Magalhães Barata

Magalhães Barata-PA
banner

Bem-vindo a Magalhães Barata!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Magalhães Barata, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Magalhães Barata, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1961. A localidade está em uma altitude de 50m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.347 habitantes. A área total de Magalhães Barata é de 328,0km², e sua densidade demográfica é de 25,45hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Magalhães Barata-PA é 68722-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Magalhães Barata

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

O núcleo populacional que deu origem ao Município surgiu às margens do Rio Cuinarana, com famílias dedicadas à lavoura de subsistência e pesca. A povoação inicial denominou-se Cuinarana, em referência ao curso dágua que corta a sede municipal. Este nome perdurou muito tempo, atravessando séculos.
A Lei Estadual nº 1.039, de 29 de novembro de 1907, criou o distrito de Cuinarana, em território do Município de Marapanim e a Lei Estadual nº 2.460, de 29 de dezembro de 1961, criou o Município de Cuinarana, com denominação alterada para Magalhães Barata.
O território do novo Município foi constituído com desmembramento das jurisdições de Cuinarana, Cafezal e parte de Marudá, integrantes do Município de Marapanim. Até os dias de hoje é comum as pessoas serem lembradas pelo gentílico cuinaranaense, fato plenamente justificado pelo longo tempo que a localidade permaneceu com este nome.

Significado do Nome

Em homenagem ao grande líder político paraense Joaquim Magalhães Cardoso Barata, que, por inúmeras vezes, esteve, de forma brilhante, à frente do executivo estadual.

Aniversário da Cidade


Gentílico

Até os dias de hoje é comum as pessoas serem lembradas pelo gentílico cuinaranaense, fato plenamente justificado pelo longo tempo que a localidade permaneceu com este nome.

População

8.000 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Magalhães Barata é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 00º4738 sul e a uma longitude 47º3555 oeste, estando a uma altitude de 50 metros. Sua população estimada em 2004 era de 7 885 habitantes. Possui uma área de 328,1559 km².

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Nordeste Paraense

Limites

 

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

124 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MAGALHÃES BARATA

E-mail:

Telefones: (91) 3812-3032

Sites: http://www.pmmagalhaesbarata.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (91) 3812-3133 / 3041

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:





 



 

Comentários de Magalhães Barata

Maior Personagem Humana e Politica que Belem Já Teve
Por: Sergio Lobo

UMMMMMM MARAVILHA TER VISTO AS FOTOS DA MINHA CIDADE NATAL,,, SERIA INTERESSANTE SE TIVECE MAIS FOTOS ...
Por: paulo henrique bentes

Lindas fotos! Penas que são apenas algumas, gotaria de ver mais fotos. Em breve eu, também postarei as fotografias que tenho, não somente da cidade de Magalhaes barata, mas também sobre suas localidades e vilas, já que sou morador e admiro a raça e garra desse povvo que além de pobre e sofrido, pe cheiodegraça e alegria!
Por: Eud Corecha da Costa

Adorei as fotos da minha cidade, gostaria de ver mais fotos neste portal. Pois é muito importante divulgar o que as cidades no noreste paraense tem a oferecer aos turistas!
Por: Eud Corecha da Costa

é uma cidade pacata otima para descanso para deixa o extresse da cidade grande para trás gosto da vila de cafezal para descansa. senpre que estou em belém estou la com a familia onde no futuro penso fixar residência para mora. bem na parte de turismo e preciso é ter gente para desenvolver as atrações na época de ferias para atrair turismo na cidade é uma cidade que tem muito a ofereser faltar ser explorada no ceu potencial que ela tem para o ferecer.
Por: carlos jaques e ray

COMO FILHO DA CIDADE PARABENIZO O POVO OSPITALEIRO
Por: ANDRE

EU SINTO MUITO FALTA DESSA ÁGUA GOSTOSA QUE BANHA ESSES CORPOS!
Por: GILL GANN

olá pessoal do site!??eu fico com o meu coração apertadinho só de pensar e lembrar do meu canto mas lindo:quintal de casa,junto da minha vó deitado em uma rede em baixo da sombra da manqueira!!!!!!!êta coisa boa que não volta mas. pessoas vcs precisam colocar mais imagens da nossa mag-city,quero ver sempre...... eu já faleu tanto dessa cidade que as vezes eu choro de saudade dela e desse povo MARVILHSO! EU AMO MINHA CIDADE!!
Por: gill gann

ADOREI PQ TEM FOTO ATE DA MINHA VILA PRAINHA,FICOU DE BOLA...EU AMO MINHA CIDADE MAGALHAES BARATA...BJUS P TDS
Por: MARIA INES OEIRAS MENEZES

conheço,mas a foto que ta como sendo de magalhães barata,é a frente de cafezal,mas ñ deixa de ser lindo lugar,com pessoas bastante hospitaleiro e ñ somos pessoas pobre e nem sofrido como diz o rapaz do comentario anterior, que escreve povo com w, muito obrigada.
Por: danny lopes

mto boa para viver e um exelente lugar para passar férias
Por: gielson

Cidade pequena com cerca de 8 mil hab. aproxid. Mais com uma imensa capacidade de fazer amizades, pois sua população é de uma simplicidade e humildade que contagia os visitantes que por aqui visitam-nos.
Por: Rosinaldo L. Sousa

Tenho boas recordações da minha terrinha PRAINHA. Há bastante tempo não passo por lá. Quem tiver + Fotos favor postar. Quero ver como está hoje. Jair
Por: J.Palheta "Jabá"

Amo esse municipio principalmente cafezal minha terra natal
Por: Nora oliveir

uma boa orla muitos igarapés com agua critalinas e muita paz e uma vista para o mar.onde possamos ver o por do sol é uma das mais belas passagens que se posa curty
Por: carlos alberto jaques da silva

To com saudade da terrinha. Ja faz um tempinho q nao vou ai.No Proximo final de semana estarei passando cedo, com destino a PRAINHA, antes um banho em Mag.Barata, Santo Antonio e por fim despescar o curral la na PRAINHA, fazer o famoso AVUADO, c/a galera. Um abraco a todo o pessoal que acessa. Jair Palheta.
Por: Jair Palheta

Muito bom ve minha cidade natal aqui de Macapá!!!!!!
Por: jony braga

Apenas um lembrete a todos os conterrâneos q acessam o site. Precisamos DIVULGAR MAIS a nossa Cidade Magalhães Barata. Um Abraço a todos.
Por: J.Palheta

magalhães barata é cidade pequena e muito acolhedora.possui varios igarapes,mas o mais bonito é o santo antonio.gente simples mas muito hospitaleira.ah,quem for a mag. barata,precisa conhecer a vila de cafezal e sua orla que a noite fica lotada para uma boa azaração.
Por: marcio do nascimento de sousa ribeiro

como ñ falar bem de mag.barata,uma cidade que aprendi a gostar nas minhas viagens a trabalho para a vila de cafezal.tenho muito orgulho da sua gente,um povo trabalhador e ñ sofredor como andam dizendo por aí.suas maravilhas naturais que encantam quem chega por lá.um abraço pro seu barbinha,comerciante de cafezal.tamara que logo,logo volte a fazer o meu trabalho de volta pra rever os meus amigos
Por: marcio do nascimento de sousa ribeirom

muito bom!!!! sou de magalhães barata e o meu orgulho por essa cidade só aumenta vendo essas fotos. muito massa! parabéns
Por: luis felipe

Bela cidade p/quem quer se divertir e fazer novas amizades, pois nesse lugar tem muita gente humilde e alegre,cada balneário um melhor que outro,peixe de todo tipo,terra dos festivais e do carimbó,existe também dois clubes de futebol mais antigos (central e cuinarana),tem também vários pontos turisticos,moro em Belém, por ser nativo desse lugar sinto muitas saudades principalmente da minha família que ainda reside neste lugar tão maravilhoso,DEUS abençoe esta humilde cidade.
Por: Reinaldo

eu morei quando criança em mag.barata e amo de paixao sou da familia borges uma familia tradicional da cidade.e sempre vou a cidade pena que perdeu um pouco aquela essecia de interior mas esta mas bonita.
Por: denise maria borges dos santos

uma cidade maravilhosa ,acolhedora e muito abençoada quem vai pela primeira vez sempre pede para voltar ,eu amo minha cidade...eternamente MAGALHAES BARATA...ETERNAMENTE CUINARANA ...
Por: jeidson

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Magalhães Barata
Fundação:
1961
Altitude:
50m
População:
8.347 habitantes
Área:
328,0km²
Densidade Demográfica:
25,45hab/km²
CEP:
68722-000

Envie seu comentário sobre Magalhães Barata

banner