Igarapé-Açu

Igarapé-Açu-PA
banner

Bem-vindo a Igarapé-Açu!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Igarapé-Açu, fotos, informações, os principais hotéis de Igarapé-Açu, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Igarapé-Açu

 

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

As primeiras referências históricas do município de Igarapé-Açu e o seu primeiro Núcleo Colonial, existente em 1895, aparece com o nome de Jambu-Açu, no final do século XIX. 
Em 1903, por meio da Lei Estadual nº 902, de 5 de novembro, o povoado de Igarapé-Açu foi criado e durante o governo de Augusto Montenegro, em 1906, mediante a promulgação da Lei nº 985, de 26 de outubro, o município foi instituído com terras desmembradas de Santarém Novo e do Município de Belém. Para organizar o município, foi nomeada uma Comissão, cuja presidência foi exercida por Ângelo Cesarino Valente Doce, o mesmo que, ao cumprir as suas atribuições iniciais, foi eleito Intendente do recém-criado município.
No ano de 1931, o município foi denominado de João Pessoa, pelo Decreto Estadual nº 264, de 4 de abril, em homenagem do Estado do Pará ao grande vulto da Revolução de 1930. Um ano depois da alteração de nome, o interventor Federal do Estado, no dia 25 de janeiro de 1932, elevou à categoria de cidade a vila do Município, mediante a promulgação do Decreto nº 595, o mesmo que criou a Comarca de João de Pessoa. O próprio interventor federal reconhecendo as exigências impostas pelo uso, assim como as reclamações dos habitantes do lugar, promulgou mais um Decreto de nº 2.972, de 31 de março de 1938, pelo qual ficou restaurada a denominação oficial de Igarapé-Açu.
Seu patrimônio territorial sofreu algumas transformações desde 1938. Por determinação do Decreto-Lei nº 3.131, de 31 de outubro de 1938, o seu distrito de Igarapé-Açu incorporou o de São Jorge de Jabuti, que pertencia ao distrito de Peixe-Boi. Em compensação, Peixe-Boi perdeu a área de Taciateua. Essas transformações configuraram o seu patrimônio territorial com cinco distritos: Igarapé-Açu, Nova Timboteua, Peixe-Boi, São Luiz e Timboteua, aparecendo desta maneira na divisão político-administrativa que vigorou no quinquênio 1939-1943.
Posteriormente, o Município de Igarapé-Açu perdeu os distritos de Nova Timboteua, Timboteua e Peixe-Boi, que, por força do Decreto-Lei nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, passaram a construir o Município de Nova Timboteua. Igarapé-Açu ficou com dois distritos: Igarapé-Açu e Caripi.
Em 1955, um novo desmembramento de seu território, para o surgir o Município de Santa Maria do Pará, a Lei nº 1.127, de 11 de março do mesmo ano, por meio da qual se pretendia executar a intenção, foi declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, em 04 de outubro de 1955, o Governador do Estado do Pará tornou insubsistente o desmembramento, em 26 de janeiro de 1956.
A persistência dos mentores da Lei nº 1.127 levou o Estado do Pará, desta vez, no ano de 1961, a conceder o desmembramento para concretizar o surgimento do Município de Santa Maria do Pará.

Significado do Nome:

"Igarapé-Açu" é um termo de origem tupi que significa "grande caminho de canoas", através da junção de ygara (canoa), apé (caminho) e gûasu (grande)

Aniversário da Cidade:

26 de Outubro

Gentílico:

Igarapeassuense

População:

36.414 habitantes - censo IBGE/2012

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma pequena cidade do Estado do Pará, rodeada por vários igarapés que deixa o clima muito gostoso. Povo alegre e acolhedor deixando no turista sempre a vontade de voltar. Convidamos também você para conhecer.

Clima:

Equatorial super-umido

Temperatura Média:

26º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Nordeste Paraense 

Limites:

Ao Norte - Municípios de Marapanim e Maracanã A Leste - Município de Nova Timboteua Ao Sul - Municípios de Santa Maria do Pará e São Francisco do Pará A Oeste - Município de São Francisco do Pará

Acesso Rodoviário:

Distâncias:

Da Capital:

105 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-Janeiro

  -Festa de São Sebastião

-Outubro

  -Dia 26 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU

E-mail:

Telefones: (91) 3441-1203 / 1741

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

Site: http://www.portaligarapeacu.net

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (91) 3441-1186

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Igarapé-Açu

Morei em Igarapé-açu até meus 20 anos. Mas o que tem de bom na cidade é o clima gostoso, as noites frias no inverno, a pracinha que ficou no lugar da estação de trem, o Mercado Municipal no estilo europeu (q/ já deve ter sido tombado pelo patrimônio histírico), as iguarias tipicamente paraenses como boa Maniçoba, o delicioso Tacacá de Carangueijo da Tia Graça, os mitos da cidade, os igarapés, e o povo acolhedor (meus conterrâneos). É uma cidade central, com acesso para as praias litorâneas de Salinópolis, p/ regiào do Salgado com praias e ilhas de mar. Visitem! José Vicente
Por: José Vicente

Terra maravilhosa é essa Igarapé-Açu, cidade morena e hospitaleira, quem conhece já sabe. Além de existirem ao seu redor vários igarapés, e sempre dando o destaque a LAGOA AZUL. Venham conhecer a nossa cidade ainda mais com a inauguração do antigo mercado velho com as suas novas estruturas, agora dia 26 de Outubro de 2008, em homenagem de sua emancipação. vamos lá o convite está feito. Venham nos visitar
Por: Prof. Esp. MARCELO DE JESUS

a cidade de igarapé-açú é uma bela cidade falo por que já morei lá.
Por: ronnypeterson

Em Igarapé-Açu tem tantos igarapés que em três dias não consegui cvisitar todos. Mas o que tem de melhor mesmo é a boa gente de lá. E as frutas? Saõ excelentes: vindas dos sítios para a feira, trazidas pelos próprios donos... isso tudo é maravilhoso!
Por: EVELISE NASCIMENTO

NOSSA...MEU COMETARIO E SEM DEFEITO MSM EU J ESTIVE EM IGARAPE AÇU ......SOU DE BRASILIA DESTRITO FEDERAL..EU FIQUEI...NA AVENIDA JOÃ PESSOA....CONHESIR VARIOS IGARAPES...EU ESTAVA AI EM 2007...AGORA SO VOTO EM 2010....Q SAUDADES DAS MUSICAS TECNO BREGAS E MANISOBAS...E TACACA...E TUCUPI...RSRSRSRSRS
Por: EULER BRASILIENSE RIBEIRO BORGES

Neste final de semana vou para a cidade, depois de muitos anos que estive lá, ainda jovem. Sei que tem muitas maravilhas por lá, pois parte da minha familia ainda mora em igarapé-açu. Meu pai era filho de lá.
Por: Roselita Silva Ferreira

Uma cidade tranquila, com festas tradicionais ao longo do ano como: Festividade de São Sebastião em Janeiro, em Fevereiro tem o Ciri Molhado, Junho Forró da Tia Tereza, Julho Forró do Operário, e assim a cidade de Igarapé-Açu vem se tornando uma referência no estado do Pará.
Por: Paulo Roberto

Ja vizitei conheço igarape açu nasci e me criei nesta cidade hoje moro em belem mas amo a cidade onde nasci senpre que psso vou a passeio eu e minha familia
Por: odineia de andrade bezerra

meu nome e Renata, igarape açu e uma cidade maravilhosa eu amo igarape açu, agora passo a maioria do tempo em belem mais sempre que posso estou la, minha mae Fatima e o meu filho Saulo moram la meus amigos sao de la um motivo maravilhoso para sempre estar nessa cidade maravilhosa. terra dos igarapes do açai, manissoba tacaca todo mundo tem q conhecer Igarape açu e tuuudo de bom.
Por: renata

Ai que lugar lindo. Conheço Igarapé-Açu desde 2007 apenas por fotos. Sou apaixonada pelo Pará e ainda não tive a oportunidade de conhecer essa cidade linda. Pelo fato de não ter parentes e muito menos conhecidos por lá é que falta a oportunidade... Pois gostaria de conhecer a cidade com quem já conhece. Parabéns a quem mora ou conhece o município. Ele é naturalmente lindo...
Por: Lidiane Lobo

conheci esta cidade e nela tive os melhores momentos da minha adolescencia ,isto em 1991 ,hoje já faz 19 anos e nunca mais voltei nela apesar de ter parentes morando nela como a minha tia Eurica e meus primos Sandra, Joel e etc... eles moram próximo ao igarapé pau-cheiroso o famoso da cidade. Mais nunca esqueci marcou muito para mim, e hoje guardo igarapé-açu em minha memória.
Por: ROSE

conheci esta cidade e nela tive os melhores momentos da minha adolescencia ,isto em 1991 ,hoje já faz 19 anos e nunca mais voltei nela apesar de ter parentes morando nela como a minha tia Eurica e meus primos Sandra, Joel e etc... eles moram próximo ao igarapé pau-cheiroso o famoso da cidade. Mais nunca esqueci marcou muito para mim, e hoje guardo igarapé-açu em minha memória.
Por: ROSE

conheci esta cidade e nela tive os melhores momentos da minha adolescencia ,isto em 1991 ,hoje já faz 19 anos e nunca mais voltei nela apesar de ter parentes morando nela como a minha tia Eurica e meus primos Sandra, Joel e etc... eles moram próximo ao igarapé pau-cheiroso o famoso da cidade. Mais nunca esqueci marcou muito para mim, e hoje guardo igarapé-açu em minha memória.
Por: ROSE Mendes

não conheço, e já estou pensando em morar neste lugar, pode?
Por: jacirene ferreira

Olá. Igarapé-Açu tem um grande diferencial entre as cidades do nordeste paraense. uma grande colonia japonesa, que implantaram um INDUSTRIA de Dênde. Agricultura com grande potencial nas culturas do maracujá e pimenta do reino, entre outras. lindos igarapés como: Lago Azul, Angulação e Pau Cheiroso. uma antiga BASE da Aeronautica usada na segunda guera mundial. um mercado com ARQUITETURA unico no Brasil. grupos folcloricos(ROUXINOL e QUADRILHAS JUNINAS) praças publicas com internete. Festividade de São Sebastião no mês de Janeiro. o melhor carnaval da região, festas tradicionas; Forró Açu, Festival da Cerveja. e um Povo acolhedor. visite nossa cidade.
Por: George Junior

Morei durante 2 anos neste paraiso. Tive o prazer de conviver com esse povo hospitaleiro que tem entre seus habitantes a grande reserva moral do Sr. João Pereira de quem tive a honra de merecer sua atenção. Morei numa casa em frente no privilegiado balneário do Pau Cheiroso. Foram sem a menor sobra de dúvidas, os melhores anos da minha vida. Visite e curta a querida Igarapé-Açú.
Por: Francisco Edianor Felix Carneiro

uma cidade muito linda .adoro essa cidade e maravihosa
Por: adriele

Morei nessa rica cidaderodeada de igarapés, estudei na escola Nilo de Oliveira onde cursei o 2°ano do ensino fundamental, sou de vigia e hoje moro em Macapá, sempre gostava de acampar as margens dos igarapés na qual minha ex-namorada conhecia e passei a cnhece-los, Em breve voltarei a falar mais a cidade de igarapé-açú, Até mais.
Por: Fernando Bruno Barros Saraiva

Amo minha cidade sinto falta de tudo q ai vivi, mais precisei mudar, pois tive de arrumar trabalho pra sustentar minha família, e aí não tem mas um dia vou voltar.
Por: Clenilson ferreira

Amo minha cidade e recomendo a tudos vcs que visitarem esse chate a conhecer as belezas que ela tem: varios igarapes,hotes boms para se hospedar, varios restaurantes e churrascarias lugares onde sao pontos de encontro de amigos e casais,tudos bastantes movimentados com atentimentos super 10; Emfim aqui garanto a todos que vierem conhecer que se sentiram em casa.Bjs a todos e Visitem minha amada Cidade de Igarape-Acu....
Por: Adriele Magalhaes

fiquei imprecionada com a beleza da Lagoa Azul! Se vc for a Igarapé-açu de uma passada por lá TUDO DE BOM!
Por: Eloine

Eu nasci neste municipio,mas precisamente em São Luiz. Lembro-me o quanto eram gostosas as visitas na casa do vovô, tomava banho no igarapé, andava a cavalo e comia muitas frutas. Sinto saudades, qualquer dia eu volto lá.
Por: Raimunda Lima da Costa

Preciso conhecer Igarapé Açu, quando eu for a Belem chegarei ate ai com cereteza, pela estrada, como turistas.
Por: Ari Lopes

sempre passo , as ferias em igarape-açú,quando estou muito, neorofica com meu dia-a-dia, venho passo lá.nem que seja para passa um dia ou uma semana. Gosto muito dessa cidade... Gosto do clima gostoso...Das pessoas hospedeiras e glamourosas. Sem falar dos "igarapés"
Por: Daniela cunha

igarapé -açu... Lugar gostoso de se falar. Lugar maravilhoso de ir. Maravilha em pensar nesse lugar. Muito gostoso de vale a pena em ir,pois quem ainda não foi deveria ir. Para conhecer os seus lugares turísticos,festas,pessoas etc... VENHA CONHECER IGARAPÉ-AÇU!!!
Por: Daniela cunha

Venha conhecer igarapé-açu, esta cidade maravilhosa. Eu nasci em igarapé-açu e moro até hoje eu, eu gosto muito dessa cidade, goto da lagoa azul, gosto d ir para a festa da cerveja, eu moro no bairro do são cristovão na rua fernando guilhon. VENHA CONHECER IGARAPÉ-AÇU ;)
Por: Anderson José Lima de Souza

Já fui várias vezes em igarapé-açú é uma cidade bem agradavel eu amo i lá e com certeza voltarei outras vezes
Por: dayanne

uma das melhres cidad do estado do PARA.venha conhecer igarape.açu. os melhores igarapes e balnearios.povo acolhedor ...
Por: ANTONIOMAX

igarape acu e tudo debom moro em macapa mais amo minha cidade
Por: francisco de assis aleixo da silva

estou indo amanhã cedo pra igarapé-açú, e depois de tantos posts, me empolguei de mais da conta. É sempre interessante conhecer novos lugares e o nosso estado reserva muitas minas que não conhecemos...fui convidada e desde já agradeço a oportunidade. Tomara que eu consiga conhecer os igarapés "Lagoa Azul" e "Pau Cheiroso" que foi tão comentado. Qnt à receptividade..bem...qnt à isso, o Pará é 10! =D Até amanhã! 04.03.11
Por: mOrena braSil*

Igarape_açu é uma cidade maravilhosa, cidade igual à essa não tem garanto a vcs quer ver vem conhecer.
Por: Elyton

a cidade de igarape-açu e muito linda,gosto muito de la parabes igarape-açu.
Por: josielle martins alves

sou morador de igarape açu a 4 anos e a té hoje me surpreendo com muintas coisas legais
Por: jhonata joabi

Até meus oito anos morei em Igarapé-Açu, depois vim para Belém, mas sempre retornava em férias, lembro sempre de bons momentos que vivi, gostaria muito de poder revive-los. Ainda tenho família morando lá. Um gande abraço Cidade querida.
Por: Gloria Aguiar

Sou dai mas no momemto estou em pe,mas morro de saudade de tudo.mas assim que pude eu vou ai.
Por: Dani fialho

Em Ig-acu nasci e me criei na travessa 25 de junho Bairro S. Sebastião, morei por 28 anos e a 4 tive que sair mas aí tive as melhores alegria da minha vd, o nascimento dos meus filhos Luis Henrique e Caio, e hoje vivo em Pernambuco, mas juro que voltarei.......AMO IG-AÇU D+ D+
Por: Clenilson clube do remo

Nossa que saudades de minha querida Cidade, Igarapé-Açu é tudo de bom, amigos, parentes e povo acolhedor. Histórias do cursinho pré vestibular, que momentos bons que tenho muitas saudades. Agora atualmente morando em Macapá - AP. Mais nunca esquecerei de minha amada terrinha. Julho sempre estaremos ai.
Por: Fabíola Mahmud

nossa matei a saudade olhando as fotos da minha cidade querida, sou daí, mas estou morando em minas gerias agora. aqui não se compara nem um um pouco com o nosso clima aí, aqui é muito frio. mas esta valendo apena...
Por: KESIA

foram tantas as vezes que tente ter uma vida fora de deste municipio... mas todas as vezes acabei voltando, pois não consigo me ver longe do lugar em que está a minha vida, e até a minha felicadade.
Por: magno martins

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Igarapé-Açu

Envie seu comentário sobre Igarapé-Açu

banner