Santa Isabel do Pará

Santa Isabel do Pará-PA
banner

Bem-vindo a Santa Isabel do Pará!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Santa Isabel do Pará, informações e fotos da maravilhosa Santa Isabel do Pará. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Santa Isabel do Pará, recomendadas por internautas.

Informações de Santa Isabel do Pará

 

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

A história de Santa Isabel do Pará tem raízes na evolução jurisdicional do município de Belém, em suas origens constituem um povoado reconhecido como Vila, estabelecido no dia 6 de junho de 1899, mediante a promulgação da lei nº 646. Nessa altura, Santa Isabel contava com uma estação da Estrada de Ferro de Bragança, precisamente no Km 46.
No dia 24 de fevereiro de 1905, inaugurou, na vila, uma agência do Telégrafo Nacional, ampliando a infra-estrutura física do lugar que já contava com um mercado público e um grupo escolar, que fora criado pelo Decreto nº 1295, de 8 de abril de 1904. Devido ao dinamismo experimentado pela vila, em 30 de dezembro de 1931. No mesmo ano, foi retirado o predicado, ficando extinto o município.
Em 8 de dezembro de 1933, segundo a Enciclopédia dos Municípios, mediante a promulgação de Decreto Estadual nº 1110, voltou a ganhar autonomia como município, registrando-se uma nova instalação em 7 de janeiro de 1934. O município ficou constituído com áreas territoriais que pertenciam a Belém e a Castanhal. Para esta segunda instalação, Noé de Carvalho foi nomeado como primeiro Prefeito municipal.
A instalação do município Santa Izabel, por meio do Decreto-lei nº 2972, de 31 de março de 1938, passou a contar com os distritos de Santa Izabel, Ananindeua, Caraparu, Benevides, Benfica Americano e Arari. Alguns meses depois, em 31 de outubro de 1938, pelo Decreto-lei nº 3131, dele foram desmembrados os distritos de Ananindeua, Benfica e Arari, que foram anexados ao município de Belém.
No ano de 1934, o Decreto-Lei nº 4505, ao ser promulgado, em 30 de dezembro, deu origem ao surgimento do Município de Ananindeua, com parte das terras que, originalmente, haviam pertencido ao distrito de Benevides e com outras áreas que foi cedida por Belém. O mesmo instrumento legal mudou o nome do Município de Santa Isabel para passar a reconhecê-lo como João Coelho e, inclusive, por força deste Decreto-lei, foi estipulado que contaria, unicamente, com os distritos de João Coelho, Americano e Caraparu.
Em 1955 chegou a promulgar a Lei nº 1127, em 11 de março, mediante a qual era proposto o desmembramento de parte do território de João Coelho, para permitir a criação do Município de Santo Antônio do Tauá. Essa iniciativa não prosperou, por haver sido declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, o que originou a promulgação do Decreto nº 1496, em 26 de janeiro de 1956, tornando insubsistente o desmembramento.
No dia 10 de janeiro de 1961, conforme o Decreto-Lei nº 2160, foi devolvida a antiga denominação de Santa Isabel do Pará. Atualmente, conta com três distritos: Santa Isabel do Pará, que se constitui na sede do Município, Americano e Caraparu.

Significado do Nome:

Duas histórias são contadas nos registros históricos para explicar a origem do nome do município. A primeira, vinculada à devoção e culto a Santa Izabel, rainha católica de Portugal canonizada, cuja imagem foi levada por um imigrante ao local. A segunda, atribuída às virtudes de uma escrava chamada Isabel que, segundo os relatos orais, teria chegado ao povoado acompanhando um dos imigrantes e que, com a dedicação para com o seu senhor e para com o resto dos habitantes, passou a ser chamada de santa.

Aniversário da Cidade:

07 de Janeiro

Gentílico:

isabelense

População:

59.476 habitantes censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município de Santa Isabel do Pará, é um município da Amazônia oriental, e como tal possui em seu território, áreas que formam um conjunto de atrativos naturais. São florestas entrecortadas de rios e igarapés que abrigam um ecossistema composto de espécies nativas que se destacam, como a variedade de orquídeas e bromélias plantas aquáticas como água-pés, diversas espécies de pássaros, borboletas, mamíferos como tatu, tamanduá, paca etc., tudo isso aliados a etnodiversidade constituída pelas comunidades ribeirinhas, pelas vilas povoadas por afro descendentes, por comunidades quilombolas, por moradores das agrovilas, pela colônia japonesa que disseminou traços de sua cultura. Além dos hábitos culturais como a fabricação artesanal da farinha de tapioca, do açaí tomado na cuia, do tacacá depois da chuva, das danças de quadrilhas modernas, enfim coisas que fazem uma cidade de belas histórias e um lugar gostoso de se visitar.

Clima:

megatérmico úmido

Temperatura Média:

25ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Metropolitana de Belém

Limites:

-Norte: santo Antônio do Tauá e Santa Bárbara do Pará

-Leste: Castanhal e Inhangapi

-Sul: Bujaru

-Oeste: Benevides

Acesso Rodoviário:

Distâncias:

Da Capital:

38 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

-Atrativo Cultural

 -O prédio histórico do Colégio Antônio Lemos, a praça pole esportiva do ginásio de esportes Manoel Silva, o retiro de Moema de propriedade do senhor Gabriel Hermes.

-Balneário

 -Às margens do Rio Caraparu, apenas 8 km do centro da cidade. Extenso Igarapé braço do Rio Caraparu que deságua no Rio Guamá.

-Rio Itá

-Vilas povoada por afro-descendentes, banhada pelo Rio Itá a 12km da sede do município.

-Balneário

 -Igarapé braço do Rio Caraparu, navegável por pequenas embarcações, que recebe visitantes de vários lugares da região.

-Encontro de Rios

 -Local onde as águas escuras do Rio Caraparu encontram-se com as águas barrentas do Rio Guamá sem se misturarem.

-Sítio Histórico

 -Sítio que abriga ruínas do complexo arquitetônico de construções do século XIX- Antigo sítio da família do Entendente Antônio Lemos-vulto importante da política paraense no século XIX, que realizou grandes obras na Capital paraense-Belém na época áurea da borrecha na Amazônia. No município de Santa Isabel do Pará, além do retiro de Moema, há o Colégio Antônio Lemos, construído no mesmo período.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Julho
 
- Cirio de Santa Izabel

 Novembro

- Apresentação dos lotes do leilão EM

Dezembro

- Cirio de Nossa Senhora da Conceição  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ISABEL DO PARÁ

E-mail:

Telefones: (91) 3744-1198 - Fax: (91) 3744-1245

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santa Isabel do Pará

OI PESSOAL,EU MORRO NA CIDADE DE SANTA IZABEL A MAIS DE 16 ANOS MINHA FAMÍLIA É TODA DAQUI MUE AVÔ CONSTRUIU UMA HISTÓRIA NESTA CIDADE O PEDRO MIRANDA Q CONTANDO SUA HISTÓRIA VIRA UMA COMÊDIA ESTÁ CIDADE É CONSTITUIDA POR VÁRIOS ÍGARAPÉS LINDOS,ESCOLAS ANTIGAS E MUITO EMOCIONANDES COMO O ANTONIO LEMOS ESCOLA Q FOI CONSTRÚIDA APÓS A SEGUNDA QUERRA MUNDIAL,FORA A BELEZA DA CIDADE Q É FANTÁSTICA MINHA CASA TMBÉM É HISTÓRICA TEM 7 JANELAS E SETE PORTAS HOJE MORRO NELA VENHA CONHECER SANTA ISABEL A CIDADE DE ILHAS LINDAS COMO CARAPARÚ,PORTO DE MINAS,SÃO FRANCISCO DO ITÁ,LAGOA AZUL ATÉ EU QUE MORRO NA CIDADE NÃO CONHEÇO TODOS, SÃO MUITOS UM MAIS BONIDOS DO QUE O OUTRO TENHO CERTEZA SE VC CONHECER A CIDADE NÃO VAI SE ARREPENDER. VENHA A CIDADE DE SANTA ISABEL E CONHEÇA OS VALHIOSOS IGARAPÉS E OS ENCANTOS DAS HISTÓRIAS CAPAZ DE FAZER VC SE ARREPIAR.EU SOU IZABELENZE E NÃO ME ARRENDO, E VC TABM PODE SER UM IZABELENZE BASTA VISITAR NOSSA CIDADE E CONHECER A NOSSA HISTÓRIA AO VIVO. TENTEI PASSAR PARTA VCS OQ MINHA CIDADE É,EO QUE ELA TEM DE BOM.VENHA E COMPROVE!!!!!!!!
Por: DIOGO RODRIGO DA CUNHA MIRANDA

Santa Izabel é uma cidade maravilhosa, o povo daqui é muito hospitaleiro. vc será bem vindo em nossa cidade.
Por: goreth cavalcante

a cidade de santa izabel me acolheu com boas amzades por isso hoje me sinto izabelense.
Por: george nicácio

EU ADORO ESSA CIDADE, VOCÊ QUE AINDA NÃO CONHECE VENHA CONHECER. AQUI TEM OS MELHORES IGARAPES CIDADE DE PESSOAS ACOLHEDORAS... EU AMO A MINHA CIDADE POR ISSO TENHO ORGULHO DE SER IZABELENSE!!!
Por: samara

ja estudei como internata no colegio antonio lemos nos anoa de 84,85 e 86.achei a cidade muito boa.
Por: patricia da silva bonfim

GOSTARIA DE MORAR EM SANTA IZABEL, GOSTO MUITO DESSA CIDADE, PRINCIPALMENTE OS BALNEARIOS. PARABENS SANTA IZABEL PELA SUA BELEZA.
Por: MAURICIO ANTONIO CARDOSO

O PORTAL DE SANTA IZABEL E MUITO LEGAL ELE MOSTRA AS BELEZAS DE NOSSO IGARAPES.
Por: MARCIA

santa izabel é um lugar muito legal,principalmente pra passar as férias,eu moro em santa izabel e amo minha cidade,temos como ponto turisticos o caraparú e porto de minas que são igarapés muito bonitos e divertidos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!vc que ainda não visitou não perca tempo vc vai adorar!!!!!!!!!!!!!!!bjs
Por: ruanny

conceição do itá um dos mais belos ponto turisto de nossa cidade!!!!!!!!!!!
Por: suely lopes

estou maravilhado comessa cidade de pequeno porte mais de grande opçoes de divertimento essa cidadizinha nao para tem festas todos os dias. aqui vc consegui ver o verdadeiro siginificado de se viver a vida, pois nao e so apenas uma cidade para folioes com eu, pois tambem podemos encontrar varias opçoes para a familia como igarapes e vilas distantes do centro da cidade, abraço para todos os izabelenses adoro vcs!!!
Por: Lucas Rodrigues

Nasci nessa bela cidade e posso falar com convicção de seus atrativos naturais.Estamos bem perto da Capital e dispomos de acesso fácil ao lazer.daqueles que nos visitam. As belezas do rio Caraparu, majestoso Colégio Antônio Lemos, nossa Igreja Matriz, além dos recantos de lazer: Porto de Minas, Conceição do Itá, Carmo e Tacajós, pousadas ecológicas, restaurantes e bares. Em suas próximas férias, inclua Sta. izabel do Pará.
Por: Orlando Lino de Oliveira

Atualmente moro em Belém, mas sempre que posso estou visitando a cidade. Os igarapés e o cotidiano da vida interiorana: as conversas nas portas, os encontros na feira do produtor, na igreja matriz, nas praças, pra mim são coisas simples mas fantásticas!!
Por: ivana Goreti

Maravilhosa, não troco minha cidade por nenhuma outra. Amo Santa Isabel, sou filha desta cidade maravilhosa que agora já faz parte de área metropolitana de Belém. Goreth Cavalcante
Por: Goreth Cavalcante

Tomei esta cidade como cidade natal, sou apaixonada pelos belos igarapes que aqui existem,alguns são pouco conhecidos. possuimos um povo acolhedor, vale a pena conferir.
Por: cristina chagas

Adooooooooooro Santa Isabel, cidade maravilhosa... eternamente izabelense!!!
Por: Tayná

Encantadora a cidade de santa isabel,quero ir conhece-la de perto.com certeza irei em breve.me aguarde santa isabel
Por: nathalya

Não nasci em Sta. Izabel moro aqui adoro essa cidade tenho essa cidade como se fosse a minha terra natal. Só gostaria que alguem fizesse alguma coisa para resgatarmos o Retiro de Moema como ponto turistico até mesmo do Estado, pois já somos metropole de Belém e também a reforma do Colegio Antonio Lemos. Vamos fazer algo por nossa cidade.
Por: MAISSARA DAVID VEIGA BRITO

Santa Izabel é uma cidade boa de se viver. Com lugares bons para passear, dançar, com igarapes dos interiores vizinhos e não posso me esquecer da linda Igreja da Matriz que fica no centro da cidade, que é uma maravilha de linda , bjs
Por: valdeniza

eeuuuuuuuuu ammmmmmmooooooooooooo santa izabel minha cidade querida
Por: carolzynha

santa isabel do para e a minha cidade ela e otima tem alguns erros mas ela e bacana gosto muinto de morar em santa isabel do para bjsssssssssssss
Por: brenda hendiol

Atualmente eu moro em ananindeua mais sou da zona rural de santa isabel, sou de conceição do itá lá é muito legal o igarapé de lá e maravilhoso vá la que você não vai se arrepender
Por: Riciene

a melhor cidade em termo de festas,curtição. espero que continue sempre assim
Por: Daryanne

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Isabel do Pará

Envie seu comentário sobre Santa Isabel do Pará

banner