Floresta do Araguaia

Floresta do Araguaia-PA
banner

Bem-vindo a Floresta do Araguaia!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Floresta do Araguaia, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Floresta do Araguaia. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Floresta do Araguaia para programar a sua viagem.

Informações de Floresta do Araguaia

 

Roteiros do Brasil

Região

"A Cidade do Abacaxi"

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 O município, que quase chegou a ser um grande campo de meditação espiritual, é hoje o maior produtor de abacaxi do Estado do Pará e o segundo maior produtor do fruto no Brasil. É também um dos mais distantes da capital (fica a 1.240 quilômetros) e um dos mais novos municípios paraenses.
Floresta do Araguaia foi criado em 1993, mas sua história começou em 1971, com a chegada do monsenhor Augusto Dias de Brito ao sudeste do Pará. Até aquela data, apenas uma família habitava a região: a família Barbadinho, que vivia em atrito constante com os índios.
Com a chegada do monsenhor, a localidade passou a se desenvolver. Por iniciativa dele, foram construídos uma capela e um campo de pouso. A partir daí, muitas famílias começaram a chegar por lá, atraídas pelas terras férteis e pelas vastas pastagens naturais da região. Mas a idéia inicial do religioso era transformar a área em um grande campo de meditação espiritual. Como tinha amigos influentes, conseguiu, em 1973, junto ao então governador do Pará, Alacid Nunes, que fosse criada uma colônia com 17 glebas de 900 alqueires cada uma. Isso atraiu ainda mais pessoas à região. Em 1988, chega o empresário José Pereira Barbosa. Ele implantou a Mineração Vale das Andorinhas, empresa que daria sustentação à colônia, qualificando-a para se transformar mais tarde em município.
Após a emancipação e seu desmembramento de Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia mostrou seu potencial econômico para a cultura do abacaxi. A produção é tão expressiva que o município já chegou a produzir 240 milhões de toneladas de abacaxi por ano e exporta o fruto desde 1998 in natura para a Europa.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade


Gentílico


População

17.825 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É na abacaxicultura que a população de mais de 14 mil habitantes tira seu sustento, sendo hoje o setor mais forte na geração de emprego e renda da economia local. Mas a cultura do abacaxi não é a única atividade econômica do município. A pecuária, a mineração, o comércio e o turismo são outros importantes meios de receita para a região. Por conta de suas belezas naturais, Floresta integra, inclusive, o Programa Nacional de Municipalização do Turismo, numa articulação que envolve a Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins (AMAT), a qual a prefeitura é afiliada, Secretaria Executiva de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Paratur e Embratur.

Clima 

Tropical úmido, com inverno seco.

Temperatura Média

25°C a 33°C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sudeste do Pará

Limites

Floresta do Araguaia limita-se com os municípios de Conceição do Araguaia, Rio Maria, Pau DArco e Redenção, além do Estado do Tocantins.

Acesso Rodoviário

BR-010 (Belém-Brasília)

Distâncias:

Da Capital:

1.240 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Belezas Naturais

O município, entrecortado pelos rios Araguaia e Pau DArco, possui inúmeras e belas praias. A da Fofoca é a mais procurada pelos turistas que visitam a região. É comum ver na área pessoas passando a temporada de verão acampadas em barracas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Julho

- Estação Bela Vista, localizada a 44 quilômetros do centro da cidade. Mês mais quente na região, se concentra a programação de verão de Floresta do Araguaia, com shows, competições esportivas, entre outras atividades.

- Em Floresta do Araguaia, o abacaxi é motivo até de festa. O Festival do Abacaxi, que acontece durante três dias do mês de julho, é o maior evento anual do município. Nele, os visitantes podem saborear e conhecer tudo o que é possível fazer com a fruta. Sucos, sorvetes, bolos, bebidas e geléias são apenas algumas das muitas delícias saboreadas no festival.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORESTA DO ARAGUAIA

E-mail:

Telefones: (94) 3432-1640

Sites: http://www.pmflorestadoaraguaia.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Belém-PA

Pça. do Operário, s/nº
Telefone: (91) 3266-2625 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DO ÚNICO OFÍCIO:

E-mail:

Telefones: (94) 3432-1596

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:
http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Floresta do Araguaia

eu ja morei em floresta di araguai eu acho que ai e uma cidade muita bonita que tem uma praia muita boa os meus pais estão morando ai abraços eu estou em goiania
Por: dannyllo

Eu estou na españa á 2 años mas sou de floresta do araguaia e sou apaixonada por minha cidade, pra mim es a unica por q- vive toda minha familia filhos, pais, hermanos , e amigos sou de floresta desde cuando me nasci e tenho orgulho de ser florestence, um beijo pra todos em floresta.
Por: maria iranete pereira dos santos

Conheço Floresta esse lugar maravilhoso eh meu lar. Msmo estando longe, Floresta stara no meu coração. to cm muita saudad de todos dai. Um Bjão a esse povo maravilhoso!
Por: charla Lourena Oliveira Maia

Eu estou na espanha mas sou de florsta do araguaia estou aqui mas meu coraçao esta ai com minha familia e meus amigos amo minha cidade para min nao a outra igual sou apaixonada por floresta nao vejo a hora de chegar dezembro de 2011 para rever minha famlia ,meus amigos ,minha querida cidade do meu coraçao, mando un saludo a todos os fucioraios do hospital e secretaria de saúde beijo amo vcs.
Por: maria iranete pereira

cidade q cresceu junto comigo. uma boa parte da minha história foi escrita aí. minha terra natal de coração
Por: nando

Floresta do Araguaia e a minha cidade madrastra, onde eu a escolhi para viver, aqui aprendi muitas coisas, angariei muitas amizades, e novas profissões, entre elas a que eu mais gosto que e a locurção, aqui e uma cidade hospitalheira, de pessoas cativadoras, e de bom humor, calor humano e de coração limpo, venha visita a capital do fruto abacaxi, esperamos você de braços abertos, ate breve! Josimar Vieira Assessor de Comunicação.
Por: Josimar Vieira

oi estou matando a saudades de floresta moro em goiânia vim embora de floresta em 1998
Por: fracisca

CONHEÇO...MOREI E TENHO AMIGOS AI PRÓXIMO DE FLORESTA DO ARAGUAIA...NASCI E MORO EM GOIÂNIA-GOIAS
Por: WILTON

conheci esta cidade de 1990 visita muito,ia pra ir vender roupa e jogar bola fiz muitos amigos e tenho muita vontade de retornar se alguem lembra de mim meu imail é [email protected] um dia ainda voltarei.
Por: Chagas

conheço muito bem floresta pois sou uma das pessoas previlejiadas em residir nessa cidade maravilhosa.aqui todo mundo é humano gosta de ajudar ao proximo toda família tem condições de se manter;enfim aqui é o lugar certo de se morar e criar sua famíla
Por: lucirlei rodrigues oliveira

Oi eu achei acidade muito atreenti eu moro bem prosimo ok em redençao estou no estado de .sp trabalhei na mineraçao ok
Por: Anderson

sou de Curitiba e estive em Floresta do Araguaia, é um lugar muito bonito em beleza natural, mas de difícil acesso principalmente na época chuvosa que vai de dezembro a final de abril, ´Floresta do Araguaia tem uma das lavouras mais bonitas de plantação de abacaxi, que por sinal ´´e uma delícia!!!
Por: Juvenal ribas Neto

floresta e tudo de bom estive la em 2004 e um lugar otimo p/ se divertir,tenho muita vontade de voltar la inclusive tenho alguns parentes que moram la.
Por: denise

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Floresta do Araguaia

Envie seu comentário sobre Floresta do Araguaia