Porto de Moz

Porto de Moz-PA
banner

Bem-vindo a Porto de Moz!

banner

As melhores pousadas em Porto de Moz podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

Informações de Porto de Moz

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0HISTÓRIA DA CIDADE:

O município de Porto Moz foi criado em 1758 pelo governador e capitão-general Francisco Xavier de Mendonça Furtado. A atual sede do município era no aldeamento Muturu, estabelecido pelos Padres Capuchos de São José, em data que a tradição indica, como 1639.
O governador e capitão-general Francisco Xavier de Mendonça Furtado, em 1758, deu-lhe a categoria de vila, em cumprimento à Lei de 6 de julho de 1775 e fazendo a instalação em 16 de julho do mesmo ano. Os Seus limites foram estabelecidos pelo ouvidor Madeira Fernandes, permanecendo até 1801, quando Boa Vista foi incluído em seu território.
Nas sessões do Conselho de Governo do Pará, de 10 a 17 de maio de 1833, pertenceu como vila, ficando à frente dos termos de Veiros, Pombal e Souzel, que haviam perdido a categoria de vila. Pelo Decreto nº 218, de 9 de novembro de 1890, o governo do Estado concedeu o título de cidade a Porto de Moz.
Em cumprimento ao Decreto nº 6, de 4 de novembro de 1930, o município foi suprimido e incorporado ao território de Gurupá, recuperando a sua autonomia pelo Decreto nº 2.805, de 10 de dezembro de 1937.
Segundo o quadro de divisão territorial, de 31 de dezembro de 1937, oito distritos compunham Porto de Moz: o da sede e os de Alto Xingu, Aquiqui, Souzel, Tapará, Pombal, Veiros e Vilarinho do Monte. Pelo quadro anexo ao Decreto-Lei nº 2.972, de 31 de março de 1938, era constituído de quatro distritos: Porto de Moz, Souzel, Vilarinho do Monte e Veiros.
Em face do Decreto-Lei nº 3.131, de 31 de outubro de 1938, que estabeleceu a divisão para o período 1939-1943, pertenceu como os mesmos distritos, apesar do distrito sede haver perdido para Vilarinho do Monte o território da zona de Tapará. Atualmente, possui somente 3 distritos: Porto de Moz (sede), Vilarinho do Monte e Veiros. 

Significado:                                                                                                                                                          

O topônimo, de origem portuguesa, significa porto em que há muitas pedras.

Aniversário da Cidade

19 de Novembro

Gentílico

porto-mozense

População

33.951 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Porto de Moz tem uma beleza natural exuberante, uma bela praia, um lindo rio à sua frente, além da floresta ainda tem os campos de várzea. Venha conferir!

Clima:

Quente e úmido

Temperatura Média:

Entre 22 à 35º

hspace=0 COMO CHEGAR:

Só por via fluvial ou aérea

Localização

Baixo Amazonas

Limites:

Fica entre, Almeirim, Gurupá, Senador José Porfírio e Melgaço

Acesso Rodoviário:

Não existe

Distâncias:


Da Capital:

600 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:
Tempo de férias escolares em julho tem o FESTSOL na práia da chácara,passéios pelos os rios entre campos naturais e passeio com jetsky entre outros duas festas religiosas por ano a do padroéiro São braz em junho começa dia 06 até dia 16 e Bom jesus dos navegantes em outubro.

Principais Pontos Turísticos:

Um campo natural chamado campo grande praia da chácara,dança do gambá na comunidade dos remanescentes de quilombos.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Só em Julho

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO DE MOZ

E-mail:

Telefones: (93) 3793-1251

Sites: http://www.portodemoz.pa.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:
 ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (93) 3793-1799

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

Uma Delegacia da Polícia Civíl e um Batalhão da Polícia Militar

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

José de Melo e Silva, Diógenes Jose Varejão, Francisco Cruz,ex prefeitos, Luíz de Lima Cardoso, Edilson Cardoso de Lima,atual prefeito.

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

vários hotéis,Kitnets e o Restaurante e Pizzaria Ideal com violão e voz às sextas e sábados a noite.

Possui o Hospital Ana Nery e 06 Postos de Saúde

Comentários de Porto de Moz

Olha porto de moz é um lugar que tem um toque da natureza,quando Deus crio, ele demostrou o seu poder pois beleza tem muita...eu já visitei muito e um dia vou visitar novamente se Deus me permitir. cidade bastane acolhedora.
Por: Fabiano Oliveira Barbosa

é uma linda cidade,praia linda é muitu mais bairros legais pessoas legais ,gostei muitosescolas bacana
Por: alvaro campos

eu amo essa cidade linda e maravilhosa terra boa de se viver espero um dia morar eternamente na minha terra querida
Por: juscelino

que fotos legais né [red]mas não é mesmo de ver ao vivo
Por: poli

Bom com eu posso fala de port de mox uma cidade maravilhosa,que a cada ano que passa fica mais linda ainda.. cidade de pessoas simples que sempre recebem seus visitantes com muita alegria tem lugar melhor que esse.. não é a toa que ela é chamada de pérola do xíngu..
Por: darivan

Nunca visitei Porto de Moz o que só aumenta minha vontade de fazê-lo. Irei em breve, de preferencia num período de calmaria... sem agitação... pra conhecer a cidade como ela realmente é. Me aguardem! Portomozenses (é esse mesmo o termo?) voces vivem numa cidade apaixonante. Abraços a todos.
Por: renatobarrosbarbosa

Caso Ponto Turistico de Porto Móz, esqueceram do principal ponto turistico do municipio:o maravilhoso rio Guajará, sua fauna e flora imprensiona qualquer vivente.
Por: ademar costa do amaral

PRAIA DO MARUA,COM UMA MARAVILHOSA PRAIA,COM AGUAS CRISTALINAS,LOCAL BOM P/ PESCA,COM RESTAURANTE,E CLUB MARUÁ.CONTATO 93-3793-12-24
Por: JOANA DRC

cidade,tranquila que amo muito,com praias maravilhosas peixe em abundancia
Por: joana

Porto de Moz tem uma beleza natural exuberante, uma bela praia, um lindo rio a sua frente, além da floresta ainda tem os campo de várzea. Quando visitá-lo, não deixe de conscientizar as pessoas sobre a importancia de preservar a riqueza natural amazônica.
Por: Raimundo X. Fernandes

essa minha cidade e muito linda ja estou com saudades dela da praia q e belissima e tudo q tem na minha cidade e lindo e muitooooooooooooooooooooo lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa mesmoooooooooooooooooooo ate em breve
Por: luiza

estou com saudade dessa cidade maravilhosa com praia mais linnnnnnnnda do mundo
Por: glyson

falar sobre porto de moz e muito facio pois nascir e me criel nesta cidade,linda e maravilhosa,gosto muito dessa cidade,espero um dia poder voutar a morar ai ,amis em quanto isso fico vendo fotos das maravilhas que porto oferece um abraço a todos potomozences.
Por: lucia botelho

porto de moz cidade linda estou com muitas saudades de tudo praias maravilhosas,pessoas hospitaleiras,sou portomozense com muito orgulho espero voutar um dia para morar.um abraço a todos
Por: lucia botelho

essa é minha cidade maravilhosa, aqui é o melhor lugar para se viver. venha pra cá.
Por: gilvan

Se Deus permitir em breve visitarei minha terra natal porto de moz, que tanto sinto saudade desse lugar maravilhoso onde passei toda minha infância e juventude.
Por: Raimundo X Fernandes

porto de moz é a melhor cidade do mundo para se viver bem se vc quer alcançar os 100 anos de idade va para porto de moz e vc concerteza vai viver porque portyo de moz é um pedacinho do paraizo.
Por: Pr. Paulo de Souza dos Santos

adorei a cidade de porto de moz dou nota 1000 pra ela isso porque eu vir peles fotos imgina s/ eu for passa asferias v/ 1000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000
Por: joao da silva pinheiro

Porto de Móz é sem dúvida, uma cidade linda, saudável, onde vc ainda pode encontrar paz de espírito, além das maravilhas naturais q a cidade apresenta. Grande abraço, visite vc ñ irá esquecer!!!
Por: Lady Ana de Deus

PortO de Moz e uma cidade MuiitO LiindA Boa pra si viver eu amo de paixao beiijoss
Por: elizelma

Porto de Moz, cidade que no momento ainda não e conhecida nacionalmente, mas um dia será, mas quando este dia chegar todo povo portomosenzer ficará orgulhoso da sua cidade que ande era uma pequena vila agora ela cresceu ser tornou uma cidade de rica cultura.
Por: Jhemison Martins

TEMOS PRAIAS BELISSIMAS,O CARNA-PORTO É UM CARNAVAL IMCOMPARÁVEL,VENHA CONHECER.E O FESTSOL NOTA 1000.
Por: ROSEANE

Sou Técnica de Enfermagem, estou morando fora desse linda cidade há mais de dez ano, porém não tenho palavras para descrever suas belezas e encantamentos. Pois suas belas paisagens - rios, pássaros, lagos, praias, são de extrema perfeição e não poderia ser melhor. São por coisas como essas que todo o mês de julho eu visito essa cidade.
Por: Leidiani Braga

Porto de Moz, cidade linda e hospitaleira. Conhecida como a princesinha do Xingu pelas belezas naturais que somente Porto de Moz pode proporcionar aos vizitantes. Não esquecendo a nossa maravilhosa praia da chácara, onde acontece o melhor festival de verão do este do Pará "O FESTSOL", onde vc pode presenciar o pôr do sol mais lindo do Pará. Venha conhecer nossa cidade. Julho mês do FESTSOL. By
Por: Benedito Gonçalves

Eu amo Porto de moz,sempre passo minhas ferias la.Mais queria que a prefeitura investisse mais na beleza natural de la.beijos!
Por: barbara-Santana-AP

E uma otima cidade e diversao concerteza nao tem lugar melhor que esse para curtir as férias entao nao deixem de ir lá e ótimo
Por: gleidson ferreira varejao

e uma cidade linda eu gosto muito de porto de moz e a cidade que a minha familia mora
Por: franciney pinheiro

Cidade linda, cheia de belezas naturais, cultura. Sem contar com a animação do povo, que poucas cidades tem. Porto de Moz, o Paraiso do Xingu.
Por: Lurbelly Lima

minha cidade é linda maravilhosa no mês de julho é mais divertido e quando acontece o fest sol amo d+ porto de móz......
Por: daniella almeida

Cidade maravilhosa a perola do xingú, aonde tem aquela agua cristalina... Linda a cidade
Por: Jarlison

essa cidade e maravilhosa, a melhor do pará, mas temos que preserva-la, pois senão a poluição tomara conta.
Por: Luna Fonseca

Belas prais ,povo acolhedor quem viu não a esquece ,quem a conhece sempre quer voltar,comeu acari e bebeu água do xingu.Não vai +embora daqui.Eu amo a minha cidade.
Por: maria do carmo bezerra sousa

morei em porto de moz durante oito anos, de todos os lugares que já passei esse sem dúivida e o melhor!! as pessoas são realmente acolhedoras, minha mãe mora á 12 anos lá. beijo mãe!!!
Por: joyce santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Porto de Moz

Envie seu comentário sobre Porto de Moz

banner