
A presidência da Câmara era exercida pelo vereador mais votado. A eleição era realizada entre os chamados “cidadãos ativos”, reunidos em assembléia no prédio da Igreja Matriz. Em julho 1829 foi instalada a primeira agência postal da cidade.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

11 de Outubro

Gentílico

campinense

População

387.643 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O pólo de Informática registrou um crescimento de mais de 80% nos últimos cinco anos. Além da Informática o setor têxtil de produção do algodão colorido, considerada uma mercadoria ecologicamente correta, pois dispensa qualquer tingimento, está sendo exportada, resgatando também a cultura algodoeira da região.
As grandes indústrias do setor de Mineração estão instaladas em Campina Grande , essa atividade tem considerável importância, são produzidas 250mil toneladas, por ano, notadamente do mineral bentonita, que transforma a região num dos cinco maiores produtores mundiais do minério.
Na agricultura destaca-se o algodão herbácio, o feijão, a mandioca, o milho, o sisal e outros produtos hortifrutigranjeiros, produzindo aproximadamente seis mil toneladas desses alimentos. Também há um considerável crescimento na produção e comercialização de animais bovinos, suínos, caprinos/ovinos e eqüinos. Na pecuária destaca-se a cultura de gado leiteiro, a primeira usina de pausterização do município foi inaugurada em 1934.

Clima 

Clima tropical com estação seca     

Temperatura Média

24,6º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Agreste Paraibano

Limites

Fagundes (18 km), Queimadas (15 km), Caturité (30km), Boqueirão (40 km), Boa Vista (42,5 km), Pocinhos (27 km), Puxinanã (13 km), Massaranduba (10,5 km), Riachão do Bacamarte (21 km), Ingá (30 km), Itatuba (34 km) e Lagoa Se.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

120 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Feira Central de Campina Grande

É uma das maiores do Nordeste, funcionando todos os dias, é conhecida nacionalmente pela sua dimensão e diversidade de produtos, são comercializados todos os bens necessários à população urbana e rural. Desde alimentos, produtos agropecuários, até móveis e utensílios domésticos, vestuários, calçados e ferramentas . Além da feira Central, a cidade conta ainda com a feira no bairro da Prata, no bairro da Liberdade, o mercado público do bairro das Malvinas e pequenas feiras nos bairros do Jeremias, Presidente Médice e Bodocongó. Funcionando ainda na Pirâmide do Parque do Povo, todas as sextas-feiras, a Feagro, que reuni produtores de toda região para comercializar alimentos produzidos no Compartimento da Borborema.

Teatro Municipal Severino Cabral

Em 1963 a cidade recebeu o moderno Teatro Municipal “Severino Cabral”, com ampla infraestrutura o que já lhe possibilitou apresentar grandes espetáculos. A cidade também conta com o mini Teatro “Paulo Pontes” e o Teatro “Elba Ramalho”.

Centro Cultural de Campina Grande

Foi construído em 1982, situado próximo ao Parque do Povo no centro da cidade, oferece aos campinenses vários cursos ligados a arte contemporânea. É uma verdadeira escola de novos talentos, na dança, na pintura e na música.

O Artesanato

É composto por trabalhos muito diversificados e de boa qualidade, passado de geração para geração, é exportado principalmente para Europa. Destacam-se os trabalhos em estopa e bonecas de pano, trabalhos em madeira, com corda, crochê, ponto cruz, bichos em areia e licores, argila e barro, em jornal e até enxovais de bebê.

Museu de Artes Assis Chateaubriand

O rico acervo cultural e histórico de Campina Grande são guardados nos vários museus que estão distribuídos pela cidade. Criado em 1967 o Museu de Artes “Assis Chateaubriand” é um deles, dispondo em seu acervo obras de renomados artistas plásticos, possui ainda atividades com Exposições, cursos, oficinas e pesquisas. Constando 474 obras de Arte, Arquivo e Material Bibliográfico.

Museu do Algodão

Localizado na Estação Velha, guarda um arquivo de peças e aspectos importantes de um dos consagrados ciclos econômicos que foi a economia do algodão.

Museu Luiz Gonzaga

O desenvolvimento histórico, social e cultural da cidade é conservado no Museu Histórico e Geográfico. A cidade ainda conta com o Museu Luiz Gonzaga, onde é guardado parte do acervo do “Rei do Baião”, quem mais soube expressar o sentimento da alma nordestina. E com o Museu Padre Cícero, localizado no bairro do José Pinheiro, reúne aspectos da fé e da cultura popular dessa devoção nordestina.

hspace=0 EVENTOS


Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Campina Grande atua na região Nordeste, como pólo da mais pura arte nordestina, promove eventos como o Festival de Inverno, Festival de Violeiros, vaquejadas, sendo sua maior festa popular o Maior São João do Mundo. Cantadores de coco, poetas populares, quadrilhas juninas, tudo isso faz de Campina um verdadeiro celeiro de artistas do povo.

- As atividades folclóricas acontecem no município durante muito tempo. As chamadas corridas de argolinhas que aconteciam no bairro de José Pinheiro. Já no bairro de São José foi apresentado por muito tempo o mamulengo. Uma outra tradição é a apresentação do pastoril durante os festejos natalinos em várias regiões do município.

- Outras referências folclóricas também se evidenciam no Coco-de-Embolada, na Ciranda e nas Bandas de Pífano, estas últimas possuem instrumentos fabricados artesanalmente.

 Abril

O carnaval fora de época da cidade também é outro destaque no roteiro turístico. Chamado de MICARANDE é promovido todos os anos no mês de abril, durante quatro dias, organizado pela Prefeitura Municipal e pela a iniciativa privada.
A Micarande teve início no feriado de 21 de abril de 1989, e a cada ano o evento se torna maior reunindo pessoas de todo país e trazendo a Campina Grande, grandes astros da música baiana.
Durante o evento também são realizados shows de forró, fazendo uma prévia ao Maior São João do Mundo. O carnaval fora de época é considerado um dos maiores do país.

 Junho

- O Maior São João do Mundo é considerado a maior festa popular do interior do país, realizado, nos 30 dias do mês no Parque do Povo, em um espaço de 42 mil metros, aonde os forrozeiros vindo de várias partes do Brasil podem dançar 500 horas do mais autêntico forró. Misturando xote, xaxado e baião, reuni milhares de pessoas, que dançam ao som do triângulo, da zabumba e da sanfona.
Durante os 30 dias de forró quem for ao Maior São do Mundo, poderá assistir a grandes shows com artistas de renome nacional e artistas locais. As mais variadas manifestações folclóricas, merecendo destaque o forró pé-de-serra, as comidas típicas, as quadrilhas juninas e o trem forroviário, também fazem parte do cenário da festa.

 Setembro

Prefeitura Municipal também promove o Congresso de Violeiros, onde cada repentista tem a oportunidade de mostrar seu talento com os versos e a viola. O evento acontece no Teatro Municipal.

  Dezembro
Recentemente um outro evento iniciado em dezembro, também já está consagrado, é o Natal dos Sonhos, uma iniciativa da Prefeitura Municipal, que proporciona aos campinenses uma programação direcionada para o tema natalino onde são realizados espetáculos teatrais como o Alto de Natal e em vários pontos da cidade acontecem shows e cantatas natalinas. A cidade também ganha uma decoração especial com temas natalinos e religiosos.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE

E-mail:

Telefones: (83) 3310-6233 / 6230 - Fax: (83) 3310-6238

Sites: http://campinagrande.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

- Estação Rodoviária – (83) 3337 3001
      
- Aeroporto de Campina Grande – (83) 3331-1149  

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (83) 3321-4598 / 4033   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (83) 2102-3100 

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

CONSELHO TUTELAR-(Criança Desaparecida):  100

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

- Energia Elétrica (ENERGISA) – 0800 830 196
- Cia. e Gás – PBGás – (83) 3341-3821    
- Correios –  0800 725 0100    
- IBAMA – 0800 61 80 80
- PROCON – 0800 832 015
- Disque Racismo – (83) 3222-6671    
- Fiscalização Sanitária – (83) 3218-5927    
- Alcoólicos Anônimos –  (83) 3222-4258    
- Unidade de Medicina Legal – (UML) – 3333-1648
- SINE – (83) 3310 6277    
- Procuradoria Regional do Trabalho – (83) 3321-4080
- DER Campina Grande – (83) 3322 2233    
- DETRAN – (83) 3216 2500/3310 4400
- Superitendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP ) – (83) 3341-1517


Comentários de Campina Grande

Campina Grande é uma linda cidade,com belas praças e locais interessantes para se conhecer um pouco da cultura própria!É bem organizada e me encantou, deixando saudades!!!!!!!!
Por: Jacqueline

vou senpre la vejo senpre o açude velho , o parque da criança o bolevar etc.. para mim ela e a melhor cidade do mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: efraim veras

Minha bela campina, igual a você não encontrei jamais!!!
Por: Lisiane Macedo Queiroz

ja vivi, na cidade agora estou em sao paulo mas foi a melhor cidade que ja morei. nunca me esqueci desse lugar maravilhoso. de pessoas boas. como diz a musica quando me lembro de campina grande que saudade.
Por: jardenilda ferreira do nascimento

eu sou dai moro em saô paulo mas naÔ esqueço da minha cidade linda e maravilhosaaa e tem tudo de bom principalmete o maoir saÔ joaÔdo mundo que eu naÔ peco um abraço a minha cidade lindaaaaa
Por: girleide almeidda da silva

Conheço esta cidade maravilhosa e amo ela, sou de Campina Grande e moro atualmente em SP mais sinto muita saudade desta cidade maravilhoisa deixo um abraço para todos os moradores desta querida cidade.
Por: Alberto Cabral

EU AMEI CAMPINA GRANDE, FUI AI ANO PASSADO VISITAR AMIGOS , E GOSTEI D+, A CIDADE E MARAVILHOSA, AS PESSOAS TDM. PRETENDO VOLTAR AI EM BREVE. VISITEM CAMPINA GRANDE. E SHOW .
Por: analuiza

conserteza muito bonito campina grande vou la varias vezes
Por: kathia

Já morei em Campina e gosto muito é uma cidade linda.
Por: humberto

conheci campina grande em julho do ano passado adorei uma cidade maravilhosa o frio entao nao se fala um clima uma maravilha adorei quero voltar quantas vezes puder. amei
Por: francisco edésio vieira diniz

CAMPINA GRANDE CIDADE MODELO COM CERTEZA É A CIDADE MAIS LINDA DO NORDESTE EU AMO ESSA CIDADE DE PAIXÃO.
Por: ZÉ RICARDO DE LIVRAMENTO - PB

Me considero um campinense, pois já moro em Campina grande desde 1980. Sou carioca mais não troco Campina Grande por nenhuma outra cidade do Brasil
Por: francisco josé cavalcante de oliveira

campina grande cidades,maravilhosa,tevei o prazer de conhecer
Por: silva

Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. as aves que aqui gorgeiam não gorgeiam como lá....lá em campina o ano inteirinho a felicidade se da no carinho,quem vai ha campina pede pra ficar,e não sai mais de lá quem visita o parque do povo não sai mais de lá .....
Por: nina

cidade maravilhosa quando comteplo o teu passado ex para mim um paraiso unversal mas hoje vejo com olhos para o futuro e vejo tambem que cada dia que passas tu fica mas linda.
Por: Daniel Guedes de Andrade

sou carioca e já fiz varias viagens para esse cidade realmente linda adorei a cidade. As pessoas de lá são todas muito bacanas a comida então nem se fala CAMPINA GRANDE NOTA 10
Por: Guilherme

Estive em Campina apenas uma vez, mesmo tento parentes aí como o s pais do Dep. Wellington Roberto q/ é filho de uma irmã de meu pai. Mas achei Campina um luxo.
Por: Socorro Delfino

Campina Grande a rainha da borborema . amO essa cidade ! muitaaa gente não sabe mais o Maior São João do mundo éé lá . muitO lindaaa Campina!
Por: Cléo

nao conheso mais sei que tem muita coisa boa ai!!gostaria muito de conhecer essa terinha
Por: smilla

campina grande é uma cidade linda, morro em são paulo mais sempre viajo para visita.campina grande é nota 1000.
Por: maria do socorro

JA MOREI EM CAMPINA GRANDE,TENHO A MAIOR VONTA DE VOLTAR. ESSA CIDADE EVOLUIU MTO PARABENS
Por: WELLMA

Bom, falar de Campina Grande e falar de uma menina singela que aos poucos vai se mostrando, bela , encantadora, xeia de mistérios a serem desvendados... Sem falar qe tem um clima otimo de dia um bom sol e ao cair da tarde uma brisa leve e fria nos envolve xamando assim pra um bom xamego... Otima pra esta com qem se ma principalmente nos meses de junho e julho! Amu e amarei essa linda menina nordestina! Sempre a terei em meu coraçao! Faça uma visita vc nao vai se arepender!
Por: ediva

essa cidade que me deixa saudades quando a lebro, meu bairo do cruzeiro onde morei os campos de terra batida onde jogei bola com meus amigos nein sei se existe mas.park do povo entao no maior sao joao do mundo era os trinta dias sem perder uma noite se que. quando puder vou passa ferias ai,`` minha cidade querida``
Por: ANTONIO FERREIRA TERTO

Quanta saudade sinta da Minha Rainha da Borborema. Ai nasci, no querido Bairro da Palmeira mas, o destino fez com que viesse morar em Osasco, SP mais jamais esquecerei CAMPINA GRANDE. Faço questão de diariamente ler na Internet o DIARIO DA BORBOREMA, Ouvir a Radio Caturité e Admirar as paisagens do Açude Velho, Praça da Bandeira, Parque do Povo entre outras paissagens desta querida cidade.
Por: Francisco de Assis Santos

cidade encantadora, vale muito apena passar as ferias de junho em Campina Grande, a cidade fica em clima de festa pura!!!
Por: Rodrigo Véras

nasci no bairro da liberdade,estudei no grupo escolar augusto dos anjos,meu DEUS,que saldades,moro no rio a 30 anos,mas nao consigo esquecer a minha CAMPINA GRANDE.
Por: tenorio cavalcante

campina estou longe mas lenbro de te todos os dias.Essa cidada maravilhosa quando lebro de te chego a chora de tanta saudade, AS ferias esta vindo vou esta ai logo.
Por: tony

Nasci nesta bela e progressiva cidade, uma das mais belas do Nordeste brasileiro, em 24 de outubro de 1947, na mesma rua da Rádio Caturité. Há um ano estive aí, e vi o quanto está movimentado o comércio na rua onde nasci. Ouvi falar do São João, um dos melhores do Brasil, espero um dia vê-lo, com os meus próprios olhos. Deve ser um deslumbramento! Quanta saudade tenho de minha infância em Campina Grande no final da década de 40 e início da década de 50!!Parabéns minha grande cidade natal: Campina Grande! E grande também é o seu povo!
Por: Alberto Alves de Queiroz

já vivi em Campina Grande esta cidade linda e muito acolhedora, espero voltar a viver ai logo.
Por: Diene Silva

a cidade do meu coraçao amo demais a maior parte da minha vida passei la
Por: fabiana

campina grande é uma dais maiores cidades da paraiba e uma das mais bonitas é tambem chamada de capital do trabalho vale a pena conhecer campina grande
Por: josé virginio

Cheguei em Campina com 1 ano de idade, me sinto filha, e só sair de lá quando me formei em 1994 pois não tinha opção de emprego. Minha familia toda está aí, só eu que moro em petrolina e morro de saudades, lugar maravilhoso, mas cada vez mais distante do meu sonho de um dia poder voltar a residir desse lugar mágico. Saudades de vc Campina Grande.
Por: edneide nascimento sibaldo

Campina Grande cidade linda com o melhor são joão de toda paraiba. afinal è minha terra.quer saber mais da sua hospitalidade.oxente é só aparecer, e curtir. Que saudades das jabuticabeiras. Terra linda te amo.Fatima
Por: Maria de fatima s.santos

so penabucana tenho um sonho de conhecer campina grnade aprecio muito tenho amor por campina grande e natal quem sabe um dia eu vo mora ai ne dora alves tk
Por: dora alves tk

AINDA NÃO CONHEÇO CAMPINA,MAS EM BREVE, QUERO.CONHECER.. DIZEM QUE E UMA CIDADE LINDA E MUITO FAMOSA PELO SEU SÃO JOÃO..
Por: conceiçao

Nasci , infância, adolência, juventude(Bairro Alto Branco). Colégio Anita Cabral, Colégio Estadual da Prata, cursinho pré-vestibular nas Damas, cursos universitários FURNe(UEPB) e UFPB(UFCG) até jan 1982.Moro em Florianópolis SC, estive recente matando as saudades da terra, família e amigos. Aquele abraço Campina Grande - PB.
Por: Maristela Maciel

sou paraibana nascida na cidade de barra de santanaamo esta cidade.so que moro em goiania.go. campina grande e tudo de bom. e o sao joao o maior e melhor do mundo.
Por: ana maria

É o berço do forró, de gente hospitaleira e de clima agradabilíssimo .A qualidade faz a diferença.Quem conhece não esquece.
Por: Jobenia Marina

nasci, vivo e morrerei em campina grande, pois cidade tão maravilhosa não há para se nascer crescer e completar sua vida na terra como esta cidade maravilhosa.
Por: diego azevedo xavier

minha cidade natal , simplismente linda!!!!!!!!!, saudades.
Por: kelly saney

não conheço a cidade mas vendo as fotos a cidade parece linda quem sabe um dia irei conhecer esta preciosidade
Por: Dina Mesquita Pereira

sou de oros no ceara mais moro em campinas sao paulo minha mae biologica mora ai nome dela e francisca maria bjs a todos
Por: jose candido de lima filho

campina grande muita saudade dá minha terra ,acho ela linda e maravilhosa
Por: eliane

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Campina Grande
Fundação:
1788
Altitude:
551m
População:
352.497 habitantes
Área:
644,1km²
Densidade Demográfica:
547,27hab/km²
CEP:
58100-000

Envie seu comentário sobre Campina Grande

banner