Irituia

Irituia-PA
banner

Bem-vindo a Irituia!

banner

Comece planejando a sua viagem para Irituia utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Irituia e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Irituia.

A cidade de Irituia, localizada no estado de Pará (PA), foi fundada no ano de 1935. A localidade está em uma altitude de 25m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 26.749 habitantes. A área total de Irituia é de 1.384,2km², e sua densidade demográfica é de 19,32hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Irituia-PA é 68655-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Irituia

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Situado na zona fisiográfica denominada Guajarina, data de 1725, quando foi concedida sesmaria a Lourenço Ferreiria Gonçalves, antecessor de Lourenço de Souza Pereira, que fundou a capela de Nossa Senhora da Piedade. Em 1754, o Bispo Frei Miguel de Bulhões erigiu a referida capela em freguesia. Assim, entrou Irituia para o século XVIII e para a Independência. Irituia adquiriu categoria de Vila e município no ano de 1867, sendo extinto em 1868, em virtude de dissensões políticas geradas entre liberais e conservadores, no município de Ourém, a que Irituia era subordinado. Em 1879, Irituia readquiriu sua condição de Vila e município e, em 1886, foi extinta pela segunda vez. A emancipação político-administrativa de Irituia ocorreu, também em 1889 e a instalação se deu em 1881. Porém, em 1930, o município sofreu nova supressão, ficando o território anexado ao de São Miguel do Guamá. Há controvéssia em relação à data definitiva de sua restauração. Entretanto no quadro da Divisão Administrativa relativo a 1933, Irituia figura como município, constituído por um só distrito: o de Irituia.

Significado do Nome

Os habitantes do lugar receberam a denominação de “Irituienses”. O topônimo Iritua, de origem tupi – I-ri-tuia – significa “corredeira velha antiga”.

Gentílico 

Irituiense 

Aniversário da Cidade

12 de Outubro

População

39.382 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Irituia é uma bela cidade, com um grande desenvolvimento em suas culturas.

Clima 

 

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Guamá

Limites

São Miguel do Guamá/ Capitão Poço/ Mãe do Rio e São Domingos do Capim.

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

170 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IRITUIA

E-mail:

Telefones: (91) 3443-1175

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625   

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://portalirituiapara.blogspot.com.br/

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Irituia

sou natural de irituia, moro em S/P e Rio ,sou filho do sr. Antonio Cordeiro que mora no Pinheiro - gostaria de manter contatos com pessoas da minha terra. receber fotos
Por: jose maria cordeiro

irutuia e mu lugar muito especial pra mim pois foi la que nasci e tenho muito orgulho de ser irituiense. quem não conhece visite pois vai ser bem recebido.
Por: geziel lopes de lima

É um municipio bem alegre tem muitos garapes tem rodeio tem carinbó o rio irituia que é uma maravilha de tomar banho é bem linpo lá é a cidade da moto tem muita moto lá meu tio é veriador de lá la é muito bacana.
Por: matheus

Amei acidade de Irituia ! É muito firme. Os seus lugares, suas praças e principalmente o seu Festival da Cultura que diga-se se passagem é o máximo! Super Pop Até a morte! Irituia amei você! bjiinhos!
Por: Suellen Miranda

Irituia é a cidade mais linda do Pará, tem lindos recantos que merecem ser visitados, como a vila pedra, o rio irituia para aquele banho, e no mês de Janeiro tem o festival do Carimbó, em Julho o Festival da cultura, em Outubro o aniversario do municipio no dia 12, e tambêm o cirio da padroeira sempre no ultimo domingo, façanos uma visita e tome agua do rio irituia, que vc vai querer sempre voltar. abraços e seja bem vindo a melhor cidade do mundo.
Por: Antonio Paulo

moro em sp mais sou de irituia minha familia mora nesta cidade tenho muita saudades de tudo ai,que bom ve pelo menos por fotos a minha querida irituia de que tanto amo e que nunca vou esquecer
Por: lena

EU CONHEÇO IRITUIA MUITO BEM EU NASCIR NO INTERIOR DE IRITUIA,AMO ESSA CIDADE MARAVILHOSA COM GENTE HUMILDES E BOAS SEM FALAR NOS GATOS!!!
Por: MARIA DE NAZARÉ MOURA DA COSTA

IRITUIA É UMA CIDADE PEQUENA ,MAS COM MUITA COISA PARA SE APROVEITAR !!O QUE MAIS GOSTO É DAS FESTAS E DA BEIRA DO RIO SÓ DA GENTE DE BOM SENSO!!
Por: MARIA DE NAZARÉ MOURA DA COSTA

Conheço a cidade de Irituai desde a minha infancia, é um lugar muito agradavel e hospitaleiro com igarapes maravilhosos, água gelada..., cidade que vive da agricultura, muito boa para curtir nas férias e nos finais de semana.
Por: MARIA CRISTINA BARBOSA DA SILVA

Cidade maravilhosa povo mitos legal venha conhecer melhor nossa cidde creio q ñ irar se arrepender. tambem sou fotografo e tenho varias fotos pra ser divulgada de nossa cidade.
Por: Pedro Lima

Não conheço ainda, mas tenho um amigo que é muito bacana e fala muito de lá. Logo que possível irei visitar está bela cidade.
Por: marcos

São nas cidadezinhas que encontramos a paz e tranquilidade. E na minha Irituia, não poderia ser diferente, pois quem vem aqui com certeza fica com saudade ao ir embora, sorte nossa q residimos aqui, e temos várias opções naturais para lazer, quando precisar! Amo-te Minha Irituia.
Por: Tiago Lima

Sou filho de irituia, a qual tenho muito orgulho, nesta cidade nasci e me criei, quem não conhece precisa conhecer, pois nela tem o carimbó e o festival da cultura, estes são os mais importantes festejos culturais desta cidade maravilhosa. O carimbó acontece no mês de janeiro e o festival da cultura no mês de julho.
Por: ivaldo ney

Irituia é um lugar senssacional, show de bola mesmo, aquele camarão da beira do rio é inesquecivel, o festival da cultura em julho, é umas das festividades da cidade mais esperada do ano. recomendo, visite Irituia, vc nao irá se arrepender
Por: carlos

eu amo irituia, tem muitas coisas boas por ai as pessoas são maravilhosas, eu amo a minha familia e sabe onde ela mora ai em irituia terra onde nasci tenho orgulho disso.
Por: rosangela

foi nessa cidade que cresci, sou filho de irituia bebo chibé... saudades dos amigos de infancia e dos campos de futebol sem falar no banho de rio,no carimbo e outros encantos. te amo minha cidade
Por: ronnyvaldo

irituia eu estou muito felis ve a tera natal odrair- de manaus am
Por: odrair cordeiro de souza reis

Irituia é uma bela cidade, com bastantedesenvolvimento em suas culturas e um lugar muito calmo.
Por: angela maria pereira

Valeu galera do portal "férias",fiquei muito feliz em aceitarem meu comentário.Atualmente moro em Natal-RN,no entanto não há um só dia que não penso na minha cidade maravilhosa.àqueles que quiserem entrar em contato,meu email é esse:[email protected]. Saudades do banho no rio e do festival da cultura
Por: Ronnyvaldo freitas

nossa terra é maravilhosa, beira do rio, bonitos igarapés, povo hospitaleiro, festas tradicionais. Veja você mesmo, as maravilhas de Irituia. aqui quem visita não esquece jamais!!!
Por: kley lobato

Apesar de ser distante e pequena, Irituia é uma cidade muito aconchegante mas que também possui alguns eventos e balneários como: FESTIVAL DO CARIMBÓ.FESTIVAL DA CULTURA, VILA PEDRA e outros..... Enfim, bjos e eu AMO Irituia!!!!!!!!
Por: MaryDoris

e o rio e o festival da cultura e as delicia do açai
Por: joseane

em poucas palavras uma cidade que parou mais e sem duvidas uma cidade linda pos sou filho.
Por: jailson reis

eu particulamente adoro a minha querida irituia terra de gente maravilhosa e acomchegante e das + belas moranas bjs pará minha irituia
Por: mizael

Gostaria de ver em fotos a localidade denominada VILA PEDRA, que possui belas formações rochosas, um igarapé espetacular. É um convite para relax e viagem mental imperdível.
Por: Antonio Hermilo da Costa e Silva

todas as minhas ferias eu vou pra irituia e eu adoro irituia e povo muito animado as festas de e muito legal eu gostei do show do forrozao love star muito legal amei muito legal parabes
Por: thallita valcacio

Não só conheço como também sou irituiense, pois amo muito a minha terra natal. Irituia é uma cidade maravilhosa, quem quiser comprovar é só fazer uma visita.
Por: Ivaldo Ney

Conheço profundamente a cidade de Irituia,às margens do rio do mesmo nome. Nasci e morei lá até aos ll anos de idade. Depois fui para Belém e,posteriormente.para o Rio de Janeiro e S.Paulo. No momento,resido em Curitiba/PR. Sempre visito minha cidade natal,para ver suas belezas e "matar" saudades dos amigos e parentes que ali residem. Irituia - acreditem - bem que poderia se destacar em todo o Brasil,desde que tivesse uma boa infraestrutura turística e maior divulgação jornalística. Vila das Pedras é uma excelente opção, dentre tantas outras. De qualquer forma, tanto a cidade como seus distritos, valem uma excelente programação de férias,para todos os brasileiros que gostam do Pará e,principalmente,da Amazônia. Um grande abraço - Péricles
Por: Péricles Borges - jornalista

adoreiiiii essas fotos da minha cidade irituia que bom saber que existe pessoas como vc que nos traz recordaçoes maravilhosas....obrigado
Por: lena

os igarapes o festival da cultura e as pessoas que são muito hospitaleiras
Por: zelia

estou com muita saudade de irituia principalpente do km:14 morro em minas gerais não foi posivel passa as ferias ai mais o meu irmão foi e vai trazer açai estou 9 anos cera que vou gosta ainda abroço p / todos paraense por favor envie fotos p/ meu E-mail:
Por: mariel souza de lima

boa tarde fala de irituia e um orgulho muito grande fala dessa cidade maravilhosa ospitaleira passei o festival do carinbo ai gostei muito espero ter outras oportunidades, para eu ir ater irituia obrigado de coração
Por: edivan luz

sou irituense cm muito orgulho mas no momento eu ñ estou morando lá mas é minha terra natal meus pais são todos de lá minha mãe olinda e meu pai anibal no momento estou morando no rio de janeiro mas amo muito a minha terra natal.........abraço irituense..
Por: emerson

Irituia, minha cidade, meu orgulho! Se hoje eu a amo à distância, não é culpa minha, a gente se afasta em busca de melhores condições, mas nosso coração fica lá cheio de saudades, da melancolia das tuas ruas e praças, das tuas crendices (cbra grande, matinta pereira, quem-te-dera, só quem já morou lá sabe do que eu estou falando..., dos encantos do teu rio e igarapés, de tua gente bela e hospitaleira. irituia meu encanto, como dói a saudade de não ver mais caminhar em tuas ruas meu querido pai, que tanto de amava.
Por: Ida Rosa

Sou irituiense apaixodana pela minha terra natal. Há 10 anos moro e trabalho em Horizonte-Ceará.Todo ano vou ate aí matar a saudade de familiares e amigos.O que mais sinto falta é da comida típica da região norte. abrços
Por: ramia oneide soares dos tnasos

Sou cidadão irituense, adoro meu povo. grande abraço. Francisco Paulo M. Barbosa
Por: Francisco Paulo Moutinho Barbosa

EU AMO A MINHNA CIDADE! EU SOU IRITUIENSE DE CORAÇÃO NASCI E CRESCI ALI,ATUALMENTE MORO EM BARCARENA. BJS ABRAÇO TODOS Q AMAM IRITUIA.
Por: HELTOM FONSECA

ATUALMENTE MORO BARCARENA! MAIS IRITUIA E A MINHA PAIXÃO EU AMO A MINHA CIDADE NATAL. BJS ADORO D+ IRITUIA!
Por: HELTOM FONSECA

eu sou de irituia no momento estou a trabalho em belem mais amo de todo o meu coraçao irituia pois e la que mora toda a minha familia irituia e um lugar muito legal tem varios festivais e uma paisagem imcrivel.
Por: francilene batista dos passos

eu conheço faz pouco tempo que eu nao moro mais la mais eu acho que o que tem de melho em irituia com certeza e as festas culturais e a ospitalidade do povo irituiense.
Por: francilene batista dos passos

Adoro minha cidade natal!! Tenho certeza quem passa em Irituia sempre volta...Festival da cultura, carimbo são algumas das nossas melhores tradições! Visete nossa cidade e ñ se arrependerá.
Por: shirley

Cidade maravilhosa, povo hospitaleiro e as trilhas nossa que maravilha. Já trabalhei na mesma e teno muita saudades!
Por: katia Silva

Saudades da beira do rio e do peixe frito do antigo arirambar. Sou filho do seu geraldo enfermeiro atualmente residindo no km 14. um abaço aos amigos de infancia que trago no coração.
Por: ronnyvaldo freitas

vou em irituia asemana que vem conhecer essa famosa cidader
Por: marriel

sou filho de irituia sai aos 11 anos mas precismete de itabocal stou atualment em tucurui mas, nas ferias starei ai bjs
Por: Alan

eu amo minha cidade natal, moro em pgm + nao esqueço essa cidade.......
Por: vanusa

EU MUNCA VOU ESQUECER DA MINHA QUERIDA IRITUIA, E DOS MOMENTOS MARAVILHOSO Q ESSA CIDADE ME PROPORCIONOU, MORO EM CUIABA + MEU CORAÇÃO ESTA AÍ SEMPRE!!
Por: CLEIDIANE MOREIRA(PRETA)

Saudades dessa cidade maravilhosa.No dia 11/05//2011 Meu pai foi sepultado no cemiterio de Irituia(geraldo freitas/enfermeiro) O vinculo e o amor pela cidade só aumenta.Em breve estarei por ai. Um grande abraço aos amigos tomadores de gengibirra.
Por: Ronnyvaldo

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Irituia
Fundação:
1935
Altitude:
25m
População:
26.749 habitantes
Área:
1.384,2km²
Densidade Demográfica:
19,32hab/km²
CEP:
68655-000

Envie seu comentário sobre Irituia

banner