Barra de São Miguel

Barra de São Miguel-PB

Bem-vindo a Barra de São Miguel!

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Barra de São Miguel, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.


Grande parte dos turistas que partem para o estado de Alagoas conhecem a Barra de São Miguel unicamente como uma forma de embarcar para a famosa praia de Gunga. Porém, poucos são os que sabem os atrativos proporcionados pela região, que inclusive, é uma das mais adoradas e disputadas pela elite do estado de Alagoas.

A Barra de São Miguel abriga um balneário incrível: que proporciona uma praia repleta de piscinas naturais durante a maré baixa, e ondas mais fortes durante a alta. É exatamente por conta dessas boas formações que a região de São Miguel é ainda palco para vários campeonatos de surf que ocorrem no estado de Alagoas.

Certamente, um dos passeios que mais são disputados na região é o de barco, que leva os turistas para a lagoa do Roteiro e para a praia de Gunga. Porém, até chegar lá, o caminho surpreende e muito os turistas, passando por meio de barreiras completas de recifes, manguezais e ilhotas.

Chegando à praia do Gunga, um dos principais cartões-postais do estado, o visitante fica encantando com a extensão da areia branca, que conta ainda com uma incrível sequência formada por coqueiros de todos os tamanhos. E os diferenciais da região não se limitam unicamente à paisagem única, como também conta com a possibilidade da realização de esportes radicais e náuticos e uma série de piscinas naturais!

Para quem preferir ficar na Barra, a praia central é caracterizada com o mesmo nome: Barra de São Miguel. Quando fortes, as ondas são consideradas as melhores de todo o estado. Mas quando a maré está baixa, o local se torna realmente paradisíaco e ideal para as práticas de pesca, surf e mergulho.

Atualmente, a Barra de São Miguel conta com uma infraestrutura bem bacana tanto para os turistas alagoanos como também para os de fora. São muitos restaurantes que referenciam a culinária local, com muitos frutos do mar e outros pratos típicos, além de bares e casas noturnas que garantem a diversão dos jovens.

Durante o dia, a diversão fica por conta da água do mar, da areia branca e fina, e com os coqueiros que embelezam os arredores da Barra.

Informações de Barra de São Miguel

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Os primeiros habitantes foram os índios Cariris, família Tapuia, que lutaram muito contra os bandeirantes e a índia Potira fazia parte da tribo, depois de ter sido faptada de seu pai o famoso Caturité. Quem informou que a "Barra", já se chamou de "inacio tavares", informou errado, Inácio Tavares, não foi nenhum bandeirante, como diz uma versão contida no IBGE. A história conta que um bandeirante, talvez o baiano Antonio Oliveira, ou Antonio Ferreira e Domingos Farias Castro, que fundaram Cabaceiras; um deles veio contactar com os aborígenes, fizeram uma aliança e fundram o núcleo, que por ser dia 29 de setembro, colocaram o nome de BARRA DE SÃO MIGUEL. Existem outras versões, assim como existe sobre todos os acontecimentos daqui, inclusive sobre a fundação da capela. Toda vida só tivemos um padroeiro que foi e é SÃO MIGUEL ARCLANJO. TODA VIDA, EU QUE HOJE ESTOU COM QUASE 70 JANEIROS, SEMPRE OUVI DIZER DE MEUS PAIS E AVÓS, QUE NOSSO GENTÍLIO É "SÃOMIGUELENSE" E NÃO bsrrense, todo o povo desta cidade se diz sãomiguelense, "barrense" NUNCA.  

Significado do Nome:

 

Aniversário da Cidade:

14 de Dezembro 

Gentílico:

SÃOMIGUELENSE- TODA VIDA FOMOS CONHECIDOS ASSIM.

População:

5.630 habitantes aproximadamente  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Barra de São Miguel, município no estado da Paraíba (Brasil), localizado na microrregião do Cariri Oriental. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2006 sua população era estimada em 5.248 habitantes. Área territorial de 595 km².

Clima: 

 

Temperatura Média: 

 

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Cariri Oriental 

Limites:

Ao norte com o município de Cabaceiras, pelas água do açude de Boqueirão, ao Sul, com Santa Cruz do Capibaribe, PE, ao leste com Riacho de Santo Antonio e ao Oeste com São Domingos do Cariri e Caraúbas. 

Acesso Rodoviário:

Estrada de barro não piçarrada, partindo da BR 104, que vem de Campina Grande. 

Distâncias:

Da Capital:

255 km 

Outras:

De Campina Gande, 91 km;

De Santa Cruz do Capibaribe 28 KM;

De Cabaceiras 40 km.  

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Fevereiro

- Carnaval.

 Agosto

- Barra Bode,que é uma festa de exposição e agro negício, com muitas atrações e shows ao ar livre, realizada pela prefeitura. Festa do Padroeiro São Miguel.

 Setembro

- A chamada festa de São Miguel ou festa de Setembro que realiza-se há mais de 200 anos. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO MIGUEL

E-mail:

Telefones: (83) 3358-1005 

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário

Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: cartoriobsm@hotmail.com

Telefones: (83) 3358-1226

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.famup.com.br

www.municipionline.com.br

www.wikipedia.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- DR SEBASTIÃO PEDROSA, EX PRESIDENTE DO TREZE DE CAMPINA GRANDE.

- MARGARIDA VASCONCELOS, EX MISS PARAÍBA.

- DR LUIZ CASTELIANO, MÉDICO, POETA, ESCRITOR E EX MEMBRO DA ACADEMIA FLUMINENSE DE LETRAS/RIO DE JANEIRO.

- DAVID FERREIRA BARBOSA, ARTESÃO/MADEIRA, PROTAGONISTA DE UM CURTA METRAGEM EXIBIDO EM REDE NACIONAL.  

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barra de São Miguel

sai de la´em 1980, deixei muitas saudades, um local hospitaleiro, povo humilde , q mesmo sem ter grandes recursos , não nega jamais ajuda a um irmao, um amigo , ou um visitante , sem grandes riquezas , mas sim uma grande beleza , no coraçao de seus moradores , mais informações , passe por lá
Por: luciana pereira da silva

eu adoro minha cidade morei 32anos fora mais,assimque foi possivel volteiiiiiii*
Por: dora ferreira

Estive em setembro/2008 na Festa de São Miguel com meu pai,minha tia e minha irmã, foi ótimo rever parentes e amigos, meu pai ( Severino)nasceu no Brejinho Barra de São Miguel/PB ele é filho do falecido Miguel Pereira. É uma cidade aconchegante com pessoas maravilhosas que Deus abençoe á todos Um abraço com saudade Ivone
Por: Ivone Pereira Santiago

cidade castigada pela seca,mas que tem um povo humilde e acolhedor é conhecida tradicionalmente pela festa do seu padroeiro SÃO MIGUEL ARCANJO que acontece todo mes de setembro.
Por: MIGUEL ARCANJO LINS DA SILVA

Eu nasci na Barra,sou neto de Severino Herculano,sai dai com 15 anos, faz 35 anos.que estou em São Paulo e ainda não me acostumei,sinto mtas saudesdes da minha terra Natal. Apesar de ser uma pequena cidadezinha,ela é um lugar mt querido por todos que já passram por lá,acho que tds deveriam conhecer essa cidade, não vão se arrepender.
Por: Anisio Barros de Amorim

nasci e viví ate os 21 anos em barra de são miguel.morei 32 anos no rio de janeiro,mai desde agosto de 2001 estou de volta.adoro a tranqiulida de que temos aqui
Por: maria das dores ferreira

ô terrinha boa , terra de gente maravilhosa, de um povo que ñ gosta de fofoca, de se entrometer na vida alheia, de um povo q ñ trabalha mais tem dinheiro pra se divertir ! essa terra é mara....
Por: aelson lima

amo Barra de São Miguel cidade de gente hospitaleira se não conhece venho nós visitar estamos com muita humildade mas de coração aberto para acolher a todos;
Por: manoel gomes

eu moro na barra de sao miguel eu amo esse lugar ok ♥♥♥
Por: larryssa

Ferias !! Sempre bOm voltar a Barra, Nao sei o pq ?! Mas tem algO de encantador e especial no nada pra fazer. AmO a Barra !!
Por: Daiane Dantas

eu adoro barra de sao miguel estou morando no rio de janeiro mais sou de barra de sao miguel
Por: vanderley da costa freitas

festa do padroeiro as comida tipica os forros os amigos da cidade
Por: vanderley da costa freitas

amo esse lugar se pudesse moraria la scc pe amooooooooooooooooo e 10 1000+que1000
Por: thamyres

Fiquei alegre com os comentários postados aqui e resolvi também fazer o meu. Esta BARRA tem um quê que agrada, principalente a nós que aqui moramos. Mesmo tendo sido amaldiçoada por um danado dum frade, ela sobrevive e subsiste a tudo. E sabe por que ? Porque vive sob a proteção de São Miguel Arcanjo, como eu disse no hino da cidade que fui eu que fez. "OS TEUS FILHOS TE AMAM E INVOCAM TEU ANJO, TENS A APROTEÇÃO DE SÃO MIGUEL ARCANJO" ok my GIRL ? UM ABRAÇÃO E POSTEM COMENTANDO MEU COMENTÁRIO....
Por: José Raimundo Ferreira

já morei lá e hj moro no rio minha familia por parte de mãe mora na Barra de São Miguel! ador visitar
Por: natália martins

conheci acultura da cidade e namoro uma residente do lugar iolanda sou de recife-pe e sempre vou visitar essa cidade.(darlan)
Por: darlan

TIVE O PRAZER DE CONHECER ESSA PEQUENA CIDADE TÃO HOSPITALHEIRA, DE UMA POPULAÇÃO AFETUOSA E RECEPTIVA. FUI ACM NO CENSO 2010 DE LÁ, NÃO A CONHECIA, MAS GOSTEI TANTO QUE PRETENDO FIXAR MORADIA. PRA QUEM NÃO CONHECE, É UMA CIDADEZINHA LINDA E ACONCHEGANTE.
Por: JANEIDE ANDRADE

essa cidade e otima, de uma passadinha la na barra de são miguel
Por: elton ramos

Terra de grandes festas, clima quente e tranquilidade garantida,continua limpa e de braços abertos para receber os conteranios e visitantes.Beijos para quem vive lá.
Por: Lindomar ferreira deLima

Adoro a Barra,Tenho saudades dos amigos,festas,calor e da brisa noturna.
Por: Lindomar Ferreira de Lima

eu já curti muito essa cidade,gosto d+ de lá tenho ótmas recordações. bjs para todos.
Por: luana

Envie seu comentário sobre Barra de São Miguel