Ponta de Pedras

Ponta de Pedras-PA
banner

Bem-vindo a Ponta de Pedras!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Ponta de Pedras, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

Informações de Ponta de Pedras

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Desconhece-se, precisamente, a origem histórica do município de Ponta de Pedras, localizado na zona fisiográfica do Marajó e Ilhas. Sabe-se, porém, segundo crônicas, que fora fundado em 1737, com a criação da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição. Na época, a localidade denominava-se Mangabeira.
Após a proclamação da Independência, e, conseqüente adesão ao novo regime, em 1833, com a nova divisão da Província do Pará em termos e Comarcas, Ponta de Pedras teve o seu território anexado ao do município de Cachoeira. Essa situação perdurou até 1877, quando dali desmembrou-se para ser erigido em Vila e município.
Nessa condição permaneceu até a Independência do Brasil. Entretanto, em 1930, em virtudes da criação do município de Arari, mais tarde Itaguari, os municípios de Ponta de Pedra e Cachoeira foram extintos e os seus territórios passaram a integrar ao da nova unidade autônoma, até que, em 1938, Itaguari passou a chamar-se Ponta de Pedras.
Formação Administrativa, Distrito criado com a denominação de Ponta de Pedras, em 1757, elevado à categoria de vila com a denominação de Ponta de Pedras, pela lei provincial nº 886, de 18 de Abril de 1877. Sede na vila de Cachoeira, instalada em 30 de Abril de 1877. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município aparece constituído de 10 distritos: Ponta de Pedras, Araquiçava, Itacuan, Rio Fábrica, Rio Puxador, Rio Fortaleza, Alto Anabiju, Baixa Anabiju, Igarapé Panema e Urinduba. Pelo decreto estadual nº 6, de 4 de Novembro de 1930, é extinto o município de Ponta de Pedras, sendo seu território anexado ao município de Cachoeira. Pelo decreto estadual nº 78, de 27 de Dezembro de 1930, é extinto o município de Cachoeira, passando o distrito de Ponta de Pedras a pertencer ao município de Arari.

Gentílico 

Ponta-pedrense

Significado do Nome

O topônimo atual, de origem portuguesa, foi dado ao município em virtude do acúmulo de pedras existentes ao seu redor. Já Itaguari, de origem indígena, significa “rio do morador das pedras” ou “rio das barreiras”. Aos habitantes do lugar dá-se o gentílico de “ponta-pedrenses” ou “itaguarienses”. 

Aniversário da Cidade


Gentílico

ponta-pedrense

População

25.989 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Marajó

Limites

Norte: Santa Cruz do Arari; Sul: Barcarena; Leste: Cachoeira do Arari; e Oeste: Muaná e Anajás.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

41 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA DE PEDRAS

E-mail:

Telefones: (91) 3777-1608

Sites: http://www.prefeituradepontadepedras.pa.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

E-mail:

Telefones: (91) 3777-1221

Sites: 

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ponta de Pedras

CONHEÇO MUITO BEM AQUELA CIDADEZINHA MARAVILHOSA. ELA É BASTANTE ANIMADA, EM QUALQUER ÉPOCA DO ANO, PRINCIPALMENTE NOS MESES DE JUNHO, JULHO E CARNAVAL. TEM PRAIS DE ÁGUA DOCE, BANHADAS PELA BAIA DO MARAJÓ. VISITE, VOCÊ NÃO VAI SE ARREPENDER.
Por: RÚBIA REIS

e uma cidade muito bela e ,encamtadora um povo alegre sem comentario so conhecendo mesmo abs....
Por: odirley da silva santos

é uma das cidades mais lindas do Brasil. Eu recomendo. quem vai uma vez até lá sempre volta
Por: maryana Rios

A CIDADE DO MARAJO Q ME ENCANTEI, A PRAIA DE MANGABEIRA E MUITO BONITA CONHECA VC TAMBEM
Por: kamilla

sem dúvida é uma das cidades mais bonitas do Brasil.
Por: SUELI RIBEIRO

Não é atoa que e conhecida como princesinha do marajó. Trata-se de uma cidade belissíma.
Por: Esmeraldo Tavares

Tudo de bom minha cidade natal,praia melhor do que mangabeira ta dificil um abraço a todos.
Por: andreia

Ponta de Pedras têm seus pontos fotes na virada de ano, no carnaval com varios blocos e movido a alcool na terça de csrnaval. na semana Santa têm a tradiocional peça teatral "O massacre de Cristo". encena pela Associação cultural Dalcio Jurandir, em abril dia 30 têm o aniversario da cidade com uma ampla programação. Em julho t~em varias atividades: canoagem, futebol de Salão, Shows na casa Cabocla. T~em a programação da praia de mangabeira. Em nobembro Têm o círio de Nossa Senhora da Conceição (maior festa religiosa e cultural da Região). visite Ponta de Pedras e se apaixone. Francisco Morais [email protected] (91)84016005/37771326
Por: Francisco Pereira Morais

este lugar é lindo!!amo de paixão!minhas férias de julho todos os anos é sempre lá,tenho fotos lindas...assim que poder vou enviar.
Por: silza

Eu amo Ponta de Pedras, não sou deste lugar ,mas sempre q posso estou lá . É um lugar lindo, de pessoas maravilhosas, que acolhem de braços abertos q nos fazem sentir como se estivessemos em casa.
Por: Adriana oliveira

Aqui ainda se consegue viver em paz conhecendo nossas maravilhosas praias e lugares encantadores do nosso municipio venha e confira.
Por: DIVANOVIKRY

sou de ponta de pedras.atualmente moro em belem!adoro essa cidade;estarei ai pelo aniver da cidade.bjsssssssssss
Por: suely rabelo

Cidade onde passei muitas férias na primeira juventude e que gosto muito.
Por: Antonio Ernesto Teixeira da Silva

Sou Pontapedrense de coração,nasci e vivi até os meus 14 anos no sítio chamado Santana onde corri nos campos molhados pela chuva,ouvi o canto dos passáros e conheci pessoas maravilhosas.Quanta sau dades eu tenho deste lu gar .Por que não me deixaram por lá ?
Por: IRAMITA RIBEIRO TEIXEIRAi

conheço e amo de coração,é um lugar com encantos e misterios...lindo,lindo,lindo
Por: silza rodrigues

eu nasci e me criei en ponta de pedras hoje en dia moro en belen mais amo e nao esqueso de ponta de pedras linda e maravilhosa beijossss....
Por: dariany teixeira barbosa

minha cidade linda e maravilhosa. Meu cantinho, mi ha terra, meu cheiro.Amo essa cidadezinha.
Por: josi brito

tenho familiares em ponta de pedras mais so vim conhecer a cidade no carnaval desse ano achei a cidade uma maravilha,ponta de pedras é otima tem lugares interessante como a praia de mangabeira , pretendo viajar de novo e connhecer outros lugares q não conhecir
Por: michelle

Simplesmente minha cidade,é um show de bola literalmente falando.uma cidade pequena com requintes de 'cidade pequena'mesmo.apesar de todos os problemas,eu não deixo e troco minha cidade por nem uma outra qualquer.po isso então não deixe de visitar nossa cidade.tenho certeza que vc6 irão gostar e se apaixonar.um abraço a todos desse brasil imenso.
Por: junior kacyporana

Vim para essa terra maravilhosa com 17 anos, construi minha família aqui, e nunca mais fui embora... Eu amo esse cidade......
Por: Mirna Zrpellon

eu sou de ponta de pedras amo ponta de pedras minha querida terra
Por: thiago

Ponta de Pedras na ilha do marajó - Pará.Uma cidade que conheço a pouco mais de 14 anos, uma cidade adoravel de um povo simples, alegre e hospitaleiro, de praias maravilhosas e de paisagens lindas.Conheça Ponta de Pedras vc vai adorar.
Por: nonato caldas

AMO PONTA CIDADE MARAVILHOSA QUEM COLHECE NUNCA ESQUECE
Por: JOSIANE BANDEIRA

A PRAIA GRANDE ESTA UMA MARAVILHA VISITEI ESSE FIM DE SEMANA TA UMA MARAVILHA PARABÉNS PELOS ORGANIZADORES
Por: JOSIANE BANDEIRA

Além de conhecer,sou deste lugar e adoro, as praias são minha paixão.Adoro esse pequeno lugar no Brasil.
Por: cristiani Alves

moro em ponta de pedras des de pequena e me orgulho dessa cidade maravilhosa esta riquesa que e ponta de pedras
Por: iris beatriz

Nasci, cresci e pretendo viver aqui sempre, cidade de Ponta de Pedras, uma beleza a qual muitos desfrutam e muitos ainda não conhecem. Venha e conheça Ponta de Pedras, a tão famosa Princesinha do Marajó. Nossas belas práias e nosso povo acolhedor.
Por: Johnny da Silveira Ferreira

TU ÉS BELEZA COROADA DE PEDRAS TU ÉS TÃO BOA OU PONTAS DEPEDRAS, A ORLA DA PRAIA DA MANGABEIRA É MARAVILHOSA, COMER CAMARÃO ASSADO NA BRASA COM AQUELE GELO É TUDO DE BOM,TOMAR AGUA DE CÔCO.OBRIGADO POVO PONTAPEDRENSE PELAS MARAVILHAS.
Por: RAIMUNDA BANDEIRA

Ponta de pedras,e uma cidade maravilhosa,ospitaleira, com pessoas amiga,como o Clube dos Amigos,pessoas umildi,pronta pra ajudar aquem precisar.Tem belas praias,Hospedagem que nao deixa a deseja a nem uma outra cidade, isto e Ponta de Pedras
Por: julio lindomar

Durante um periodo de 10 anos passei férias e feriados em ponta de Pedras foram maravilhosos e tenho belas lembranças hoje há fazem 12 anos que não vou lá mas ja estou me preparando para passar o carnaval com meu namorado e matar saudades. E do seu povo.
Por: Margot Souza

Essas fotos são lindas e gostaria de ver também as fotos das praias de tartarugueiro.
Por: Rosilene

Essas fotos são lindas e gostaria de ver também as fotos das praias de tartarugueiro.
Por: Rosilene

Ponte de Pedras é tudo de bom que existe na ilha do marajó!!!!!
Por: Nelson Coelho

è a cidade mais linda do marajó, e quem estiver disposto a conhecer belas praias e a visitar uma cidade hospitaleira e de pessoas acolhedoras , este é o lugar ideal, ou seja, o melhor lugar do mundo!!!!!!
Por: Ramom Bandeira

Uma cidade muito agradável, em especial suas praias, igarapés e fazendas.
Por: Antonio Ernesto Teixeira da Silva

Linda Cidade! recomendo também conhecer o interior desta cidade, tais como Santana, Tartarugueiro, Rio Ipauçú, entre outros.
Por: Gil Castro

Gostei muito da cidade e dos moradores, curti bastante a Praia, bebi aquela CERPA GELADA, um dia ainda volto lá. bybybybyby
Por: Valter Gomes Silva

venha conheser minha cidade ela e maravilhosa daqui não saio nunca.
Por: tiago

Como mudou a Praia de Mangabeira, gostei muito, este video é um sucesso. Abraço Valter Gomes Silva Goiano
Por: VALTER GOMES SILVA

lindas fotos parabens adorei. que lugares maravilhosos de repente bateu uma saudade
Por: creuza rodrigues

Nasci aqui em uma comunidade ribeirinha chamada urinduba,estudei até o ensino o médio, fui para a capítal estudei(continuei estudando,andei pelo Brasil a fora, trabalhei, retorneio e atualemente continua aquí: trabalhando e estudando.Ponta de Pedras é uma cidade que vai se inventando, mesmo que o desenvolvimento seja lento o povo é hospitaleiro, estudioso,com vaiors Pontos turisticos e sempre quer mais.Por isso estou aquí a luta não para estamos em eterno estado de mudanças. Fransico Morais-Reporter Email/urkut:[email protected]
Por: FRANCISCO PEREIRA MORAIS

e a praia +incrivel q ja conheci ,nao existe outra igual.se vcs forem la,irao sempre voltar bj
Por: selma santana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ponta de Pedras

Envie seu comentário sobre Ponta de Pedras